CINQUE TERRE, cinco maravilhas!

venazza dorinha randy luiz e euSaímos do Castello dell’Aquila, nosso último e delicioso pouso, em direção a Portofino e passamos (sim, apenas passamos) pelas Cinque Terre, que mais parecem vilas de pescadores a la Italia. Não as coloquei no roteiro desta viagem porque, além de não termos muito tempo, já havíamos estado lá com Dorinha e Randy, mas confesso que arrependi. É tudo tão lindo! E algo me intriga: não entendo porque a oferta de bons hotéis***** não existe. Talvez seja uma região pouco visitada, será? Sei lá, só sei que as cinco cidadezinhas não devem ficar fora numa viagem por aquelas bandas. Bene, neste post, vou acrescentar as fotos de nossa maravilhosa experiência com Dorinha e Randy na Cinque Terre.

.

CINQUE TERRE, cinco maravilhas!

Dilu Bartolomeo Villela

.

A costa da Ligúria, assim como um colo de mãe, abriga pequenos e esplêndidos povoados coloridos que, se não fossem pelos cuidados da zelosa mãe, despencariam de tão íngremes.

.

eu mapa cinque terre

.

CINQUE TERRE! Como o próprio nome diz, são as Cinco Terras que atendem pelos nomes de Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.

.

cinque-terre

.

O que elas têm em comum? Além da arquitetura, cada uma ocupa um pedaço de montanhas sobre o mar e nelas, o exotismo das pequenas casas apinhadas umas sobre as outras fazem com que os olhos dos turistas brilhem fascinados.

.

vernazza

.

Sim, é fácil ficar completamente extasiado pelas Cinque Terre, região onde estão umas das cidadezinhas mais bonitas da Itália, quiçá do mundo. Se não posso afirmar que sejam as mais lindas, ao menos posso dizer que estão entre as mais pitorescas.

.

cinque-terre

.

Dois dias são suficientes para conhecer as cinco vilas tombadas pela Unesco e encravadas na costa da Ligúria. O ideal é escolher uma delas para se hospedar, estacionar o carro e fazer o “bate/volta” de trem ou barco (carros não entram nas vilas).

.

Eu na estação de trem à beira-mar

Eu na estação de trem à beira-mar

.

Mas seja de que jeito for, o certo é que você vai curtir caminhadas entre montanhas, se deparar com belíssimas paisagens e explorar a gastronomia local.

.

liguria-gastronomia

.

Se optar por fazer o percurso de uma vila a outra de trem, é só chegar em cada estação, comprar os bilhetes dos trens que saem a cada 15/20 minutos e viajar por poucos minutos até quase o centro de cada uma das vilas, necessitando apenas descer/subir escadas que levam até o “bochicho”.

.

cinque terre

.

Então… Bora turistar! Quem vem de Roma em direção ao norte da Itália encontra Riomaggiore, a primeira delas.

.

riomaggiore-mont-1

.

A cidade com suas pitorescas casas coloridas ao redor da montanha rochosa, apresenta privilegiadas vistas do mar. E a Marina, por sua vez, propicia a vista mais linda da cidade, ou seja, vista dos pequenos prédios lado a lado e em várias cores.

.

riomaggiore-mont-2

.

Riomaggiore é assim: quando não tem escada, tem rampas que levam ao “buchicho”. Sim, para chegar aos restaurantes, lojas, sorveterias e ao centro histórico do Século XIII só pelas escadinhas, escadonas, rampinhas e ramponas… Coragem, vai valer a pena!

.

escadaria

.

Dizem que o pôr do sol de Riomaggiore é deslumbrante e lá tem bares adequados para usar e abusar do privilegiado momento. Nós não tivemos esse privilégio, fomos embora antes! 😥

.

luiz e eu cirque terre

.

De Riomaggiore até Manarola são 8 minutos de trem…

.

estacao-via-della-amore

.

… mas o romântico da viagem é percorrer o caminho por um “corso” especial, a Via Dell’Amore…

.

cinque-terre-via-dellamore

.

… levando um cadeado para colocar no pórtico das juras de amor eterno!

.

Dorinha e Randy na Via Dell'Amore

Dorinha e Randy na Via Dell’Amore

.

Acredite, reza a lenda que, se você colocar o cadeado estando junto com o ser amado, vocês serão felizes para sempre… 🙂

.

Luiz e eu na Via Dell'Amore

Luiz e eu na Via Dell’Amore

.

O percurso “love is in the air” feito a pé e claro, entre beijos e declarações de amor, é uma delícia de caminhada com vistas deslumbrantes do mar.

.

cinque-terre-via-della-more
.

Ai ai ai! É um lugar único que nunca mais sairá da sua memória e num piscar de olhos… Eis que surge… UAU! Manarola, outra Terre – tão pequeninha, linda, colorida e tão surpreendemente íngreme!

.

manarolaeu e luiz manarolamonarolamonarola-3

.

Manarola é um dos trechos mais atrativos para o turista que visita a Ligúria… Linda de morrer!

.


manarolamanarola-mont

.

Depois de passear bastante, ver e participar do “bochicho” da cidade, pegue o trem e vá até Corniglia.

.

corniglia placa

.

A pequena vila fica no alto da montanha – bem no alto, diga-se de passagem. Pode até subir a pé, mas são 365 degraus e para quem não estiver em forma, o melhor é uma passagem de ônibus.

