ABRE-TE SÉSAMO!

 

Leninha mesa pera

“Como um conto persa, a mesa se faz fantasia.

Peras em profusão com o adamascado da toalha me lembram contos árabes, onde a fartura da mesa traduz o apuro da anfitriã em receber. Mais uma vez para surpreender: o olhar, o paladar, a alma.

Surpresa maior traduzida na composição de tantos elementos em harmonia: alegria, cumplicidade, curiosidade, magia, enfim, tudo fazendo parte de uma fábula!”

Júnia Vaz de Almeida

Leninha mesa

Leninha mesa

Leninha prato

Leninha mesa

Leninha guardanapo

Leninha orquidea

Leninha peras

Gente, a Júnia Vaz de Almeida fez a decoração da minha mesa (com tudo da COISAS DE MESA), e ao vê-la pronta, escreveu a introdução desse post. Ao ler, você pode até pensar que hoje é dia de literatura. Só que não! Ao citar a palavra “fábula”, ela me faz lembrar de outra palavra: história! Pode até ser uma abordagem arrojada, mas Júnia faz menção aos “Contos Persas”, me fazendo também lembrar algo que algum dia li sobre a cultura árabe, me colocando asas e me transportando para bons tempos vividos, mágicos. Num CONTO PERSA, acontecem metáforas, ocorrem diálogos entre a natureza e os seres humanos, pessoas se transformam em seres extraordinários, tapetes voam, é adquirido o direito à vida através da criatividade, e em forma de magia, existem amplas mensagens de amizade… E é isso que hoje desejo, fazer um CONTO, declarando amor a uma amiga aniversariante, e lhe dando de presente um pouco dessa magia, pois oferecer boas recordações de uma partizinha de nossa historieta, é também uma forma de presentear.

Leninha orquidea 2

ABRE-TE SÉSAMO!

Um dia, Ali Babá gritou: ”Abre-te Sésamo!” A enorme lagoa do Alphaville apareceu e lá, ganhamos nossas caverninhas encantadas. É assim que começa nosso conto de hoje. Humm… Não sei, talvez seja melhor assim: Era uma vez, há muuuuito anos, duas lindas crianças que, ao serem providencialmente corrés (conto árabe usa palavra difícil, e esta significa colegas), uniram os pais numa bela, forte e duradoura amizade.

Leninha e eu
Leninha e eu

Essa história foca uma linguagem simples e lúdica mostrando ações delicadas e dedicadas uns aos outros, sempre com muito apetite de agradar os personagens. Mas o autor (no caso, eu) emprega “approaches”, alguns reais, outros talvez caminhem pela fantasia, outros pela magia, ou ainda, quem sabe, viajem por um caminho onde bicicletas, patins, bolas, ficavam caídas, descuidadamente felizes. Isso aparece em minha memória de uma maneira meio marota, mas eu sei o motivo: o “quadro” vem parabenizando aqueles pais, ao mostrar o quanto aquelas pequenas personagens se sentiam felizes com o que era proporcionado a elas.

Leninha
Leninha Arbex

Cada conto das Mil e Uma Noites termina forçando o ouvinte a retornar para saber a continuação da história. Era assim que ficávamos, ávidos pelo próximo fim de semana. O gênio da “lâmpada maravilhosa” realizava todos os nossos desejos, que eram unicamente, o de sermos bem-aventurados. O mago nos oferecia “mesas” misteriosas, recheadas de abastança. O popular marujo Simbad nos transportava a fantásticas aventuras. Ali Babá, sem os Quarenta Ladrões, claro, viajava pelo reino da Pérsia… ops… do Alphaville, levando e trazendo as boas novas, e foram elas, as boas novas, que sustentaram e mantiveram um elo de amizade e afeto, transformando tudo em história. E foi ela, a história, que, em parte, nos doutrinou com lições que levaremos para nossas vidas.

