Não conhecer o mercado que carrega a fama de ser um dos melhores do mundo, foi uma grande frustração quando estive pela primeira vez em Barcelona. Não me lembro se era num domingo ou se estava fechado pra reforma, só sei que carreguei comigo a vontade de voltar, e claro, numa viagem dos sabores, como esta que estamos fazendo pela Espanha, não poderia faltar um MERCAT. Principalmente o LA BOQUERIA, este que é inevitável, pra quem ama ou até mesmo para quem odeia mercados!
.
LA BOQUERIA – o inevitável!
Pra quem ama ou odeia mercados
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
O MERCAT LA BOQUERIA é um espaço emblemático de Barcelona que ocupa o pátio de uma antiga igreja, a San Josep, datada de 1836.
.
.
Em 1914, o espaço ganhou uma estrutura de metal tornando-se um enorme mercado coberto de 6.000 m2. Fiquei me imaginando lá, fazendo minhas comprinhas da semana… Ah delícia!
.
.
Centralmente localizado, perto das Ramblas, visitar o La Boqueria é uma obrigação em Barcelona, pra quem ama e pra quem odeia mercados.
.
.
É sim um programa de turista, sempre lotado, mas é um lugar que realmente vale a pena conhecer.
.
.
É um paraíso para todos os sentidos.
.
Os que não gostam de mercado, vão se apaixonar pelos muitos bares de tapas, comidinhas, experiências gastronômicas, enfim…
.
Os que gostam de mercado vão ter os “sentidos” exacerbados e despertados com cores e aromas típicos do Boqueria..
.
Uma multidão, não só de sensações, mas também de pessoas ávidas e curiosas, como um monte de crianças juntas num parque de diversão.
.
Ou um monte de adultos juntos assistindo a um festival de cores e sabores…
.
Onde se vende de tudo que é comestível, mas o destaque vai para a sessão de frios.
.
.
Sim, mesmo para aquele que odeia mercado, nada o impedirá de curtir a atmosfera especial dos muitos lugares para ir “pousando” e experimentando presuntos, como o Jamón Ibérico de Bellota, o “más rico del mundo”…
.
.
Olha… se você odeia mercados, mas é fã de “xoriço, jamón, liom ibérico, sobrassada, fuots” e N coisas do gênero… hummm… aqui é seu lugar, pois é aqui que se encontra o paraíso!
.
.
Para quem odeia mercado… que tal uma aula de botarga? La botarga ou bottarga ou boutargue ou postergue ou بطارخ ou batarej – o nome muda de acordo com o país onde ela é produzida – alimento típico de várias regiões costeiras, é uma especialidade culinária feita da ova de alguns peixes.
.
Depois de salgada e seca, a iguaria pode ser consumida como antepasto, em lâminas bem fininhas, com suco de limão, ralada sobre torradas amanteigadas, para molhos, principalmente de massas (só por curiosidade: no Líbano, a butarga é fatiada e coberta com alho cru, imersa em azeite e servida com pão pita. Gostei não! Questão cultural!).
.
Para quem ama mercado, até uma simples banca de tomates se torna um paraíso…
E a variedade de sucos, picolés, macedônia de frutas, que é uma porção de frutas variadas e picadas …
.
Você pode até odiar um mercado, mas além de ver e conhecer alimentos, até então desconhecidos, pode comprar delícias, se não para levar para casa, levar para o hotel mesmo. Bem… nem sempre é tão bom assim! Meu marido tem mania de comprar cerejas. Agora a pergunta é outra: quem odeia lavar cerejas? EU!
.
Se você odeia mercados, acredite, um desvio é necessário pelo menos pra ver a variedade de produtos…
.
Até produtos brasileiros (esses eu nem queria ver, mas fiquei orgulhosa por fazerem parte daquela imensidão, mesmo sendo alimentos que não contribuem com a fama da nossa diversidade gastronômica).
.
O bacana é reservar um tempo de sua viagem para se deixar entrar numa viagem sensorial… Ah o poder da pimenta…
Visitar as especiarias, frutas secas, castanhas – típicas ou não da Espanha – é conferir cultura, por isso, vale conferir! Uma verdadeira loucura…
E fazer economia? Quem não gosta? Amo pignole, e só compro quando estou viajando, já que no Brasil o preço faz com que a delícia se torne proibitiva. Mas, às vezes, acontecem alguns percalços pelo caminho… Comprei 500gr de pignole no Boqueria e não sei em qual parte do “percurso” eles se extraviaram, já que não chegaram no seu destino: minha despensa!
.
A variedade de cogumelos, tanto locais como importados, os mais exóticos…
Tem muita gente que gosta de mercado, mas que não gosta de muita coisa… Eu, como amo de tudo… vejo tudo como atração.
A seção de queijos, em qualquer mercado do mundo, é uma caso à parte. Maravilhosos presentes de Deus aos humanos.
.
Como alguém pode odiar um mercado, se ele pode até nos proporcionar aulas, e vamos combinar, nada melhor que aprender, né não? Ainda mais pra não ficarmos oferecendo “gato por lebre”. Por favor, nunca confunda açafrão com cúrcuma ou açafrão da terra, que de açafrão não tem nada veja o post.
.
Bem, o açafrão é um dos ingredientes mais caros da gastronomia, mas confere perfume, coloração e sabor especiais e inigualáveis aos preparos. A Espanha é a maior produtora e consumidora da especiaria. O açafrão recomendável para se comprar é em forma de estigmas ou filamentos. Para aproveitar todas as características da especiaria, é necessário deixá-la em água morna antes de misturá-la aos preparos.
.
.
Se você ama mercados, esqueça que o LA BOQUERIA possa ser uma armadilha para turistas, isto é inevitável, vá e caminhe no seu ritmo, absorvendo tudo que há de pitoresco por lá, mesmo que a intenção não seja propriamente “fazer a feira”.
.
.
Vá de encontro ao inevitável, apenas pelo prazer! No caso, o prazer de conhecer uma das atrações mais saborosas de Barcelona!
.
Mercat de la Boqueria
La Rambla, 91 – Barcelona – Phone: 933-182-584
www.boqueria.info
Hours: Segunda a Sábado de 8h às 20:30
.
Post anterior de Barcelona: Restaurante TRAMONTI – Perdas e Ganhos
Ufa,Acabei de chegar do mercado!Pela descrição fiz o passeio!adorei a “banca”de queijos,a “banca de pimentas” as ” bancas de janbon,de champions,e todas as outras !!!!Aproveitem muito!E viva a Espanha!!!
Nós que gostamos de cozinhar e, principalmente, de comer…. Paraíso, né Claudia? Bjs querida!
Conhecer o mercado é conhecer a cultura do lugar! Eu adorei o post, parabéns!
É verdade Nanda, esqueci de falar sobre isso, Bjss e obrigada amor
Eu amo mercado. Toda cidade que a gente vai eu quero conhecer o mercado, e a vontade de sair comprando tudo? Aghhh!!!
Nem fala! O pior é ficar babando e se policiando… kkkkkkk
Tem razão Fada é lindo demais, gostoso demais, cheiroso demais, variado demais… Amei conhecer! Tenho certeza de que Vittorio iria pirar lá!!! Beijos
Qualquer um pira, agora… quem gosta de cozinhar… Polinha, e quem de gosta de presunto? Afff! Eu queria ficar em Barcelona pelo menos uns 2 meses… Já pensou sair pra fazer a feira? kkkkkk Tudo de bom! Um sonho!
Dilu, eu acho que eu sou a única que odeia mercados hehehe!!!
Ah Sandrinha, mas num desse tipo eu acho que vc passaria a olhar com outros olhos. É so entrar no clima! kkkkkk
Mas do jeito que vc coloca eu acho que estou passando a gostar, eu estou vendo com outros olhos
kkkkkkkk entramos em sintonia! kkkkk Adorei!
Mercados em qquer lugar do mundo, se houver um tem que fazer parte do pacote! Tem que estar no roteiro. Além da diversidade de produtos típicos ou não do lugar, vc tem contato com as pessoas do lugar e suas peculiaridades! E é muito interessante e divertido sentir e ver as diferenças de cada povo! Adorei Dilu! Principalmente, a riqueza de detalhes que vc descreve, da pra sentir cheiros e até sabores! Bjos querida!
Vir amada, eu tinha de ter colocado parte do seu comentário no post. Vc só acrescentou amor! Muito obrigada!
Dilu, a Virginia falou tudo, eu penso assim como ela. Eu não deixo de ir no mercado nem aqui de Itaipava, quanto mais em Barcelona. Obrigada por compartilhar com a gente as belas coisas da vida!
Pois é Maria Angela, concordo com vcs duas, deveria ter colocado isso no texto, mas o bom dos comentários é o quanto eles enriquecem o post, e por isso, sou muito grata a vocês!
Acredita que já fui no mercado de Itaipava? Pena que era meio tarde, já estava acabando, mas na próxima vez que formos aí, não deixarei de conhece-lo melhor. Bjs e de novo, obrigada