Saint-Antonin ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O SEU CORAÇÃO

Maria Eugênia Couri não sabe, mas de repente, ela passou a completar minha trajetória, tendo muitas vezes sido “cúmplice” em vários dos meus atuais momentos de vida. Ou será que sabe? Ah! Não importa! O importante é ela ser e estar sempre presente, mesmo que nem sempre fisicamente. E isso ela faz sutil e maravilhosamente. Obrigada amiga!

..

Maria Eugênia e Dilu

Maria Eugênia e eu

.

Saint-Antonin

ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O SEU CORAÇÃO

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Saint Antonin embrulho ME

.

Hoje, super atrasada e louca para começar o post sobre Saint Antonin, chego em casa e vejo essa delicadeza em forma de presente. Só de olhar, já sei de quem vem. Ela é assim, sempre! Sempre delicada, amável, calorosa, afetiva, enfim, uma pessoa apaixonada pela vida, pelas pessoas e pelos atos carinhosos.

.

Saint Antonin biscuit

.

Abro o lindo embrulho e penso: Além de tudo, a pessoa é sensitiva. Como ela pressentiu que logo hoje recomeço “minha viagem” por Saint Antonin? Só quem a conhece sabe que isso são coisas de Maria Eugênia!

.

Saint Antonin cartao e mapa

.

Nesse momento, o post passou a ter dois, três, quatro, ou tantos quantos nomes, cada cabeça consegue imaginar e nomear, para temas tão simples, e ao mesmo tempo tão complexos:

.

m

.

“AS RECEITAS DA FELICIDADE”, que é o real nome do filme.

“O AMOR COMO TEMPERO DA VIDA”, que é a chamada do filme.

“A CEM PASSOS DE UM SONHO”, que é a tradução que deram para o nome do filme.

“ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO SEU CORAÇÃO”… Ah… esse sim! É o que necessitamos lembrar ao elaborarmos o script do filme de nossas vidas.

.

Cartão onde encontrei o melhor nome do post. Veio junto ao mapa que Maria Eugênia me enviou

Cartão onde encontrei o melhor nome para o post. Veio junto ao mapa que Maria Eugênia me enviou

.

Então, o Dilucious vem pedir emprestado a essência do bom coração de Maria Eugênia, para hoje, aproveitar o real nome do filme e partes da linda cidade de Saint Antonin para falar de felicidade, sentimento que veio em estilhaços, tal qual a beleza de Saint Antonin.

.

Saint Antonin mapaSaint Antonin

.

OK! Também fiquei curiosa para saber o porquê de Saint Antonin ter sido a cidade escolhida (entre as milhares Plus Beaux Villages de France).

.

Saint Antonin estrada

.

Comecei a entender o motivo ao descer a estradinha que nos leva em sua direção.

.

Saint Antonin vista

.

A gente não tem muita noção se o que sentimos é alegria ou se é possível identificar ali, a felicidade.

.

Saint Antonin vista 2

.

Saint Antonin com sua atmosfera medieval muito bem mantida, ficava afetuosamente no nosso caminho, entre Sarlat e Carcassone, fascinante região no Sudoeste da França. Isso me faz lembrar que a felicidade está no poder de voar, se não nos céus ou nas nuvens, que seja nas viagens.

.

Captura de Tela 2014-11-25 às 02_Fotor_CollageSaint Antonin igreja

.

Nascida em volta de uma abadia beneditina no século VIII, a cidade tem mais de 13 séculos de história. Isso me faz lembrar que a felicidade está na busca de ser para si mesmo, se não sempre feliz, que seja ao menos contente na maioria dos momentos pelo passar do tempo.

.

Saint Antonin mercadoCaptura de Tela 2014-11-25 às 01_Fotor_CollageSaint Antonin fonsacrivis

.

Saint-Antonin é protegida pelos desfiladeiros e penhascos da Roc d’Anglars, majestosa parede de calcário. Isso me faz lembrar que a felicidade está na capacidade de alcançar um estado de satisfação, se não luxuoso, que seja nobre.

.

Saint Antonin 2

Saint Antonin casa e montanha

Saint Antonin montanha

Saint Antonin ponte

.

Saint Antonin agrada todos os tipos de visitantes pois oferece lindas paisagens, muitas atividades ao ar livre, museus, galerias de arte, inquestionável beleza medieval e ainda é uma cidade premiada com o selo de Città Slow, que vem do Slow Food, que significa “viver devagar”. Isso me faz lembrar que a felicidade não é um estado passageiro de prazer ou alegria, ela representa algo sustentável que é conseguido pausadamente e com equilíbrio.

.

Saint Antonin vert 6_Fotor_CollageSaint Antonin vert 10_Fotor_CollageSaint Antonin vert 10_Fotor_CollageSaint Antonin _Fotor_Collage

.

Mas também fiquei pensando o porquê de trocaram o lindo nome original do filme, RECETTES DU BONHEUR (Receitas de Felicidade), pelo A CEM PASSOS DE UM SONHO. Isso me faz lembrar que a felicidade está também na audácia, aquela que toma pra si, o dom de orquestrar um festival de sabores. 

.

Saint Antonin mercado 2_Fotor_CollageSaint Antonin janela

.

A encantadora vila foi um acerto, juntou as duas culturas culinárias, mas poderia ser na cultura da felicidade ou na dos sonhos. Isso me faz lembrar que, ninguém deve ignorar o bálsamo da vida, nem mesmo os inflexíveis, como foi até um certo ponto a chef estrelada do filme. 

.

Saint Antonin ele_Fot_CollageSaint Antonin_Fotor_CollageSaint Antonin ele_Fotor_Collage

Para minha felicidade, tudo isso me faz lembrar que, a felicidade é o resultado de uma construção e na verdade, não tem receitas, mas deve ser buscada. Portanto, lembre-se: ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O SEU CORAÇÃO!

.

Continuação da viagem: Carcassone e Cordes-sur-CielaaaaSe quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

44 comentários em “Saint-Antonin ONDE QUER QUE VOCÊ VÁ, VÁ COM TODO O SEU CORAÇÃO

  1. Receita de felicidade: junte os pequenos momentos de extrema alegria e carinho com os momentos simples e gostosos. Misture com os pedacinhos de ternura do dia, mexa devagar para manter a harmonia! Tudo pronto. Agora com o coração leve, depois de ler o Dilucious chama as amigas para um chá com direito a Fada Dilu! Sirva com carinho e não esqueça as gargalhadas! Beijos

    • Gente, pra quem diz não saber cozinhar, você está dando receitas maravilhosamente bem.
      Ta vendo minha querida amiga: cada um oferece a receita que sabe preparar. Uns sabem misturar arroz e feijão, outros farinha e açúcar, mas tem alguéns especiais que sabem a melhor maneira de conseguir a receita do viver entre carinhos e gentilezas.
      É isso!
      Bjs amor

    • Patricia querida, eu também gostaria de ter um pouquinho em mim dessa maneira que é só dela. Isso me faz treinar, treinar… Rsrrsss… Mas já desisti, porque entendi que certas coisas não basta querer, tem de nascer assim, e ela nasceu com essa delicadeza d’alma. Felizes daqueles que têm a oportunidade de usufruir.
      Bjs amor

    • Larissa minha flor, nem posso agradecer sozinha pelo lindo post, pois quem me mandou, quase que pronto, foi Maria Eugenia. É uma delícia poder contar com contribuições tão pertinentes.
      Bjs querida

      • Oi, Larissa !
        Dilu é mesmo muito generosa !
        Dei só ” um pitaco ” !
        Mas , você tem razão , essa foi mesmo uma linda viagem !
        Obrigada ,um beijo,
        Maria Eugenia

  2. Queridos ,
    Receitas passam levemente pela área da matemática : medidas e proporções são realmente importantes para o resultado final . Mas , isso não é tudo . Ingredientes , para serem bem usados ,pedem bom senso , sensibilidade …coração !
    Vejam só o que um simples mapa pode inspirar ,porque chegou às mãos da Fada , alquimista do Bem !
    Martha Medeiros escreveu em uma das suas crônicas , ” Quindins na portaria ” , que ” já visitou um pequeno vilarejo só para sentir o impacto que uma pessoa querida havia sentido , anos antes . Porque , isto também , é estar junto !”
    Assim é Dilu , que com seus olhos treinados para o Belo , nos abre caminhos e nos inspira a sempre dela lembrar . ” Ah , se Dilu estivesse aqui !… Ou ” Ah , se Dilu visse isso ! ”
    Em todos os lugares onde a beleza , a delicadeza e a criatividade estejam presentes . Ontem estive em um lindo Bazar de Natal . Encantada , diante de tantas e belas peças , imediatamente perguntei :” Dilu já foi avisada ? ” rsrsrs
    Vamos , então , acatar com muito pra zer a bela sugestão de Ana Paula : que dia será o nosso chá ?
    Abraços carinhosos ,
    Maria Eugenia

    • Ah meu Deus, com esse lindo e sensível comentário só me resta copiar e colar aqui o primeiro parágrafo deste post:
      “Maria Eugênia Couri não sabe, mas de repente, ela passou a completar minha trajetória, tendo muitas vezes sido “cúmplice” em vários dos meus atuais momentos de vida. Ou será que sabe? Ah! Não importa! O importante é ela ser e estar sempre presente, mesmo que nem sempre fisicamente. E isso ela faz sutil e maravilhosamente. Obrigada amiga!”

      Mas me deu vontade de completar e dizer: Tudo que cheira à delicadeza, à beleza, à sensibilidade, à bondade, à simplicidade, sinto que tem o aroma desta minha amiga do coração.

  3. Sem palavras pra tanta inspiração, mas se não tem receita escrita, ela está em cada palavra que todas vcs falam, pensam e o melhor, se dão ou se doam. Beijo, Inês

    • Inês, você está coberta de razão. Você acaba de usar uma palavra que casa bem com o que acontece aqui no Dilucious: DOAÇÃO! E isso me faz lembrar: Deus é maravilhoso demais por me proporcionar tudo isso, nem sei porque sou merecedora de tanto.
      Obrigada por esse seu comentário fia, nos remeter a Deus é muito bom!

  4. Eu não sei se eu gosto mais do post ou dos comentários. Pra ser sincera, eu acho que a fala dos amigos complementam o post. Esse blog tem um diferencial. Parabéns.

    • Andrea, precisei respirar um pouco depois do último comentário, e do seu. E ainda saiu um suspiro profundo do fundo do meu coração. Tudo me leva a pensar que realmente uns comentários como os de hoje não carecem lapidação.
      Bjs querida

  5. Eu li e reli, depois fui conhecer mais o blog, que infelizmente eu ainda nao conhecia, e voltei. Eu queria falar que eu vi num outro blog que a Maria Eugenia é uma das chiques de belo horizonte. Aqui nesse blog eu gostei mais ainda de ver que ela é chique é pelo lado de dentro. Parabéns pra Dilu e pra Maria Eugenia. Virei fã.

    • “Fã”, que bom você ter gostado a ponto de se tornar fã. Isso nos faz muito felizes. Maria Eugenia e eu agradecemos de coração e desejamos que você volte muitas vezes.
      Quanto ao chique dessa minha querida amiga, você foi novamente muito feliz em sua colocação: além de linda e elegante, ela é chique mesmo é pelo teor de suas atitudes, pela sua generosidade com os mais necessitados, com seu cuidado com alguém adoentado, com seu carinho com os próximos e até, com os nem tanto, enfim, ela é chique por causa do seu olhar sempre atencioso!

  6. Querida Dilú,

    Este post é mais uma manifestação da energia amorosa e sensibilidade com que vc foi abençoada pelo criador, atraindo para junto de vc jóias raras como a sua amiga Maria Eugênia!
    Este filme foi um dos mais profundos e belos que assisti neste ano !
    Visitar a cidade onde foi filmado, descer aquela estradinha, nos remete a todas emoções geradas pelo roteiro.
    Como lhe disse recentemente Felicidade é uma das poucas coisas que nos permitir escolhas em construir, e independe de quaisquer circunstâncias externas pois ela nasce na alma !!
    Dilú e Maria Eugênia, obrigado pelo lindo post ele foi mais um alimento para minha alma neste abençoado dia que se inicia ! Estou bastante emocionada!!!
    Bjs !!

    • Emocionada e encantada com o seu comentário , Graça !
      Alimentar uma alma delicada e sensível como a sua … Ah , que responsabilidade a nossa !
      Um beijo ,
      Maria Eugenia

    • Graça, te conhecendo com já conheço, sei que posso te pedir licença para me “meter” na sua frase: “Este filme foi um dos mais profundos e belos que assisti neste ano!”

