Maria Eugênia Couri não sabe, mas de repente, ela passou a completar minha trajetória, tendo muitas vezes sido “cúmplice” em vários dos meus atuais momentos de vida. Ou será que sabe? Ah! Não importa! O importante é ela ser e estar sempre presente, mesmo que nem sempre fisicamente. E isso ela faz sutil e maravilhosamente. Obrigada amiga!
..
Maria Eugênia e eu
.
Saint-Antonin
ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O SEU CORAÇÃO
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
.
Hoje, super atrasada e louca para começar o post sobre Saint Antonin, chego em casa e vejo essa delicadeza em forma de presente. Só de olhar, já sei de quem vem. Ela é assim, sempre! Sempre delicada, amável, calorosa, afetiva, enfim, uma pessoa apaixonada pela vida, pelas pessoas e pelos atos carinhosos.
.
.
Abro o lindo embrulho e penso: Além de tudo, a pessoa é sensitiva. Como ela pressentiu que logo hoje recomeço “minha viagem” por Saint Antonin? Só quem a conhece sabe que isso são coisas de Maria Eugênia!
.
.
Nesse momento, o post passou a ter dois, três, quatro, ou tantos quantos nomes, cada cabeça consegue imaginar e nomear, para temas tão simples, e ao mesmo tempo tão complexos:
.
.
“AS RECEITAS DA FELICIDADE”, que é o real nome do filme.
“O AMOR COMO TEMPERO DA VIDA”, que é a chamada do filme.
“A CEM PASSOS DE UM SONHO”, que é a tradução que deram para o nome do filme.
“ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO SEU CORAÇÃO”… Ah… esse sim! É o que necessitamos lembrar ao elaborarmos o script do filme de nossas vidas.
.
.
Então, o Dilucious vem pedir emprestado a essência do bom coração de Maria Eugênia, para hoje, aproveitar o real nome do filme e partes da linda cidade de Saint Antonin para falar de felicidade, sentimento que veio em estilhaços, tal qual a beleza de Saint Antonin.
.
.
OK! Também fiquei curiosa para saber o porquê de Saint Antonin ter sido a cidade escolhida (entre as milhares Plus Beaux Villages de France).
.
.
Comecei a entender o motivo ao descer a estradinha que nos leva em sua direção.
.
.
A gente não tem muita noção se o que sentimos é alegria ou se é possível identificar ali, a felicidade.
.
.
Saint Antonin com sua atmosfera medieval muito bem mantida, ficava afetuosamente no nosso caminho, entre Sarlat e Carcassone, fascinante região no Sudoeste da França. Isso me faz lembrar que a felicidade está no poder de voar, se não nos céus ou nas nuvens, que seja nas viagens.
.
.
Nascida em volta de uma abadia beneditina no século VIII, a cidade tem mais de 13 séculos de história. Isso me faz lembrar que a felicidade está na busca de ser para si mesmo, se não sempre feliz, que seja ao menos contente na maioria dos momentos pelo passar do tempo.
.
.
Saint-Antonin é protegida pelos desfiladeiros e penhascos da Roc d’Anglars, majestosa parede de calcário. Isso me faz lembrar que a felicidade está na capacidade de alcançar um estado de satisfação, se não luxuoso, que seja nobre.
.
.
Saint Antonin agrada todos os tipos de visitantes pois oferece lindas paisagens, muitas atividades ao ar livre, museus, galerias de arte, inquestionável beleza medieval e ainda é uma cidade premiada com o selo de Città Slow, que vem do Slow Food, que significa “viver devagar”. Isso me faz lembrar que a felicidade não é um estado passageiro de prazer ou alegria, ela representa algo sustentável que é conseguido pausadamente e com equilíbrio.
.
.
Mas também fiquei pensando o porquê de trocaram o lindo nome original do filme, RECETTES DU BONHEUR (Receitas de Felicidade), pelo A CEM PASSOS DE UM SONHO. Isso me faz lembrar que a felicidade está também na audácia, aquela que toma pra si, o dom de orquestrar um festival de sabores.
.
.
A encantadora vila foi um acerto, juntou as duas culturas culinárias, mas poderia ser na cultura da felicidade ou na dos sonhos. Isso me faz lembrar que, ninguém deve ignorar o bálsamo da vida, nem mesmo os inflexíveis, como foi até um certo ponto a chef estrelada do filme.
.
Para minha felicidade, tudo isso me faz lembrar que, a felicidade é o resultado de uma construção e na verdade, não tem receitas, mas deve ser buscada. Portanto, lembre-se: ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O SEU CORAÇÃO!
.
Continuação da viagem: Carcassone e Cordes-sur-CielSe quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu
Dilu, nada na vida pode ser feito sem coração. beijo, Mônica
Monica querida, você pode dizer isso de cadeira, pois é expert nessa arte, a de fazer a vida ser vivida com o coração cheio!!!
Receita de felicidade: junte os pequenos momentos de extrema alegria e carinho com os momentos simples e gostosos. Misture com os pedacinhos de ternura do dia, mexa devagar para manter a harmonia! Tudo pronto. Agora com o coração leve, depois de ler o Dilucious chama as amigas para um chá com direito a Fada Dilu! Sirva com carinho e não esqueça as gargalhadas! Beijos
Deliciosa essa receita!
Vamos fazer juntas? bjs
Eu estou mais que dentro Stella!
Gente, pra quem diz não saber cozinhar, você está dando receitas maravilhosamente bem.
Ta vendo minha querida amiga: cada um oferece a receita que sabe preparar. Uns sabem misturar arroz e feijão, outros farinha e açúcar, mas tem alguéns especiais que sabem a melhor maneira de conseguir a receita do viver entre carinhos e gentilezas.
É isso!
Bjs amor
Ah não meninas, que post lindo! Parabéns Maria Eugênia, vc fez parte de uma maneira que é só sua. Beijão!
Patricia querida, eu também gostaria de ter um pouquinho em mim dessa maneira que é só dela. Isso me faz treinar, treinar… Rsrrsss… Mas já desisti, porque entendi que certas coisas não basta querer, tem de nascer assim, e ela nasceu com essa delicadeza d’alma. Felizes daqueles que têm a oportunidade de usufruir.
Bjs amor
Obrigada !Um beijo para você também , Patrícia !
Maria Eugenia
Nossa Dilu, que bacana vc ter ido na cidade do filme. É linda, eim?
É sim minha querida Aparecida, é uma das muitas pequenas e lindas cidades que a França pode se vangloriar por ter. Um país privilegiado!
Felicidade mesmo é fazer uma viagem dessa. Tudo de bom e lindo post!
Larissa minha flor, nem posso agradecer sozinha pelo lindo post, pois quem me mandou, quase que pronto, foi Maria Eugenia. É uma delícia poder contar com contribuições tão pertinentes.
Bjs querida
Oi, Larissa !
Dilu é mesmo muito generosa !
Dei só ” um pitaco ” !
Mas , você tem razão , essa foi mesmo uma linda viagem !
Obrigada ,um beijo,
Maria Eugenia
Muito legal, parabéns
Leonardo, você sumiu, senti sua falta! Fico feliz que tenha gostado, você viu o filme?
Queridos ,
Receitas passam levemente pela área da matemática : medidas e proporções são realmente importantes para o resultado final . Mas , isso não é tudo . Ingredientes , para serem bem usados ,pedem bom senso , sensibilidade …coração !
Vejam só o que um simples mapa pode inspirar ,porque chegou às mãos da Fada , alquimista do Bem !
Martha Medeiros escreveu em uma das suas crônicas , ” Quindins na portaria ” , que ” já visitou um pequeno vilarejo só para sentir o impacto que uma pessoa querida havia sentido , anos antes . Porque , isto também , é estar junto !”
Assim é Dilu , que com seus olhos treinados para o Belo , nos abre caminhos e nos inspira a sempre dela lembrar . ” Ah , se Dilu estivesse aqui !… Ou ” Ah , se Dilu visse isso ! ”
Em todos os lugares onde a beleza , a delicadeza e a criatividade estejam presentes . Ontem estive em um lindo Bazar de Natal . Encantada , diante de tantas e belas peças , imediatamente perguntei :” Dilu já foi avisada ? ” rsrsrs
Vamos , então , acatar com muito pra zer a bela sugestão de Ana Paula : que dia será o nosso chá ?
Abraços carinhosos ,
Maria Eugenia
Ah meu Deus, com esse lindo e sensível comentário só me resta copiar e colar aqui o primeiro parágrafo deste post:
“Maria Eugênia Couri não sabe, mas de repente, ela passou a completar minha trajetória, tendo muitas vezes sido “cúmplice” em vários dos meus atuais momentos de vida. Ou será que sabe? Ah! Não importa! O importante é ela ser e estar sempre presente, mesmo que nem sempre fisicamente. E isso ela faz sutil e maravilhosamente. Obrigada amiga!”
Mas me deu vontade de completar e dizer: Tudo que cheira à delicadeza, à beleza, à sensibilidade, à bondade, à simplicidade, sinto que tem o aroma desta minha amiga do coração.
Sem palavras pra tanta inspiração, mas se não tem receita escrita, ela está em cada palavra que todas vcs falam, pensam e o melhor, se dão ou se doam. Beijo, Inês
Inês, você está coberta de razão. Você acaba de usar uma palavra que casa bem com o que acontece aqui no Dilucious: DOAÇÃO! E isso me faz lembrar: Deus é maravilhoso demais por me proporcionar tudo isso, nem sei porque sou merecedora de tanto.
Obrigada por esse seu comentário fia, nos remeter a Deus é muito bom!
” Amo essa gente que tem leveza nas pontas dos dedos e sai por aí respingando beleza na vida dos outros ! ”
Viva Dilu !
Affff! ARREPIEI inteira! Sem palavras! Chorei!
Eu não sei se eu gosto mais do post ou dos comentários. Pra ser sincera, eu acho que a fala dos amigos complementam o post. Esse blog tem um diferencial. Parabéns.
Andrea, precisei respirar um pouco depois do último comentário, e do seu. E ainda saiu um suspiro profundo do fundo do meu coração. Tudo me leva a pensar que realmente uns comentários como os de hoje não carecem lapidação.
Bjs querida
Eu li e reli, depois fui conhecer mais o blog, que infelizmente eu ainda nao conhecia, e voltei. Eu queria falar que eu vi num outro blog que a Maria Eugenia é uma das chiques de belo horizonte. Aqui nesse blog eu gostei mais ainda de ver que ela é chique é pelo lado de dentro. Parabéns pra Dilu e pra Maria Eugenia. Virei fã.
“Fã”, que bom você ter gostado a ponto de se tornar fã. Isso nos faz muito felizes. Maria Eugenia e eu agradecemos de coração e desejamos que você volte muitas vezes.
Quanto ao chique dessa minha querida amiga, você foi novamente muito feliz em sua colocação: além de linda e elegante, ela é chique mesmo é pelo teor de suas atitudes, pela sua generosidade com os mais necessitados, com seu cuidado com alguém adoentado, com seu carinho com os próximos e até, com os nem tanto, enfim, ela é chique por causa do seu olhar sempre atencioso!
Fadinha , fadinha ,
Você anda inspiradíssima !
Obrigada , minha amiga !
Um beijo ,
Maria Eugenia
Nem só todos os lugares que vc vá, vá com o coração, melhor dizer:
TUDO QUE VC FIZER, FAÇA COM O CORAÇÃO!
BEIJÃO!!!
É isso ai minha querida. Falou tudo!
Querido “Anônimo ” ,
Dividir parabéns com a Dilu é mesmo uma alegria para mim .
Obrigada !
Maria Eugenia
E para mim, uma honra!
Querida Dilú,
Este post é mais uma manifestação da energia amorosa e sensibilidade com que vc foi abençoada pelo criador, atraindo para junto de vc jóias raras como a sua amiga Maria Eugênia!
Este filme foi um dos mais profundos e belos que assisti neste ano !
Visitar a cidade onde foi filmado, descer aquela estradinha, nos remete a todas emoções geradas pelo roteiro.
Como lhe disse recentemente Felicidade é uma das poucas coisas que nos permitir escolhas em construir, e independe de quaisquer circunstâncias externas pois ela nasce na alma !!
Dilú e Maria Eugênia, obrigado pelo lindo post ele foi mais um alimento para minha alma neste abençoado dia que se inicia ! Estou bastante emocionada!!!
Bjs !!
Emocionada e encantada com o seu comentário , Graça !
Alimentar uma alma delicada e sensível como a sua … Ah , que responsabilidade a nossa !
Um beijo ,
Maria Eugenia
Graça, te conhecendo com já conheço, sei que posso te pedir licença para me “meter” na sua frase: “Este filme foi um dos mais profundos e belos que assisti neste ano!”
Pois bem, tenho aqui no meu coração, que junto a esse filme “profundo e belo”, podemos juntar um outro “filme” passado também nesse bendito ano de 2014 – tão ou mais profundo e lindo quanto o A 100 Passos de um Sonho. Posso ousar mais e dar um título a ele? POUCOS PASSOS FAZEM BROTAR UMA AMIZADE? Bem… como eu estou divagando aqui e escrevendo sozinha, eu mesma posso responder, e ainda usar seu próprio comentário para te responder… rsrsss…:
Quando a vontade divina sobressai, a manifestação da energia amorosa e sensibilidade com que somos abençoadas atrai sim jóias raras, não apenas como a maravilhosa Maria Eugênia, mas também como você, minha querida amiga Graça. Simples assim! Tão simples como foi aquela nossa conversa ao nos referirmos à felicidade. Em principio, discordei de você, lembra? Mas bastou umas poucas palavras suas, para você me mostrar como sua linha de pensamento é bonita, virtuosa, pura e o quanto me sinto honrada porque sou mesmo abençoada pelo criador por atrair esse tipo de coisa que vai muito além do comum.
Obrigada por ser tão linda e estar no meu pertinho!
EU FICO INTEIRAMENTE DE QUEIXO CAÍDO COM VCS. PARABENS MARIA EUGENIA E DILU PELO BELO POST, UM ESPANTO DE LINDO!
Obrigada , Fabiana !
Ponha algo , pequenino que seja , nas mãos de uma Fada e veja o resultado !
Coisas da Dilu !
Um beijo ,
Maria Eugenia
Na realidade Fabiana, o Dilucious, que teve a ideia inicial de satisfazer os prazeres da boca e do estômago, achou mais interessante aproveitar esses prazeres maravilhosos, e junto a eles, focar em outro tipo de resultado, o da alegria da alma e do coração!
Dilu Bartolomeo Villela querida,me coloco também junto a você, com tudo falado sobre Maria Eugênia. Sendo suspeita ou não, pelos laços familiares de tia e sobrinha, penso eu que são bastante relevantes, pois em família e conosco familiares, ela é a mesma doçura, a mesma fada que sempre se faz presente em qualquer momento; alegre ou triste em nossas vidas. Tenho este privilégio, de ter Maria Eugênia sobrinha, irmã, amiga e comadre. A beleza externa, é o reflexo da beleza interior. Me emocionei com cada palavra sua e das outras pessoas, pois eu não poderia também deixar de dar o meu testemunho familiar. Um beijo carinhoso no seu coração
Minha querida Maria Inês… Não importa se suspeita ou não, se é da família ou não (aliás, quantas pessoas da mesma família não se suportam?), o que verdadeiramente importa são os sentimentos puros, são os sentimentos que, qdo expostos, emocionam a quem lê… sempre que vivencio alguma coisa que vem da ME, é sempre recheado de alto astral, de carinho, de amor, de gentileza, de ternura, enfim, nada mais que bons sentimentos. Vou te contar um episódio: Minha sogra já está numa idade que não se lembra muito bem dos acontecimentos recentes. Há uns dois ou três anos, ME, como lhe é de praxe, fez um arranjo lindo de flores (com suas próprias mãos) e mandou com um cartão todo carinhoso pra Mariel… Até hoje, ela fala sobre isso, acredita? Olha só que tipo de sentimento ME provoca para sempre e por todo sempre! Bjs amore!
Dilu querida, alma boa atrai alma boa. Essa empatia de vcs duas, não é à toa: vc também é uma pessoa especial, segundo ME: fadinha que transforma tudo e para o bem ,sempre. Bj muito carinhoso no seu coração
Rsrrssss… isso são coisas de ME! O que acontece é que ela inspira e depois passa a responsabilidade! Rsrrsss… Bjs amor e muito obrigada pelo carinho e participação aqui no blog. Volte sempre!
Dilu e Maria Inês , minhas duas queridas ,
Rever o post sobre Saint -Antonin me trouxe belas lembranças e fez alegre meu coração !
Mas , o ” adorável tricô ” , criado por vocês não só me emocionou como reforçou a minha crença de que a vida é feita de belas trocas !
Obrigada pelo carinho , beijos ,
Maria Eugenia
Ah ME minha amiga querida, vc nem imagina o tricô do face! Vc é amada por todos! Muito natural!
Gena, você realmente é merecedora de tanto carinho!!!! Bj no seu coração