TIRADENTES é sempre MAIS!

tiradentesPousada? Segundo o Michaellis a palavra significa ação ou efeito de pousar quando se viaja. Para quem gosta de “turistar”, o significado não é tão simplista. Para ser avaliada como boa, a pousada precisa oferecer mais que apenas repouso. Segundo os “entendidos”, uma pousada pode ser simples, mas deve conquistar pelo conforto. Pode ser pequena, mas deve atrair pelo aconchego. Pode ser despojada, mas tem de ser chic. Pode não ter tanta beleza, mas charme é algo que não pode faltar. Em qualquer situação, os critérios quanto ao bem-estar devem ser rígidos e o nível dos serviços prestados em uma pousada devem seduzir o hóspede. Ok, imprescindível é a presença de personalidade, muita personalidade, inclusive nas tarifas aplicadas. Então… HELLOO pessoal da área: cobrou muito pela hospitalidade, ofereça muito; cobrou médio, ofereça médio; cobrou pouco, ofereça pouco. Por favor, não confundam a ordem, porque essa inversão de valores é o que vem acontecendo no Brasil, infelizmente.

.

TIRADENTES é sempre MAIS!

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Penso eu que, se houvesse uma votação para saber qual é a mais charmosa cidade histórica do Brasil, Tiradentes ganharia por unanimidade. Talvez ela não seja tão procurada quanto Ouro Preto, mas com certeza, quem a conhece, tomba de amores.

 Tiradentes MAIS

 

Realmente Tiradentes é MAIS! É MAIS grandiosa pelo valor de seus museus, principalmente o recém inaugurado Museu de Sant’Ana e seu precioso acervo.

 Tiradentes eu

 

Tiradentes é MAIS história com obras atribuídas a Aleijadinho e a beleza de suas igrejas.

.

Tiradentes é Mais Passos_Fotor_Collage

Procissão com a matriz fazendo pano de fundo

Procissão com a matriz fazendo pano de fundo

Tiradentes é Mais eu

,

Tiradentes é MAIS autêntica com seu casario formado por sobrados de arquitetura colonial bem preservada que abrigam galerias de arte, antiquários, restaurantes, bares, ateliês, oficinas, maravilhosas lojas e claro, pousadas.

.

Sobrados

Galeria de Arte MOITARÁ

Galeria de Arte MOITARÁ

.

Tiradentes é MAIS cheia de arte com seu tão imenso número de artesãos criando o que há de mais lindo e gostoso, desde artesanato e obras de arte, passando por doces,  licores, cachaças, até móveis e fábrica de cerveja.

.

Loja MARCAS MINEIRAS

Loja MARCAS MINEIRAS

Fábrica de Cerveja Tiradentes

Fábrica de Cerveja Tiradentes

.

Tiradentes é MAIS delícia com sua enorme variedade de atrações gastronômicas, para todos os gostos e bolsos.

 Tiradentes é Mais angatu

Tiradentes é Mais

TIRADENTES é sempre MAIS!

.

Tiradentes é MAIS romântica à noite com sua luz branda acompanhando casais apaixonados que caminham pela cidade.

.

Tiradentes é Mais_Fotor_Collage

Louise e Paulo

Louise e Paulo

.

Tiradentes é MAIS aberta à cultura com seus concorridos eventos, tais como o Festival de Teatro, a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia, entre outros…

.

Uns nem combinam com a cidade...

Uns nem combinam com a cidade…

Tiradentes é Mais vinho

 

Tiradentes é MAIS parecida com as pequenas villages da França, pois exibe seu próprio “Luberon”, a imponente e deslumbrante Serra São José.

.

Tiradentes, por do sol e Luberon... ops... Serra São Jose deslumbrante

Tiradentes, pôr do sol e Luberon… ops… Serra São José deslumbrante

.

Tiradentes é MAIS voltada aos que amam explorar a natureza e a prática de trekking, que pode ser feito até o topo da serra em horas de caminhada e paisagens lindíssimas.

 Tiradentes é Mais

.

Tiradentes é MAIS mágica, pois além de ser turista, é preciso usar da magia para conseguir andar sobre suas ruas calçadas com legítimas pedras bem conservadas.

 Tiradentes é Mais pedras

Tiradentes é Mais pedras

.

Tiradentes é MAIS bucólica com seu passeio de Maria Fumaça ou suas charretes enfileiradas diante da praça, enfim, é MAIS encantadora com seu belo cenário que chega a ser cinematográfico.

.

IMG_0799

Tiradentes é Mais bonecas

Maria Fumaça

Maria Fumaça

Tiradentes é Mais maria

.

Daqui pra frente até parece outro post.

Porque por outro lado, infelizmente, Tiradentes é MENOS provida de boas pousadas, apesar de lá existirem muitas. Amo visitar a cidade, mas quando penso em onde vou ficar, soa um sinal de alerta: “Cuidado”. E como acabo de retornar de lá, estou MAIS apta a falar sobre essa carência de bons lugares para o turista se hospedar.

.

Quem busca pelo Booking e vê essa nota... vai achar que é uma maravilha (a mesma de um hotel 5 estrelas em Paris)

Quem busca pelo Booking e vê essa nota… vai achar que é uma maravilha (a mesma de um hotel 5 estrelas em Paris)

.

Como sempre, a cidade estava lotada, pois além do evento que fomos participar, tinha também um casamento. Desta vez, os amigos se dispersaram em diferentes pousadas. Angela, João, Louise, Paulo, Luiz e eu nos hospedamos na Don Quixote.

.

2015-05-25 às 18_Fotor_Collage

.

Acho bizarra a relação entre a estrutura física, que na realidade é o investimento mais caro, e os serviços oferecidos, que é o que a gente imagina ser a parte mais fácil, mas no entanto, são no mínimo, sofríveis!

.

Captura de Tela 2015-05-25 às 18_Fotor_Collage.

Charme? Aff, sobre isso nem falo, apesar da cidade proporcionar uma gama imensa de coisas glamourosíssimas para enfeitar os quartos e deixá-los mais aconchegantes. Tirando a sala de café da manhã, a área social é mais agradável.

.

tiradentes é mais

.

A roupa de cama, o colchão e a cama são muito ruins.

 Tiradentes

.

Ouso sugerir: leve toalha se não quiser enxugar o corpo com uma toalha que mais parece uma toalha de rosto maiorzinha. Leve também sabonete, hidratante (lá nem tem), shampoo e condicionador, pois é tudo da pior qualidade – esta foi a opinião geral entre os amigos.

.

IMG_1075.

Fui olhar o quarto da Louise e o que vi era nada mais que triste! O nosso banheiro ainda tinha uma banheira que conferia certa graça, mas na prática não funciona, já que ninguém gosta de relaxar em água gelada (Tiradentes é muito fria nessa época).

Banheira sem aquecimento não dá

Banheira sem aquecimento não dá

.

E por falar em frio, pedimos para nos servir um chá. Ah… agora não dá, já são onze horas da noite… Foi preciso a Ângela argumentar: Não dá pra esquentar uma água e nos dizer onde são guardados os pacotinhos? A gente mesmo pega.

 

.IMG_0580

Já reparei que todo mundo, ao viajar, volta falando sobre o café da manhã dos hotéis. É muito simples oferecer um magnífico, basta em primeiro lugar, fazer o básico: montar cada lugar com talher, xícara, prato, copo e guardanapo… Você acha que estou zoando? Estou não! Sobre a mesa, só um potinho de manteiga, 1 adoçante e 1 (uma) geleia que “moram” lá pra quem quiser usar (se não sentir um certo nojo, pois alguém já usou antes… afff!!!!!). Ah, colocar uma flor (natural) sobre a mesa também pode ser um bom começo.

.

Mesa sem a montagem e com flor de plástico, sendo que logo ali fora tinha flores lindas

Mesa sem a montagem e com flor de plástico, sendo que logo ali fora tinha flores lindas que, se estivessem nos vasinhos, fariam toda a diferença

.

Assentou? Ai você precisa levantar cada vez que lembra que não pegou isso ou aquilo: uma vez a colher (que nem sempre está disponível…) Aí você levanta outra vez para pegar a faca… (ah, essa não tinha nem no balcão). É preciso pedir pra moça, que demora muito pra trazer. Aí vai buscar a xícara… e por aí vai!

 TIRADENTES é sempre MAIS! xicaras

.

Luiz teve de pedir leite frio nos três dias… Assim é o atendimento!

 Tiradentes é sempre mais buffet

.

Apesar das 3 funcionárias responsáveis pelo café da manhã, aconteceu de pedirmos reposição do mamão – que não aconteceu – talvez por falta de tempo, disposição ou treinamento.

TIRADENTES é sempre MAIS! suco

.

E por falar em mamão, fiquei pensando: na nossa casa sempre tem só 1, no máximo 2 frutas no café, mas em hotel é preciso ter variedade.

.

TIRADENTES é sempre MAIS! mamao.

É uma falha o buffet se limitar a melancia, banana, melão e mamão, ainda mais se não há bom serviço. Penso que deveriam compensar, por isso, sugiro que esmerem na variedade de sucos, frutas, pães, ovos, coalhada, produtos caseiros, geleias, um prato quente, etc.