Leninha
Leninha

Sabemos onde fica a Pérsia? Se sim ou não, não importa. Importa que unimos nossos corações aos momentos vividos nas nossas caverninhas mágicas do Alphaville. Nada se perdeu na poeira do deserto, nem nas águas da lagoa. Que seja essa emoção, a tônica de nossa amizade!

Por tudo que você é!
Por tudo que você é!

Aí, fiz um almoço, o das peras em profusão, quando à mesa se faz a fantasia e onde a fartura traduz aquilo que surpreende o olhar, o paladar, a alma. Quase tudo era mini: mini chuchu, mini arroz, mini  pimentão, mini alface, mini pera, mini naked cake… Mas a amizade que sentimos por ela é MAXI!

leninha menu

Gelatina de Violeta . Bacon Tukmaria . Mostarda . Aipo Creme azedo . Maça. Rabanete Mostarda de Cremona  Casulo caramelado
Gelatina de Violeta . Bacon Tukmaria . Mostarda . Aipo Creme azedo . Maça. Rabanete Mostarda de Cremona
Casulo caramelado
Borsht Sorvete de Caviar . Caviar Pó Waffle Chocolate branco e Caviar
Borsht
Sorvete de Caviar . Caviar Pó
Waffle Chocolate branco e Caviar
Caviar em pó
Caviar em pó
Camarão em crosta de Coco Dois Bisques: Coco e Curry
Camarão em crosta de Coco
Dois Bisques: Coco e Curry

Leninha camarão

Sucesso do almoço: pimenta da Ana e do Jefferson
Sucesso do almoço: pimenta da Ana e do Jefferson
Ravióli de Batata e Trufas Molho Noizete  Sal de trufas  Harmonização: Cervejas
Ravióli de Batata e Trufas
Molho Noizete
Sal de trufas
Harmonização: Cervejas
Sorbet de Cereja com Manjericão
Sorbet de Cereja com Manjericão

Leninha sorbet

E xuxu mesmo é isso:  Mini Chuchu com Feijão Guandu  Bacalhau com ares de Galinha Caviar de Quiabo Molho röti defumado
E xuxu mesmo é isso:
Mini Chuchu com Feijão Guandu
Bacalhau com ares de Galinha Caviar de Quiabo
Molho röti defumado

Leninha bacalhau

Mini Arroz com Suã e Pequi  Mini Pimentão com Suã Sorvete de Pequi
Mini Arroz com Suã e Pequi
Mini Pimentão com Suã
Sorvete de Pequi
Mini Pera com Camembert  Mini Alface . Molho de Baunilha Praliné de Amêndoas
Mini Pera com Camembert
Mini Alface . Molho de Baunilha
Praliné de Amêndoas
Arroz Doce no LimãoSiciliano Rocambole de Goiabada com Mousse de Limão
Arroz Doce no Limão Siciliano
Rocambole de Goiabada com Mousse de Limão
Lembrancinha Mini Naked Cake
Lembrancinha
Mini Naked Cake
Maria Albina, Ana, Leninha, Angela e eu
Maria Albina Poggiali Espeschit, Ana Birman, Leninha Arbex, Angela Dourado e eu
Eu
Eu
Jefferson
Jefferson Birman
Ana
Ana
Luiz, João e Tuté
Luiz, João Delpino e José Arbex Filho
Ana e Leninha
Ana e Leninha
Angela
Angela
Tuté
Tuté
Maria Albina
Maria Albina
Augusto
Augusto Espeschit
Leninha, Augusto e Jefferson
Leninha, Augusto e Jefferson
Jefferson e João
Jefferson e João
Tuté, Jefferson e Angela
Tuté, Jefferson e Angela
Leninha e eu
Leninha e eu

Por coincidência, o almoço parecia um CONTO PERSA, os pratos pareciam se unir ao adamascado da toalha, lembrando contos árabes, numa composição de elementos em harmonia: alegria, cumplicidade, curiosidade, magia, enfim, tudo fazendo parte de uma fábula para brindar a amizade! Abre-te sésamo seria a fórmula mágica frente aos tesouros enclausurados não só no coração, mas também entre os amigos. ABRE-TE SÉSAMO!

aaaaOiiiê, se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

40 comentários em “ABRE-TE SÉSAMO!”

  1. E essa é a casa das 1001 maravilhas, onde reina, a fada com sua varinha mágica trazendo alegria,sabor,aroma,amor, carinho e muitos amigos!
    Um brinde a amizade!
    Feliz aniversário Leninha, voce é uma amiga muito especial!
    bj

    1. Ai Teteia, que comentario é esse fia? Quer me matar? Matou! Aliás, arrasou! Obrigada amor, mas tenho de dizer que são vcs meus queridos que inspiram, com força!

  2. junia vaz de almeida

    Dilu,a Stella disse bem:”casa das mil e uma maravilhas”.
    Vc coloca tanto carinho que sentimos que cada evento a que vc se dedica parece único.
    Já te disse que seu dom culinário só não suplanta sua capacidade generosa de agregar!
    Que sua vida nos traga muitas fábulas como esta de uma amizade afetuosa,delicada e forte!

    1. Arrepiei Junia.
      Ainda bem que vc fez a introdução, me fazendo associá-la ao nosso começo de vida juntos.
      Amiga, vc disse certo: cada encontro nosso é único mesmo, cada vez que olho nos seus olhos, que vejo uma risada da Leninha, enfim, que percebo um jeitinho especial que cada um tem para se expressar, aquele instante se torna único e inesquecível.
      Obrigada POR TUDO! Principalmente por aquele telefonema de ontem, foi um “Abre-te sésamo” no meu coração, pode saber disso. Bjs

  3. Dilu, super bom falar em historia quem tem historia, e devemos aproveitar enquanto tem. Daqui uns tempos, o que vai existir é só computador. O que nós vamos ter para contar é como manusear mais e melhor uma maquina. Eu adorei ligar e citar os contos persas.
    Que Alá diga amém aos amigos!

    1. Ah que lindo! Alá está dizendo amém a todos que contam historias, e os que não contam também! Rsrsrsss E tomara que sejam “providenciadas” muitas fábulas e contos pra todos nós! Bjs querida

  4. EliANA FERREIRA BARBOSA

    Que maravilha , mesa sintuosamente posta , manjares dos Deuses e a presença de um casal que não encontro ha anos , ia sempre ao aniversário do filho de Ana e Jeferson ! um dia nos afastamos sem, um porque ! Época muito boa ,Arezzo fazendo tênis para a loja e um relacionamento muito bom ! Parabéns para Leninha pelo seu dia e pela decoração da mesa , linda !!!!!

    1. Eliana querida, a vida é assim: num dia estamos super próximos de pessoas que gostamos muito, mas mesmo assim, no outro ficamos por razões diversas, muito distantes. Foi assim com nós duas, né? Ainda bem que a vida nos aproxima de novo. Mas uma coisa é certa: a distância física em nada muda o que vai dentro dos nossos corações. Bjss

  5. Dilu, minha querida amiga,
    Não sei nem como agradecer e nem tenho palavras para traduzir tanta alegria que eu senti ao ler este post maravilhoso, com aquele almoço que sempre nos deixa lembranças deliciosas e sempre pensando no próximo.
    Já li varias vezes, e não me canso de ler.Que lindo Dilu o que você escreveu, fiquei emocionada com e a nossa história passou como um filme em minha cabeça e com muita saudade daquela época em que nossas filhas eram pequenas, nossa que emoção!!!
    Adorei tudo, as fotos , os amigos, os pratos e principalmente você, que eu adoro,
    Obrigada pelo carinho,
    Bjs,
    Leninha

    1. Nem preciso falar que também te adoro, pois vc sabe. Graças a Deus, existiu uma festinha junina, da qual saímos direto para conhecer o Alphaville, lembra? De lá pra cá… hummm… tantas delícias, tantas noites com o “macarrão da meia noite”, tanta lareira acesa, tantas experiências, tantas coisas boas vivemos juntas naquelas ruinhas, naquelas férias, naquelas mesas, naquele que era pra mim, um paraíso, tão pequeno e tão bom. Melhor ainda é não ter deixado tudo se perder pela “areia do deserto ou pelas águas da lagoa” kkkkkkkkkk

