Muitas vezes ao preparar encontros gastronômicos em casa, me pego sentindo certa angústia advinda de uma usual conhecida insegurança: será que o polvo vai ficar no ponto? Será que o magret vai passar do ponto? Será que consigo o ponto da bala, ou estou eu em “ponto de bala” tão desenfreado quanto meu corre-corre? Corro para separar vasilhame, copos e talheres, corro para distribuir a lista de tarefas, corro para desenhar como quero a montagem dos pratos, corro para fazer os comes, corro para gelar os bebes e literalmente, corro para a mesa… Nesse caso, minha criatividade tem mesmo de correr e pensar (correndo) qual jogo americano usar de forma diferente que pareça novo. Jesus me acode, e as flores??? Afff!!!! Definitivamente não tenho, nem tempo, nem flores, nem fôlego. Mas vou me virar…
.
.
AS APARÊNCIAS ENGANAM?
Dilu Bartolomeo Villela
.
Ah! A eterna e contemporânea falta de tempo! Junta-se a ela, algo tão comum no ser humano, o pré-julgamento. Por favor, não o faça antes mesmo de conhecer minhas ações e reações. Me entristece quem tende a não se deixar seduzir na busca do belo tão somente pelo belo.
.
.
Algumas pessoas, que participam da minha mesa, gostam como as arrumo, mas não sabem que o corre-corre entorno em torno delas, sempre tão velado, talvez seja um truque para camuflar minha rouparia carente de jogos americanos, toalhas, guardanapos, enfeites, etc
.
.
Por causa disso, ouso perguntar: É cabível enganar em nome da aparência? A resposta é um sonoro não, claro, afinal ninguém deve ser enganado. Mas por favor, pense melhor… Avalie a coleção de “tem de ser assim, tem de ser assado” que carregamos pela vida afora – a título de quê? Da aparência!
.
.
Pela aparência, essa que se faz “causa justa”, convido quem a priori abomina o fake: Chute os rótulos e viva a liberdade!
.
.
Acredite, as aparências não enganam, elas ousam, assim como o fake! Li em algum lugar que elas, as aparências, fazem com que você caia num Conto de Farsa. Eu, otimista que sou, pergunto: não seria de fada?
.
.
É minha gente, meu otimismo me leva, derradeiramente, a não ser mais que uma fake, sim, não sou nada mais que uma flor em pele de papel. Mas aprendo com seus olhos, que o olhar é o espelho da alma e é com ela que se vê o belo, ainda que fake!
.
.
Aprendo que as aparências, assim como as armadilhas, não são próprias para enganar, mas sim, para conquistar!
.
.
.
Fiquei exausta de tanto que “você” correu! Rsrsrsrsrs Mas sei como é pesado o preparo para receber, e olha que divido os afazeres com o maridão, eu decoro e ele cozinha! Rsrsrsrsrs
o fake não é falso se o bom gosto finaliza em beleza!
Sabe o que li essa semana? A Júnia Lobo que é a melhor paisagista de BH largou os jardins naturais e está fazendo maravilhas artificiais! Jardins perenes! Pois é, o falso tá com tudo! Ainda bem que só nas coisas! Rsrsrsrsrs Beijos
Polinha querida
O fake, as vezes, serve até mesmo como pano de fundo para um momento especial dentro de um relacionamento. Quem nunca precisou ser fake, mas puramente verdadeiro, com a simples intenção de preservar, proteger, ou apenas querer estar junto? Isso numa esfera mais acima. Agora… o fake na decoração…. é tudo!
Dilu querida,que lindeza de fotos.
Sua criatividade na arte de cozinhar se estende na de receber e arrumar a mesa!
Sempre digo que comecamos a comer com os olhos,uma casa onde se sente o zelo dos anfitrioes ,
a mesa preparada com cuidado e ai,ai….nos deliciamos com sua comida sempre surpreendente!
Um prazer que aguca todos os sentidos: a beleza da mesa bem cuidada,os cheiros que emanam da cozinha,o sabor sempre cantado e decantado,o som das risadas sem fim e o abraco de quem recebe com tanto carinho!
Um nome para isso pode ser aconchego!!!!
