“Abençoado é o que vem em nome do Senhor“. Sim, nesta viagem dos sabores, tudo que vem em nome do Senhor, é bem vindo: estamos na incrível capital catalã, onde somos brindados, não apenas com os sabores que a boca pode degustar, saboreamos também beleza, cultura, música, dança, alegria, história e principalmente, o imenso prazer de beber, comer, sorver, enfim, degustar cor e emoção. O arquiteto Antoni Gaudí e suas audaciosas obras são e serão eternamente responsáveis por isso.
.
.
SAGRADA FAMÍLIA
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
.
As formas incríveis de Gaudí, com seu estilo único, estão presentes em todo canto de Barcelona e se tornaram marca registrada da cidade.
.
Diz a lenda que ao entregar o diploma de arquiteto a Gaudí, o diretor da escola disse que não sabia se estava certificando oficialmente um gênio ou um louco.
.
Hoje o tal diretor não teria essa dúvida, pois poucos artistas marcaram tanto uma cidade como o genial Galdí. É impressionante como o estilo do artista é a alma da arquitetura de Barcelona.
.
Para ver a Sagrada Família compre antes suas entradas pela internet, isso irá te poupar horas a fio sob o sol ou sob a chuva, como foi minha primeira vez.
.
Tudo que Galdí criou é maravilhoso, mas a Sagrada Família, Património Mundial da UNESCO, é a mais célebre de suas obras e o melhor exemplo de arquitetura modernista catalã.
.
É o monumento mais visitado da Espanha, com 3,2 milhões de visitantes. Imagina! O Museo del Prado fica em segundo lugar com 2,9 milhões.
.
A primeira pedra da catedral foi colocada em 1882 e ainda hoje se encontra em obras. O término da obra está previsto para 2026, mas não há empecilho algum em visitá-la.
.
O pouco de poeira que você pode perceber por lá, não impedirá ou atrapalhará sua visita, é quase tudo do lado de fora.
.
.
A primeira vez que estivemos lá, não gostei de ficar em meio a tantos pintores, eletricistas, andaimes e um batalhão de pessoas que não nos deixava ver o monumento.
.
Mas quem ainda não conhece, agora poderá ver a morada da Sagrada Família de uma forma majestosa.
.
.
Extraordinária é o mínimo que se pode dizer de cada obra dentro da obra prima que prima por incontáveis detalhes de grande beleza, luz, cor e que despertam na gente uma vontade doida de ficar ali, admirando cada um deles, por horas a fio.
.
.
A entrada principal do templo será a monumental Fachada da Glória, isso, quando sua construção estiver finalizada. Um molde da porta já se encontra no local, com frases do Pai Nosso em cinquenta diferentes idiomas.
.
Tem a Fachada de la Pasión…
.
.
E na impressionante Fachada do Nascimento (Fachada de la Natividad), única construída por Gaudí, há várias menções ocultas e representações simbólicas, seguindo a linha de formas orgânicas como folhas, frutas, tartarugas e outros animais.
.
.
A Sagrada Família é uma verdadeira ode à Natureza, que na realidade, foi a musa inspiradora de Gaudí.
.
.
Inspirado em formas orgânicas, a ideia de Gaudí ao criar, era que cada coisa fosse relacionada àquilo que ela representa.
.
É quase possível sentirmos a respiração das invencionices de Gaudí.
.
O desenho estrutural de Gaudí mostra como tudo é uma continuação da Natureza.
.
.
“A Natureza é a verdade de tudo”.
.
.
Por todo o interior da basílica, as colunas lembram árvores que parecem brotar da terra e lá no alto, se ramificam em direção ao céu. O sol por sua vez, deixa filtrar seus raios por entre os troncos, como em uma floresta.
.
.
Além da natureza, o corpo humano também serviu de inspiração ao artista.
.
.
Para Gaudí, as estruturas devem ser como o nosso corpo, que é formado por linhas curvas e linhas retas cobertas com elementos decorativos, tal qual nossos músculos e nossa pele.
.
.
“Um objeto para ser belo tem de cumprir com aquilo a que está destinado”.
.
No interior da basílica, o que mais impressiona, além da beleza, são os efeitos de iluminação dos vitrais.
.
.
Luz e sombra transformam o espaço em algo inusitado, chocante, revolucionário e mais, único no mundo.
.
.
Gaudí trabalhou a luz como ninguém, criando efeitos, sombras, transparências e muita, muita beleza.
.
Luiz e eu fizemos a visita com áudio-guia e tem uma gravação que não me lembro exatamente as palavras de Gaudí, mesmo assim, vou escrever aqui mais ou menos o que ele disse a respeito da luz: A intensidade da luz não pode pecar. A escassez dela não deixa as pessoas enxergarem e o excesso cega.
.
.
Gaudí foi um cristão exemplar, por isso existe uma campanha para torná-lo santo, tal a vida que levou.
.
.
Dedicou seus dias à basílica, recusando contratos lucrativos em outros países. Além disso, sempre se preocupou com o bem estar dos trabalhadores. Ajudou a criar uma comunidade com escolas, hospital, e para completar, dizem que, trabalhando na fachada da igreja, ele “viu Jesus Cristo em pessoa“.
.
.
Apesar de vir de família abastada, Gaudí viveu seus dias de maneira bem simples, quase como mendigo, almoçava folhas de alface mergulhadas em leite. Um dia, foi atropelado quando caminhava pelas ruas, distraído com seus pensamentos para com a Sagrada Família, que era a sua família, sua paixão. Pensaram que aquele homem magrinho e maltrapilho, era um pedinte. Gaudí morreu três dias depois (e eu aqui com vontade de chorar).
.
Pelo que pude “conhecer” de Gaudí , vi nele um homem movido a paixão. O triste é que ele não se casou – dizem que não teve sorte no amor. E ainda morreu no dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Ah meu Deus, isso me enterneceu e me fez olhar a Sagrada Família ainda com mais aperto no coração.
.
Agora, extasiada diante deste deslumbramento, imagino estar de frente a algo tão… tão sem palavras (rsrsrss… só um post inteiro de palavras… kkkkkk), que só consigo apreciá-la. Voltaria muitas vezes, e ainda assim, tenho certeza que descobriria um novo detalhe dentro de cada detalhe.
.
Mas tudo que eu queria mesmo, era morar em Barcelona. Seria um privilégio ter oportunidade e tempo para explorar cada centímetro da Sagrada Família, pois é preciso vivenciá-la, absorver toda sua beleza, sentir sua energia e tê-la na lembrança para o resto da vida.
.
.
O primeiro título que dei a esse post foi “Quieres algo más?”, imaginando que ninguém pudesse querer algo mais em Barcelona depois de conhecer a Sagrada Família.
.
Pensei melhor e vi que o título tomou outro sentido. Ok, Barcelona tem muitos “algos más” para ver e apreciar, porém, passei a querer algo mais na vida de Gaudí. Se ele já era genial sozinho, imaginei se, além de ser inspirado pela natureza, pelo corpo humano, ele ainda o fosse pelo amor, por uma mulher… Ah…
.
Horários: Outubro a março – 9h00 às 18h00; Abril a setembro – 9h00 às 20h00; 25 e 26 de dezembro e 1 a 6 de janeiro – 9h00 às 14h00.
Para evitar fila, compre suas entradas com hora marcada pela internet.
O áudio-guia, que dura em torno de duas horas, é cobrado separado e retirado ao lado da bilheteria mediante um documento com foto.
—————————————————————————————————————————–
Bem gente, o post acabou, mas quem ainda está aqui, é pq também se encantou com toda essa maravilha. Se dê mais 1 minutinho para assistir o video e ver como a Sagrada Família ficará quando suas obras estiverem finalizadas: 18 torres, sendo que as duas mais altas representarão Jesus e a Virgem Maria.
.
.
.
—————————————————————————————————————————————————————————————
Sim, o post acabou, mas como não dou conta de não mostrar tudo que é tão maravilhoso… agora, vem a exposição Gaudi Natural. Fotografei tudo tentando ser o mais fiel possível, para que você possa entender mais um pouco da Sagrada Família.
Este é um lugar onde quero voltar várias vezes! Sou muito católica e fiquei emocionada nesta catedral. Cada detalhe que nos faz pensar e refletir no amor deste arquiteto por Cristo.
Ah que comentário mais lindo Maria! A sua cara!
Dili vou te falar uma coisa muito séria, minha memória não é lá essas coisas mas o seu jeito de escrever me faz assimilar tudinho! Que delícia de texto e tudo o que você contou sobre a iluminação feita por Gaudi! Tenho livros sobre ele e já estive em Barcelona, mas esqueci muita coisa e tenho certeza de que não vou esquecer seu texto! Sigo o Dilucious com muito prazer! Beijos
Polinha, vou te falar uma coisa muito séria, já te falei hoje que te amo?
Ave Dilu! Que maravilha, eu estou até arrepiada! Obrigada por ser tão dedicada com o que vc faz, tudo fica lindo!
Obrigada minha flor, mas não sou eu, pois tudo é tão lindo que nem fica dificil fazer as fotografias ficarem boas. Bjsss
Então amiga, poder ver um artigo igual este é o mesmo que se transportar pro lugar e aproveitar muito. É isto que eu estou aqui fazendo. Bjão e obrigada
Ai que tudo! Dizem que ler é uma outra forma de viajar, acredito nisso e pelo visto, você também. Boa viagem amor, bjs
Dilu, tenho vindo ultimamente ver seus posts e quero te parabenizar. O conteúdo do dilucious é diferenciado e cativante. Parabéns!
Ô gente, nem tenho como te agradecer, fiquei feliz demais! Bjs amor
Tem muito tempo que eu fui visitar a igreja mas o que eu vi foi um amontoado de gente e de construção. Depois deste relatório eu fiquei com muita vontade de ver tudo limpinho e novinho. Deve de estar maravilhosa.
Ana Lucia, eu levei susto. Tb fui uma vez que não dava pra ver nada e dessa vez… meu Deus, que emoção! Quanta luz!
Dilu querida, eu estou com viagem marcada pra Espanha, Portugal e França e eu nem te falo quanto estou adorando seu blog. Eu vejo que vc não dá dicas, vc ensina a gente a aprender sobre o lugar pra ja ir sabendo. Só espero que ate eu ir vc já tenha falado mais da Espanha na sua viagem dos sabores, Beijo e gracies!!!!!!!
Ah Soraia querida, que fofa! Tomara mesmo, é muito melhor viajarmos sabendo do lugar do que chegar e ainda ter de pesquisar, concordo com você. Bjss
Sensacional, completo e lindo! Texto impecável, parabéns!
Obrigada minha flor, que Deus te abençoe!
Muito impressionante, muito bacana, espetacular, sensacional, genial!
É verdade Leonardo, a gente fica assim mesmo, com palavras super super na cabeça ao ver tamanha maravilha. Bjs querido e obrigada
Párabéns Dilu , este post é maravilhoso . Chega a emocionar obras tão ricas , em detalhes .
Ah minha querida, obrigada, fico muito feliz que tenha gostado. Bjs e bom feriado
Minha irmã me ligou hoje para conversarmos , como sempre fazemos nos feriados ; e me perguntou: c leu o post da Dilu hoje. Eu disse que não ; e ela me disse: está sensacional!
Dilu que matéria mais linda! Para guardar! Para guardar na alma.
Obrigada por compartilhar algo tão belo!
Hoje à noite, num momento bem calmo quero ler de novo.
Tenha um feriado maravilhoso ok querida! Porque o meu já está sendo!
Um beijo
Marilia minha linda, apesar de achar que esse não é o post que sua irmã se referiu (esse é de segunda feira), achei maravilhoso vc vir nele, é lindo mesmo, é emocionante, é colorido, é iluminado, enfim, é sua cara.
Pra vc eu posso contar que sei que vc é super sensível e, assim como eu, deve ter sentido algo especial. Nem sei explicar bem, mas fazer esse post me fez chorar acredita? Na terça-feira, eu estava num restaurante com muitas pessoas e uma delas, me falou da beleza desse post. Nós começamos a comentar a respeito e não é que chorei de lembrar do Gaudi… E agora te respondendo, estou eu emocionada de novo! Ai meu Deus, com esse chororô todo, acho que na outra encarnação, fui uma das mulheres com quem ele não teve sorte no amor…
Amada Dilú , parabéns esta matéria superou tudo o que já foi
lido e publicado ! Extraordinário !!
Deus se manifestando através da arte e com arte !!
Amor, Deus procura tudo e todos para se manifestar. Ainda bem! Obrigada por ter gostado, nos próximos posts vou colocar mais sobre Barcelona, bis
Dilu vi aquele post do pepino antes, ainda bem, pq em compensação… Este é um espetáculo! Minha amiga, já fui na Sagrada Família e te confesso, não é a mesma que você colocou aqui pra gente hehehe. Parece que é a primeira vez que estou vendo a basílica, que manifestação de beleza pura, divina… Te confesso, estou sem palavras preciso voltar a Barcelona. Uma beijoka!
Conosco aconteceu mais ou menos com vc nos contou_Ah Katarina, é impressionante ver com as pessoas igual formigueiro, e estar lá. Aconteceu conosco o mesmo. Acredita?
Dilu , querida ,
Acabo de chegar de Barcelona .
Vi Montserrat com outros olhos , depois de ter lido seu lindo e inspirado post .
A emoção de rever a Sagrada Família ,depois se 18 anos , foi também indescritível ! Encontro , agora , esse post – preciosidade , que sedimenta tudo o que vivi naquela visita e que vai me ajudar ” a tê-la na lembrança pelo resto da vida ! ”
Saudade de você !
Um beijo ,
Maria Eugenia