LA BOQUERIA – o inevitável! Pra quem ama ou odeia mercados

IMG_3389Não conhecer o mercado que carrega a fama de ser um dos melhores do mundo, foi uma grande frustração quando estive pela primeira vez em Barcelona. Não me lembro se era num domingo ou se estava fechado pra reforma, só sei que carreguei comigo a vontade de voltar, e claro, numa viagem dos sabores, como esta que estamos fazendo pela Espanha, não poderia faltar um MERCAT. Principalmente o LA BOQUERIA, este que é inevitável, pra quem ama ou até mesmo para quem odeia mercados!

.

LA BOQUERIA – o inevitável!

Pra quem ama ou odeia mercados

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

O MERCAT LA BOQUERIA é um espaço emblemático de Barcelona que ocupa o pátio de uma antiga igreja, a San Josep, datada de 1836.

.

La boqueria

.

Em 1914, o espaço ganhou uma estrutura de metal tornando-se um enorme mercado coberto de 6.000 m2. Fiquei me imaginando lá, fazendo minhas comprinhas da semana… Ah delícia!

.

IMG_3310 - Versão 2la boqueria 2

.

Centralmente localizado, perto das Ramblas, visitar o La Boqueria é uma obrigação em Barcelona, pra quem ama e pra quem odeia mercados.

.

IMG_3307

IMG_3306

.

É sim um programa de turista, sempre lotado, mas é um lugar que realmente vale a pena conhecer.

.

IMG_3303

IMG_3365

.

É um paraíso para todos os sentidos.

.

IMG_3334IMG_3341.

Os que não gostam de mercado, vão se apaixonar pelos muitos bares de tapas, comidinhas, experiências gastronômicas, enfim…

.

IMG_3328IMG_3324.

Os que gostam de mercado vão ter os “sentidos” exacerbados e despertados com cores e aromas típicos do Boqueria..

.

IMG_3333

IMG_3322

IMG_3344.

Uma multidão, não só de sensações, mas também de pessoas ávidas e curiosas, como um monte de crianças juntas num parque de diversão.

.

IMG_3364

IMG_3297.

Ou um monte de adultos juntos assistindo a um festival de cores e sabores…

.

IMG_3304

IMG_3327.

Onde se vende de tudo que é comestível, mas o destaque vai para a sessão de frios.

.

IMG_3359

IMG_3371

.

Sim, mesmo para aquele que odeia mercado, nada o impedirá de curtir a atmosfera especial dos muitos lugares para ir “pousando” e experimentando presuntos, como o Jamón Ibérico de Bellota, o “más rico del mundo”…

.

IMG_3393_Fotor_Collage

.

Olha… se você odeia mercados, mas é fã de “xoriço, jamón, liom ibérico, sobrassada, fuots” e N coisas do gênero… hummm… aqui é seu lugar, pois é aqui que se encontra o paraíso!

.

IMG_3345

IMG_3349

IMG_3348

IMG_3350

IMG_3358

IMG_3347

IMG_3369

IMG_3343

IMG_3354

IMG_3315

IMG_3342

IMG_3356

IMG_3352

IMG_3325

IMG_3357

IMG_3353_Fotor_Collage

IMG_3351

eu_Fotor_Collage

.

Para quem odeia mercado… que tal uma aula de botarga? La botarga ou bottarga ou boutargue ou postergue ou بطارخ ou batarej – o nome muda de acordo com o país onde ela é produzida – alimento típico de várias regiões costeiras, é uma especialidade culinária feita da ova de alguns peixes.

.

IMG_3329.

Depois de salgada e seca, a iguaria pode ser consumida como antepasto, em lâminas bem fininhas, com suco de limão, ralada sobre torradas amanteigadas, para molhos, principalmente de massas (só por curiosidade: no Líbano, a butarga é fatiada e coberta com alho cru, imersa em azeite e servida com pão pita. Gostei não! Questão cultural!).

.

IMG_3330.

Para quem ama mercado, até uma simples banca de tomates se torna um paraíso…

.
IMG_3313

IMG_3366 .

E a variedade de sucos, picolés, macedônia de frutas, que é uma porção de frutas variadas e picadas …

.

IMG_3314

IMG_3323

IMG_3321

IMG_3387 .

Você pode até odiar um mercado, mas além de ver e conhecer alimentos, até então desconhecidos, pode comprar delícias, se não para levar para casa, levar para o hotel mesmo. Bem… nem sempre é tão bom assim! Meu marido tem mania de comprar cerejas. Agora a pergunta é outra: quem odeia lavar cerejas? EU!

.

IMG_3388

IMG_3386

IMG_3319

IMG_3374.

Se você odeia mercados, acredite, um desvio é necessário pelo menos pra ver a variedade de produtos…

.

IMG_3331

IMG_3332

IMG_3373

IMG_3317.

Até produtos brasileiros (esses eu nem queria ver, mas fiquei orgulhosa por fazerem parte daquela imensidão, mesmo sendo alimentos que não contribuem com a fama da nossa diversidade gastronômica).

.

IMG_3372.

O bacana é reservar um tempo de sua viagem para se deixar entrar numa viagem sensorial… Ah o poder da pimenta…

.
IMG_3385

IMG_3302

IMG_3384.

Visitar as especiarias, frutas secas, castanhas – típicas ou não da Espanha – é conferir cultura, por isso, vale conferir! Uma verdadeira loucura…

.
IMG_3337

IMG_3336.

E fazer economia? Quem não gosta? Amo pignole, e só compro quando estou viajando, já que no Brasil o preço faz com que a delícia se torne proibitiva. Mas, às vezes, acontecem alguns percalços pelo caminho… Comprei 500gr de pignole no Boqueria e não sei em qual parte do “percurso” eles se extraviaram, já que não chegaram no seu destino: minha despensa!

.

pignole_Fotor_Collage

IMG_3305

IMG_3380

IMG_3320

IMG_3301

IMG_3312.

A variedade de cogumelos, tanto locais como importados, os mais exóticos…

.
IMG_3377

IMG_3376

IMG_3377

IMG_3378.

Tem muita gente que gosta de mercado, mas que não gosta de muita coisa… Eu, como amo de tudo… vejo tudo como atração.

IMG_3368

IMG_3367.

A seção de queijos, em qualquer mercado do mundo, é uma caso à parte. Maravilhosos presentes de Deus aos humanos.

.

IMG_3318

IMG_3316.

Como alguém pode odiar um mercado, se ele pode até nos proporcionar aulas, e vamos combinar, nada melhor que aprender, né não? Ainda mais pra não ficarmos oferecendo “gato por lebre”. Por favor, nunca confunda açafrão com cúrcuma ou açafrão da terra, que de açafrão não tem nada veja o post.

.

IMG_3381.

Bem, o açafrão é um dos ingredientes mais caros da gastronomia, mas confere perfume, coloração e sabor especiais e inigualáveis aos preparos. A Espanha é a maior produtora e consumidora da especiaria. O açafrão recomendável para se comprar é em forma de estigmas ou filamentos. Para aproveitar todas as características da especiaria, é necessário deixá-la em água morna antes de misturá-la aos preparos.

.

IMG_3379

.

Se você ama mercados, esqueça que o LA BOQUERIA possa ser uma armadilha para turistas, isto é inevitável, vá e caminhe no seu ritmo, absorvendo tudo que há de pitoresco por lá, mesmo que a intenção não seja propriamente “fazer a feira”.

.

La Boqueria_Fotor_Collage

.

Vá de encontro ao inevitável, apenas pelo prazer! No caso, o prazer de conhecer uma das atrações mais saborosas de Barcelona!

.

Mercat de la Boqueria
La Rambla, 91 – Barcelona – Phone: 933-182-584
www.boqueria.info

Hours: Segunda a Sábado de 8h às 20:30

.

Post anterior de Barcelona: Restaurante TRAMONTI – Perdas e Ganhos

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

16 comentários em “LA BOQUERIA – o inevitável! Pra quem ama ou odeia mercados

  1. Ufa,Acabei de chegar do mercado!Pela descrição fiz o passeio!adorei a “banca”de queijos,a “banca de pimentas” as ” bancas de janbon,de champions,e todas as outras !!!!Aproveitem muito!E viva a Espanha!!!

  2. Tem razão Fada é lindo demais, gostoso demais, cheiroso demais, variado demais… Amei conhecer! Tenho certeza de que Vittorio iria pirar lá!!! Beijos

    • Qualquer um pira, agora… quem gosta de cozinhar… Polinha, e quem de gosta de presunto? Afff! Eu queria ficar em Barcelona pelo menos uns 2 meses… Já pensou sair pra fazer a feira? kkkkkk Tudo de bom! Um sonho!

  3. Mercados em qquer lugar do mundo, se houver um tem que fazer parte do pacote! Tem que estar no roteiro. Além da diversidade de produtos típicos ou não do lugar, vc tem contato com as pessoas do lugar e suas peculiaridades! E é muito interessante e divertido sentir e ver as diferenças de cada povo! Adorei Dilu! Principalmente, a riqueza de detalhes que vc descreve, da pra sentir cheiros e até sabores! Bjos querida!

  4. Dilu, a Virginia falou tudo, eu penso assim como ela. Eu não deixo de ir no mercado nem aqui de Itaipava, quanto mais em Barcelona. Obrigada por compartilhar com a gente as belas coisas da vida!

    • Pois é Maria Angela, concordo com vcs duas, deveria ter colocado isso no texto, mas o bom dos comentários é o quanto eles enriquecem o post, e por isso, sou muito grata a vocês!

      Acredita que já fui no mercado de Itaipava? Pena que era meio tarde, já estava acabando, mas na próxima vez que formos aí, não deixarei de conhece-lo melhor. Bjs e de novo, obrigada

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps