LA VIDA ES CHULA
Diário de viagem por intensos oito dias ao “Fim do Mundo”
Por Ana Paula Lanari
.
“E viu Deus tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto. E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Gênesis
Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Merecido descanso para contemplar tudo o que criou. Vittorio e eu, vivemos oito intensos dias para apreciar e agradecer ao Pai, um mínimo pedacinho da maravilha de sua obra. Nos sentimos dois grãozinhos de areia diante do esplendor da Patagônia, no fim do mundo.
.
Primeiro dia: Chegamos em Santiago do Chile.
.
Com apenas meio dia disponível na cidade, malas no quarto e pé na rua. A melhor forma de conhecer um lugar é caminhar. Uau! Que cidade “hermosa”! Lindíssima, limpa e próspera! Em plena primavera, fomos acolhidos com flores por toda a cidade. Caminhamos pelo bairro Providência, apreciando todos os detalhes e acabamos entrando no Parque de las Esculturas, que abriga 30 esculturas de premiados artistas chilenos.
.
.
Entre caminhadas, deslumbrantes surpresas da cidade, é claro: comida!!! Afinal, como fazer um post para o Dilucious, sem tocar em um dos sete pecados: a gula! As vezes me pego pensando se apreciar o talento e criatividade dos mestres da culinária é pecado… não, não pode ser! Talento é dom, e dom vem de Deus! Meu pecado, é sim, o exagero! Mas como resistir à um prato lindo, cheiroso e hummmmmmmmm, diluciouso! Nossa “diabinha” particular, a Dilu, me fez uma lista de tentações para engordar a culpa da gula. rsrsrsrsrssrs Ainda bem!
.
.
Bom, já que estou falando de pecados, conseguimos um pequeno “milagre” de conseguir uma reserva de última hora no “Astrid y Gastón”, do mundialmente aclamado chef Gastón Acurio.
.
.
O Astrid y Gastón, foi eleito agora em outubro um dos cinco melhores restaurantes da América do Sul e um dos dez melhores do mundo, de acordo com a revista IN especial de gastronomia, publicação mensal para a Lan.
.
.
Para o início dos trabalhos, são servidos pães artesanais e quentinhos, simplesmente divinius! Como ceramista, tive que resistir bravamente a tentação de virar esse prato maravilhoso para saber qual a fábrica de porcelana que o fez. Ai, urticárias de curiosidade! Mas, não podia esquecer a educação que me foi dada. rsrsrssrsrsrs Dilu, esse pecadinho ficou só na tentação. rsrsrsrssrs
.
.
Entradas:
Vittorio escolheu, Três Cebiches. Degustação de três diferentes Cebiches do dia, (clássico, misto e de frutos do mar). De acordo com o paladar do maridão, estava divinius!
.
.
Eu fiquei com as minhas amadas vieras, dessa vez: Vieras Fogosas. Uau! Heaven do paladar! Paradisious!!!!! Vieras nas brasas com molho de mel de ulmo (erva) e alho crocante, espuma de pimenta ají rocoto, (pimenta principal do Peru).
.
..
.Pratos principais:
Eu escolhi o Salteado da Temporada. Camarões, vieiras, peixe do dia e fungos com pimentas ají, cítricos de comida chinesa. Purê de Taco Taco e feijão pallar e cremes peruanos. Sem explicação! Essa alquimia do chef Gastón Acurio de misturar a culinária peruana (que se confunde muito com a do Chile) com toques de outros países, é maravilhosa. Delicada, sutil e surpreendente!
.
.
Vittorio já preferiu Turbot (Rodaballo) confitado em azeite de oliva sobre gnocchis de batata e tomates concassé, aromas de coentro e verdurinhas crocantes. Como ele está com o paladar mais exigente, gostou do peixe, mas achou o gnocchis duros, destoando do resto do prato. Também não deu total ao visual. Meu Deus, o homem está virando um perfeito gourmet!
.
.
Sobremesa:
.
Suspiro à Limenha, o mais doido da cidade, com espuma de doce de leite, sorvete de suspiro, canudos de pão com especiárias e compota de frutas vemelhas ao vinho do porto. Lindo e gostoso! Para aliviar a culpa, dividimos a sobremesa. rsrsrsrssrrsrs
.
.
Segundo dia: Punta Arenas
.
Começa a aventura, e as aulas de geografia dos tempos de colégio voltam à memória, só que agora ao vivo e a cores! Nossa! Como eu poderia imaginar nos meus idos tempos estudantis, que fosse ter a oportunidade de conhecer e ficar hospedada em um hotel de frente para o Estreito de Magalhães, acompanhada pelo amor da minha vida! Ao fundo da foto azulada, e juro, sem efeito algum de fotografia, está uma ilha que pertence a Terra do Fogo. Deus é dez!
.
.
Impossível passar por Punta Arenas e não levar a Dilu junto no coração e estomago! rsrsrsrssrs Lá está o Dilucious novamente, no nosso lanche da tarde. Li uma vez em um blog que uma amiga da Dilu escreveu, que acabamos levando a nossa cozinheira (como ela se define), em nossas viagens. É verdade! Nada como um prato novo, um chocolate quente diferente, um café cult, para imediatamente a gente lembrar da danadinha dizendo: Faz um post dessa viagem pra mim. rsrsrsrsrssrrs Dá para negar? Claro que não, essa menina é altamente contagiosa e quando pegamos é incurável! Graças a Deus! Viva a amizade!
.
Terceiro dia: Puerto Natales
La ruta del fin del mundo!
“E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.”
.
.
Diante de tamanha beleza, lembrei da minha tia Hélcia, quem costurava divinamente e fazia os mais lindos vestidos de noiva. Lembrei, porque uma vez perguntei a ela qual o vestido de noiva que tinha feito e seria o seu preferido. Sua resposta pronta e rápida: sempre o último! Pois é, será essa a minha viagem preferida, ou é a preferida por ser a mais recente? A resposta em meu coração é que de fato a Patagônia é diferente, especial!
.
.
A força da natureza nos coloca em nossos lugares, de pequenos, mínimos seres mortais. A grandiosidade das paisagens nos tráz a razão da humildade, da nossa rápida passagem por essa terra espetacular e que a vida é urgente, rápida e deve ser valorizada apaixonadamente!
.
.
O maior sentimento, gratidão! Agradecer a Deus o sol nascer, o sol se por e em especial às oportunidades que nos foram dadas. Nada na Patagônia é monotono, durante o dia, em um mesmo dia, o clima muda rápidamente nos apresentando às variadas luzes e sombras e ainda se dá ao luxo de jogar um foco de luz do sol em apenas um ponto da natureza, tipo assim: é para alí que você deve olhar agora! Show! Não é a toa que tiramos 600 fotos em apenas oito dias. Duro agora é escolher quais mostrar, pois nenhuma delas é capaz de ilustrar o que vimos pessoalmente. É isso, a viagem ao Fim do Mundo deve ser feita por todos pelo menos uma vez na vida!
.
.
Tento colocar na minha cabeça: comer faz mal, comer faz mal, comer faz mal… Mas ela sabe que é mentira e que comer é bom demais! Acho que vou ao dentista mandar colocar um aparelho amarrando os dentes superiores com os inferiores, só assim vou parar de comer. Se bem que agora engordo até com foto de comida! Mas, é assim, em viagem se chuta o balde e encara a cultura gastronômica do país, e jura que quando voltar faz regime. Hã, hã!!!! Isso é só um desabafo, afinal falar em regime no blog da Dilu é pecado mortal!!! Alias Dilu, dá um bom post: comidas divinias que não engordam! rsrsrsrsrs
.
.
Concentra Ana Paula, concentra. Gente saí do foco, mas já voltei, então vamos ao nosso primeiro almoço em Puerto Natales. Pois é, deu para entender o tamanho da culpa!!!! rsrsrsrsrssrs Primeiro uma salada bem comportada…
.
.
… em seguida o Vittorio pede bife de chorizo com um tamanho bem normal…
.
.
…então chega o meu pedido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Um cordeiro e olha o tamaninho do prato!!! Jurei que não mostraria o final dos trabalhos, mas a “alegria” da foto e o meu tom rosa combinando com a parede definem tudo da refeição, sem precisar de explicação alguma!!! rsrsrsrsrsrsrsssrs
.
.
Depois desse almoço a única alternativa é andar algumas horas para fazer o quilo!
.
.
Jantar hoje: ficou doida???? Impossível!!! Pulamos essa parte, desculpa tá Dilu!
Quarto dia: Puerto Natales – Primeiro passeio para conhecer os Glaciares.
.
Morro de medo de barco, porque enjoo até no pier, é só me falar que tenho que navegar em qualquer tipo de embarcação. Mas, se a gente está na chuva é para molhar! rsrsrrs… Grata surpresa com o barco que nos levou, não balançou nadica de nada! O único problema foi sentar perto da janela e perceber o tanto que eu estava perto do nível da água! Vixi! Mas, larguei prá lá, até porque a beleza da natureza é tão impressionante que a gente não pensa em mais nada além de ficar atento à todos os detalhes daquele espetáculo divino!
.
Depois de duas horas de barco chegamos a trilha de vinte minutos de caminhada para conhecer o nosso primeiro Glaciar, o Serrano. Inexplicavel! A grandeza da natureza exuberante deixou todos mudos, só após alguns minutos as pessoas conseguem falar e aí sim, começam a fotografar. Meu Deus! Como agradecer essa oportunidade, como agradecer a vida, como agradecer a felicidade? Paramos os dois, e rezamos em silêncio, para agradecer e pedir a Deus a sua proteção para cada membro da família, incluindo nela os irmãos, que são os amigos que a gente escolhe.
.
.
Fomos tão iluminados que até o Condor veio nos dar as boas vindas!
.
.
Após a caminhada de volta para o barco, navegamos mais um pouco e paramos em uma estância… adivinhem para fazer o que!!! Isso mesmo, almoçar!!!!! E a Dilu está lá novamente viajando e almoçando com a gente. Esse almoço foi bem diferente, eram três mesas enormes nas quais a gente escolhia um lugar qualquer e ficava à mesa com quem nunca tínhamos visto na vida. Simplesmente fantástico! Um casal nota dez e duas moças, todos chilenos, e um francês que só falava francês! A conversa rolou em espanhol, portunhol e inglês e um pouco de mímica para o rapaz da ile de france. Duas garrafas de vinho, após termos tomado um delicioso Pisco Sour com gelo do glaciar, nos trouxe boas gargalhadas e vários brindes trocados entre as três mesas. Completa alegria e confraternização!
.
.
Nossa! Me desculpem, o almoço!!!! Numa estância, cordeiro é claro! Acompanhado por saborosas batatas assadas. Tinha salada, mas tadinha, permaneceu virgem! Desce o vinho, o cordeiro, as batatas e muita gargalhada!
.
.
De volta para o hotel, uma descansadinha básica e… jantar! O restaurante é lindo, o garçon pura gentileza, mas a comida foi bem fraquinha, o restaurante chama Mama Rosa. Só para não deixar de falar sobre alguma coisa gostosa, as empanadas estavam deliciosas!
.
.
Quinto dia: Puerto Natales – Passeio ao Parque Torres del Paine
Ah! Aqui eu me vinguei do Vittorio. Calma, eu explico: na preparação para a viagem fomos comprar roupas apropriadas para o frio, claro que como sou friorenta comprei tudo o que podia para me manter quentinha. Santa tecnologia: camiseta segunda pele, calça segunda pele, meias térmicas, agasalho de penas de ganso e botas para caminhada no gelo, impermeáveis. Tudo levinho, levinho, foi-se o tempo em que ficávamos exaustos com o peso do casaco. Bem, estou escolhendo as minhas coisas e o Vittorio falando que parecia que eu estava indo para a Antardida, aí eu retrucava que era bem pertinho. Tá bom, pegamos a primavera, não tinha mais neve pelo parque, mas o vento era cortante! Aí já se viu né, a sensação térmica vai lá para baixo. Agora a foto da minha vingança. rsrsrsrsrsrsrrs Não dá nem para ver quem é! rsrsrsrsrsrrssrs Frio pra caramba não é Vittorio? rsrsrsss
.
.
Essa parada foi só para conhecer essa cachoeira deslumbrante e morrer de frio!
.
.
De volta para a van, mais um pouquinho de estrada dentro do parque para irmos conhecer o Glaciar Grey. Mas muitas surpresas nos aguardavam no caminho. Lagos azul turquesa, lagos com um tom mais forte de verde e guanacos nos vendo passar pelo parque. Foi bem do tipo, cada curva um flash!!!!!
.
..
Agora sim, o ponto principal da viagem: o glaciar Grey! Depois de uma hora de caminhada chegamos a gigantesca praia do lago de água doce que abriga o glaciar. Agora é pra valer, sentimos na alma todo o poder de Deus e como somos pequenos diante desse mundo tão deslumbrante. A natureza ali se exibe desavergonhada e poderosa para nós! Sua força se faz presente todo o tempo e nenhuma foto, nenhuma palavra é capaz de traduzir o que sentimos quando vimos o Grey pela primeira vez!
.
.
Sexto dia: De volta a Punta Arenas
Começamos a sentir um vazio, uma tristeza misturada com felicidade, a nossa jornada ao fim do mundo estava acabando. Foi tudo tão rápido, será que vou conseguir guardar cada imagem, cada emoção, cada pedacinho dessa aventura? Acho que sim, essa viagem grudou na alma. Agora é enfrentar um dia inteiro de avião e onibus para voltar para Punta Arenas. Mas, qual não foi nossa surpresa quando a Dilu apareceu novamente em nossos pensamentos em pleno aeroporto. rsrsrsrsrrs É Dilu, tem comida interessante, a sua lembrança é imediata! rsrsrsrsrsrs
.
Apresentando: o inusitado, o enorme, o popul, o delicioso – Plato de Pobre!!!!!!! rsrsrsrsrs Esse merece destaque, quem diria que fossemos “traçar” um PF no Chile! rsrrsrsrsrsrsrsrs Reparem, a primeira camada é de batatas fritas, a segunda é um bife grelhado que ocupava todo o prato, a terceira camada é de cebolas e – the last but not the least – dois ovos fritos! Claro que a companhia ideal para essa refeição é um cervejinha bem gelada! E que Deus nos proteja e aos nossos colegas de bordo dos efeitos pós Plato de Pobre! kkkkkkkkkkkkkk Mas, deu tudo certo! kkkkkkkkkkkkkk
Sétimo dia: Santiago
Aqui guardei as botas e subi no salto! Afinal a cidade é top e temos que manter a pose! rsrsrsrsrss Grande bobagem a minha, afinal eu e Vittorio temos a mania de fazer turismo a pé! Então combinamos, vamos ao mercado central, são só seis quarteirões chilenos até lá… hã, hã! Isso depois de pegar o metrô até uma estação mais próxima. Ok, três quarteirões e eu, meus pés e minhas botas perguntamos: Vittorio tá chegando? Não Pola, só mais três quarteirões! Nisso rezei para que meus pés não tivessem escutado a resposta e muda, continuei a marcha com os pés latejando. Enfim, o danado do mercado.
.
.
Quem duvida que lá estava a Dilu novamente? Claro que ninguém! rsrsrsrsrs Vamos aos diluciouso frutos do mar! Ah! Esses bichinhos são minha perdição! O prato de frutos do mar chegou, eu dei uma olhada geral e percebi que tinha um bom bocado de seres marinhos que nunca tinha visto na vida! Ei garçon volta aqui, quem é quem nessa turma? Com paciência ele falou o nome de cada um dos personagens do meu prato, pena que eu só consigo lembrar do Loco. Também, êta bichinho gostoso!
.
.
Depois de fazermos nossa tortura habitual, quero dizer, nossa caminhada turistica digestiva, descansamos para a noite encontrar com a Dilu lá no Chile. Pois é, fomos tentar a sorte de conseguir uma mesa no Aquí está Coco, e não é que ela estava por lá, nos nossos corações e estomago! rsrsrsrsrss Fora a brincadeira Dilu, nesse você foi com certeza, que lugar top que você indicou pra gente! Obrigada. Apesar da plaquinha dizer o contrário!
.
.
Jantar no Aquí está Coco. O restaurante do chef Jorge “Coco” Pacheco está completando 40 anos de sucesso e brilhante culinária. Além de ser um chef genial, temos que admirar o Coco por ser perseverante, afinal não é fácil reconstruir a vida depois que um incêndio em 2008, que deixou seu restaurante somente em cinzas. Realmente, o que temos para falar do Coco são só elogios: a casa é linda, o serviço impecável, a comida show e a equipe de garçons é de total gentileza.
.
.
As entradas:
Eu pedi uma salada verde com camarão a la plancha e Vittorio escolheu camarões inteiros à chapa quente.
.
Pratos principais:
Vittorio foi de Merluza do barcelonesa – pedaços de merluza com suave molho de vinho branco e manteiga com um toque de azeitonas e tomate, acompanhado de batatas chauchas. Eu pedi, corvina Angelmo – filet de corvina, prepardo com tomates frescos, alho poró, champignon e alho, no cartoccio. Nossa impressão: perfeito! Tudo isso foi harmonizado com o vinho Cuvée Alexandre Chardonnay, 2011 – Lapostolle.
.
A sobremesa foi : Irresistible de chocolate – uma suave textura de chocolate negro y blanco, com salsa de naranja y limón.
.
.
Oitavo dia: Santiago
Visita a fantástica vinícola Santa Rita, indicação de um caro amigo enófilo Gerson Lopes.
.
Chegamos na vinícola e tivemos a grata surpresa de encontrar lá um museu andino maravilhoso, pena que não era permitido fotografar. Mas ficou na memória! Conhecemos toda a história da Santa Rita, percorremos alguns vinhedos, fomos a adegas e vimos a parte de engarrafamento industrial. Tudo show! Almoçamos no restaurante da Santa Rita, a comida nada de muito especial, mas o coquetel de Chardonnay Sour, uau!!!!!! Temos que fazer por aqui!
No facebook:
13/10/2013 22:30
Ana Paula Lanari
Que pena que não está on line! Te mandei o resumo da viagem, mas acho que não vai dar para usar, ficou enorme! Te mandei pelo gmail da empresa. Dilu, é só para você ver como você está presente na minha vida e do Vittorio. Você foi junto com a gente! Beijos mil querida
13/10/2013 23:02
Dilu Bartolomeo Villela
MA RA VI LHO SAAAAAAA
fiquei na maior alegria
cade vc???????????????????????
TOINHOOOOOOO me ouva
ô fia… me atende, pelo amor de Dio… to aqui entre lagrimas e risos
muito emocionada
melhor post do dilucious, acabou comigo
Aiiiiii meu deus…. estou sem palavras, sem açao, vou dormir sem tomar banho
ate meu dedinho do pe está rrepiado
o post está tao deslumbrante que na hora que vc pensa que acabou, porque vem um agradecimento mais deslumbrante ainda…. tãnãnãnã!!!!!! ele continua! mais lindo anda, mais bacana, mais sensacional! Estou impressionada
vc ta fazendo de proposito, ne? Quer ver se o hormônio que estou tomando faz efeito é no decimo dia (que é hoje) mesmo, ne?
ME ATENDE!!!!!!!!!!!!!!!
13/10/2013 23:37
Dilu Bartolomeo Villela
acho que vou desistir, mas não sem antes dizer tudo que ja disse antes. Não estou acreditando, primeiro que vcs fizeram uma coisa tao linda e eu aqui, sem palavras pra agradecer. E segundo pq TÔ P_ _ _! perdi meu posto de “blogueira”. O Dilucious é de vcs: a César o que é de César!
——————————————————————————————————————————
Transcrevi como foi o momento e o que senti qdo recebi esse post maravilhoso. Amigos queridos Polinha e Toinho, a vcs já disse tudo que queria, e vcs sabem. Mas ainda quero mais uma vez agradecer tanta gentileza, tanto carinho, ah tanto tudo! MUITO, MUITO obrigada!
Oh , my God !!!!!! ….rsrsrsrsrsrs
Adorei ”seus ataques”, Dilu ! Também , depois desse post Maravilhoséssimo …
Posso imaginar sua felicidade pelos sentimentos que o lindo post da Ana despertou em mim !!!
Beijos , queridinha !
Nilza. tá vendo o que essa loira faz com a gente! Amor, carinho, doçura e corrente pra frente! bjo
Sei que vc pode mesmo imaginar amoreco, foi surpreendente! Eu lia, e ficava cada minuto mais surpresa e feliz, e cada vez mais…
Menina linda, desde que entrei para o seu caderno de receitas a vida ficou mais colorida! A sua alegria e otimismo são contagiantes, desde que comecei a ler o Dilucious que te falo que é muito gostoso acompanhar seu blog. Tudo o que escreve e do jeito que escrevi foi o que venho aprendendo com você. O blog é seu e será sempre, é nós diluzetes tentamos te copiar! Com muita admiração e amor!
Ana Paula
Ahhh vida de minha vida! Não fala assim comigo, fico muito feliz! Vc disse muito certo… vc entrou com certeza para o meu Caderno de Receitas! Caderno este, que passou a ter um significado imenso em minha vida, pois me desenha uma estampa que é só a da alegria!
É uma honra ser sua amiga e entrar para a lista das Diluzetes!
Pois sei que é o contrario, a honra quem está constantemente recebendo, sou eu! E tenho agradecido demais por isso.
Ah! Esqueci só de dizer que daqui pra frente…. ficarei ansiosa esperando pelos próximos kkkkkkkkkk (se eu já insistia antes… imagina agora!)
Turma de Dilucianas, socorro! Todos temos que colobarar com a corrente deluciosa do blog!
Hahahaha ….. Que maravilha ! Agora Diluciosamente temos outra super escritora no blog Dilucious .
kkkkkkkkkkkk ,,, aos poucos as Diluzetes vão assumindo seus papéis … Eu estou muito confortável no papel de ”comentarista” ! Adorooooooooo …..
Não vem que não tem viu Nilza, amoreco. Pode sair dessa zona de conforto, pois você também tem responsabilidade pelo blog. E pode mandar seu próximo post, pois nós todas amamos o primeiro.
kkkkkkkkkk Anuncia mesmo, pq agora vc tem uma responsabilidade EXTRA!
EXTRA! EXTRA! A Ana Paula Lanari agora faz parte do Dilucious! kkkkkkk
Adorei o relato da viagem!! Deu vontade de viajar só para conhecer esta maravilha da natureza!
Sobre esta cerâmica que você adorou e queria saber qual era o fabricante. Vou te responder: é da marca Villeroy Boch, da coleção French Garden! Já vi para vender na Tool Box e nas lojas do exterior. http://www.villeroy-boch.com/shop/bestsellers/french-garden.html
Beijos!
Oba!!!!!!!!!!! Muito obrigada, amei! Minhas urticárias vão sarar agora. Maria, essa viagem vale muito, recomendo à todos! bjo
Ana Paula querida ! A Dilu tem razão …
O post ficou MARAVILHOSO !!!
Viajei com vcs nessa viagem fantástica !
Deslumbrantes paisagens , valorizadas mais ainda , pelo excelente trabalho de quem fotografou !
As fotos ficaram perfeitas , retratando a dimensão da Divina Natureza , ”trabalho” perfeito de Deus …
Que Dilucious perceber nas feições de vcs , que a felicidade era reinante … Os sorrisos de vcs , e as palavras
narrando o texto , me causaram intensa emoção !!!
O que falar da maravilha das fotos dos pratos que vcs degustaram ???
….aiaiai , vi o post agora de manhã e a cada foto , ficava imaginando o que teria em minha geladeira e freezer, para saciar meu desejo , principalmente de algo com frutos do mar … pois bem , nada tenho aqui , mas , um delivery de um bom restaurante , ”talvez” resolva , sabendo é claro , que não se compara com as maravilhas que vc tiveram a oportunidade de degustar !
A Dilu me disse , em resposta a um comentário que fiz no post do Restaurante Mestizo , que eu aguardasse a
” obra de arte ” que seria publicada sobre a viagem de vcs ! Ela mais uma vez foi super feliz , realmente , LINDO ,
ENCANTADOR …
Parabéns , Ana Paula e Vittorio !
Vcs arrasaram na escolha dos locais da viagem , na escolha dos restaurantes , nos pratos escolhidos , mas , o
post está ”Divinious” , e o Dilucious ficou muito maior depois de mais uma linda participação de vcs !
Estou sinceramente muito feliz que tudo tenha dado certo na viagem , e também muito feliz com seu retorno , minha grande e querida amiga , Ana Paula !
Obrigada pelo lindos presentes laaaaaaaaá …. do ”Fim do Mundo” !!!
Beijos , querida amiga !
Linda, querida e amada Nilza, muito obrigada! Veio tudo do coração, é a corrente de amor que o blog da Dilu tem! Menina, nenhum amigo meu ficou fora das minhas orações no fim do mundo. Rezei para um, por um para todos que amo! Nilza, espero que tenha recebido a minha oração especial para você!
Wow … agora a emoção me pegou de vez !!!
Obrigada querida Ana , por ser tão delicada , amável e muitoooooo especial !
Beijos querida !
Amoreco falou tudo e bem!
Polinha e Vitório(deixa o Toinho pra qdo tiver mais intimidade),que deslumbramento de viagem!!
Colega querida,entre risos e sorrisos,viajei com vc,saboreei todos os pratos,apreciei todas as paisagens e me senti extremamente feliz com a sua felicidade!!!Vc sabe o qto te adoro!
Que dádiva a sua da escrita,não?Escondeu este dom por muuuuitos anos,hein?Que o digam nossos mestres…hehehe.
A grande magia deste blog é realmente unir pessoas na paixão pela vida:culinária,viagens,encontros,passeios …
E o mais lindo e grandioso é a eterna gratidão que todos sentem pelas oportunidades de viver tudo isto.
Obrigada a Deus por colocar “essa” Dilu “de pertinho” da gente.
Júnia, é tão bom te reencontrar depois de tantos anos juntas na mesma sala de aula! Bacana ver que você não mudou nadica de nada! Quanto a escrever bem, difícil! O que fez foi copiar o jeitinho da Dilu. Estou feliz sim Júnia, depois de muitos anos agora tenho certeza de que a vida é linda! Principalmente pelos amigos que a gente tem e vai conquistando ao longo dela! Lembra que você me disse: Ana você era muito quadrada! Pois é, continuo assim, só que agora um cubo mais derretido ainda! rsrsrsrsrss Saudades e um abraço beeeem apertado! bjo
Essa Junia é danada para provocar comoções na gente…
Gente, que lindo! Posso dizer que não só o lugar, mas como a Ana Paula escreveu. Gente! Fico de cara! Pq que vcs conseguem escrever tão legal? Ah Magoei! Tambem quero!
kkkkkkkkkkkkkk Sandrinha é tudo plágio da Dilu! Copia ela que dá certo! bjo
kkkkkkkkkkkkkk
Meu Deus! Que lugar maravilhoso!
Ana Paula, eu também gostei muito do modo como você descreveu sua experiencia. Um jeito gostoso e que prende a gente.
Acho que a Dilu não deveria te deixar escapulir
Beijão
Menina, já falei que o blog da Dilu é contagioso e que as Diluzetes precisam colaborar com nossa Chef, ela nem dorme mais! rsrsrsrsrs
Obrigada pelo elogio, mas o texto é cópia do estilo Dilucious de ser! Beijocas
Ah… amada, que lindo! ….hummmm adorei… O jeito Dilucious de ser! AMEI! (snif…snif…)
Cintia querida, vc tem toda razão… nunca mais libero essa escritora nata. Ela já faz parte da minha vida, que dirá do Dilucious…. Aliás… o Dilucious é minha vida!
Ana Paula, quer dizer que essa época não é a mais apropriada pra viajar pra lá? Muito frio! Mas é tudo muito bonito, nao? Estou querendo ir mas sem saber a epoca.
Vilma, agora é a melhor época, começa a temporada! Antes de outubro ninguém aguenta o frio no Parque Torres del Paine. Acho que é o que já vi de mais maravilhoso na minha vida! Vale a pena total! Hoje a tecnologia dos tecidos nos deixa bem quentinhos, Fomos com, segunda pele de frio (camisa , calça e luvas) além de um agasalho da Northface. Na Savassi tem uma loja na Getúlio Vargas que chama Adrena e vende de tudo para o países frios. Só achei loucura fazer essa viagem em 8 dias, ficou muito pauleira. Mas valeu demais! Para repetir faria em 15 dias, afinal com cinquentinha a coisa complica! rsrsrsrsrsrsrs Sou friorenta pra burro, mas dei conta direitinho e sem sofrimento. Bjos
Dilu, vc é danada heim? Arrumou uma escritora de primeira, adoravel leitura! Parabens pras duas!
Sheila, obrigada! Saiu tão fácil, acho que foi efeito da viagem combinado com a amizade da Dilu. Não sou muito de escrever, só que dessa vez a viagem me balançou com força! bjo
Ta vendo, Sheila? Ah minha filha, tenho cá comigo que não posso deixar escapar talentos como o da Ana Paula. Tenho de aproveitar, não só para mim, mas para todos que lêem o Dilucious. Sei o quanto ela agrega. Bjs querida e obrigada pela sua visita
Olha, vou dizer uma coisa proces. Esse blog, é uma delicia… ou dilucia? kakakakaka Acho que nunca vi um blog onde a dona dele incentiva outras pessoas a escreverem correndo o risco de essa outra escrever melhor… Estou dizendo isso, pq li o primeiro comentario dela falando que perdeu o posto de blogueira kakakaka Parabens pra Dilu e pra Ana Paula. As duas escrevem super bem.
Tatiana, a Dilu nunca vai perder o posto do POst! Ela é incrível, acho que foi de tanto ler o Dilucious que esse texto saiu! Misturou o prazer de ler o blog com a emoção da viagem. Juro, nunca fui de escrever, minha praia é a cerâmica, a modelagem com as mãos. Muito obrigada, e você tem razão a Dilu tem um coração muito lindo, ela permite que todo os diluzetes participem do post, e ainda pede para a gente: “faz um post para mim”. bjo
Queridas Tatiana e Polinha, depois que criei o blog, muitas coisas mudaram na minha vida, muitas mesmo. Sinto que hoje, apesar do pouco tempo, sou uma outra pessoa. A Junia, aquela outra querida, ao dizer a palavra corrente, me ensinou ou me mostrou, a grandeza dessa iniciativa. Não minha, mas de todos que estão colaborando de alguma forma, para que essa corrente de delicadezas, gentilezas, afagos, carinhos, partilhas, alegrias… nossa… eu ficaria aqui até amanha, escrevendo tudo que esse blog representa. Mas o maior, o mais importante que ele tem gerado: amor!
Ana minha querida, na realidade no inicio, eu pedia um post pra mim, mas quero muito que saiba, que hoje, eu peço um post para NÓS! Hoje, sinto que “a corrente” fez isso, tudo passou a ser nosso: os posts e tudo que eles carregam de emoção e aprendizado. Tudo em forma de presente, para NÓS!
Ah, e para completar, você acabou de nos dar um presente e te agradeço de coração, em nome de todos os leitores que vejo que entram no blog e por algum motivo não comentam. Bj minha linda
Recebi o post no meu email como sempre. Normalmente leio por lá mesmo e nao venho no blog. Mas desta vez, nao resisti, tive de vir parabenizar a Ana Paula. Muito legal seu post. Super leve, engraçado, envolvente. Adorei!
Nossa! Uau! Muito obrigada! É que essa viagem foi muito especial! bjo
Prima querida!!!!!
Apaixonei, arrepiei,fechei os olhos e …fui …
com voces também pra cada lugarzinho desses.
Maravilhas de Deus!
Maravilhosa felicidade e alegria de viver.
Corrente divinious e dilucious, de amor e amizade.Voces são especiais!
bjs
Stella, é tão gostosa essa nossa convivência depois de anos de correria de família! Não sei como te agradecer por ter me apresentado a Dilu! Tá vendo, não é por acaso que ela é sua amiga há anos, gente bacana atraí gente bacana! Realmente, depois de anos descobri que a vida é linda e que devo agradecer a Deus todos os minutos do dia. Já pensou que a vida é curta para conhecer todos os lugares e muito curta pra gente conviver com todos os nossos primos? rsrsrsrsrrsrs Nossa família é top demais! bjo
Quem deve agradecer sou eu fias queridas, as duas!
Ana Paula Lanari, o post esta deslumbrante! A sua descrição e tão perfeita que por vezes parece que conseguimos sentir o paladar das maravilhas descritas por você! Tenho certeza que a Dilu esta feliz e emocionada com seu post, pois nós, as “Diluzzetes” (adoreiiiiiiiiiiii, com dois zzs mesmo, rsrsrsrs) ficamos aqui babando e esperando a nossa oportunidade (caso tenhamos o dom da escrita como você e uma experiência única) de também compartilhar com todos os momentos maravilhosos que a vida nos oferece! Parabéns, adorei. Dilu você encontrou em Ana Paula além de uma amiga, uma colaboradora de primeira!!! Bjsssssssss
Heloisa, você é suspeita, suspeitíssima! bjo
Heloisa minha querida, que bom te ver por aqui. Ta vendo Ana Paula, o seu poder…. nossa… e ela ainda dizendo que seremos brindados com um post… OBA! OBA! e OBA! E ainda me deixando emocionada (mais?) em se dizer Diluzzetes… Obrigada amiga
Ana Paula adorei conhecer o seu talento para escritora!!!! Super legal o seu post e uma delicia de ler. Parabéns e muitos beijos
Obrigada Márcia! Sabe o que acabei de pensar? A Dilu podia organizar uma viagem com as Diluzetes, putz! Já pensou a turma toda escrevendo um pouquinho! bjo
kkkkkkkkkkkkk seria TUDO DE MAIS MARAVILHOSO realização total!
Ana Paula, ficou muito lindo mesmo o seu post. Li com especial atenção, ainda mais que, sempre comento, sonho em conhecer a Patagônia. Há um ano, estive no Alaska. Identifiquei me com a sensação que descreveu, algo como nos sentirmos pequenos diante de uma imensidão tao linda. As comidas, também deliciosas. Adorei o nome das vieiras. Inspirador. O próximo prato que fizer apimentado será “alguma coisa fogosas”. Há outros detalhes que me cativaram. Gostei de saber que é ceramista e fiquei eu curiosa por ver seu trabalho. Fica nos devendo. Adoro. E um último detalhe. Ao colocar o título em espanhol, ainda mais sendo chulo uma palavra com sonoridade diferente da sua tradução em portugues, nos convidou à leitura, a fim de descobrirmos porque, afinal, o mundo é chulo. Quando traduz a frase, ao final, seu texto e fotos, já o tinham feito com perfeicçao. Ficou uma graça. Nilza, ramo junto nessa! Também já escolhi meu posto de comentarista neste blog kikiki. Dilú, beijo e um idéia pra te dar. Fim do ano chegando. Que tal um dilouzetes oculto aqui no blog? Há sempre uma foto, uma receita, um poema gastronômico para trocarmos entre nós , em um dia de festa virtual ( nem por isto menos real ) aqui no blog. que tal?
Vera que barato! Você escreve legal demais, o que tive foi um ataque de inspiração pela viagem e influência da Dilu. Sou louca para conhecer o Alaska e ver a aurora Boreal. Acho que a vida é curta demais pra gente conhecer o mundo todo. Ah! Se eu tivesse coragem de colocar a mochila nas costas e correr o mundo! bjo
Ah minha linda… Gente, vcs podem ver como essa Vera me deixa… Ela é inacreditável! Será uma festa ao vivo e a cores!
Adorei , participar dessa viagem . O que vc escreveu e fotografou ficou muito bacana ….. Que deliciaaaa de viagem , acabamos de chegar de um passeio com dicas e roteiros da Ana e do Vittorio amigos de long. times …. Tudo sensacionallll . E as comidasss afffffff água na boca . Vamos encontrar para trocarmos figurinhas …abçs
Ei Lu, que delícia, vamos mesmo encontrar para trocar figurinhas e ainda temos uma promessa para cumprir! rsrsrsrsrs bjo
I like the writer’s viewpoints on this subject. It’s refreshing to know that there are people out there with passion in their beliefs. I can appreciate the points made here and I concur with many.
Mais que uma viagem, uma trilha de sabores, obrigado por dividir as emoções!