Quem já ouviu falar de Perigord?
E de Périgueux?
Uma palavra pronuncia perrigô e a outra, perriguê. A primeira é uma região e é uma subdivisão da Região da Aquitânea, no sudoeste da França, e a segunda é uma pequena cidade do Perigord no Departamento da Dordogne, que vem do rio Dordonha. É nesse paraíso, cheio de classificações confusas, que estamos.
.
.
PERIGORD
Assim como os sonhos que alimentam a alma humana
Por Dilu Bartolomeo Villela
/
.
“Il se peut que la France cesse d’exister mais le Périgord survivra, tout comme les rêves dont se nourrit l’âme humaine”. “Pode ser que a França pudesse deixar de existir, mas o Perigord sobreviveria, assim como os sonhos que alimentam a alma humana.” Esta frase do escritor americano Henry Miller resume esta região conhecida mundialmente por sua história, gastronomia e os muitos locais listados como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
.
Um desses patrimônios é o complexo estimado em 20.000 anos de idade da caverna Lascaux, descoberta em 1940 e famosa por suas pinturas rupestres paleolíticas que consistem principalmente de animais nativos da região.
.
Lascaux também é apontada como “Capela Sistina da Pré-História”, pois são os primeiros sinais da vocação artística e espiritual de nossos antepassados.
.
.
Olha que interessante: O primeiro homem moderno a entrar na França, o homem de cro-magnon, chegou à região por volta de 40.000 a.C., num período interglacial no qual a Europa estava relativamente quente e havia abundância de comida. Algumas das mais antigas obras de arte da humanidade, tais como esculturas e pinturas, são originárias deste período, com destaque para as pinturas na Caverna de Lascaux, uma verdadeira Capela Sistina da pré-história. Wikipedia
.
.
É imprescindível programar uma visita para ver as pinturas rupestres pré-históricas, já que estão em perigo. Recentemente, em Paris, mais de 200 arqueólogos, antropólogos e cientistas se reuniram para discutir a situação e encontrar uma solução para preservar os tesouros inestimáveis de Lascaux.
.
Todos devem conhecer as maravilhas do Perigord, quando viajam para a França. Eu sei que qualquer lugar desse país é extraordinário, mas essa região aqui é realmente páreo duro com sua beleza quase imbatível, sua rica história e seus mistérios.
.
.
Em cada olhar, um clik. Cada foto que fácil, fácil pode virar cartão postal.
.
.
Paisagens maravilhosas compostas por vinhedos, castelos, rochas camuflando cavernas trogloditas e sítios pré-históricos, grutas, vilas antigas e vilas denominadas “Fleurie”.
.
.
Então… Bora conhecer? Saímos da Chateau de la Treyne, onde nos hospedamos, e pegamos a estradinha que vai zanzando divinamente bem ao lado do Rio Dordogne.
.
.
Fomos de encontro à parte mais turística do Perigord, com muitos lugares pré-históricos, castelos e as cidades medievais de Sarlat, Domme, Beynac, La Roque Gageac, consideradas umas das mais belas aldeias da França.
.
.
DOMME
.
.
Chegamos primeiro em Domme, vilarejo medieval super lindo e bem conservado.
.
.
Domme é uma cidade murada, construída no topo de uma montanha vertiginosa e seu belvedere oferece linda vista do rio Dordogne.
.
.
A ruazinha principal de Domme completa a alegria, fazendo a festa dos amantes da boa mesa. Suas lojinhas enlouquecem quem tem a felicidade de ali passar para comprar ingredientes, os quais nos fazem voltar para casa com muitos quilinhos a mais, mostrados, se não na balança do aeroporto, na balança da academia, com certeza… Rsrsss…
.
.
São muitos os produtos gourmets, mas o foie gras reina absoluto. Nessa lojinha da foto acima, achei um vinho de sobremesa com aroma sutil de trufas para harmonizar com o “rei”. Chama-se Apéritif à la Truffe. Da outra vez que estivemos aqui, conheci o Apéritif e comprei. Clique nesse link e olha como usei em um encontro lá em casa.
.
.
Como se não fosse suficiente a riqueza gourmet, as vistas do topo da montanha e o centro histórico impecavelmente conservado, Domme ainda é capaz de proporcionar outra viagem dentro dela mesma.
.
.
Exatamente embaixo da cidade, encontra-se a Grotte de Domme, que é uma gruta subterrânea com estalactites e claro, mais desenhos pré-históricos. Não tivemos tempo para conhecer, então fica o desejo de retornar e assim se formam os sonhos que alimentam a alma humana...
