Ontem fiz um almoço árabe aqui em casa. Estava realmente muito bacana – com muitos erros e acertos, claro! Como tudo na vida!
Entre os acertos, tinha um creme de couve-flor que, das dez pessoas que provaram, cinco me pediram a receita.
Quando me pedem receita, vou falando, explicando (sem quantidades) e penso que, assim como eu, todos têm facilidade de guardar e, depois, criar o seu próprio modo de fazer.
Só que não!
Elas querem a receita tim tim por tim tim… Rsrrsss… Ok! Eu dou, mas hoje resolvi ser má! kkkkk…
Todo mundo sabe como vivo “implorando” para os amigos me ajudarem com o blog, né? Pois é!
A Virgínia quer a receita de tudo que foi servido no almoço árabe – vou dar, mas… tem uma condição!
Vamos começar pelo CREME DE COUVE FLOR, tá bom? Amiga, a receita taí, mas em troca (olha aí a condição!), quero um post do almoço árabe!
Pronto, cobrei! kkkkkkk… e aqui está o post do nosso delicioso almoço
.
CREME DE COUVE FLOR
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
.
Ingredientes
1 couve flor
30 g de cebola
2 dentes de alho
1 colher de azeite
1 tablete de caldo de galinha (ou 1 litro de caldo natural de galinha)
40 ml de vinho branco
200 ml de creme de leite fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
10 gotinhas de tabasco
Noz moscada
Preparo
Lave a couve flor em água corrente e depois cubra-a com água e 1 colher de sopa de água sanitária. Deixe por uns 10 minutos e depois lave-a novamente em água corrente.
Enquanto isso, pique a cebola e o alho. Coloque-os para amaciar no azeite em fogo baixo.
Adicione a couve flor e o tablete de galinha. Misture por mais uns 2 minutos.
Coloque o vinho. Misture até evaporar.
Coloque 1 litro de água e tampe a panela. Deixe até cozinhar a couve flor.
Leve ao liqüidificador e bata bem.
Volte com o creme para a panela, coloque o creme de leite fresco e tempere com sal, pimenta do reino, tabasco e noz moscada. Deixe apurar por uns 3 minutos em fogo baixo.
DILUdicas:
– Sirva o creme à temperatura ambiente, fria, quente, morna, enfim, do jeito que quiser! Ela é gostosa de qualquer jeito. Para enfeitar, você pode colocar croutons ou trito de bacon ou praliné de castanha ou caviar ou ou ou… Ontem não coloquei nada porque tinha muitos sabores por vir… E mesmo assim fez sucesso! Imagina com “algo a mais”…
– O “algo a mais” pode morar no vasilhame. Claro, você pode colocar em prato fundo, o sabor será o mesmo, mas fica interessante usar cumbuquinhas, cones, xicrinhas (olha que linda essa da foto que eu trouxe de Istambul), enfim, qualquer “aparato” com o qual você quiser brincar vai dar um toque charmoso, até pequenos copos.
– Eu não cozinho nenhum legume numa água que depois eu não possa aproveitar. Neste caso, cozinhei no caldo porque ele faz parte da receita. Mas se você não for usar toda a couve flor, deixe o restante para cozinhar no vapor.
.
BAIXAR RECEITA
.
Oi Dilu!
Vc como sempre arrasando com seus “brinquedos” na mesa. Adorei a sopeira individual. Que maravilha!
Engraçado que o creme de couve-flor é um prato que se vc passar do ponto, amarga. Muitas pessoas não tem sorte com ele. Adorei sua receita. Vou fazer!
Felix, não sabia dessa! Ainda bem que você nos avisou, vou passar a tomar mais cuidado! Acho que até hoje dei sorte, pois nunca vi a couve-flor amargar.
Jura que depois que vc fizer a minha receita vc me dá um toque? Quero saber tudo! Minha amiga Virginia fez e falou que todos adoraram… afff! ainda bem! kkkkkkk
Ah Dilu! Eu num quero receita não, quero o que vc faz!!!!!!!!!!!!!!! hahahaha
Ué Patricia, na hora que você quiser! Pode marcar o melhor dia!
Hum!!!! Vou fazer e depois te conto! Obrigada pela receita Tim Tim por Tim Tim! Qto ao preço cobrado pela receita, pagarei! Devo não nego, pagarei Qdo puder!!! Kkkk brincadeirinha!! Nunca fiz, se não gostar deleta, combinado? Bjos me amor!
Vir, minha querida amiga do coração! Acabei de ler seu post neste exato momento. Me impressionou a tal ponto que, fiquei imaginando se teria sido escrito por você ou por uma escritora profissional! Amei amiga, obrigada! São por posts assim que consegui a fama de pidona: “faz um post pra mim”. Te digo que vale a pena!
Só tem um probleminha! Acabou com meus posts que viraram umas verdadeiras bobagens!
Esse creme de couve flor é delicioso…. E como é simples de fazer…. No seu vasilhame, fica mais gostosa….
Rosa minha irmã amada, vc tem cada vasilhame mais lindo que o outro… aliás, tem um aqui em casa que é tão lindo que nem tenho coragem de aceita-lo como presente. Ou então… te empresto na hora que você quiser… kkkkkkkk
Diluzinha, tão gostoso quanto o creme de couve flor é seu comentário anterior kakakaka Virginia, nós estamos esperando seu post kakakaka
Simone querida, o post da Vir já veio, lindo lindo e lindo… espere e verá!
Dilu querida! Fecho os olhos e tento me lembrar de todos os pratos maravilhosos e deliciosos , que aguçaram a minha gula.
Nao consigo me lembrar de todos.Eram muitos, coloridos e magistralmente decorados e apetitosos.
Hoje, depois de sonhar com a sua fantástica mesa árabe muitas vezes , so me arrependo de uma coisa: não ter repetido e provado de cada
um dos manjares maravilhosos que so você sabe fazer.
Um quilo a mais esta manha… muito feliz!
Beijos
kkkkkkkkk ainda bem que este quilo a mais valeu a pena minha linda amiga, que pode ganhar muitos outros, pois não farão diferença na sua lindeza!
Quanto às comidinhas, obrigada, e sempre que quiser… volte!
Amei a receita, vou fazer!
Agora, colocar o caldo naquele vasilhame, ficou show demais!!!
Você faz tudo com tanto amor, que por mais simples que seja a receita fica inesquecível. Parabéns!!!
Ilma querida, o vasilhame está às ordens. Vc que é mega cozinheira e padeira, pode fazer um pão daqueles que só vc sabe fazer e serve a sopinha pra gente nas minhas “xicrinhas”, combinado? kkkkkkkkk
Aliás, que tal dar uma aula pra gente de pães?
Dilu, você dá show! Que beleza de apresentação pra uma receita tão simples. Obrigada por compartilhar com a gente, beijão!
Ah Ursula, obrigada querida!