A isso tudo que você se referiu minha amiga, nunca receberá nadica de Fake. Jamais! O abraço, o carinho, as risadas, o prazer de estar junto, o cuidado, a surpresa, o canto, tudo de uma legitimidade muito bem protegida por uma palavra que tem o perfeito nome de AMIZADE!
Linda!!!
Tu mineira, tens um quê a mais, só consigo pensar isto. Ver a mesa, linda de morrer! e depois ver seus comentários faz-me rir, devo confessar que até com um pouco de inveja. Não vejo isto acontecendo aqui no Rio. Parabéns garotas, continuem preservando a amizade que rola entre vocês.
Katarina querida, vc já é uma das nossas, minha querida. Te convido mais uma vez a vir passar uns dias conosco. Vamos adorar!
Dilu, o fake é uma armadilha, boa e letal! Para os bons!
Uhhh!!
Dilu, que lindo post. Eu adoro os guardanapos da Coisas de Mesa. beijo
Monica, eu estava saindo de uma gripe fortíssima, duas semanas mais ou menos acamada, e no dia, sem tempo para respirar. Parece que mais uma vez, Deus colocou sua mãozinha abençoada sobre a minha. Rsrrssss…. Bjs amor
Tudo que é bem empregado tem seu valor! Parabéns, poucas pessoas teriam savoir-faire pra fazer assim. Beijokas
Ah obrigada amiga, que bom que você gostou, bis
Como seria bom se tudo que esse ditado se referisse fosse pro lado do belo. Eu achei super fofo esse post Diluzinha fadinha lindinha e queridinha
E você, uma queridona!
Querida Dilú, verdades sempre tem muitas facetas, desde que os principios sejam preservados, penso que para esta situação deste post, chamaria apenas de criatividade.
Tenho trabalhado para transformar esta arte em receber como um grande aprendizado e em momentos de lazer e puro prazer !
Bjs carinhosos
Mas é exatamente o que conta minha amiga querida, o prazer. Ele mora na alegria de viver, sem pensar e se preocupar com aparências, pois elas enganam…. Rsrsssss….
Outro beijo também carinhoso, e cheio de ansiedade para chegar um certo dia de dezembro…. rsrsssss
Dilu querida, Você é craque sempre! Consegue, apesar da correria, postar uma mesa linda e original! você arrasou! Sou fã .
Leleta querida, eu te marquei, mas devo confessar, cheia de medo: “Ai meu Deus! Leleta vai me achar uma doida!” kkkkkkkkkkk
Dilu, Viva a Liberdade e a Criatividade !!!
Depois de ler tudo o que você escreveu , vi que no decorrer de nossas vidas, empilhamos rótulos que aprisionam a nossa criatividade e abafam a nossa amorosidade….Isto ,sim nos Cansa….
Mas, se entramos em contato com a vontade de acolher as pessoas em nossos corações , dedicando e doando o que existe de mais Belo dentro de nós…..O AMOR, tudo flue. ….. Presente que nos foi dado por Deus… Ás vezes, não é simplesmente um passe de mágica, mas sim, um exercício … Entrar em contato com a nossa Amorosidade, hoje, exige de nós um grande exercício…. pois Libertá-lo , de grande afazeres que nos é exigido na Cultura Ocidental, nos requer um grande esforço. Esforço que não é em vão e sim prazeroso….. Massagem para a nossa alma e alegria para o nosso Ser….O Belo, a Pureza, a Simplicidade,a Humildade e Amorosidade fluem no mais íntimo de nosso Ser e no silêncio de nossos pensamentos e experiências…… Obrigada, Amiga em me ajudar a refletir e contactar com a BELEZA que DEUS nos proporcionou !!!! Um grande beijo. Lili
Ah Lili… ah se existissem mais Lilis por esse mundão carente de Lilis!
Como eu ja tinha dito antes, suas mesas são divinamente maravilhosamente bem preparadas…..Um verdadeiro show de bom gosto e criatividade. A verdadeira Entrada antes da Entrada…se eh que me entendeu. rsrsrsrsr
Ah Felix, obrigada querido, precisamos combinar de fazermos uma mesa juntos, com entrada… entrada, e todo o resto. Bjss