.
LA ROQUE GAGEAC
.
.
Essa cidade me faz lembrar uma conversa entre amigos, quando falávamos sobre os Estados Unidos, comentei que aquele país é bom, mas não me faz chorar. Verdade. A França proporciona cidades lindas, floridas, charmosas, classudas, e muitas delas, esplendorosas! Quem dera no Dilucious, eu consiga apresentar muitas dicas, tão perfeitas como essa de hoje.
.
.
A vila impressiona mesmo vista de longe. Meu coração batia com mais força ao ver sua impressionante e generosa posição na paisagem.
.
.
Região repleta de abrigos dentro das rochas e grutas esculpidas na pedra calcária
.
.
Possivelmente La Roque Gageac tenha sido a vila que mais me comoveu até hoje. Assim que coloquei meus olhos naquele penhasco de 40 metros bem ao lado do Rio Dordogne, chorei! Pela bela paisagem, pela casas medievais que pareciam desabrochar do rio e claro, pelo forte conjunto troglodita. Fascinante!
.
.
Belas casas como o Manoir de Tarde, que ainda domina o coração da vila.
.
.
As típicas embarcações da região, chamadas ‘Gabares’, fazem deliciosos passeios pelo rio.
.
.
Passam pelo Chateau de la Malartie, que teve suas instalações utilizadas até como hospital de leprosos, mas seu uso foi alterado várias vezes e atualmente funciona na área hoteleira.
.
.
E assim as Gabares vão, agradável e calmamente, por entre paisagens maravilhosas até o Chateau de Beynac ser avistado.
.
.
La Roque-Gageac sofreu uma catástrofe em 1957 com uma dissolução de calcita que causou o desprendimento de um enorme bloco de rocha que caiu, destruiu uma dezena de casas e causou a morte de três pessoas. A cidade foi reconstruída sem trair suas peculiaridades, o que ainda lhe permitiu conquistar o título “Les Plus Beaux Villages de France”, isto é, uma das mais belas aldeias da França, perdendo apenas para Mont Saint-Michel e Rocamadour veja aqui.
.
.
Poucas coisas me tiram o apetite, mas a visão de tudo isso fez com que eu me sentisse plena, sem fome. Mesmo assim paramos para comer uma coisinha, mas devo confessar que esse almoço foi um dos poucos que o assunto não girou em torno do menu, que ficou realmente para segundo plano.
.
.
Creio que parte da magia de La Roque Gageac é ficar imaginando como era a vida naqueles minúsculos buracos dentro da rocha, as tais cavernas trogloditas. Com seus 300 anos de história, a pequena vila arrebatou meu coração para sempre, assim como os sonhos que alimentam a alma humana…
.
BEYNAC
.
.
Beynac, vizinha a La Roque-Gageac, também faz parte da lista das mais belas vilas francesas. Ela nos remete à Idade Média e à Guerra dos 100 anos.
.
Explorar suas muralhas de pedra, suas ruelas medievais e seus encantos que a fazem parecer uma cidade saída de um conto de fadas.
.
.
Um conto de fadas com rio de águas cristalinas e azuis como o céu, com falésias que também se destacam no cenário e o castelo, é um de verdade: Castelo de BEYNAC.
.
.
Nada melhor que mergulhar na fascinante história da Dordogne… opss.. nada melhor que sobrevoar a maravilhosa região. Se der, ou se a época permitir, faça um passeio de balão.
.
.
Sobre a montanha e lá em cima do castelo, a vista do vale do Dordonha é linda, só isto já vale a visita.
.
.
No topo do castelo do Século XII, se vê a região, que é maravilhosa.
.
.
Um lugar como esse é inesquecível, assim como os sonhos que alimentam a alma humana…
.
SARLAT
.
.
Não dá para começar com outro assunto, já que o Perigord é uma das melhores mesas da França e Sarlat honra esse compromisso divinamente.
.
.
Aqui a gastronomia brilha com a criação de pato e ganso, foie gras, patê, confit…
.
.
A produção de vinhos realça o Mombazillac, licor que faz a harmonização perfeita com foie gras. Ainda, queijo de cabra, nozes, cogumelos selvagens, e o melhor, trufas negras… imagina que região é essa!
.
.
A parte antiga de Sarlat é privativa para os pedestres se deleitarem em meio às muitas lojas de… comida é claro!
