CIDA E SEUS MILAGRES
Angelo Oswaldo
Presidente do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus
Ela escolheu o reino vegetal como seu reino. Recolheu ervas, colheu folhas, entre palavras latinas e flores raras. Ainda encontrou sabores novos, curtidos na melhor aguardente. Fez da cachaça um fluido alquímico, depurado em raízes e plantas, líquido de líquen, milagre de Minas. E decidiu que era preciso acompanhar essa fórmula milagrosa de temperos também trazidos do reino verde, entre pastas e geleias de gosto único. Cida Zurlo, reinventora da cachaça, criadora de condimentos, senhora do paladar rico de história e arte, tal a sua Ouro Preto.

OS MILAGRES DE CIDA
Dilu Bartolomeo Villela
Há mil anos, chineses plantavam cana e a mascavam como afrodisíaco. Há seiscentos anos, indianos transformavam cana em açúcar. Há quinhentos anos, portugueses traziam cana e introduziam engenhos de açúcar no Brasil. Há trinta e dois anos, Cida Zurlo, membro da Academia Brasileira da Cachaça, criava a Milagre de Minas.
A Milagre de Minas é embalada em garrafa de vidro transparente e em garrafa especial de pedra sabão – as duas simbolizam a elegância oculta naquilo que é simples e ao mesmo tempo, raro.
Devo ressaltar que existem recomendações para saborear uma bebida preciosa, um néctar e, por que não dizer, um “milagre”. É por isso que degustar uma dose da Milagre de Minas demanda certo ritual, do qual se vai extrair o máximo de prazer e sensações.
Por outro lado, a cachaça conhece a importância que tem Cida Zurlo em sua história, valorização e evolução. Coube a ela, Cida, acreditar no sucesso e servir a “marvada” em festas de grande porte como a cerimônia oferecida em Ouro Preto, em dezembro de 1994, pelo então presidente Itamar Franco, aos presidentes do Mercosul. E ainda lhe cabe o protagonismo na divulgação da bebida, papel que desempenha com maestria.
E só pode ser em Ouro Preto, onde descer e subir ladeiras, contemplar e desejar tudo das lojinhas de artesanato, contar e ouvir histórias, apreciar e experimentar, nos leva a desejar um sabor de milagre. Misto de admiração e encantamento com o cenário barroco, o desafio fica em responder o que nosso Patrimônio Cultural da Humanidade pode oferecer de melhor.
Sem dúvida, o melhor é saborear uma cachaça com petiscos… Se for com a Milagre de Minas… não tem para mais ninguém, só dá Cida Zurlo. Ela e sua Milagre de Minas oferecem o ambiente ideal para momentos especiais, onde a estrela é sempre a cachaça.
Que sejam tira-gostos tipicamente mineiros para acompanhar a cachaça! Pensando nisso, Cida Zurlo criou uma linha de geleias e mostardas com a intenção de agregar novidades à tradição. Caldos, cremes, sanduiches de Pão de Queijo, Linguiças especiais, Queijo curado de São Roque de Minas, Torresmo de Barriga… Tudo pode se juntar aos seus maravilhosos preparos.
Geleia de Rosas, Geleia picante de Abacaxi, Pimenta, Limão capeta, Gengibre, Mostarda com Ervas, Mostarda escura picante e picles, fazem de um simples petisco, um banquete para o paladar.
Cida Zurlo ainda trabalha em eventos com sua empresa “Coquetel de Petiscos”. Nas festas, eles ficam dispostos em aparadores para que as pessoas se sirvam. Para exemplificar, esse serviço foi oferecido num mega evento para cinco mil pessoas, na Festa Mundial do Petróleo, no Rio de Janeiro, e algo similar no Camarote da empresa Brascan na Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos.
Além de tudo isso, Cida Zurlo ainda “esquenta” festas com o “Buffet de Caipirinhas”, especializado em drinks à base de cachaça com frutas, especiarias e ervas aromáticas. E se o cliente quiser, pode incluir outros tipos de bebidas. Em geral, o serviço é montado em aparadores que ganham gamelas de madeira e peças em pedra sabão. Lindo!
“Faça um pedido, beba um Milagre.”
Maria Sônia Madureira de Pinho
MILAGRE DE MINAS – (31) 3551.55.31
Praça Tiradentes,130 – Centro – Ouro Preto – MG
e-mail:contato@milagredeminas.com.br
Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publico um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu
DILU, EU CONHEÇO A LOJA E AS GELEIAS SAO UMA DELICIA! O TEXTO FICOU ÓTIMO!
Elisa querida, obrigada!
Que otimo, vamos passar o próximo fim de semana em Ouro Preto, vou lá comprar essas geleias, eu adoro. Beijao!
Que delícia Luisa! Aproveite! A Cida me disse que tem umas novidades…
Chegando do carnaval e vejo este texto lindo sobre nossa gente, gente de Minas! Especial!
Especial mesmo, Lucia! Certos mineiros são pessoas interessantíssimas! A Cida é uma fofa!
Este IT AMIGO Angelo Oswaldo escreve muito bem, e vc Dilu, soube continuar no mesmo nível. Lindo texto!
Nossa Maria Jose, isso pra mim é um super elogio. Imagina! Angelo Oswaldo é um erudito! Ele escreve com uma facilidade… Bjs querida e obrigada
Dilu que espetáculo.
Vou entrar em contato para poder adquirir algumas destas maravilhas…e pensar que está tão pertinho da gente!!
Amada, quando você estiver falando com ela, pergunte sobre algumas coisas novas que ela tem feito. Não deixe de comprar a Geleia de Capim limão e a mostarda escura. Delicias!
Dilu, a Junia tem razão, se fosse alguma coisa da Provence, a França inteira conheceria. Tb quero!!!!!!!!!!
Carla, você tem toda razão. Infelizmente o Brasil não tem essa cultura de valorizar o que cada um faz e tem de bom. Bjs
Hummmmm que vontade de provar AGORA a geleia com um queijim mineiro!
Rsrsssss Nossa! Eu também Adrian!
Depois de tudo dito, Cida nos torna chiques ao usarmos e presentearmos amigos com seus maravilhosos e únicos sabores.
O blog de Dilu é o melhor cardápio do Brsil!
Ah Lucio meu querido, super obrigada!
Encontrar Cida e Dilu é brindar a grande mesa. Mestras, obrigado.
Se tem alguém a agradecer, esse alguém sou eu, meu caro amigo e “parceiro” Angelo. Adorei sua introdução inteligente, poética, doce e sutil. Obrigada querido!
Realmente difícil responder o que nosso Patrimônio Cultural da Humanidade pode oferecer de melhor. Claro que é uma cidade maravilhosa, cheia de historia e arte, mas…. a dupla cachaça e petiscos é imbatível!
Liliane, para nós, amantes da boa mesa… nada é mesmo melhor! Rsrssss
Bjs querida
Vixe mineira, cada post seu, mais vontade de conhecer as Minas Gerais. Ouro Preto então… nem digo!
Vem logo Katarina, acho que você vai amar!