ORGANIZE UM BRUNCH! Você vai amar!

ORGANIZE UM BRUNCH!

Você vai amar!

Texto: Dilu Bartolomeo Villela

Fotos: Priscila Bartolomeo e Dilu Bartolomeo Villela

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Brunch

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Brunch confere um caráter descontraído e delicioso a um encontro entre amigos. É uma maneira delicada, charmosa e prolongada de reunir pessoas queridas. Exige dedicação na escolha do cardápio pois a intenção é agradar cada um dos convidados e exige certos cuidados no preparo.

Preparando uma das mesas
Montando uma das mesas de um Brunch. Super descontraído!

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Como tudo que é bem feito, claro, exige zelo em cada pequeno detalhe – da preparação à degustação, a intenção é saborear cada momento vagarosamente, bem ao estilo ‘slow food’. Como muitos sabem, o convívio tipo Slow Food recupera a relação quase ancestral entre a comida, prazer, celebração e familiaridade, onde a mesa se torna uma arma de sedução e conquista.

Os arranjos podem ser lindos e fáceis de fazer!
Os arranjos podem ser lindos e fáceis de fazer!

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O clima de um brunch deve ser informal, descontraído, e ao mesmo tempo elegante. Antes de tudo, não podemos “atropelar” um detalhe mega importante: as flores (sempre naturais) são imprescindíveis! Sabemos que a decoração tem uma função respeitável nas festas. Aliás, a decoração é um capítulo à parte. Pessoalmente, não gosto de contratar profissionais, primeiro porque sou super “pão dura”, acho caríssimo esse tipo de serviço.  E segundo, porque gosto de coisas mais… mais… como dizer? Ah! Mais tipo “eu mesma que fiz”.

Arranjos feitos by myselv
Arranjos que eu mesma fiz.

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Acabei de falar que as flores devem ser sempre naturais. Mentira! Você pode “brincar” e conferir muito mais charme e estilo se ousar. Olha só que bacana, se confeccionarmos as flores em juta ou tecido com estampas chamativas, como por exemplo, o chitão, que é tudo de bom! Se colocarmos flores e folhas de papel: lindo e barato! Sem deixar de ser elegante.

Papel? Super simples e ao mesmo tempo, elegante!
Papel? Super simples e ao mesmo tempo, elegante!

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Outro dia ajudei uma amiga e sugeri cobrirmos uma mesa única e enorme com chitão e ao invés de flores, enfeitamos com um monte de abacaxis. Ficou muito lindo e engraçado! Pena que não tiramos fotos. Já fiz um aniversário da Louise usando flores enormes e coloridas de papel crepom. Recentemente, fizemos essas mesmas flores para a “lembrancinha” do aniversário da Ju Nunes veja mais aqui Muito lindas! Analisando bem, atraente mesmo é conseguir sofisticar arranjos simples de flores, usando criatividade. E o mais importante: vestir um ambiente aconchegante com astral festivo e/ou lúdico.

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Fores
Fores maravilhosas em papel crepom confeccionadas por Du.

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Voltando ao que realmente interessa, vale lembrar que o brunch associa café da manhã com almoço. De acordo com a tradição, são servidos ovos, cereais, frutas, geleia, panquecas com maple syrupcupcakes, muffins, cookies, sucos, chá, café, chocolate, refrigerantes, pães, biscoitos, bolos, french toast, frios, quiches, saladas, carnes frias, tortas e mousses salgadas e doces.

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Ovos Arpege com folhinha de ouro
Ovos L’Arpege com folhinha de ouro. Perfeito para servir em um brunch

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Se você pensa que terá de servir tudo isso, você desiste antes de começar, não é? Essa tradicional fartura a gente deixa para os hotéis que têm uma super estrutura. Para nós, simples normais, sugiro sair do convencional e oferecer um menu mais ousado… com menos variedade, mas, mais “delirante”. Então… Se você, igual a mim, preferir ousar, aproveite e tire umas ideias de um brunch que fiz saiba mais aqui Se precisar de alguma ajuda, sinta-se à vontade em pedir socorro.

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Montando a mesa da parte salgada do Brunch
Montando a mesa da parte salgada de um Brunch. Esse um pouco menos descontraído!

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Agora… Vamos à parte prática. O serviço à americana é perfeito para Brunch, pois utiliza-se de buffet, que incide em os alimentos ficarem servidos e os convidados escolherem à vontade, o momento e o que desejam degustar. É preciso organizar uma sequência na arrumação, que permita fácil circulação e ofereça total conforto aos convidados. Eu funciono assim: gosto de desenhar cada mesa e o que será servido em cada uma delas para conseguir me organizar.