  6. Dilu,

    que encontro maravilhoso, que delícia de turma!
    O preparo dos pratos com as cores e formas cuidadosamente desenhadas por suas māos tāo habilidosas e seu coraçāo tāo generoso, transformaram tudo em uma mostra de criatividade,
    um show de design que nos fez comer com os olhos!
    A decoraçāo com as peras, a delicada fruta que rapidamente amadurece, traduziu a femilnilidade da aniversariante. Rever a Ana e o Jefferson depois de tanto tempo nos emocionou muito e,
    a foto do abraço dele e do Joāo está aí para confirmar.
    Thanks !

    1. Angela, fia do céu! Vc é tão chic que nem sei como responder seu comentário. Sua fala, fala de essências. É sutil! Obrigada por ser minha amiga, isso é uma honra pra mim, vc nem sabe c quanto. Bjs

  7. Mary Garcia Blanco

    Dilu, você cada dia mais se supera, se possível fosse, adorei tudo, a redação, os pratos, as fotos e principalmente a homenagem que vc fez para a Leninha, pessoa amável, encantadora, cativante, assim como vc. Parabéns as duas e continuem assim para sempre. Bjo

  8. Gente, eu não sei dizer o que é mais bonito, se o texto ou redação como disse a Mary ai acima, se a beleza da mesa, se a comida, se a alegria dos convidados, ou se a amizade. Parabens pra tudo e pra todos que fizeram do conjunto, algo inesquecível, mesmo pra quem não foi e nao viveu e nao viu pessoalmente.
    Beijão

  9. Dilu , em primeiro lugar quero comentar que eu achei o texto sutil , inteligente , belo e emocionante , mesmo eu não sabendo e não tendo vivido o que vcs viveram . Mas dá pra entender entre as palavras um período de muito carinho e amor .
    Em segundo lugar , eu devo falar sobre a beleza de tudo desse post . É mesmo de emocionar , eu desejo felicidades para sua amiga Leninha , e parabéns para vc que consegue arrancar suspiros de nós , simples mortais que não sabem escrever , qto mais montar um almoço como esse . Um grande abraço , Debora

    1. Debora, foi mesmo um período de grande alegria. Éramos felizes vendo as meninas crescerem com mais qualidade de vida, mais livres, mais soltas, pq no Alphaville ainda existia muita segurança… era muito bom. As portas de nossas casinhas, que eram vizinhas, permaneciam abertas, sem preocupação. E pensar que tem tão pouco tempo. Bjs querida, e obrigada por seu comentário e pelo carinho

  10. Maria Eugenia Couri

    Parabéns , Leninha , aniversariante querida ! Seja esse o início de um belo ano em sua vida !
    Parabéns , Dilu -mãos -de-fada , capaz de transformar um conto em realidade !
    Só mesmo uma palavra árabe para tudo explicar : Maktub …estava escrito !
    Abraço carinhoso ,
    Maria Eugenia

    1. Ainda bem minha querida amiga que “maktub” que você faria parte da minha vida. Sim… Estava escrito, mas é muita sorte e um privilégio dos Deuses eu ter sido uma feliz merecedora de alguém como você no meu pertinho!!!!! Bjsss e muita saudade

  11. Maria Albina Poggiali Espeschit

    Queridos amigos Dilu e Luiz Guilherme, estou revendo aquele maravilhoso almoço Persa. Vocês realmente sabem receber como ninguém! Desde as entradas, a variedade dos menus degustação até a finalização tem requinte, bom gosto e magia… Mas o melhor de tudo é que ao mesmo tempo, a gente se sente em casa; tudo flui na maior descontração, harmonia, simplicidade sem contar um bom papo, regado a deliciosas risadas…. Um grande beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima