De volta e muuuuuito atrasada com os posts da viagem à Itália, né gente?
Confesso: nem bem coloco os pés em casa, já estou com aquele gostinho de “quero voltaaaaar”.
Foram 45 dias de experiências ricas, repletas de coisas boas, e muitas vezes, cheias de emoção.
No início, pretendi deixar que as fotos falassem, lembra? Mas, me desculpem, não consegui.
Até pra isso devo também agradecer, pois, não é por falta de assunto, mas sim por inteira falta de tempo. Queria eu ser quatro, pois duas, três, ainda não seria o suficiente.
Queria ser capaz de compartilhar e sugerir tantas dicas legais, lugares deslumbrantes, até mesmo dividir os pensamentos bacanas que vão acontecendo em cada “viagem” dentro das viagens…
Bem, cheguei louca para abraçar minha filha querida, meus amados cachorrinhos, pôr a vida em dia e trazer um post bem bacana.
Espero ter conseguido, acho que ficou lindo!
.
… e ela
PIENZA
que sabe dançar!
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Trago mais uma parte do roteiro pelo norte da Itália, onde fizemos um grande circuito, de Roma a Roma. Ah, lembrando de colocar o mapa a pedido de uma leitora querida, que me lembrou deste detalhe básico, tão importante pra quem queira acompanhar e futuramente usar o roteiro como sugestão.
.
.
Claro! Tudo depende dos interesses de cada um, mas para quem tem pouco tempo, um 1 dia é o suficiente para fazer o passeio por Pienza e Montalcino.
.
.
Ainda mais se quem quer conhecer é uma ilustre quem? Uma ilustre desconhecida que PIENZA que sabe dançar! Rsrsrsss…
.
.
Por isso digo que depende dos interesses de cada um. Eu gosto de sair dançando, mesmo não sabendo, gosto de observar e notar que existe uma simples ruinha que também contribui pra fazer da cidade um lugar especial…
.
.
Tão especial que nos faz querer descobrir meios de aquecer nosso coração… Sim, é uma delícia passar o tempo imaginando o que pode ter acontecido naquelas ruinhas para serem merecedoras daqueles nomes, entre outros, Via da Fortuna… Via del Bacio… Via dell’Amore (rua da fortuna, rua do beijo e rua do amor).
.
.
No século XV, o papa Pio II foi o responsável por fazer da cidade uma “cidade ideal”, com sua bela arquitetura em meio a uma natureza de tirar o fôlego.
.
.
Gosto de passear sem rumo e sem a ânsia do turista que “precisa” saber que Pienza teve, além de mim, outro ser ilustre (brincadeirinha…), o papa Pio II.
.
.
Ao redor da Praça Pio II…
.
.
… o Palazzo Piccolomini…
.
.
… o Palácio Borgia…
.
.
… e claro, a catedral!
.
.
Tudo que fez o centro histórico de Pienza se tornar Patrimônio Mundial da UNESCO…
.
.
Lindas casas de pedra…
.
.
Muitas delas usadas como lojinhas que vendem de botão à especialidade local, que é o queijo pecorino, esse, de tudo que é jeito.
.
.
O pecorino é um queijo italiano feito de leite de ovelha (pecora significa ovelha em italiano).
.
.
Sua consistência e sabor dependem do grau de maturação (no mínimo oito meses), mas normalmente é um queijo duro, compacto, com sabor aromático, intenso e ligeiramente picante.
.
.
É o queijo certo para fazer uma das maiores delícias inventadas pelo homem, o pesto, que é a mistura de pecorino ralado, pignole tostado, alho sem germe e muito bem picado, manjericão fresco, azeite extra virgem, uma pitadinha de sal e pimenta do reino moída na hora… Um céu!
.
.
Como disse antes, existem vários tipos de pecorino – um dos mais conhecidos é o pecorino romano, que é o queijo mais antigo da Itália, produzido há mais de dois mil anos.
..
.
Mas… Mas existe até pecorino vendido no mercado negro, que é o caso do Casu marzu, que significa “queijo podre” e é conhecido popularmente como queijo do verme. O casu marzu é um tipo de pecorino proibido para vendas por questões óbvias sanitárias, pois possui larvas de mosca-do-queijo em sua produção. ECA! Tem mais: o queijo é considerado tóxico quando as larvas morrem e, por causa disso, somente os queijos com larvas vivas são consumidos. ECA 2! E ainda tem mais: acredita-se que o casu marzu seja afrodisíaco. Parece que as larvas se lançam em até 15 cm quando “perturbadas”. Assim, quem vai comer o queijo, impede com as mãos que as larvas atinjam seus rostos e olhos. ECA 3! E não para por aí: quem não quer comer larvas vivas coloca o queijo num saco, fazendo com que as larvas, sem oxigênio, pulem muito e produzam um som que deve ser de agonia. Quando o som diminui, as larvas estão morrendo e o queijo é degustado. ECA ECA e ECA!
.
.
Ufa! Voltando ao que interessa: Pienza é cheia de ruinhas estreitas e sinuosas… lindas!
.
.
Cafés, restaurantes… Os mais lindos e pitorescos!
.
… as muralhas de Pienza e a visão que se tem de lá, espetaculares!
.
.
Se me fosse dado o direito de escolha entre almoçar num restaurante ou comprar um bom vinho, deliciosos queijos, pães crocantes, azeite novinho, frios, e fazer um picnic, adivinha qual eu escolheria?
.
.
Eu escolheria, mas meu companheiro não, então deixei que escolhesse… Fazer o quê?
.
.
E ele preferiu a comodidade de um restaurante… De ter um chef que lhe desse um menu pronto… fazer o quê?
.
A cozinha é aberta para termos uma interação com o chef enquanto ele trabalha… Adoro!
.
Existe uma área murada ao ar livre, no interior do jardim do palacete construído na era medieval.
.
.
O menu tem uma pequena lista de pratos para serem compartilhados.
.
A carta de vinhos é deliciosamente italiana com os vinhos da região circundante: Brunello, Rosso di Montalcino, Vino Nobile di Montepulciano, Rosso di Montepulciano e Chianti Classico.
.
.
O almoço foi uma delícia, o chef cria um menu diário com foco nos clássicos da Toscana, com ingredientes sazonais.
.
.
Mas sim, nesse dia, eu escolheria brindar naqueles campos maravilhosos com o meu querido… Oras! Não foi aqui* onde o casal Romeu e Julieta viveu parte de sua linda história de amor?
.
.
Claro que sim! Aposto que, ao entardecer, eles não resistiam e iam ver o pôr do sol em Montalcino.
.
.
Para isso, é preciso seguir uma estradinha de pista sinuosa e… linda!
.
.
Encontrar uma bela muralha medieval que, construída no século XIII, resguarda a cozinha regional: javali, lebre, bruschetta, feijão branco, salsichas grelhadas, massas caseiras, aves de caça, trufas… (amanhã volto com um post sobre Montalcino e uma dica ótima).
.
.
Ok, posso estar me confundido! Se não eram Romeu e Julieta que esperavam pela hora do pôr do sol, Baco sim… .
.
Baco esperava o pôr do sol em Montalcino sorvendo um bom vinho da região… Só para os fracos de coração, ou para os fortes?
.
.
É, tem de ser forte para curtir o rosado pôr do sol através das colinas da Toscana.
.
.
Experiência imperdivelmente imperdível para quem, nesta bela região, procura o romantismo.
.
.
Tudo nos deixa a sensação de que o romance está no ar.
.
.
Usufruir de vistas deslumbrantes das colinas…
… que por sua vez, vão em direção ao pôr do sol…
… que por sua vez, beija o horizonte…
.
.
E “ela”, por sua vez, volta amanhã para “cantar” Montalcino, já que hoje, ela só PIENZA que sabe dançar! Não, não sabe, mas ouve a música, mesmo que (copiando o poeta) muitos nem a escutem…
.
- * Curiosamente, o filme Romeu e Julieta teve suas locações efetuadas não só em Verona, onde se passa a história, mas em várias cidades italianas, sendo Pienza uma delas.
.
Grazie! Thanks! Merci! Arigatô ou seja lá o que for, OBRIGADA!
.
Montalcino e seu entardecer enluarado. É muita sorte, né não?
.
Eu adorei Dilu, que vontade de conhecer essa parte da Italia, puxa! Tudo lindo!
Mas é tudo tão maravilhoso mesmo Simone, fiquei impressionada com o interior da Italia. Bess
Que lindo Dilu!! Obrigada pelo vídeo. Até a próxima visita a Pienza!! Abraço, Leila e Paolo.
Leila e Paolo, parabéns! Luiz, meu marido, e eu adoramos a música que vocês fazem e nos arrependemos por não ter comprado o CD. Tem algum lugar que vende aqui no Brasil?
Pienza vai demorar pra voltarmos… snif… snif… infelizmente… rsrsrss…
Um beijo e muitas alegrias pra vocês que inspiraram esse post!
Dilu e Luiz = Julieta e Romeu moderno, muito lindo mesmo o post, só pra variar.
que sonzinho mais delicioso gente
Nós tb adoramos Patricia. Vou ver se tem jeito de comprar daqui do Brasil. Bjss
Dilu, eu quero seguir e adorei a ideia do mapa. E eu não sabia que o filme foi filmado em outras cidades. Me deu foi vontade de assistir de novo. e obrigada por compartilhar com a gente.Beijão
Ué, vamos assistir juntas? Eu tb quero!A gente faz uma comidinha da época hummmmm adorei a idéia!
Amei! Lindo!Lindo! Que paisagens maravilhosas! E vc sabe dançar sim senhora! Bjos
Rsrsrsss… um tanto sem graça, mas muito feliz minha querida amiga! Bora encontrar fia, já voltei!
Se sabe dançar ou não sabe dançar não importa , importa é que ouve a música e isto,não tem Mastercard que paga.A alegria de viver , meu bem !
É isso aí Martinha! Falou tudo!
Diluzinha, adorei mais este post pela mensagem de alegria que ele passa. Parabéns com todos mas mais com este em especial. Beijos e Feliz Natal!
Ah que linda! Obrigada querida, o que me faz realizada é quando consigo passar uma “mensagem” nos posts, é essa a minha intenção, mesmo sabendo que é difícil! Bjs e thanks
Ai que delícia num sabado sem nada pra fazer ficar aqui lendo e vendo estas coisas todas .Obrigada Dilu , hoje o dia aqui em bh tá bem itálico .beijão!
kkkkkk que maravilha! Adorei! Obrigada a você fia!