CROQUETE DE LINGUIÇA

Croquete de Linguiça
Croquete de Linguiça

.

Existem loucos que não comem certas coisas por acharem que engorda, concorda? Concorda também que salgadinho é um dos primores da gastronomia e entre eles, o CROQUETE, se não o rei, é o príncipe (ahhh dúvida cruel… quem mandou lembrar que existe o nobre pastel)? Ok, não há louco que não seja lúcido o suficiente pra resistir a um croquete de linguiça, aquele que nos leva às raias da loucura… Ah, quer saber?! Louco mesmo é quem acredita que uma porção (ou poção?) de croquete ou de loucura faz mal ou engorda!

.

CROQUETE DE LINGUIÇA

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Croquete de linguiça com Sopinha de Jabuticaba
Croquete de linguiça com Sopinha de Jabuticaba

 

INGREDIENTES

– 1kg de linguiça

– 1 cebola grande ralada

– 20 ml de cachaça

– 200 gr de farinha de trigo

– 500 ml de leite

– 2 colheres (de sopa) de manteiga

– 3 ovos

– tomilho, salsinha e cebolinha bem picadinhos à gosto

– sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

– 3 ovos para empanar

– farinha de rosca para empanar

– óleo de soja para fritar

PREPARO

  • Ainda congelada fica mais fácil tirar a pele da linguiça.

– Passe a linguiça sem pele em um processador.

– Em uma panela, coloque a cebola e a linguiça processada. Deixe amaciar sempre misturando e sem fritar. Coloque a cachaça e deixe evaporar.

– Dissolva a farinha de trigo no leite e coloque em outra panela junto com a manteiga. Mexa muito bem com uma colher de pau por uns 5 minutos ou até firmar bem. Não deixe dar grumos. Desligue o fogo e tire a massa da panela. Coloque num filme plástico e coloque na geladeira para esfriar.

– Assim que a massa esfriar, misture os 3 ovos previamente batidos e dê uma sovada na massa. Misture a linguiça, tomilho, salsinha, cebolinha e retifique o tempero com sal e pimenta do reino.

– Com a mão meio umedecida faça pequenas porções da massa, fazendo os croquetes. Você pode fazer em formato oval ou redondo. Passe no ovo e na farinha de rosca.

  • Não gosto de fazer os croquetes no dia que vou servir, por isso, na hora que acabo de passar na farinha de rosca, eu congelo um ao lado do outro num tabuleiro. Depois coloco dentro de uma vasilha para ficar no freezer. No dia que for servir, retire-os do freezer pelo menos umas 2 horas antes.

– Na hora de servir, esquente o óleo bem quente e frite-os. Retire e coloque-os em papel toalha. Sirva imediatamente.

DILUdicas:

  • Você pode rechear os croquetes com um pedaço de queijo.
  • Você pode trocar a linguiça por bacalhau, pernil, carne cozida, camarão, etc.
  • A temperatura do óleo é sempre uma incógnita, por isso, gosto de colocar um palito de fósforo no óleo, na hora que ele acende, está no ponto certo.
  • Se você precisar dos croquetes de uma hora pra outra e não der tempo de tirar do freezer umas duas horas antes, pode ser que, ao frita-los, eles fiquem frios no interior. Antes de servir, prove um. Se acontecer de estar frio, coloque no micro ondas rapidamente. Se você não tiver micro ondas, coloque no forno.

.

BAIXAR RECEITA

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima