Quando fico meio jururu, meu marido sabe qual “mágica” usar para mudar meu astral:
– Vamos comer aquela carne que você adora? (olha que ele é vegetariano)
– Vou buscar um sundae inteirinho pra você!
– Que tal um sashimi?
Opsss… olha o astral mudando!
Fui correndo, e claro, achando uma delícia o restaurante que fui “condenada” a degustar pratos super saborosos da culinária japonesa.
Porém, a partir do momento que, curiosa que sou, perguntei o que significa AKEMI…
Ah gente… a partir daquele momento, a coisa ficou ainda melhor. Como todo mundo já sabe, sou A “viajandona” nas fantasias, nas lendas e nas coisas que não podemos ver, mesmo com binóculo!
O significado de Akemi calhou com o meu jeito de ser, mostrando que, enquanto alimentamos nosso corpo, é preciso fazer o mesmo com nosso coração e nossa alma.
Acho sinceramente que, enquanto aproveitamos uma refeição, seja ela simples, sofisticada, farta, grande, pequena, slow, gourmet, enfim… tenha o conceito que for, ela deve nos fazer um serviço completo, isto é, alimentar e contentar o todo!
.
AKEMI
Uma LUZ sobre a gastronomia
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
.
Linda luz é um dos significados da palavra de origem japonesa Akemi. Tão bom quanto o significado, é a fábula que ela carrega consigo! Diz a lenda que AKEMI se remete ao amor aparentemente impossível entre Aya, filha da Terra do Sol Nascente, que tinha vida apenas durante o dia, e Masaharu, que era restrito à intensidade da noite.
.
.
Mas claro, como todo amor que se preza, o casal dava um jeito de ter seus encontros, só que, limitados aos dilúculos e crepúsculos, quando encontravam na natureza e na arte, suas próprias formas de se comunicarem.
.
.
Todas as manhãs, Masaharu deixava no jardim de Aya um ramo de Sakura, a árvore cerejeira símbolo do Japão. Brilhante, ela guiava seus passos no crepúsculo. Por sua vez, Aya pintava a planta buscando encontrar Masaharu nos cenários dos seus quadros. Plantados, os ramos tornaram-se um primoroso pomar repleto de luz.
.
.
E luz é o que se vê na culinária fusion do AKEMI. Para influenciar pessoas, as armas que AKEMI usa são originalidade e criatividade.
.
Em meio a uma decoração moderna, arrojada e cheia de luzes coloridas…
.
.
… os pratos apresentam sabores exóticos e revelam inovação na linha tradicional nipônica com um toque contemporâneo.
.
Para harmonizar, além das bebidas convencionais, uma variada carta de saquês surpreende os mais diferentes paladares. Ótimo point para quem quer aprender sobre essa bebida milenar.
.
.
Queridos, não posso garantir que a tal lenda seja verdadeira, mas nem cabe a mim averiguar. A mim só cabe o privilégio do prazer, ainda mais quando estou meio jururu. Só sei também que, amo me perder nas simbologias e no reino encantado das fantasias, e isso me basta.
.
Ah… ainda na linha dos “significados”, uma característica positiva que a palavra AKEMI simboliza é o otimismo e, pela numerologia, AKEMI é dono de amplo magnetismo pessoal, promovendo a alegria de todos ao seu redor. Olha só… Não por acaso, hoje vim aqui ver uma luz sobre a gastronomia e nela, encontrar meu otimismo e acolher de volta a minha alegria.
.
.
AKEMI – Alameda da Serra, 222 – Vale do Sereno – Nova Lima – MG
Fone – (31) 3318-3381
Almoço (11h às 14:30h) – Jantar (18h à 01h)
Vale lembrar que, devido ao sucesso do Akemi como o melhor japa de BH, é bom fazer reserva prévia por telefone (31) 3318-3381
Internet WiFi grátis . Ar Condicionado . Acesso para cadeirante com banheiro adaptado. Adega climatizada. Cartões: Visa, Mastercard e Sodexo.
Todas as quintas, o Quinta Las Moras transforma a casa em baladinha. Pra quem gosta de DJ em restaurante, é literalmente, um prato cheio.
Obs: Apesar de tudo lindo e delicioso, gostaria de deixar uma sugestão quanto ao “menu degustação”, que foi a minha opção: veio primeiro um ceviche de salmão. Delicioso! Achei grande, mas como nem tive tempo de almoçar, comi inteiro, mesmo achando muito. Depois veio um missoshiro muito grande – metade voltou, não que estivesse ruim, estava uma delícia, mas realmente também era muito. Depois veio um atum, também imenso. Depois veio salmão de novo. Muito gostoso, mas duas vezes salmão, acho que não deveria. Fica a sugestão para que diminuam as porções e coloquem uma carne e um carboidrato no lugar do segundo salmão. Bjss
.
Nem tinha tido vontade de passar por este restaurante pois vi opinões negativas sobre este local. Tem sido tão difícil achar um restaurante “japa” realmente muito gostoso aqui em BH.
Akemi é um nome feminino muito usado no Japão! Olha o que achei na minha pesquisa sobre os significados dos possíveis caracteres de Kanji usados para escrever este nome:
Akemi can be written using different kanji characters and can mean:
明美, “bright, beauty”
明海, “bright, sea”
朱美, “vermilion, beauty”
朱未, “vermilion, not yet”
朱実, “vermilion, fruit”
暁美, “dawn, beauty”
明実, “bright fruit”
Luz brilhante!
Nossa Dilu, que post lindo, dá muita vontade de conhecer o restaurante
Vai lá Patricia, eu tive muita sorte,, estava tudo muito gostoso, mas leia a Maria, do comentário anterior. Bjs
Dilux, vc tem a manha pra fazer post buuuunito demaiiiis da conta Origatô!
kkkkkkkkk… adorei!
Ai que quero conhecer!!!!!!!!!!!
Ai que podemos ir lá… kkkkkkk…
Mais um post que amei, pra variar né amiga linda?!? Bjos da sua fã
Ah Ju, uma legião de fãs quem tem é você minha linda
Dilu, quando eu for a BH quero conhecer este lindo restaurante. Adoro japa. Beijocas!
E eu faço questão de te levar Katarina. Venha!
Otima dica ,eu vou reservar lá pro meu aniversario , thankss
Ah Jussara, acho que vc vai gostar muito, pois voltamos lá ontem e estava do mesmo jeito: uma delícia!
Desde já, te deixo meu desejo de Feliz Aniversário!
Posso saber por que minha querida andou jururu?” Tem dia que gente se sente como quem partiu ou morreu…”! Mas graças a Deus as luzes estão aí brilhando para quem quer e consegue vê-las! E vc como é uma luz, jamais ficará apagada, ainda que, às vezes, se sinta jururu! Lindo post amiga! Bjos!
Ah amada, linda é vc! Que graça essa que recebemos de Deus, né Vir? Já se foram 40 anos e cá estamos nós!
Só agradecendo muito!
Bjs amor