      Pois bem, tenho aqui no meu coração, que junto a esse filme “profundo e belo”, podemos juntar um outro “filme” passado também nesse bendito ano de 2014 – tão ou mais profundo e lindo quanto o A 100 Passos de um Sonho. Posso ousar mais e dar um título a ele? POUCOS PASSOS FAZEM BROTAR UMA AMIZADE? Bem… como eu estou divagando aqui e escrevendo sozinha, eu mesma posso responder, e ainda usar seu próprio comentário para te responder… rsrsss…:
      Quando a vontade divina sobressai, a manifestação da energia amorosa e sensibilidade com que somos abençoadas atrai sim jóias raras, não apenas como a maravilhosa Maria Eugênia, mas também como você, minha querida amiga Graça. Simples assim! Tão simples como foi aquela nossa conversa ao nos referirmos à felicidade. Em principio, discordei de você, lembra? Mas bastou umas poucas palavras suas, para você me mostrar como sua linha de pensamento é bonita, virtuosa, pura e o quanto me sinto honrada porque sou mesmo abençoada pelo criador por atrair esse tipo de coisa que vai muito além do comum.

      Obrigada por ser tão linda e estar no meu pertinho!

    • Obrigada , Fabiana !
      Ponha algo , pequenino que seja , nas mãos de uma Fada e veja o resultado !
      Coisas da Dilu !
      Um beijo ,
      Maria Eugenia

    • Na realidade Fabiana, o Dilucious, que teve a ideia inicial de satisfazer os prazeres da boca e do estômago, achou mais interessante aproveitar esses prazeres maravilhosos, e junto a eles, focar em outro tipo de resultado, o da alegria da alma e do coração!

  7. Dilu Bartolomeo Villela querida,me coloco também junto a você, com tudo falado sobre Maria Eugênia. Sendo suspeita ou não, pelos laços familiares de tia e sobrinha, penso eu que são bastante relevantes, pois em família e conosco familiares, ela é a mesma doçura, a mesma fada que sempre se faz presente em qualquer momento; alegre ou triste em nossas vidas. Tenho este privilégio, de ter Maria Eugênia sobrinha, irmã, amiga e comadre. A beleza externa, é o reflexo da beleza interior. Me emocionei com cada palavra sua e das outras pessoas, pois eu não poderia também deixar de dar o meu testemunho familiar. Um beijo carinhoso no seu coração

    • Minha querida Maria Inês… Não importa se suspeita ou não, se é da família ou não (aliás, quantas pessoas da mesma família não se suportam?), o que verdadeiramente importa são os sentimentos puros, são os sentimentos que, qdo expostos, emocionam a quem lê… sempre que vivencio alguma coisa que vem da ME, é sempre recheado de alto astral, de carinho, de amor, de gentileza, de ternura, enfim, nada mais que bons sentimentos. Vou te contar um episódio: Minha sogra já está numa idade que não se lembra muito bem dos acontecimentos recentes. Há uns dois ou três anos, ME, como lhe é de praxe, fez um arranjo lindo de flores (com suas próprias mãos) e mandou com um cartão todo carinhoso pra Mariel… Até hoje, ela fala sobre isso, acredita? Olha só que tipo de sentimento ME provoca para sempre e por todo sempre! Bjs amore!

      • Dilu querida, alma boa atrai alma boa. Essa empatia de vcs duas, não é à toa: vc também é uma pessoa especial, segundo ME: fadinha que transforma tudo e para o bem ,sempre. Bj muito carinhoso no seu coração

        • Rsrrssss… isso são coisas de ME! O que acontece é que ela inspira e depois passa a responsabilidade! Rsrrsss… Bjs amor e muito obrigada pelo carinho e participação aqui no blog. Volte sempre!

  8. Dilu e Maria Inês , minhas duas queridas ,
    Rever o post sobre Saint -Antonin me trouxe belas lembranças e fez alegre meu coração !
    Mas , o ” adorável tricô ” , criado por vocês não só me emocionou como reforçou a minha crença de que a vida é feita de belas trocas !
    Obrigada pelo carinho , beijos ,
    Maria Eugenia

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps