Nossos ancestrais se alimentavam de grãos, raízes, ervas, frutas e pequenos animais consumidos crus.
Ao fogo, grande contribuição do homem primitivo, devemos o simples ato de saciar a fome ter se tornado arte.
Sim, a gastronomia é uma arte que nasceu com a descoberta do fogo.
Aí, onde existiram as primeiras manifestações de celebrações ao redor do fogo e da comida, se deu inicio o hedonismo gourmet.
Depois do fogo, o se alimentar em forma de arte sofreu constantes transformações cercada de muita capacidade criadora e personalidade.
E ai?
Você vive o hedonismo gourmet?
.
HEDONISMO GOURMET
Hedonismo é a teoria que alega ser o prazer o supremo bem da vida humana ou, a busca do prazer como objetivo de vida.
.
.
A gastronomia deve sua evolução:
– Apicius (37-68 d.C.), considerado o inventor da técnica de alimentação forçada de porcas com figos secos, para aumentar a gordura do fígado (precursor do atual foie gras) e escritor do primeiro livro de culinária, De Re Coquinaria;
– Taillevent (1310-1395), escreveu o primeiro livro de culinária da França onde registra sobre a renovação da cozinha e organiza as receitas medievais do Século XIV;
.
.
– La Varenne (1615-1678), chef de Luís XIV, conhecido por estabelecer o protocolo à mesa e transformar refeições em espetáculos. Vegetais e ervas foram introduzidos e valorizados, assim como a conservação dos alimentos;
– Vatel (1631-1671), a quem foi atribuída a invenção do Chantilly, preparava festas esplendorosas utilizando as mais avançadas técnicas da época;
– Os chefs padeiros tinham um desempenho determinante na sociedade medieval. No Século XVII a França se tornou destaque mundial e centro de fabricação de pães de luxo, com a introdução de técnicas aprimoradas de panificação. A necessidade e o consumo de pão era tão grande, que os reis regulamentaram seu preço, peso e qualidade.
.
.
– Savarin (1755-1826), um dos mais famosos epicuristas, gastrônomo, autor de “Fisiologia do Gosto” e de famosos aforismos, como este:
.
.
– Carême (1784-1833), “chef dos reis e rei dos chefs“, criou a Alta Gastronomia Francesa e ficou conhecido como o primeiro “chef celebridade”;
– Eugen von Vaerst (1792-1855), criador da Gastrosofia ou doutrina dos prazeres da mesa saiba mais aqui;
– Escoffier (1846-1935), organizou a cozinha através do sistema de brigadas, onde cada uma das seções era gerenciada por um chef de partie e substituiu a prática de servir todos os pratos de uma única vez por servir cada prato na ordem disposta no menu.
.
.
Cada um com seu pensamento, cada um com sua postura, cada um com seu estilo, enfim, cada um com seu caráter inovador, um a um veio para revolucionar a cozinha do seu tempo. Ate chegar aos modernos chefs Paul Bocuse , Alan Ducasse, Joel Robuchon, Pierre Gagnaire, Heston Blumental, Hervé This, Ferran Adriá, etc.
.
.
Eles reinventaram a gastronomia de sua época – modernizaram os preparos, alteraram a apresentação dos pratos…
.
-
.
Conseguiram despertar em muitas pessoas um paladar mais refinado…
.
.
A foto à seguir trás uma criação com vieiras do chef Henrique Gilberto de Belo Horizonte que também é um hedonista gourmet. Maravilhoso!
.
.
Alguns chefs chegaram ao ponto de modificar ingredientes. A foto à seguir, um prato que fotografei no MOO, restaurante do Hotel OMM, foi feito em homenagem àquilo que existia de mais inovador na época: a esferificação lançada por Ferran Adriá.
.
.
Talvez no Restaurante El Bulli tenha existido a maior transformação de ingredientes do mundo e acredito, tenha sido o chef Ferran Adriá o maior colaborador da mudança de perfil de muitas pessoas.
.
A vontade de conhecer, de provar o novo, e porque não dizer, perseguir novidades, sofreu muita influencia através da gastronomia, que com certeza, chegou a mudar a atitude e escolhas das pessoas. Quem, quando pensa na Provence, não se remete imediatamente aos sabores que essa região proporciona?
.
.
Pois é… O que vemos hoje é esse boom. A evolução ou, o enriquecimento da/na gastronomia transcendeu a simples vontade de se alimentar. Os turistas desejam, além de destinos maravilhosos, o prazer à mesa.
.
.
Existe uma identificação com o hedonismo? Lembra? O hedonismo é a teoria que alega ser o prazer o supremo bem da vida humana ou, a busca do prazer como objetivo de vida.
.
.
O hedonismo surgiu na Grécia. Popular e vulgarmente é relacionado à Epicuro que é difundido sendo seu mais importante representante. Ainda dentro desse errado conceito, seria o epicurista uma pessoa dedicada ao prazer sensual refinado, em especial a boa comida e bebida. Está errado, mas em relação à gastronomia, esse caráter epicurista casa bem com o hedonista gourmet.
.
.
Essa tendência é um sucesso que não necessita de marketing. As pessoas pesquisam e elegem as viagens em função dos melhores restaurantes…
.
Melhores vinícolas, sorveterias, padarias, bares, adegas, livrarias, mercados, etc. Falei sobre isso no post Destination Restaurant saiba mais aqui
.
.
Elas procuram, estudam, cruzam o oceano… Enfim, analisam o roteiro de acordo com aquilo que elas acreditam irá fazê-las felizes…
.
Tomando Cassis em Cassis
.
Elas sabem que irão encontrar o hedonismo do outro lado da mesa, pois o chef também busca o prazer dedicando seu tempo na intenção de acertar – à perfeição. Ele também se preocupa em eleger os apropriados e melhores ingredientes…
.
- Melhor Cassoulet: Carcassone
.
O chef prepara, testa, vigia, realça sabores para que se realize um repasto epicurista. Como o cliente, ele é um lado dessa filosofia gourmet, onde os dois lados esperam que a experiência gastronômica seja de total deleite.
.
.
Tive algumas oportunidades de vivenciar esse tipo de experiência. Uma, em especial, foi em um restaurante no interior da França, chamado L’Auberge des Glazicks, onde o hedonismo do chef era facilmente perceptível e nem precisava estar – mas estava – escrito no cardápio. Cuisine Passion!
.
.
Voltando de Chicago, escrevi um post saiba mais aqui abordando o que move as pessoas a viajarem. Hoje escrevo esse post como resposta. A busca do prazer à mesa é a minha maior força motivadora e acredito que deva ser também para muitas e muitas outras pessoas, que anseiam por tudo que seja Dilucious.
.
.
Baguete… Lua… Prazer… Puro hedonismo gourmet! Puro “epicurismo”! Dedicação ao prazer sensual refinado, em especial a boa comida e bebida…
.
Dilu, amei esse post!!!!!!!
Acredito que vc ajudará muitos estudantes, amantes, simpatizantes, interessados em gastronomia com essas informações.
E o mais fundamental é que você, “in loco”, e com muita generosidade, nos transporta para esse mundo dilucioso através das suas fotos, lindas aliás, e seus comentários!
Obrigada por vc existir!
Ahhh Katiola, primeiro esse seu agradecimento me deixa emocionada. Eu quem devo agradecer…
Quanto a passar informações… Sim, será um prazer se puder colaborar, ficarei feliz. Ilustrando isso que vc disse, olha o que aconteceu: o blog ainda não tinha uma semana, recebi uma mensagem de uma aluna de gastronomia perguntando qual a diferença entre Petisco e Tira-gosto. Você sabe? Eu não sabia. Eu estava no Rio de Janeiro e naquele exato momento, em um “buteco” (boteco), enfim, no lugar certo para respondê-la. Procurei saber com o dono. Disse ele: “Petisco é característico do Rio, Tira-gosto de Minas e Lanchinho do Ceará, minha terra”. Pronto! A aluna foi quem me ensinou, não eu a ela.
É isso minha amiga, a vida é uma troca. Bjsss
Dilu,gastronomia e cultura andam de maos dadas…principalmente de maos dadas com voce!Como eh bom aprender!!!!Alem de engrandecer nosso paladar,engrandece tambem nossa mente!Obrigada querida!
Junia querida, que comentário mais lindo! Vc tem razão: gastronomia é alimento da alma, gastronomia é arte, gastronomia é cultura, gastronomia é prazer, enfim, é tudo de bom! Bjss e obrigada por me fazer mais feliz!
Dilu, MUITO OBRIGADA! Você sempre me passa informações , relacionadas à gastronomia , que eu jamais havia ouvido falar. E, cada vez mais , sinto muito orgulho de poder viver “pertinho” de você. Bjos, muitos. Com carinho. Fá.
Fafá, vida minha do meu coração kkkkkkkkkkkkkk Alem do orgulho de te ter no meu “pertinho”, eu sinto também um imenso prazer de conviver com essa alegria que é vc, que nos faz morrer de rir todas as vezes que encontramos. Milhões de beijosss (Seu comentário é a sua cara)
Adorei. Muito bom aprender coisas novas. Sem duvida, a gastronomia é uma arte que nos proporcion imenso prazer prazer!!! Bjos
Obrigada Viviane. É verdade, vc ja notou como tudo fica mais leve e bacana qdo entra comida no meio?
Estou me deliciando com tudo que vc posta, tanta informação e o melhor, a forma com que vc faz isso…. parece tão mágico, que desde ontem quando me deparei com seu blog e tudo que vc faz na gastronomia só penso nas minhas futuras aulas e em meus contatos como esse mundo. Vc consegue trazer seu mundo e seu conhecimento para cada um que adentra cada coisa compartilhada por vc. OBRIGADA
Querida, você é muito gentil e sou eu quem deve te agradecer. Debora, você vai ter aulas de culinária ou vai fazer Estácio? Se for faculdade e precisar de alguma coisa, estou aqui no que puder colaborar. Bjss
Show demais Dilu! Aula ao vivo!
Obrigada querida! Bjss
Mais atual que nunca! Muito legal o post. Beijos!
É verdade Patricia, é um texto que cada vez fica mais atual. Ah, o alimento! Ah, o prazer! Ah, a busca!
Este texto dá um super trabalho da facu! Vou tirar ideia ta ?
Que bom Simone. Eu adorava fazer trabalhos na escola, como a gente aprende, né? Depois mostra pra gente o resultado do seu trabalho. Bjss e boa sorte