Saímos de Belo Horizonte com a intenção (e uma inquietação igual criança indo pro parque) de almoçar no Armazém Casa Garcia em Ouro Preto, mas… FE-CHA-DO! O quê? Não abre pro almoço! Só nos restou pedir a concierge do Solar do Rosário, hotel que nos hospedamos, para nos sugerir o restaurante que ela mais gosta: Chafariz. Fui logo pensando: ahhh… Deus meu, restaurante turistão, sei não! (sabe aquela coisa do preconceito, da crendice, né?). Mas estávamos morrendo de fome e lá fomos nós. Surpresa!!!
.
Restaurante CHAFARIZ em Ouro Preto
Dilu Bartolomeo Villela
.
Pois é, às vezzzz, se deixamos esses trem de crendice sem pé nem cabeça tomar conta, perdemos momentos danados de bão, num é mêsss???
.
.
Ocê tando lá em Ouro Preto, doido pra cumê uma das melhores culinárias do mundo (a mineira, é claro), a boa opção é zanzar ali no centro da cidade. Óia lá um tal de Chafariz pra vê se ocê gosta.
.
.
Dizem que na casa morou o tristíssimo poeta Alphonsus de Guimarães. Ah, se ele soubesse que sua casa ofereceria um cumêzinho daqueles bão dimais da conta, com certeza ele seria bem alegrim.
.
.
Mas hoje, quem nessa casa te recebe são os não menos ilustres, o Magro e o Gordo. Uai, será por quê geeente? A comida mineira é um trem bão dimais, mas será quingorda tanto qui eles tão insinuando que ocê entra Magro e sai Gordo? Nepussivi!
.
.
Num sei não! Mas sei sim que ali há um bom gosto danado, óia só a decoração com aquele tantão de armários em meio a estandartes…
.
Tudo cheimmm de louça antiga, vidros, latinhas, cachaça, etc, etc e etc.
.
.
Aliás, a decoração que preenche cada cantinho do ambiente parece com esse jeitim nosso, bem mineirim: preenche, acolhe, respira fartura…
.
.
Há também um tantão de história contada naquelas paredes. Num é que as fotos contam um pôquim assim ó daqueles que ali pisaram?
.
.
E há também o espírito de devoção, fé e crendice.
.
.
Tudo ali ó, bem ali nas suas vista: quadros, santos, oratórios, escapulários, velas, etc, etc e etc
.
.
Que se misturam num amontoado de causos envolvidos em pinga, torresmim, feijão gordo e fartura. Mai qui belêzz!
.
.
Sim, o que mais há e que nos traz felicidade, é a fartura, fartura de belezura e de comida! Das boa sim senhô! Aqui o esquemão é comida mineira servida a rodo. Óquió: tudo por um preço único. Bom demais pra quem tem vontade de conhecer e saborear um pôquim de cada prato.
.
.
E lá vem uma canjiquinha misturada com bacon… Issué bão dimái da conta, só cê venu!
.
.
Ó, depois ocê pó ficá à vontade e serví um pratão de salada (uai, será?)…
.
.
Ou ir direto cumê angu, costelinha, feijão, frango ao molho pardo, ora-pro-nóbis, couve de duas maneiras, frango com quiabo, farofa, linguiça, milho verde, carne cozida, lombim… Oiprocevê quitrem!
.
.
Fiquei sensabê o qui prová, se um pôquim daqui, um pôquim dali… queria mêss é ficá chic e fazê o tar de menu degustação mineirim!
.
.
Bom, a cachacinha vai bem, antes, durante e/ou depois do festim.
.
.
Má né por nada não, é de bom tom avisar: Beba com moderação! As ruas da cidade são irregulares e se ocê também ficar irregular…
.
.
Tá aí com água na boca, né? Calma! Ainda tem as sobremesas, que aliás, estão incluídas no preço. Eles tem mêss qui fazê iço com a gente?
.
.
Outro agradim é o cafezim servido em xicrinhas de ágata.
.
.
Tem licorzim incluído no preço também…
.
.
Falei lá no início que a comida mineira é uma das melhores, lembra? Pois então, quinein Ouro Preto, a comida também deveria ser classificada Patrimônio da Humanidade, já que possui atrativos de sobra para honrar o título.
.
.
Mas o que ela honra mesmo é o pecado da gula. Ó, quer saber? Isso não chega a ser problema, já que o pecador pode confessá nas muitas igrejas ali pertim. Máêta qui esse pecado é um trem bão, sô! Nem carece de confessá nada!
.
Restaurante Chafariz – Rua São José, 167 – Centro – Ouro Preto (31) 3551-2828
Funciona de Terça a Domingo, de 11h30 às 16h30. Nós fomos mais tarde, acho que isso é bom pra evitar tumulto.
.
Trem bão é comer bão
E num é? Ô qui num tem coisa melhor! rsrssss…
Marisa tem razão, trem bão é “cumê” bão, Dilu trem bão é ocê cum essesss posts. Beijão!
Ah que tudo! Obrigada querida! Bjss
Diluzinha, primeiro eu quero falar do post de ontem pq eu tentei escrever e não achei espaço pra comentar. O post foi muito bem feito e eu quero dizer que concordo completamente com o que vc escreveu no final. A prefeitura ouropretana tem obrigação de rever este tipo de coisa.
O post de hoje está uma delícia.
Clara, o espaço tem vida própria, eu não sei o que acontece de vez em quando com essa coisa que chama computador. E o pior, não me dá chance de consertar, já que não sei mexer.
Obrigada pelo elogio, minha flor!
Já que você indicou cumadre vou experimentar um dia! Bj
Vai naaaaaada, éééééguaaaaaa! VAMOS!!!! kkkkkkk
Diluzinha eu amo todo tipo de comida mineira quando eu for lá em Ouro Preto eu quero ir lá provar .Um beijão procê
Não deixe de experimentar Jussara. Acho que vai gostar! Bjss
Babei dimaisss da conta aqui sô!
Maria Lúcia, é de babar messsss… kkkkk
Êta que essa mineira é porreta!
Ouro Preto é uma cidade que seria chamada de vila na França e seria considerada uma das mais belas do país.
Lindo post, linda mineiridade, forçada e autêntica!
Êta que essa carioca é uma fofa! Obrigada querida!
Nóssenhora!!!! Que mardade de lugar, sô!!!!!
kkkkkkk só!
Cara amiga Dilu Bartolomeo Villela,
Recebi sua matéria como muita alegria, de quem aqui está a 60 anos.
Agradeço em meu nome e do Restaurante Chafariz a qualidade e o carinho como você nos tratou!
Afetuosamente, um abraço Vicente Tropia.
Restaurante Chafariz