.
.
Sarlat é super charmosa e a menção à gastronomia é vista e sentida por toda a cidade. Até nas janelas!
.
.
A gastronomia falou mais forte até numa igreja medieval. Projetado pelo arquiteto Jean Nouvel, nascido em Sarlat, a antiga igreja gótica foi transformada em mercado coberto, com essas deslumbrantes e monumentais portas de metal de 17 metros de altura. Olha que lindo!
.
.
A citação escrita em tom de vermelho, vem em meio às portas verdes. Aposta que serão o trampolim entre a velha destinação e o novo destino da construção.
.
.
Em todos os sentidos, uma deliciosa caminhada para o mercado é uma das atrações do centro da cidade: trufas, azeites, carnes, embutidos, foie gras, confit de pato e ganso, bolos de nozes, especiarias, mel de várias qualidades, etc …
.
Os gansos são tão importantes, que a praça homenageia os bichinhos com sua figura e seu nome.
.
.
Sarlat é composta por um entrelaçado de pequenas e estreitas ruas, e nelas, podemos descobrir os valores quase ocultos da Idade Média.
.
.
Em torno da Catedral, onde os monges eram enterrados, foi construída a Lanterna dos Mortos. É dito que a construção se deu durante a passagem de São Bernardo em 1147.
.
.
À esquerda da próxima foto é a Casa de La Boétie, construída em 1525. Aos 18 anos Etienne de la Boétie escreveu o “Discurso da Servidão”, elogiando a liberdade inerente a cada um, contra a tirania: “Esteja determinado a não servir e ser livre.”
.
.
A primeira vez que estivemos em Sarlat, tudo nos encantou profundamente. Nem de longe poderíamos imaginar que seria possível gostar ainda mais – mas gostamos! Desta segunda vez, ainda tivemos a oportunidade de conhecer a cidade à noite… Iluminada e linda!
.
As construções são tão altas que não cabem nas fotos, foi preciso fazer quase todas na vertical.
.
E agora vem o melhor momento…
.
.
Cansados e felizes, paramos para tomar um vinho, e com essa excelente companhia, conversar sobre tudo que os sonhos e os céus nos proporcionaram.
.
.
Comer uma coisa bem gostosa, de preferência algo típico da região. Hummm…. Tipo assim… FOIE GRAS! kkkkkkkk…. E trufas do Perigord! Perfeito!
.
.
Gente, esse “banquete” – zero sofisticado, pois estávamos sentados numa mesinha na rua – estava delicioso, quentinho, apetitoso, cheiroso, reconfortante e… quase de graça. É a “Formule”, uma das boas coisas que a França faz pelos comensais. Os restaurantes estipulam um valor para entrada, prato principal e sobremesa, e é sempre muito barato.
.
.
E assim terminou nosso dia. Fomos nos preparar para o dia seguinte, que estava “A 100 PASSOS DE UM outro SONHO” veja aqui … Rsrssss… Lembra do filme? Pois é! O próximo dia nos trouxe Saint-Antonin.
.
.
Bem… É hora de finalizar esse post… Fico tão triste quando estou terminando, morro de saudade! Rsrrsss…. Tudo que mostrei hoje fica a apenas 2 horas de Bordeaux. Que pena, não vai ser nesse post que falarei sobre Bordeaux, St Emilion, Bergerac, Pullac, Arcachon, Périgueux… Ah! Aquela que pronuncia “perriguê”, lembra? A boa notícia é que nessa viagem, teremos nossa volta por lá.
.
.
Ah! Então no final da viagem teremos mais das maravilhas dessa região que deve ser explorada com tempo e muita calma. Só assim somos brindados com a oportunidade de ver a beleza externa sendo cultivada dentro de nossos corações e enriquecendo cada minuto de nossos dias.
.
.
Só agradecendo muito a Deus por todos os sonhos realizados!!! Mas tenho outra notícia: “Assim como os sonhos que alimentam a alma humana”, o Perigord sobreviverá para sempre em cada alma por ele alimentada!
.
VEJA O PRÓXIMO POST
.
Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se no aqui. Obrigada, Dilu
.
Onde mais, senão aqui, eu aprenderia o que são “habitações trogloditas”, “gabares”…?
Muito, muito, muito bom, Dilu!!!
Delicioso seu texto, cheio de informação e emoção.
Já ansiosa pelo que vem por aí, quando chegar em Saint Antonin…
Beijosss.
