Estou postando fielmente nosso roteiro de acordo com o nosso dia-a-dia na Itália, esperando que sirva como dica. Aliás, dica não é só falar coisas bacanas, mas também, dizer as “peças” que um roteiro de viagem pode nos pregar. Realmente dá um bom caldo… ops… dá um bom post esse negócio de querer ajudar dando dicas de filmes, viagens, restaurantes, hotéis, etc, etc. Por isso, vou aproveitar o de hoje pra falar sobre o assunto. Um excelente lugar pra mim pode não ser tão bom para você ou vice-versa. Não é que outro dia uma amiga veio me dizer que não gostou da Provence? Sim, há gosto pra tudo. Ainda bem, né? Quem sabe, cada coisa é uma coisa ou quem sabe… devemos estar no lugar certo na hora certa?
.
Arnolfo Ristorante, por que me apaixonei?
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Vai explicar…
Volterra, por que não me apaixonei?
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Estamos na Toscana e saímos de La Suvera em direção a Volterra.
.
Ainda sem mostrar as fotos e entrar em detalhes sobre a cidade, adianto que não me apaixonei por Volterra. Mas mesmo que não seja tão linda, ir a Volterra já compensa pelas vistas e tudo que o trajeto nos oferece.
.
.
Adorei, e quero compartilhar com vocês, um provérbio que dizem ser chinês (não acredito, vai mais para o estilo italiano de ser):
.
.
Mangiare è uno dei quattro scopi della vita… quali siano gli altri tre, nessuno lo ha mai saputo.
.
.
Traduzindo… Comer é um dos quatro objetivos de vida… quais são os outros três, ninguém jamais soube.
.
.
Só que eu, Dilu, sei! No meu caso, os outros objetivos da vida se resumem em paisagens, cidades pitorescas e bons hotéis. Mas o que mais amo mesmo, são os restaurantes… Sim, comer é um dos quatro objetivos de vida.
.
.
Até que, se tivermos direito a incluir mais objetivos de vida, seriam eles os livros, principalmente os de literatura gourmet… rsrsrss… Ainda por cima como pano de fundo numa sala de refeições… Uma delícia!
.
.
Então, para que o dia seja bem sucedido, nada melhor que a melhor, ou mais estrelada, opção da região para fazer valer o Comer é um dos quatro objetivos de vida…: Restaurante Arnolfo Ristorante.
.
.
O próximo prato com Chianina (pronuncia-se quianina), que é a mais antiga raça de gado italiana, encontrada nas regiões da Toscana, Úmbria e Lácio, onde moravam os Etruscos. É uma raça conhecida pela qualidade, sabor e baixo teor de gordura da sua carne. Uma ma-ra-vi-lha!
.
.
Mesmo em algumas regiões de Itália a carne da Chianina é considerada um alimento exótico!
.
.
E como aqui a intenção é buscar os outros três objetivos de vida (aqueles que ninguém nunca soube, lembra?), bora encontrar, nem que seja pelo menos mais 1: as paisagens – de volta pra estrada com elas… as paisagens!
.
.
A maravilha de viajar tendo um carro alugado é o simples fato de você poder ser dono do seu próprio destino. Pode parar onde bem entender, almoçar, fazer picnic, curtir a natureza, enfim…
.
.
Nada de auto-estradas, você pode optar por caminhos que dão vontade de cantar: “Pela estrada afora eu vou bem feliz…”. É como em toda a Toscana, uma maravilha!
.
Agora sim, chegamos em Volterra!
.
.
Cidade que não tem a fama de San Gimignano, mas tem mais conteúdo. Em vez de torres…
.
.
Volterra possui, além de vistas magnificas…
.
.
…um rico centro histórico que induz o visitante a voltar no tempo.
.
.
Entre suas ruas e vielas, nos deparamos com palácios medievais e renascentistas, igrejas, museus, ruínas etruscas, teatros, túneis subterrâneos e passagens secretas.
.
.
Uma coisa é verdade: haja tempo pra visitar os muitos museus, que são dedicados aos tesouros romanos, etruscos, medievais, ao alabastro, etc. e aos horrores que eram praticados na era medieval.
.
.
A Duomo e o Batistério!
.
.
Piazza Priori, que é o coração da cidade
.
.
Palazzo dei Priori, considerado uma joia arquitetônica de 1208.
.
.
Palazzo Viti, caracterizado por sua elegância ricamente decorada.
.
.
Porta all’Arco faz parte da antiga muralha da cidade e é a única porta etrusca italiana ainda completa.
.
.
Até Anfiteatro Romano tem em Volterra! Foi construído no primeiro século antes de Cristo e por baixo do anfiteatro ainda existem restos dos banhos romanos, que são as termas construídas no Século IV depois de Cristo.
.
.
Quando se fala em Volterra, se pensa em alabastro, que é um tipo de rocha calcária formada há mais de seis milhões de anos, que recebe todo um trabalho feito à mão com as mais antigas técnicas artesanais. O Alabaster Ecomuseu documenta o ofício de alabastro da época etrusca até os dias atuais, da escavação da pedra à sua produção e comercialização.
.
.
Cada cavidade da rocha gera um tipo diferente de alabastro em aparência e textura, mais ou menos transparente e cores que variam entre o cinza com veios, âmbar, avermelhado, castanho-amarelado, branco-marfim e esverdeado. O mais valioso é o branco, presente que Deus deu pra Volterra.
.
.
Na cidade também foi filmado parte do filme New Moon na Vicolo Mazzoni, beco onde os protagonistas fizeram uma cena romântica de cortar o coração.
.
.
É… Dizem que Volterra é uma cidade romântica com seu caráter tipicamente medieval, cheio de praças, palácios , torres… cenário perfeito para um romance.
.
.
Com tanto a oferecer, Volterra se tornou um mistério pra mim. Por que não me apaixonei?
.
.
Volterra talvez tenha entrado no meu roteiro para eu dizer neste post que, o que é bom pra um, pode não ser pra outro.
.
.
Sei que Volterra vai ficar na minha memória pra lembrar que uma dica de viagem para ser boa ou não, vai depender do meu astral no dia que eu visitar tal ou tal lugar. O tempo também, se ensolarado ou não, calor ou frio demais, enfim, o clima influencia qualquer viagem. Até minha forma física… Afinal, acho que pode não combinar o andar, andar e andar com o comer, comer e comer, e ainda, o beber, beber e beber…
.
.
Bem gente, por trás de cada dica sempre estará a liberdade da qual, graças a Deus, podemos desfrutar. Somos livres para buscar o que gostamos e como gostamos. Viajar é isso, é ser livre.
.
.
Afff!! E esse negócio de andar, passear, conhecer, acaba abrindo o MEU apetite… (lembra? Para alguns, o comer é um dos quatro objetivos de vida).
.
.
Para um dia que começou bem (dentro do MEU objetivo), nada melhor que terminar ainda melhor!
.
.
Como essa coisa de dica depende do gosto de cada um, uma coisa é ter savoir fare para separar o joio do trigo, outra coisa é separar os alhos de bugalhos, sacou?
.
.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e cada coisa tem seu momento, concorda?
.
VEJA POST ANTERIOR DESTE ROTEIRO A ITÁLIA
SAN GIMIGNANO é um souvenir italiano… Jamais esquecido!
.
VEJA PRÓXIMO POST DESTE ROTEIRO A ITÁLIA
PISA . Maior e melhor erro de cálculo da Toscana
.
É amiga , uma coisa é uma coisa,um blog é um blog, outro blog é outro blog.Este é Show!
Diluzica, vc só não falou qual coisa vc prefere? A primeira ou segunda? Diz aí!
Puxa Dilu, o lugar tem coisa demais que fazer e parece que é muito bonita a cidade. Pq vc nao paixounou?
Diluzinha minha filha, por tudo isto que vc mostrou ai no post eu nao sei o que mais vc poderia ta querendo. Eu acho que era vc que nao tava lá naqueles diiiiiasss assim assim tão bom. Vai explicar!
Que coisa que é esta que aguardo com outra coisa!!!Meu Deus o que vou fazer com essa coisa ?????Adorei o post!!!Lugar maravilhoso!!!
Que COISA linda de post,que COISA linda de blog,que COISA linda de cidade,que COISA linda de comidas!
Volterra é MARAVILHA !!!!!!!!!
Dilu, será que eu posso falar diretamente contigo? É que eu estou planejando uma viagem, mas eu tenho várias dúvidas. Muito obrigada por dar tanta dica legal pra gente.
Um abraço da Jo