CERVEJA
o campo de
Marcel OCAMPO
Já ouvi muita gente dizer que não gosta
de cerveja porque é muito amarga!
Por outro lado, faz um tempo, venho conhecendo
muitas pessoas que se dizem apaixonadas pelo amargor.
Gostar de amargor não é exclusividade de homens,
nem de mulheres, nem de jovens ou idosos – gostar
ou não do amargor, é pura questão de paladar.
.
Mas afinal, toda cerveja tem que ser amarga?
.
Então, vamos relembrar os principais ingredientes da cerveja:
1 – Água
2 – Malte
3 – Lúpulo
4 – Levedura
O ingrediente chave quando falamos em amargor é o Lúpulo! Esse famoso ingrediente cervejeiro é uma planta trepadeira, da família da Cannabaceae, muito conhecida devido à Canabis. Basta uma “googlada” e, facilmente, você irá encontrar uma série de produtos à base de Lúpulo com propriedades relaxantes: Chás, Travesseiros, Essências e principalmente CERVEJA.
É um ingrediente indispensável para a produção da mesma. São raríssimas as cervejas que, ao invés de Lúpulo, são colocadas uma série de ervas dando origem às “Gruut Beer”.
O momento correto para adicionar o Lúpulo à receita é durante o processo de fervura da cerveja, pois o Lúpulo só irá liberar suas propriedades em alta temperatura e somente assim a substância conhecida por Alfa-Ácido poderá se transformar e diluir na água.
Todo esse processo de adição de Lúpulo ajudará a cerveja ter um maior prazo de conservação e uma percepção de aromas e sabores distintos e esperados.
Na natureza existem centenas de tipos de lúpulos e estão sendo criados muitos outros através do cruzamento das espécies, mas todos são divididos em duas grandes famílias – a família dos Lúpulos de Aroma e a família dos Lúpulos de Sabor/Amargor.
Cabe ao mestre cervejeiro definir a receita e usar a proporção que ele julgar ideal entre aroma e amargor, desde que essa proporção atenda o estilo que ele deseja produzir.
É normal pessoas que não estão acostumadas a tomar cerveja acharem a cerveja um produto muito amargo, mas como já disse algumas vezes, existem mais de 90 estilos diferentes de cervejas no mundo, alguma, certamente, agradará seu paladar.
Na hora da compra, como saber a intensidade do amargor?
Ai está uma pergunta muito importante no momento da compra. Todas as lojas que comercializam cervejas especiais deveriam sempre ter um funcionário treinado para conhecer todos os rótulos da casa, mas infelizmente, nem sempre isso acontece.
A unidade de medida referente ao amargor da cerveja é o “IBU” ( International Bitterness Units), traduzindo para o português seria Unidade Internacional de Amargor. Quanto mais alto o IBU, mais amarga é a cerveja.
A escala de IBU vai de 0 a 120.
Estilos com Baixo Amargor:
Cervejas de produção em massa – “American Lagers” costumam ter por volta de 8 a 15 IBU.
As famosas cervejas de trigo alemãs também possuem um amargor muito próximo disso, entre 9 e 15 IBU.
Belgian Blond Ale – Entre 15 a 30 IBU
Cervejas ácidas/ fermentação espontânea – possuem baixíssimo amargor, entre 1 e 10 IBU.Mas cuidado são cervejas extremamente ácidas!
Estilos com Médio Amargor
German Pilsner – entre 20 e 45 IBU
Strong Bitter – entre 30 e 50 IBU
.
Já as cervejas famosas por serem bastante amargas são:
IPA (India Pale Ale) – entre 40 e 60 IBU
Imperial IPA – entre 60 a 120 IBU
American Barleywine entre 50 a 120 IBU
É interessante que experimentem os mais diversos tipos de cervejas e com o tempo perceberão que a alta carga de lúpulo não será um problema e sim uma característica interessante. Mas não quer dizer que todos devemos gostar de cervejas muito amargas, pois paladar é algo muito pessoal.
Eu por exemplo, não sou fã de muito amargor, mas quando vou comer um prato muito apimentado, uma cerveja bem amarga ajuda amenizar a picância do prato. Ou então, em um dia muito quente, uma cerveja um pouquinho mais amarga vai muito bem!
Enfim, para se fazer uma cerveja, precisa ter lúpulo, agora a quantidade de lúpulo quem define é o estilo e o cervejeiro, não necessariamente toda cerveja precisa ser amarga!
Aceita um desafio? Compre uma cerveja do estilo India Pale Ale e harmonize com um hambúrguer levemente apimentado! Uma delícia…..
Cheers!
.
.
Marcel que sumiço que vc deu. Eu pensei que vc ia trazer o novo lance de cerveja de Bruges. Beijão!
Olá Bruna , tudo bem?
achei que ninguém fosse reparar minha ausência! rs
sim, o motivo dela, foi uma viagem a Bruges e em breve novas cervejas aqui no Brasil! Te convido a experimentá-las!
Obrigado pelo comentário!
Cheers!!
Marcel Ocampo
degustacao.net
Gente e eu que adoro cerveja mas nunca pensei em lupulo. Dilucious tb é cultura! kakaka
Marcel obrigada pelas informações, adoro cerveja e é sempre bom receber um pouco de cultura! Vou procurar esse ibu daqui pra frente, nada como a prática para assimilar a informação!
Abraço
Olá Ana!
isso ai! Os IBU´s vão te ajudar na escolha do “amargor perfeito”
Nunca deixe de experimentar novos rótulos e compartilhar seus sentimentos sobre.
Obrigado pelo comentário!
Cheers!!
Marcel Ocampo
degustacao.net