Muito fraco!

Muito fraco!

.

Mas verdade seja dita, não seria por falta de bolo: abacaxi, milho, cenoura, limão, fubá, chocolate, laranja… Falta de sorte para quem não gosta de bolo…

 Tiradentes é sempre mais bolo

.

Para finalizar, a pergunta que não quer calar: se existe demanda de bons pousos, por que não existem ofertas com alta qualidade? Já que não possuímos “cadeias” de pousadas, vai a dica para as redes hoteleiras: uma bela e bem montada pousada atrairá com certeza, quem pague elevadas tarifas, pois como todos sabemos: Tiradentes é sempre MAIS!

.

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious, por favor, cadastre-se aqui

BBB

Você poderá gostar de:

21 comentários em “TIRADENTES é sempre MAIS!

  1. Ahhhhh Dilu esse post traduz tudo o que eu e Vittorio sentimos sobre o Brasil de hoje. Nosso serviço é da pior qualidade, não há interesse, não há disposição, não há educação… Tudo muito ruim! Ninguém se esforça para ser no mínimo agradável ao cliente, estão sempre fazendo favor em nos atender.
    Estivemos no Peru e ficamos muito bem impressionados com a gentileza do povo! Em qualquer lugar, do mais pobre ao mais sofisticado fomos tratados com enorme cordialidade, interesse e simpatia! Todos os guias nos contavam sobre a história do Peru com amor, com orgulho de fazerem parte de tudo aquilo! Emocionava ouvir a cada um deles! As pessoas distribuem sorrisos! Fico triste, o que está acontecendo com os brasileiros que sempre foram tão alegres e simpáticos? Será que todo mundo hoje trabalha emburrado?
    É tudo o que você disse no post, estamos péssimos de serviço! Beijos

    • Imagina amiga! No Peru as pessoas tratam vcs com carinho, atenção e principalmente respeito. Aqui a gente pagando caro e sendo tratado como se tivessem fazendo favor, de um jeito mais pra MENOS que pra MAIS. Inacreditável!
      Fiquei feliz de ler as palavras GENTILEZA, CORDIALIDADE, INTERESSE, SIMPATIA, HISTÓRIA, AMOR, ORGULHO (mesmo que estejam em outro país). Precisamos fazer algo que nos traga de volta, coisas que não temos mais visto por aqui.
      Obrigada minha querida, por este comentário tão especial.

  2. Eu amo Tiradentes mas sempre fico um pé atrás quando penso em voltar justamente por não ter pousadas classe A.

    Tem duas que eu até indicaria por serem melhores do que esta que você ficou, mas nem tudo são flores. Até gostava de ficar na Richard Rothe e Solar da Ponte, só. Lembro que na minha primeira estadia na Richard Rothe, o chuveiro era elétrico que não esquentava a água e fiquei 2 dias sem tomar banho de tanto frio que passei. Mas na minha volta a este hotel, pra minha surpresa, tinha água quente em abundância, êeee! Adorei a evolução. O café da manhã eu gostava muito, bem cara de roça, cheio de bolos e pães de queijos quentinhos. Não me recordo do café da manhã do Solar da Ponte, mas tinha chá das 5 da tarde que era bem bacana.

    • Maria querida, nós tb já ficamos na Richard e no Solar, acho que as primeiras vezes que fomos a Tiradentes. Mas naquela época ainda não tinha blog e nem fotos… As últimas estão nesse post http://dilucious.com.br/?p=14147 Normalmente o café da manha dessas pousadas são excelentes, aliás, têm tudo pra ser. Bjss

  3. Dilu,
    Você vem trazendo pra gente suas opiniões e sempre que eu acabo de ler os posts eu penso que bom que você resolveu criar este blog tão legal. Se mais gente dos outros blogs fizessem igual você com certeza as coisas já tinham dado um UP. Continue assim, por nós. Obrigada, Beth

  4. Sabe o que deve de acontecer com as pousadas de Tiradentes? A rotatividade dos clientes é muito alta. Mas quem repete o passeio na cidade não repete a pousada e ai eles nao estao nem aí!

  5. Oi Dilu, já fiquei nesta pousada. Sim, como vc disse, a estrutura física é de impressionar, muito bonita e bem construída.
    Mas eu também reparei em todos esses detalhes que vc mencionou: cosméticos do banheiro, variedade e reposição no café da manhã etc. Para o preço cobrado, não justifica fechar os olhos para esses cuidados, que nem custa tanto $.
    Nós brasileiros, mineiros em especial, não temos o hábito de cobrar por nossos direitos e retorno do nosso investimento em lazer, vc vem fazendo isso por nós, com sua sensatez habitual.
    Beijos e boa noite!!!

    • Ah minha flor querida, pq vc não disse isso antes pra eu usar no post? Adorei o “Para o preço cobrado, não justifica fechar os olhos para esses cuidados, que nem custa tanto $.” É isso ai amiga! Bjs

  6. Bom dia Dilu,
    A maioria do serviço no Brasil anda as margens do decepcionante. No feriado eu e uns amigos fomos pra um resort na Bahia muito bem recomendado mas o que nós vimos por lá foi um serviço com a cara da fama dos baianos. Voce tem razão de reclamar Dilu, alguém deve fazer isto pelos que não tem acesso a muita gente. Parabéns, só falo que vc deve continuar nesta linha.
    Um abraço, Leonardo.

    • Ô gente, que fofo, obrigada Leonardo. Mas ainda penso que de uma maneira ou de outra, é preciso que cada um de nós faça a sua parte. Um monte de reclamação com certeza surtirá mais efeito. O que não podemos é calar e pensar que não adianta nada uma ou duas pessoas se posicionarem. É aquela coisa do “de grão em grão…”
      Bjs

  7. Fico pensando porque “cargas d’agua” esta pousada se chama Dom Quixote. Por nada não há de ser. Gosto de imaginar coisas, bem sabes. Fico a pensar que talvez o dono, amante da obra de Cervantes e identificado com Quixote, que tanto nos faz vibrar, tenha um dia idealizado a pousada a partir de projetos oníricos, inatingíveis e até insanos. Escolheu um belíssimo lugar, construiu uma bela estrutura, mas, ao que parece, não teve a bênção de ter a seu lado um fiel escudeiro como Sancho. Escudeiro fiel, cujo realismo equilibraria, com perfeição, o idealismo que peca, sempre que confrontado com a realidade. Em geral, vibramos com os Quixotes e nos rimos dos Sanchos. Sem nos apercebermos que um é o contraponto perfeito para o outro. Nenhuma aventura se completa sem os dois. Fica no meio do caminho. O que, me parece, foi o que aconteceu.

    De maneira que, fica aqui registrado, mais que tudo, o meu veemente protesto pelo nome da Pousada. Que o dono encontre seu Sancho ou mude o nome da pousada. Não gosto de ver o nome de meus personagens favoritos usados assim, em vão. Sugiro Pousada Napoleão. Já sabemos que, embora tenha ganhado muitas batalhas, ao final, perdeu a guerra. Sobre os motivos, há controvérsias…. fofoqueiros até dizem que foi por um detalhezinho bobo: uma hemorroida kikiki. Mas isto já deve ser fofoca. Bjks Diluzinha, saudades.

  8. Pingback: » Tiradentes – Pousada??????BHzine

  9. (Saudades tb amore)

    Para quem não sabe, ouso pincelar (se estiver errada, me corrija Vera, por favor!!!) que o autor do livro DOM QUIXOTE usa aventuras dos cavaleiros espanhóis para criticar a sociedade e, por outro lado, mostrar como algumas pessoas tentam ajudar, alertando Dom Quixote, que vive num mundo ilusório e fantasioso. Entre distintos valores, Sancho insiste em pedir para Dom Quixote observar melhor cada acontecimento, mas a “loucura” de Dom Quixote o impede de fazê-lo.

    Da encantadora Tiradentes nasce uma pousada. Seu nome faz jus ao nome?

    Bem, nós clientes, temos a mesma atitude de Sancho: apontamos, avisamos, às vezes até compartilhamos, porém, a Dom Quixote (pousada), nada faz, pois imagino eu que, outras pessoas já disseram e fizeram o mesmo. Hummm… Sei não… Tô achando que Pousada Maria Antonieta é ainda melhor que Napoleão…

    Ah esse post… Por nada não há de ser e, quem sabe, não há de ser em vão!

  10. Dilu,
    Adorei as fotos, realmente Tiradentes é lindo mas não me pega mais!!!!!Sempre saí de lá com a sensação de explorada, mal acomodada e mal recebida.
    Já me hospedei em quase todas melhores.De Solar da Ponte a Solmucci.
    Tudo sempre improvisado, sem profissionalismo!!!!!Horror!!!

    • Marisa, bem que eu gostaria que os responsáveis por isso que vc acaba de dizer lessem seu comentário e tomassem providências. Muito bem falado: “sensação de explorada, mal acomodada e mal recebida”. Era o que eu queria passar e não achei como, vc foi no ponto. Obrigada por completar esse post minha querida, bjss

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps