Vocês devem estar achando estranho eu não ter me manifestado sobre gastronomia. ver post anterior Mas, sabe aqueles momentos que você tem vontade de ser duas? Hoje estou querendo ser quatro. Uma para ser esposa; outra, turista; outra, blogueira; e a última para ser a Dilu, que adora conversar com os leitores do blog, que adora responder cada comentário! Isso me faz muita falta. Sei que vocês entendem, assim que sobrar um tempinho, vou correr lá atrás e responder uma a uma. E hoje o assunto é… Comida! Já falei que a Borgonha é reconhecida pela sua história, seus vinhedos maravilhosos, seu patrimônio gastronômico e romântico. Então…
.
.
Pela tradução no Michelin, onde recebe 3*, o restaurante do Hotel La Côte Saint Jacques também considerado o 21.º melhor restaurante do mundo (pela Top 100 Classical & Heritage Restaurants 2016) oferece cozinha criativa e os clientes “enjoy” a decoração “unique”, refinada e “luxurious atmosphere”. Na minha opinião, é bacana e ao mesmo tempo, de gosto duvidoso. Dá vontade de fazer uma certa limpeza e tirar alguns objetos que poluem e atrapalham a beleza do lugar.
.
.
Vou mostrar o que gostei: a sala da lareira com bar é super bacana, lembrando que não se deve observar muito, pois certos detalhes e enfeites são “tristes”. Bom que é muito aconchegante e o que vale mesmo é a companhia, o que se come e o que se bebe!
.
.
Ainda no bar, serviram amuse bouche e aproveitei para fotografar o modo diferente de preparar alga, nunca tinha visto. Super interessante!
.
.
Tem uma ótima lojinha, que me provocou ímpetos de comprar, comprar e comprar, mas se eu chegar perto do Luiz cheia de sacolas já no primeiro dia, é capaz dele me largar pra trás 🙂
.
.
Bem, faltam certos cuidados no restaurante: baixar um pouco a luz, colocar música…
Não posso me delongar nas descrições dos pratos, vou tentar ser o mais suscinta possível. A não ser quando valer a pena.
.
.
Optei pelo “Menu Saveurs”: uma entrada, dois pratos, queijo e duas sobremesas. Na entrada, foi servido Muesli com foie gras (fiquei feliz, porque outro dia comprei granola no Mercadinho do Alex Atala e tive a mesma idéia: servir em prato salgado) que veio com uma jarrinha com caramel salée de maça. Estava ótimo, mas não senti gosto disso tudo aí não…
.
.
O prato do Luiz foi bacana demais. Parece que eles colocam a forminha dentro do prato com água e levam ao freezer para congelar. No final, enfeitam com essas coisinhas. Haja freezer!
.
.
Falei que não ia delongar, mas não dou conta! Borgonha é a terra do escargot. Todos já ouviram falar de Escargot à bourguignonne? Eu adoro, faço muito lá em casa, e sei que o meu fica muito bom. Mas… Aqui na terra deles, eles é que sabem das coisas, não é? Então… digo que não entendi muito bem essa história de misturar o bichinho com muçarela e tomate… Ah! E ainda tinha parmesão ralado sobre o tomate… Gostei não!
.
.
Omelete com trufas raladas na hora. Nada a dizer! Nem precisa… Ah! Só presta atenção no uso das luvas para laminar as abençoadas!
.
.
Nossa! Estou longe de ter paladar apurado para tanto sabor!
.
.
Segundo Brillat Savarin “é impossível governar um país que tem mais de 400 tipos de queijo”…
.
.
Agora vem um caso à parte! Seriam duas sobremesas que teria no meu menu, mas no cardápio, vi um souflé de trufas com sorvete, também de trufas. Claro que ao invés de duas diferentes, preferi trocar por essa maravilha, diga-se de passagem, troca magnífica!
.
.
O Grande finale ficou por conta do sorbet de framboesa com aipo. Gente, isso foi a melhor coisa deste jantar. O chef me deu o cardápio com dedicatória, mas não sei o que aprontei, esqueci no hotel. Mas não tem problema, deixamos nossas malas guardadas lá, e quando estivermos subindo para Paris, pego o menu e posto.
.
.
Você deve estar se perguntando “como deixou as malas no hotel?”. O porta-malas do carro alugado não cabe toda nossa bagagem. Então, colocamos uma mala menor dentro de uma grande e deixamos dois volumes guardados no hotel. Essa é uma ótima dica para quem faz viagem deste tipo (mania de brasileiro: sair com mala vazia para voltar cheia). Já é a segunda vez que fazemos isso. Dá tudo certo!
.
Relais & Châteaux La Côte Saint Jacques
Jean-Michel Lorain
14, Faubourg de Paris, 89300 JOIGNY
.
Se quiser receber as atualizações do Dilucious cadastre-se aqui Obrigada, Dilu
Agradeço a vc Dilu, que mesmo de férias e em descanso, vem aqui, dividir conosco suas alegrias, experiências e embelezar nossos dias.
Bjos!
Nossa que maravilha!!Estou adorando estas suas férias e sua necessidade de ter um ou mais Avatares!!!!
Luiz Guilherme que me desculpe,mas é muito bom te compartilhar!!!
Cada post mais lindo que o outro! esse ai me deu agua na boca!
Vou ser bem comedida no meu comentário, estou treinando para ser menos falante: ma-ra-vi-lho-so!
Eu disse que iria falar menos, não que iria deixar de ser superlativa! Bjo
Kikiki, eu também Ana! Adorei!
Confirmo aquilo que disse antes: seus posts são bárbaros!
Merci! Merci! Merci!
Dilu! Que delícia!
Hummm que marravilha…
Dilu, esse jantar ai pra mim é muito demais, nao gosto nao! Gostei da lojinha.
Que tal postar um pouco mais das cidades? Igual o post do castelo. Bom pra gente ver se gosta e se quer conhecer. Beijos e boa viagem.
Alice
Hummmm Dilu que vontade!!!!!!!!!!!
Adoro saber e conhecer lugares… Vc está sendo uma bela interlocutora!!! Bisous
Dilu, tudo maravilhoso! Se eu tive vontade de comprar tudo naquela lojinha, imagino você! Continue nos brindando com estas maravilhas na medida do possível! Beijos
Eu estou adorando esse seu roteiro, vou copiar! OBA!!!!!!
Oi Dilu! Que legal, heim? Aqui, esses negócios americanos não serial waffles? No caso francês eles fazem um belga, que chama gaufre e é mais massudo, mas delicioso!
Bjs.
Ça va Dilu! que sensacional vc. fazer esta viagem tão especial e ainda achar tempo pra relatar com tanta precisão e detalhes as comidinhas e outras coisitas…. estou te acompanhando de pertinho, vc. sabe bem como amo a França…. assim vou viajando junto…continue curtindo…. bisou
Dilu arrasando!
Those little things that they eat for breakfast in the United States are waffles, goffres en francais.
Your sister cannot wait to get to France to enjoy all of the culinary wonders!
Bon voyage, mes Petits!