Sim gente, aqui tudo é encantado.
Estivemos duas vezes em Tiradentes nesses dois últimos meses, e sem exagero, caímos de amores.
Se o francês fosse o idioma falado, a região seria facilmente uma das joias da Provence, pois em nada fica a dever aos lindos e charmosos vilarejos franceses… tipo aqueles que sonhamos constantemente em conhecer e, voltar faz parte dos sonhos de quem já conhece.
Acredite, a cidade é mais do que charmosa, é mais que colorida, é mais que um simples roteiro!
.
.
TIRADENTES É MAIS.
Por Dilu Bartolomeo Villela
Eu disse no post Bichinho, AQUI TEM FADA!, que aqui tem fada! Pois hoje digo que tem até Luberon. Sim amigos, tem o Luberon mineiro rsrrsssss Brincadeira à parte, a maravilhosa Serra São José é uma das primeiras boas e lindas surpresas que se tem quando estamos nos aproximando da cidade.
.
.
Foi por causa dessa maravilha, que Tiradentes foi fundada por volta de 1700, quando foi descoberto ouro em suas encostas. Sugiro que dedique parte de seu tempo para observar essa bela paisagem. Quase todo o tempo é possível admirar a lindíssima Serra de São José, que circunda parte da cidade e adentra pelas janelas de vários lugares.
.
.
Ainda bem que até hoje existe a Maria Fumaça! Ela me traz lembranças muito boas. Vou contar aqui, mas não tem nada a ver com este post. Se quiser, pule essa parte que conta uma das viagens mais gostosas da minha vida.
.
Quando a Louise tinha 7 ou 8 anos, combinamos uma viagem a Tiradentes. Éramos uma turminha de seis casais e oito crianças. Decidimos que a melhor maneira, seria alugarmos um micro ônibus e cada casal levar um lanche e bebidas. Combinamos que assim que chegássemos em Tiradentes, iríamos direto pegar a Maria Fumaça, para que as crianças conhecessem o trajeto de Tiradentes a São João Del Rei. Aqui em casa, aconselhei a Louise: “Filhinha, assim que vocês entrarem no ônibus, corram para pegar as cadeiras de trás e podem fazer bastante bagunça. E canta bem alto: Aperta o pé chofer, deixa de ser muié…” Pois bem! Cada um chegou com sua matula, uma das mães, a Aline, fez uma bandeijinha super linda como se fosse de avião; eu fiz uns sanduichinhos, esfihas, empadinhas e…. uma surpresa. Na hora de entrar no ônibus, as crianças assentaram todas lá na frente e nós adultos…. kkkkkkkkkk…. corremos pro fundo e fizemos a maior bagunça, a maior cantoria, comilança, enfim, os meninos quietinhos e nós, nos divertindo. Quando chegamos na estação para pegarmos a Maria Fumaça, eu pego minha surpresa, e era tanta bagunça que ninguém nem perguntou o que era aquele isopor. Gente, todo mundo assentado no vagão, quando de repente, eu abro meu isopor e o que tinha lá dentro? Frango com farofa! kkkkkkkk… Isso mesmo, enlouqueci todo mundo com aquele cheiro maravilhoso… mas… cadê os talheres e os pratinhos! Ai meu Deus, ficou no micro-ônibus… E agora? Agora! Tã Rã Rã Rã… Nós vamos é fazer talher com o papel laminado e comer as coxas de frango com as mãos… Foi muito bom! E o mais engraçado? De repente, vem um homem perguntar quanto custava…. kkkkkkkkk… Eu falei pra Louise: “Vende filha”. Um real! E aquele tôco de gente parecendo gente grande, vendeu mesmo! kkkkkkkk
.
.
Tiradentes é uma cidade de 4.000 habitantes, e tem seu conjunto arquitetônico tombado pelo antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).
.
.
É uma série de casinhas antigas, todas lindas! Umas ainda se mantêm como residência, outras como residência/ateliês e/ou oficina, mas a maioria serve como loja ou restaurante.
.
..
Os doces mineiros são famosos e a região é famosa pela gastronomia, mas também pela grande concentração de artesãos.
.
O artesanato atende os mais variados gostos, e tudo é lindo! Em papel marchê, material de demolição, cipó, fios têxteis, vidro, madeira, ferro, pedra sabão, plásticos, latão, folha de flandres, tecelagem, estanho, etc.
.
.
Às vezes, tradição que é passada de geração em geração é encontrada nos móveis, telas, bordados, fuxicos, crochês, tapetes, esculturas, adornos em geral, etc…
.
.
É claro que num lugar tão especial, Deus tinha de enviar pessoas especiais. Poderia falar de várias, mas agora falo do João Bartolomeo e seu espaço LIBERTAS. É o que não podia faltar nessa cidade que só tem coisa boa. E para completar, a cerveja que é feita lá. Artesanal e boa, muito boa. Eu que não gosto, gostei! Em outro post, venho para falar só desse espaço super criativo e bacanérrimo!
.
.
É claro que num lugar tão especial, Deus tinha de enviar pessoas especiais. Não, não esqueci e repeti a mesma frase. É porque ela foi feita também para Angela Gutierrez. Essa mulher que tanto faz pela cultura, doou sua magnífica coleção de Sant’Ana para Tiradentes. A antiga cadeia da cidade sofreu uma bela reforma e se transformou em um lugar de, literalmente, pura beleza e ainda, carregado de emoção. Só quem visita o Museu de Sant’Ana para entender a que me refiro.
.
.
O calçamento de pedras é mantido tal qual na época em que foi colocado. É lindo… Porém, olhe bem onde pisa, principalmente à noite, e na hora de fazer a mala, lembre-se de colocar apenas sapatos sem salto e muito, muito confortáveis.
.
.
Gente, eu adoraria não ter de falar sobre isso, mas me é impossível. Se essa deslumbrante cidade realmente se encontrasse em qualquer interior da Europa, poderíamos pegar uma linda toalha xadrez, uns quitudes bem deliciosos e fazer um belo de um pic nic na margem desse…
.
.
A foto acima não harmoniza com o resto, eu sei. Fica até parecendo outro post, pois Tiradentes atrai tanta coisa boa, que essa enorme falha (não sei de quem), não poderia acontecer. Não tem um final de semana que a cidade não recebe um festival. Hoje começa o Festival de Gastronomia, semana passada tinha Festival de… hummm esqueci, e no outro final de semana, vimos o Festival de Vinhos. Uma cidade que vive do turismo!
.
Fotografei a placa TIRADENTES MAIS, mas não sei exatamente o que ela significa. Para mim, significa a essência da palavra MAIS. Pronto, isso basta!
.
.
Tiradentes MAIS é mais, não só pelo artesanato, não só pela comida, mas pela beleza, pelo contato que podemos ter com nosso passado e com parte da nossa história, pelo astral do lugar, pelo que ela proporciona de alegria…
.
.
Quem me conhece deve estar achando estranhíssimo eu chegar no final sem citar restaurantes e pousadas. Devo confessar que não deu tempo. No próximo post, vou contar as minhas impressões do que nos foi servido, onde nos hospedamos e mostrar lojas lindíssimas, que também poderiam estar em qualquer lugar da França. Um brinde, porque TIRADENTES É MAIS!
.
Tiradentes é MAIS!
Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui
Dilu, que delicia relembrar nossa inesquecível viagem a Tiradentes com as crianças!
Foi realmente uma diversão completa para pais e filhos.
Ah amiga, foi muito bom! E ainda teve aquele restaurante do cara da Globo, lembra? Delícia!
Diluzinha linda e querida!
Ah Roberta, obrigada querida, bjs
Lindo post, lindo lugar, lindos amigos! Amo vocês! Bjos
E linda amizade! Nós também amamos vocês amor
Peraí, tem o nome do meu avô José Roberto Rodrigues Menicucci nesta placa da construção da ponte e o sobrenome para variar está errado de novo hahaha Uma pena que o lugar virou esgoto a céu aberto.
Adoro Tiradentes! Preciso voltar logo para a cidade mágica. Lembro direitinho de quando fui pela primeira vez numa excursão escolar e foi tãaaao legal!
Maria, você precisa ir lá, está muito linda. Vê se dá pra vc acreditar, mas foi recentemente que me apaixonei por Tiradentes. O Luiz não queria colocar o carro nas pedras, aí ele parava o carro antes da praça e íamos a pé. Nossa, subir até o Angatu, observar a cidade à noite, passar ao lado da Matriz, tudo tão lindo. Depois do jantar, os cachorros nos seguindo… não acreditei!
Quanto ao esgoto a céu aberto, é mesmo inacreditável! Verdadeiro horror!
Maria, seu avô deve estar se revirando com esse esgoto, é um absurdo, não é? Que isso!!!!
Dilu, se enfeia até seu post que tá super bonito, imagina a cidade. Ô coisa esse Brasil viu
Pelo que conheço ele, com certeza ele se indignaria muito se visse esta cena e xingaria todo mundo da cidade.
Sofia querida, além de enfear, imagina o cheiro! ECA!
Ai que delicia de passeio que eu acabei de fazer! Só que agora eu estou aqui babando de vontade de saber o que vou comer kakakaka
Rsrsrssss Vou fazer o post, aguarde minha flor!
Dilu, não precisava ler a viagem com as crianças, mas eu li e adorei. hahahaa Eu bem que fiquei imaginando o frango com farofa
Hummm, muito bom! rsrsssss
Tiradentes é mesmo essa maravilha toda mas… Attention! Warning! Achtung!
Não passem nem na porta da Kitanda…
Ah sutileza!!!!
Mas que cidade deliciosa, e as fotos estão tão harmoniosas, muito lindo, tudo!
A cidade é uma beleza Vania, se você não conhece, sugiro que programe um final de semana. Bjs e obrigada
Ai que vontade de conhecer Tiradentes que deu em mim! Linda matéria!
Marcela querida, Tiradentes se transformou num destino daqueles imperdíveis. É vibrante, e ao mesmo tempo, morna. Programa-se, você vai gostar!
Tiradentes é mais tudo de bom!
Ana Lucia, bacana essa placa de Tiradentes MAIS, não é? Adorei!
E o João? Não vi nada sobre o Espaço Libertas.Vou procurar mais Bjs
Ei tia, que bom você por aqui. Fiquei super feliz!
Você deve ter pulado exatamente onde falei do João, até mesmo falando que o espaço merece um post só dele, vou copiar aqui:
“É claro que num lugar tão especial, Deus tinha de enviar pessoas especiais. Poderia falar de várias, mas agora falo do João Bartolomeo e seu espaço LIBERTAS. É o que não podia faltar nessa cidade que só tem coisa boa. E para completar, a cerveja que é feita lá. Artesanal e boa, muito boa. Eu que não gosto, gostei! Em outro post, venho para falar só desse espaço super criativo e bacanérrimo!”
Bjs querida, volta mais vezes
Delicia de post. temos que valorizar o que e nosso. Beijo, Mônica
Monica, estou doida para saber todas as novidades da viagem. Bjs e espero que ela esteja a mil!
Dilu, só lendo! Tiradentes é um encantamento, especialmente fora de festivais e alta temporada. Menos invadida por multidões, ouvimos melhor o que falam os silÊ nichos daquele lugar, emoldurado pela s. José, montanha que só consigo enxergar em tons de azul. Em Tiradentes já fui feliz e triste de todas as formas: na folia do carnaval, em plena juventude, com turmas barulhentas de amigos, no ritmo malevolente das danças de acasalamento, sozinha com meus pensamentos… Até no luto de uma viuvez inventada, pêro nono mucho … ( mas está história te conto pessoalmente depois kikikiki). Se a vida fosse um filme, uma das minhas locações seria Tiradentes. ( Paris e Veneza). E com direito a trilha sonora….. ” eu sei que vou te amar” tocada num perdido piano de cauda, nos idos dos anos 90′ , num restaurante bar chamado ALUARTE seria a trilha incidental de todo filme. Ah Dilu, como viajo nos seus posts amiga…. Melhor do que o pó de pirlimpinpim da Bonequinha Emília. a isto brindemos!
Amiga, bom gosto é uma coisa que não te falta (além de outros muitos elogios, esse é o menor). Eu teria só Paris na minha locação… kkkkkkkkkkkkkk Mas a trilha seria a mesma.. ah o amor por toda a vida… ah o amor por um dia… ah o amor por uma fração de segundos… Ah o amor! Ah o amor! A isso sim, brindemos!
Será na quinta iremos encontrar? E será neste dia que você vai satisfazer minha curiosidade?Ansiosa!
Adorei seu blog através dele conheci a loja mais charmosa de Tiradentes, foi olhando suas fotos Das almofadas brancas que comecei a busca, a loja é a Marcas Mineiras, e também a pousada lis bleu, obrigada.
Maria de Fátima, desculpe, mas só hoje limpando a caixa de spams que vi seu comentário. Quem agradece sou eu e te digo, fico muito feliz que vc tenha gostado do blog.
Menina, essa loja é maravilhosa, eu ainda quero fazer um post só sobre ela, mas o tempo é curto demais.
Minha querida, vc vai me dar muito prazer se voltar mais vezes, te espero, bjs
Daqui me emociono ainda mais.
Obrigada flor!