Desenho da mesa de salgados

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Se sua casa comportar, o ideal seria distribuir tudo em três mesas separadas. Elas podem ser de tamanhos variados. Uma delas com guardanapos de coquetel, copos, bebidas e gelo; outra para guardanapos, pratos e talheres próprios para os alimentos salgados; e outra com guardanapos, pratos e talheres próprios para alimentos doces, petit fours e frutas.

Desenho da mesa dos preparos doces
Balcão retangular do bar: desenho da parte doce.

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É super fácil e simples organizar essas mesas. Os pratos, talheres e guardanapos ficam dispostos de maneira que o convidado tenha acesso a eles antes da comida. Se houver pratos quentes, eles precisam estar permanentemente aquecidos com ajuda de réchauds.

Cada montagem uma necessidade diferente
Mesa redonda: cada montagem uma necessidade diferente

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Garçons acumulam várias função como por exemplo:

– Montar as mesas

– Manter as bandejas com os alimentos bem arrumados, e sempre que necessário, fazer a reposição de alimentos e utensílios

– Se ocuparem das bebidas

– Regularmente retirar pratos e copos usados e os repor

– Limpar resíduos de alimentos caídos

– Orientar os convidados e tentar atender pedidos especiais.

Antes de começar o brunch, é preciso colocar o garçom a par do que se espera dele, para que ele possa seguir as orientações.

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Como eu sou mais do petit-comite, eu prefiro ter como ajudante a minha arrumadeira.
Como eu sou mais estilo Petit Comité, prefiro ter como ajudante a minha arrumadeira.

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Se por qualquer motivo, você achar que não é necessário contratar garçons, tente manter pelo menos um ajudante que se encarregue desses afazeres, para que você possa dar a total atenção que seus convidados merecem, e se presentear com o prazer de curtir a companhia de cada um deles. Enfim, você deve aproveitar ao máximo seu brunch. Que seja Dilucious!

Sempre se lembre desses detalhes:

1- Ao elaborar o menu, faça uma homenagem especial a cada convidado com aquilo que ele gosta. Isso claro, se for um número modesto de convidados. Se possível, invente e prepare você mesma qualquer um dos pratos. É bacana fazer seus convidados se sentirem importantes e mimados.

2- O cardápio, ainda que elaborado, deve ser prático.

3- Lembre de comprar gelo, água com gás e refrigerantes.

4- Se organize para comprar os pães no dia.

5- Champagne ou espumante sempre deve estar incluído no cardápio de um brunch.

6- Lembre-se de higienizar as frutas no dia anterior.

7- É importantíssimo separar e limpar com antecedência tudo que você planeja usar: utensílios, louças, talheres, copos, etc.

8- Separe com antecedência também as bebidas que serão servidas. Lembre de colocar vinho branco, espumante, refrigerante, cerveja e água para gelar.

9- Para aliviar todo o trabalho que acumula no dia do brunch, lembre que no dia anterior você pode adiantar e pré-arrumar as mesas.

10- Momentos antes da hora marcada, coloque junto com as bandejas e copos:

– balde com gelo para garrafas,

– balde com gelo para copos,

– jarras para água,

– guardanapos de papel e de tecido.

11- Se houver pratos quentes, lembre-se que devem ser mantidos em réchauds.

12- Se o menu não for composto por pratos tradicionais, é interessante colocar ao lado de cada um deles, pequenos cartões contendo nome para facilitar a identificação. Isso deve ser feito de uma forma charmosa e lúdica para não ficar feinho.

13- Contrate garçons para reposição dos alimentos, serviço de bebidas, recolhimento e reposição de louças, copos e talheres.

14- Contrate copeira – ou oriente sua arrumadeira – para manter os ambientes, lavabo e cozinha limpos.

15- Para que o brunch, ou qualquer festa, seja alegre por muito tempo, é imprescindível montar uma adequada seleção musical. Mas vale lembrar, que música ambiente deixa o ambiente mais aconchegante.

16- Durante a festa, mantenha acesa uma vela aromatizada no lavabo. Ah!!! É muito gostoso entrar em uma casa cheirosa, isso sugere mais um cuidado especial com os convidados.

17- E para finalizar, nunca é demais demonstrar carinho! Providencie um “mimo” para os convidados levarem como “lembrancinha gostosa” do dia. Com certeza você será lembrada de uma forma especial e por muito mais tempo!

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aaaa

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BBB

9 comentários em “ORGANIZE UM BRUNCH! Você vai amar!”

  1. Dina, obrigada. Que bom que você gostou.
    Quanto ao repeteco, não tem problema, várias vezes quando vou responder os comentários acontece isso.
    Bjs, Dilu

  2. Fiz um trabalho sobre brunch para o curso de téc. em nutrição e me interessei pele ideia.
    Agora quero fazer um na minha casa antes do Natal para reunir toda a família.
    Adorei as tuas dicas e ideias. Vou aproveitar bem o que aprendi contigo. Obrigada

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