Por falar em vinho… Borgonha do Sul

Captura de tela 2014-04-15 às 14.51Olá pessoal, quando se fala em Borgonha, pensamos logo em Beaune, Dijon, Chablis, mas não podemos esquecer a parte sul dessa região onde excelentes vinhos fazem parte de paisagens maravilhosas, charmosas e relaxantes.

.

A região de Maconnais é marcada por uma sequência de colinas leste/sudeste, que favorece o cultivo da vinha. Até o século XVIII, sua casta principal era o Gamay e no século seguinte, o Chardonnay foi implantado. Esta casta se deu muito bem no território e hoje  representa mais de 80% da plantação.

a vinha_Fotor_Collage

Na pequena cidade « La Roche-Vineuse », me chamou atenção o domínio vitícola familiar do século XIX possuidor duma coleção de objetos antigos da vitivinicultura. É possível visitar os locais onde os vinhos são vinificados e ainda aprender sobre a profissão do vinicultor do século XXI.

aline abo_Fotor_Collage

A vinícola possui uma bela adega abobadada do século XVIII onde um guia anima a degustação contando a história e descrevendo com paixão os vinhos do domínio.

aline abo

A entrada do Musée de la Vigne et du Vin custa 7,50 e gratuita para menores de 16 anos. O melhor é que cada entrada adquirida, uma garrafa é oferecida. E melhor ainda, as degustações são gratuitas.

eu

Eu

Então gente… por falar em vinho… lembrem-se de que estou às ordens se quiserem ter qualquer informação sobre esta região. E se quiserem saber um pouco sobre meu trabalho, a Dilu me apresentou no post Vinho é com Aline.

Um abraço, Aline

.

Aline

.

 aline.mendonca@portugais-francais-services.comaaaa

Oiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Aline

ser com arte

Você poderá gostar de:

16 comentários em “Por falar em vinho… Borgonha do Sul

    • Lelena, vou entrar de gaiata intrometida e responder por mim rsrsss…. Fui em novembro e adorei. Ainda não está muito frio, é baixa estação, então os hotéis são mais baratos e tudo é lindo. Mas acho que Aline vai te responder a época correta. Bjs

    • Aline, enquanto você não responde, tive de pedir ajuda aos universitários, que no caso, foi meu marido.
      Tradução: “Delícia! Sentar-se à essa mesa e bebericar vinho, comendo e assistindo tudo.” Alguém quer algo mais que isso? Rsrsss

  1. Na Matemática da Arte é assim:

    Vinho + Gastronomia= Borgonha

    “O vinho é uma das substâncias mais civilizadas do mundo, uma das coisas materiais que foram levadas ao mais alto grau de perfeição e que oferece a maior variedade de prazeres e de satisfações que qualquer outra que se possa comprar com intenções puramente sensoriais.”
    – Ernest Hemingway

    • Ei Felix querido, você sumiu. Desistiu de ser colaborador do blog? Se sim, vou ficar muito triste, porque você entende muito, enriquece a gastronomia e claro, o Dilucious. Haja visto esse lindo comentário, adorei!

      • Nao Dilu. Jamais abandonarei. Nessas duas semanas passadas estava muito envolvido com a Copa, pois sou contratado pela FIFA. Por isso me ausentei. Agora que ja estou com uma escala definida, estou de volta. Bjs

  2. Lelena,

    eu adoro a Borgonha em maio, junho porque os dias sao bem mais longos e as flores amarelas de Canola preeenchem a Borgonha e fica uma mistura do verde das parreiras e do amarelo das flores de Canola

  3. Délice! s’asseoir à cette table et être en sirotant du vin, manger et regarder tout

    Delicia! senta nesta mesa e beber unm vinho, comer e observar tudo”

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps