PITADA COM SABOR DE INFÂNCIA

Praliné de Amêndoas

Praliné de Amêndoas receita aqui

Maio. Mês das Mães! Mês de Maria! Me veio à lembrança as coroações, os cânticos, as crianças vestidas de anjo e cada mãe produzindo suas filhas com vestidos, asas e… Fé. Sim, aquele ritual da fé é que fazia de nós, “serzinhas” tão importantes – a ponto de pensarmos, que éramos anjos de verdade. Ahhh…  Lembro-me, como se fosse hoje, de sair de nossa casa e passar na da vizinha onde haviam lindas rosas no jardim. Consigo sentir aquele maravilhoso perfume e ainda experimentar o efeito daqueles espinhos que vez ou outra, davam furinhos em nossos delicados dedos. Na Igreja, a criançada se reunia para entrar no cortejo de anjos. Apertávamos as rosas em nossas mãozinhas, com a mais pura intenção de mais tarde, despedaça-las e lançar as pétalas… Carinhas de contentamento! Palma, terço e coroa para Nossa Senhora! Cada uma de nós levava sua musica super ensaiada e a enorme responsabilidade de não esquecer nem um pedacinho. A maior alegria acontecia na saída. Recebíamos o famoso cartucho, que nada mais era que um canudo de papel, e lá dentro… Amêndoas praliné!!!! As igrejas ainda mantem as coroações, mas e aquelas rosas enormes de quintal? E o gostinho de sair de anjo desfilando pelas ruas até chegar na Igreja do bairro? E o famoso cartucho com as deliciosas amêndoas? Estes estão guardados na memória. Memórias com sabor da infância!

aaaa

Se quiser receber todas as atualizações por email cadastre-se no http://dilucious.com.br/?page_id=2766

ser com arte

Você poderá gostar de:

9 comentários em “PITADA COM SABOR DE INFÂNCIA

  1. Nossa! Esse tocou fundo meu coração! Que lembrança mais gostosa! Lembro ainda de ajudar a fazer os cartuchos, na casa de umas tias solteiras, que ficavam de olho em mim e minhas primas para que a gente não roubasse nenhuma amêndoa antes da hora. rsrsrrsrrss E ainda tinha os ensaios das músicas! Só bagunça com as primas! E viva Nossa Senhora e a família!

    • É Ana Paula, e me lembro muito da sua mae que levava a gente nos ensaios e coroaçoes.
      Esse era mesmo um momento mágico nas nossas vidas!

  2. Pingback: Dilucious | PRALINÉ DE AMÊNDOAS

  3. Prezada Stella , esta pitada tem um sabor todo especial pra mim ! Nem não tão longe de BH , fica minha querida Mariana , minha cidade natal . Foi lá que eu e minhas irmãs tivemos a oportunidade inesquecível de vivermos tudo que vc relatou em sua PITADA , que me atrevo de chamá-la ” Pitada das doces lembranças ” ! As coroações eram rituais de amor à Virgem Maria e era motivo de bela festa que , reunia pessoas habilidosas e , me lembro dos altares onde se realizava as coroações , lindamente ornamentados pelas Irmãs Carmelitas . Os cartuchos com as lindas e saborosas amendoas branquinhas , feitas por senhoras que faziam questão de dar sua contribuição às coroações , rsrsrs …. eram motivação para cantarmos , coroarmos Nossa Senhora com muito mais alegria ! Lí várias vezes sua pitada e , fui pra minha terra e , reencontrei minha infancia ! Obrigada , abraços .

    • Que lindo Nilza, me emocionei com sua Pitada das doces lembranças,essa ideia da pitada veio pra mim, com um comentario de uma amiga querida de escola que viu uma rosa no meu facebook, e falou que lembrava da infancia dela,das rosas no quintal. E eu tambem viajei ate o passado relembrando, o perfume dessas rosas,os espinhos,as asinhas, a roupa e o premio do cartucho.
      Pitada de doces lembranças,que infancia feliz!

    • Ah Nilza… Choquei! Que lindeza de post que você acabou de criar… Eu que não me lembro dessas coisas na minha infância, fiquei emocionada. Amei o “reencontrei minha infância”. Amei o seu agradecimento à Stella. Amei o “Pitadas das doces lembranças”. Amei o uso indevido do “atrevo” já que vc foi super feliz na sua colocação. Amei “eram a motivação para cantarmos”. É verdade Nilza, a comida, o alimento, o prazer, nos motiva a cantar! Adorei!

  4. NOSSA
    DOCE RECORDAÇOES!!!!!
    DOCE SABOR DOS CARTUCHOS,ACHO QUE JA ERA GULOSA DESDE PEQUENA
    E AMARGO NA HORA DE COROAR N.SRA E TER QUE CANTAR SOZINHA ,SEM ERRO E AINDA POR CIMA BEM AFINADA.
    SOFRO ATE HOJE SO DE PENSAR NISSO KKKK
    BJS BIA

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps