CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS NA BORGONHA
Por Aline Mendonça
Muitas vezes, quando recebo as pessoas aqui na Borgonha, ouço que é complicado ler e reconhecer um vinho. Devo lembrar que, basicamente, os vinhos na Borgonha são feitos em monocasta, isto é, feitos só com uvas de uma única casta: o pinot noir para o tinho e o chardonnay para o branco, ou seja, um tipo de uva pra vários tipos de vinhos, por isso dizemos que na Borgonha degustamos a terra.
.
.
O solo na Borgonha é considerado um acidente geológico, a base é praticamente argilo-calcário, mas em metros, a proporção de argila ou calcário pode mudar, refletindo no gosto do vinho.
.
Na Borgonha, o vinho recebe quatro classificações, o que em francês, chamamos de “apelations” de baixo para cima: Bourgogne (Borgonha), Villages (no rótulo estará escrito o nome do vilarejo por exemplo Beaune, Pommard, Vosne-Romanée etc) Premier-Cru e Grand-Cru.
O que ou quem vai definir se o vinho é um Bourgogne ou Grand Cru?
.
.
O que define a classificação do vinho é sua origem, que quer dizer proveniência das vinhas e não o nome do produtor ou o gosto de alguns críticos (Veja na pirâmide).
Outro fator que vai influenciar é a situação da parreira na encosta, pois a temperatura, a exposição ao sol e a inclinação serão fatores decisivos para determinar se uma parreira fará um grand cru ou outro níveis de classificação. Por exemplo, para ser grand cru, em geral a parreira fica no meio da encosta.
.
.
No próximo artigo, continuaremos falando, mais sobre a organização dos vinhos da Borgonha e mostraremos a vocês como ler e saber escolher um rótulo. Como lição de casa, aproveitem a vida para degustarem e brindarem! Até muito em breve com a continuação deste artigo.
Se vocês tiverem questões, não deixem de entrar em contato, responderemos com prazer, santé!!!
Aline e Michel Mendonça
Técnicos Enólogos
contactmichelmendonca@gmail.com

.
Bacana esta parte de falar sobre vinhos Aline
Desculpa Aline, mas não entendo muito bem “um tipo de uva pra vários tipos de vinhos, por isso dizemos que na Borgonha degustamos a terra”.
Aline, bom dia!
Continue nos brindando com este tipo de conhecimento mas se tiver fotos da região mande pra gente porque é sempre bom ver fotos
Adorei seus comentários e explicações, de forma clara e direta expressa todo o conhecimento….vamos visita lá em agosto próximo…..terei imenso prazer em conhecê-la.. nós somos apaixonados por vinho!!!! Até breve..
Ola Christiane,
Será um
Prazer me add no watsap +33631309154 absolument