Ah Cris, obrigada querida, você me honra com suas palavras. Mas… Imagina se euzinha aqui seria capaz disso! Rsrrsss… Bjs
Cristina, vc tem razão, este post é um amontoado de informação.
Dilu, adorei, fora a vontade de conhecer estas maravilhas todas.
Parabéns!
Simone, que bom! Fico muito feliz querida por você ter gostado. Bjs
Dilu, também fiz este mesmo passeio com mesmo trajeto com minha turma de gastronomia. Quem fez este maravilhoso roteiro foi nossa querida amiga Maria Eugenia Couri. Foi uma das mais lindas e agradável viagem que já fiz.
Vejo que vocês aproveitaram muito. As fotos retratam as belezas e a felicidade. Saudades, Zarife
Zarife querida! Que saudade! Nem acredito em você aqui, fiquei SUPERRRRRR feliz!
Você tem razão, é uma região das mais lindas. Engraçado que a gente já tinha ido lá há uns 3 anos, e eu não queria voltar. Mas pude ver que podemos voltar mais umas 3 vezes que ainda vão ter muitas maravalhas pra vermos.
Outro dia tive noticias suas, dadas por sua irmã aqui no prédio.
Bjs e obrigada
Estarrecida , como você consegue nos levar em lugares tão maravilhosos e mostra-los com dizeres simples e melodiosos . Realmente acabei de fazer uma boa viagem , cheia de conhecimentos , pinturas , manjares e lugares que sei jamais esquecerei . Obrigada Dilu , lindo e completo demais . Adoro Foie Gras , senti o sabor . Quando adentro em seus posts digo para mim , este é o melhor e mais repleto de prazeres visuais , gastronômicos , cheios de luz mas , reli um outro e não sei dizer qual mais me cativou . Este terá sempre lugar cativo em meu coração ! Parabéns , beijo querida. Realmente sempre será uma Fada em meu mundinho !
Ah Eliana, além de tudo maravilhoso que você escreveu, a palavra “melodiosos” caiu como uma luva no meu coração… Nem vou dizer mais nada, ainda que tenha um mundo de coisas para te falar…
Dilu, nem preciso viajar pra esta maravilha mais, viajei com vcs, adorei o post!
Obrigada Tatiana, ler seu comentário me faz, além de satisfeita, ver que a coisa que me dá tanto prazer, não dá só a mim. Muito feliz! Bjs querida!
Dilu, você tem o dom de me transportar no tempo e no espaço! Esse post me levou de volta aos meus 18 anos, quando recém casada fui morar em Boston com o Vittorio. Nessa época vivia a pressão de retribuir o papai, o presente de morar fora do Brasil, falando o melhor inglês que um estrangeiro poderia falar. Apaixonada pela arte rupestre, peguei o maior livro que tinha sobre o assunto na biblioteca. Foi então que aprendi sobre a caverna de Lascaux. E hoje você me levou a passear dentro dela para admirar a arte mais pura do ser humano! Chorei.
Fada, obrigada por me trazer tantas lembrancas gostosas!
Ai Polinha, nem de longe querer te responder usando suas palavras, mas nesse caso não tem jeito. Você tem o dom de nos mostrar a importância, o valor, e a maravilha de se ter histórias para contar. Imaginei daqui há uns anos a Vitoria e o amor que ela sentirá por essa vovó cheia de casos para contar. Muito lindo!
Dilu, li e reli esse post, mesmo ele sendo enorme, eu não me canso de ver tantas coisas bacanas. Eu só posso te dar muitos e muitos parabéns. Continue dando de presente pra gente estes posts com tanto conteudo. Beijão!
Mariana minha doce e querida amiga. Espero do fundo do meu coração conseguir corresponder, pq querer continuar é o que mais quero, pois é o que amo fazer: posts. Bjs
Espetacular é a palavra certa para este post/roteiro.
Sua narrativa me leva a viajar com vc e quase sinto toda sua emoção.
Adorei mais uma vez!
Junia amada, que bom você aqui de novo, estava com muita saudade! Que bom ter gostado, isso é muito bom para mim! Bjs
Ufa! Fiquei até cansada Dilu. Que isso? Que maravilha de post!
Rsrsss… Cansou? Mas que bom que é um cansaço dos bons! Obrigada amor
Tambem pudera! Juntou a fome com a vontade de comer. Juntou esse lugar lindo com você que descreve ou escreve sei lá, muito bem. Lindo post.
Patricia, você falou a coisa certa. Fica muito fácil escrever sobre qualquer coisa quando esta nem precisa ser descrita, quando a coisa já fala por si só. Obrigada pelo carinho querida, bis
Dilu, uma verdadeira aula de história. Obrigada por tantos ensinamentos. beijocas.Mônica
Ah Mônica minha colega querida! Imagina! Estou até agora encantada com o último post que vc me mandou. Uma deliciosa surpresa para os leitores! Uma maravilha tudo que você está compartilhando com a gente e nos ensinando! Obrigada mil vezes!
Dilu obrigada pela viagem maravilhosa que vc me proporcionou . Fiquei encantada !!! Parabéns pela maneira como vc descreve os lugares e seus sabores !!!! Bjs
Neusinha minha querida amiga, que bom que você gostou. Comentários como o seu é que me fazem amar ainda mais o blog. Muito obrigada, de coração!
Dilu querida, seu post ficou maravilhoso. Claro que os lugares tb são, mas a maneira que vc encontra pra falar, mostrar e conduzir a gente pra aquele lugar é que faz a diferença. Eu amo!
Muitíssimo obrigada Joana. Fico tão feliz que você nem imagina o quanto! Bjs querida
O dilucious sobreviverá para sempre em cada alma por ele alimentada!
Espetáculo! Babei aqui ó! rsrssss
Obrigada querida!
Puxa Dilu, que post lindo. Sabe de uma coisa? As vezes o que é dito é tão importante quanto as paisagens, as comidas, os passeios, etc. E em primeiro lugar estão os sonhos. Parabéns!
Ah que linda! É verdade Suely, as vezes as palavras quando sinceras são mais tocantes e inesquecíveis. Obrigada por você ter gostado, fico muito feliz. Bjs minha querida
Minha querida Dilu ,
Esse é um dos meus roteiros preferidos !
Mas , adoraria fazê-lo de novo com você !
Abraço carinhoso ,
Maria Eugenia
“Assim como os sonhos que alimentam a alma humana”, uma viagem tendo você, maravilhosa, sobreviverá para sempre em cada alma por você alimentada!
Minha tão sempre querida, vamos marcar. Vou amar demais!
Ah Dilu fiz essa viagem inesquecível… E agora com suas palavras e olhar gastronômico eu refiz todo o trajeto, degustei cada comentario e pude refaze-la com um sabor da memoria dilucious!!! Obrigada por compartilhar.
Que maravilha Silvana! Ai que delícia minha querida, poder viajar quando estamos aqui nesse mundinho que quase nada de bom acontece, não é? Nós é que temos de buscar no cotidiano, coisas que nos fazem reviver e viver bons momentos. Saudade de vc fia, bjs
Diluzinha, o mais incrível é que vc informa algumas coisas super bacanas que eu nem sabia e de uma maneira que faz a gente viajar junto uma delíca obrigada!
Obrigada eu fia. Que bom que vc gostou, obrigada pelo carinho!
Olá, adorei as suas fotos, os seus comentários sobre o Perigord. Parabéns!!!!
Talvez iremos para a Dordonha em setembro, estou fazendo várias pesquisas, e o seu blog foi a que eu mais gostei.
Um abraço e ótimas futuras viagens.
Eleonora, que delícia ter sido trazida de volta a este post que fala de uma região que amo tanto. Que bom! Que bom que vc vai pra esse lugar encantado! Olha, não deixe de conhecer, perto da Grouffe de Padirac, uma cidadezinha chamada Collonges La Rouge (se der tempo, veja este post http://dilucious.com.br/?p=14868).
Se vc ainda me permitir tomar a liberdade de sugerir… Então… deixe pra chegar em Rocamadur a tardinha, por que a vista da cidade a noite é a coisa mais linda da viagem http://dilucious.com.br/?p=14841. Se não chegarem a noite, vale a pena sair de carro pra ver e tirar foto da maravilha pela estrada.
Estando nessa região, com certeza vc vai a Saint Emilion e Bordeaux (a praça das águas no por do sol é maravilhosa). Em Bordeaux, conheça o maravilhoso e novo Museu do Vinho (compra os ingressos antes pra nao enfrentar fila). Quando fomos ainda não tinha o museu, por isso não tenho post. Tem um hotel pertinho de Bordeaux que é show: Le Saint James.
Eu tb te desejo uma ótima viagem, que vc seja muito feliz na França e no que eu puder ajudar, estou às ordens. Bjsss