.

cornglia-cinque-terre

.

A vila, feita de labirintos e escadarias, surgiu na época romana e oferece belas vistas, inclusive, é a única onde se pode ver as outras quatro Terre.

.

corniglia

.

Algumas casas foram construídas com vista pro mar e a rua… ops, o beco do “bochicho” é uma delícia! Mas, delícia mesmo é o famoso molho da região da Ligúria, o molho pesto!

.

riomaggiore-mont-3

.

Se você tiver 2 dias, vá para o hotel já que está muito feliz com a bela massa ao pesto que acabou de experimentar, e amanhã, continue o percurso. Se você tiver apenas 1 dia, volte à estação e pegue o trem até Vernazza, o must da Cinque Terre.

.

vernazza

Randy, Dorinha, Luiz e eu

Randy, Dorinha, Luiz e eu

.

Com uma caminhada de poucos minutos é possível conhecer o pequeno paraíso da Cinque Terre, localizada numa baía deslumbrante.

.

Dorinha, Randy e Luiz

Dorinha, Randy e Luiz

.

Curiosas que somos, Dorinha e eu subimos uma escadaria…

.

5-terre-vernaza-3

.

… Ai meu Deus, tomar um drink num lugar desses não tem preço…

.

Eu e Dorinha

Eu e Dorinha

.

E os dois preguiçosos não foram corajosos o suficiente para nos acompanhar… Ainda bem que acabamos de passar pela Via Dell’Amore e fizemos juras de paciência amor eterno… rsrsss…

.

5-terre-vernaza-11

.

A torre do Castelo dei Doria, construído em 1080, é ressaltada entre as casinhas coloridas, tudo lindo e muito peculiar.

.

vernazza-montagem

.

A próxima e última vila é Monterosso al Mare.

.

Luiz e eu monterosso

.

Monterosso, com suas águas cristalinas, é a vila que tem mais opções de hotéis, talvez por ser uma cidade mais praiana que as outras.

.

eu monterosso

.

Bene amore mio, preciso finalizar… Essa região da Ligúria é realmente sensacional e merece ser conhecida. O ideal, fora a Via Dell’Amore, seria fazer todo o percurso de trem, parando em cada uma das cidades, e depois, voltar de barco para ter a chance de apreciar as mesmas cidades vistas do mar… Um luxo!

.

eu cinque terre

.

Será essa nossa próxima opção quando voltarmos nessa região, e ainda incluirei Portovenere, apelidada de “sexta terre”, que não conhecemos e já sei, é maravilhosa! Procurei saber e vi que o barco faz a rota (ida e volta) Monterosso-Vernazza-Manarola-Riomaggiore-Portovenere e o bilhete completo dá direito a descer e reembarcar em todas as vilas (menos Corniglia). E ainda existe a opção sem Portovenere, com o ticket one-way que faz três paradas: Vernazza, Manarola e Riomaggiore.

.

riomaggiore

.

Pra quem tem pouco tempo ou apenas uma tarde, o ideal é o ticket de barco one-way com duas paradas. Informe-se, clicando Consorzio Marittimo Turistico Cinque Terre.

.

manarola

.

Se a opção for percorrer a Cinque Terre de trem, compre um 5 Terre Card Train que dá direito a transporte ilimitado de trem entre as Cinque Terre, permite usar os serviços de ônibus e a percorrer a Via dell’Amore.

.
cinque-terre-avental

.

Lembrando que é preciso conferir os horários dos trens em cada parada pra não perder tempo na estação. Achei um site fácil e em português www.raileurope.com.br

.

eu cinque terre

.

Não se esqueça, ao se programar, confira todas as informações no site www.cinqueterre.com

.

.

.

eu cinque terre

.

Alguém disse que aquele lá em cima abençoou por demais essas CINQUE TERRE, cinco maravilhas… É vero! Benza Deus! Nem dá pra dizer qual delas é mais linda. É como filho, cada um tem seu brilho especial.

.

estrada-cinque-terre

.

Ah, e isso tudo é só a porta de entrada de Portofino, outro paraíso nessa bendita Itália e nosso próximo post, aguarde!

.

Veja o post anterior desse roteiro à Itália

LA VITA È DOLCE CON DOLCI GESTI

.

Veja o próximo post desse roteiro à Itália

Aqui é Portofino na Ligúria, e aqui é assim…

.

aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

10 comentários em “CINQUE TERRE, cinco maravilhas!

  1. Olha gente, vou pegar uma carona aqui pra falar que quem ainda não conhece vale muito a pena conhecer a cinque terre. Lugar encantador! Fui com minha família pra e todo mundo achou que foi incrível. só posso acrescentar que foi inesquecível!

  2. Oi,
    Eu estou procurando informações e tenho visto muita coisa bacana. Eu achei seu post bem informativo, mas eu queria saber se você foi por conta própria ou por alguma agência. Em sites de compras coletivas eu não queria pq achei que se eu for por minha conta pode ficar mais em conta.
    Obrigada
    Angela

  3. O meu marido, eu, meus filhos e noras queremos voltar para a Itália nos próximos verões e cinque terre está na lista. Todo mundo sempre tem coisas a falar sobre lá e nas suas fotos posso ver o motivo!!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps