Assistindo a um programa na televisão, Luiz e eu nos espantamos ao ver que só conhecíamos duas, das aldeias consideradas as mais lindas da França. Acredite, apenas duas com quase 20.000 km rodados naquele país. Haja estrada! Pois é, nesta maratona, tivemos oportunidade de conhecer a Borgonha, Provence, Côte d’Azur e suas cidades mais famosas. Em consequência do tal programa, resolvemos nesta atual viagem, percorrer essas mesmas regiões, porém, nos programamos para “Vivons l’exception!”, isso é, “Viver a exceção!” ou seja, viver o prazer da descoberta das denominadas “Les Plus Beaux Villages de France”. Voilá, teremos pela frente as mais belas e pequenas vilas da França. ver próximo post
.
Hoje estamos na Borgonha! Aqui se encontram Dijon, Lyon e Beaune, só para citar as maiores e mais notórias cidades. Imagino que, quem não conhece, já ouviu falar, porém, lembrem-se, darei ênfase para as “villages”. A Borgonha é reconhecida pela sua história, seus vinhedos maravilhosos, seu patrimônio paisagístico, gastronômico e romântico. A nós, esses três últimos são os que mais interessam. Então….
Na estrada de ida para Châteauneuf en Auxois, a neve veio para nos surpreender. Não esperávamos por ela, mas fez com que o passeio se tornasse ainda mais lindo.
De repente, a paisagem começa a mudar… O branco aos poucos vai se transformando em verde… E o que era neve, virou grama, paisagens, espetáculo! Meu Deus, como assim?
No alto de uma rocha, uma das mais belas aldeias da França. A vila fortificada de Châteauneuf en Auxois permanece com sua silhueta austera, majestosa, mostrando que ainda “ está de guarda” ou no mínimo, “comanda” a beleza da região.
Pela estrada afora, vistas impressionantes, mais parecem conto de fadas.
Olho e me pergunto: Será real? Ou faz parte daqueles sonhos lindos que a gente não quer que acabe?
Talvez nem precisamos continuar, tamanha beleza já nos basta.
Para completar, aparece essa linda rota secular que é o Canal da Borgonha, construção iniciada em 1775 e concluída em 1832.
Nossa viagem está apenas começando, mas tenho a impressão que se ela acabasse aqui, já me daria por satisfeita. Isso se deve a tamanha beleza de tudo que estou tendo o privilégio de colocar meus olhos, chega ao quase inacreditável!
De repente aparece a plaquinha que nos trouxe a este destino tão especial e mágico.
A aldeia do século 12 e o castelo construído dentro dos domínios da imponente fortaleza quase assustam pela beleza e austeridade!
Châteauneuf -en- Auxois é um dos exemplos da arquitetura militar da Borgonha do século 14, quando se deu a Guerra dos Cem Anos. Foram construídos torres e enormes paredes de pedras para defender a aldeia e as planícies Auxois dos ataques do Império Plantageneta. Depois de nove gerações no castelo, o reinado dos Châteauneufs terminou em tragédia quando em 1456 a última herdeira, Catarina de Châteauneuf, foi queimada viva por envenenar seu segundo marido…
Hoje, ao passear pelas ruelinhas, estreitas e lindas, com lojinhas de artesanato, não são bem por esses tristes tempos que meus pensamentos percorrem.
Quando estávamos subindo, o que víamos de baixo para cima era maravilhoso, agora, de cima para baixo… Ah! Tanto faz, as mais belas vistas da região!
A aldeia é um lugar misterioso que combina gastronomia com casinhas medievais. Numa delas, cheia de charme e história, desfruto de um chocolate quente e Luiz de um conhaque! Claro, para aquecer o gelo externo, porque aqui dentro, o coração bate no peito quente de emoção.
Como falei lá no início, as torres também parecem de contos de fadas… E eu, fadinha como algumas amigas tem se referido a mim… estou me sentindo uma autêntica fada…
E ao escurecer, mais magia toma conta deste conto de fadas… (Como se fosse possível!)
Essa expressão é verdadeiramente maravilhosa! VIVONS L’EXCEPTION!! Nesse momento, concluímos que nossa opção foi perfeita. Sim, é exatamente isso que queremos ver e viver. Viva a exceção!
Se quiser receber as atualizações do Dilucious cadastre-se no https://dilucious.com.br/?page_id=2766
Curta e acompanhe a fanpage do Dilucious. Se gostar, compartilhe!
Que post MARAVILHOSO!
Uau! Que marravilha! Não sei como dizer, mas depois que conheci o Dilucious e a Dilufada, a minha vida está repleta de exceções! Pois é, esta até parecendo o nosso “português”, que tem mais exceções do que regras! rsrsrsrsrsrsrs Para citar uma delas: comer coentro e achar gostoso!!!
Putz! Mas que show de viagem! Já encontraram o Vatel por aí? Os três mosqueteiros, talvez o Rei Sol? Bon voyage!
Maravilhoso é pouco, eu nunca vi alguem fazer post tao bacana.
Que viagemmm!!! Que villages!!! Adorei o post! Bisous
Lindo, lindo, lindo!!!!!!! Bjos no seu coração iluminado!!!!!!
Mineira, viva a borgonha! Viva Minas! Viva este blog que so traz coisas lindas!
Dilu, vc acredita que já fiz essa viagem e nao conheci esse lugar fantastico? Ai que vontade de voltar!
Spectacular village to visit, beautiful post, Zek
Dilu, adorei saber sobre essas Les Plus Beaux Villages de France. Sensacional.
Delícious Primos! Aproveitem bastante, está muito frio? Breve estarei chegando!
Bjos
Meu DEUS do ceu!!!!!!!
Esse lugar realmente parece fotos de revista!!!!!
Mas como vc aparece nas fotos,eu acredito que existe sim!!!! rsssss
Maravilha….
Show…
bjssssssssssssssss
Simplesmente , maravilhoso …E ainda esta só começando !!!!
Que delicia , adorei …
Deslumbrante!
Que lugar,que fotos,que delícia!!!
E que sorrisos…vcs estão com o semblante sereno,feliz e só isso já valeu a viagem!!
Continuem assim,bjos
Que vontade de pegar um aviao agora!
Querida Dilu,
Que maravilha de viagem! Um verdadeiro espetáculo! Fotos belíssimas, comidas deliciosas, lugares fascinantes! Estou adorando acompanhar seu roteiro! Acho que vou desistir do ski e vou ficar aí com vcs!!!! Kkkkkkk
Bjs mil, Pat
Ai que tudo! Dilu, adorei as fotos, o lugar, a mudança do tempo parece que foi pra mostrar a força de Deus! Beijos!
Minha amiga, venho aqui pra te falar o qto vc faz as coisas parecerem simples. Vc encanta mesmo!
Amiga! Que lugar tão lindo! Que paisagem de sonho! Chegar aí deve ter sido emocionante, arrepiante! Aproveite muito, muito, muito….
Beijinho
Veronique