PRALINÉ DE AMÊNDOAS

Adorei a PITADA veja aqui da Stella e aproveitei para dar a receita de uma das coisas que mais gosto. Corri lá na cozinha, fiz rapidamente e tirei as fotos. Ficaram lindas. Bom… Tenho verdadeira mania de pralinés. Faço com pistache, pignole, castanha do Pará, de caju, amêndoas, nozes, avelãs, e a que mais gosto, macadamia! Quando faço maior quantidade, coloco na geladeira e vou usando aos poucos em entradas, prato principal, pre-dessert, sobremesa, petit four.. Ah! em tudo! É Dilucious! Além de que valoriza muito os pratos que crio. Como Luiz Guilherme é vegetariano e precisa incluir muitas castanhas na sua alimentação, posso abusar dessas dádivas…

Praliné de Amêndoas

Praliné de Amêndoas

A ex-sogra da Louise, Claudinha,  faz no microondas e fica muito bem feita. Então vou dar a receita facílima dela e a minha que é um pouco mais chata e artesanal, mas é porque eu não sei lidar muito bem com microondas.

PRALINÉ DE AMÊNDOAS DA DILU

Ingredientes

200 gr de amêndoas (com ou sem pele, laminada ou inteira) 

100 gr de açúcar cristal

20 gr de farinha de trigo

10 gr de manteiga (opcional)

Preparo

Coloque as amêndoas em uma frigideira em fogo bem baixinho. Misture de vez em quando. Deixe por uns 40 minutos. Se quiser mais rápido, pode deixar no fogo mais alto, mas fique misturando sem parar.

Aumente um pouco o fogo e misture o açúcar. Nesse momento você deve ficar misturando rapidamente e envolvendo as amêndoas com o açúcar que estará dissolvendo.

Pulverize a farinha de trigo e continue misturando até ficar com aquela aparência sequinha de pralíné.

Se quiser, acrescente a manteiga e misture até esfriar. Bem rapidinho e está pronta!

DILUDICAS

Todas as vezes que faço um almoço, a primeira providência é colocar as castanhas para torrar. Porque? Se você as deixa no fogo bem baixinho, elas nunca vão torrar excessivamente. Eu viro o botão que controla a chama do fogão para o lado esquerdo, como se fosse desliga-lo e aí elas ficam ali um tempão, sem medo de queimar. 

Adoro saborizar as castanhas. Chamo de “PRALINÉ EPICÉ”. As vezes coloco curry, ou canela, ou pó de Pain D’Epices, pimenta, garam masala… Enfim… Se você também quiser experimentar, coloque a especiaria só no final. 

.

PRALINÉ DE AMÊNDOAS DA CLAUDINHA

Ingredientes

500 gr de amêndoas cruas (Cruas elas ficam um pouco murchas, por isso, eu prefiro antes de fazer dar uma leve torrada nas amêndoas para o praliné ficar bem crocante).

2 xícaras de açúcar cristal

1/2 xícara de leite

5 colheres de sopa de Nescau

Preparo

Misture o açúcar, o leite e o Nescau dentro de um bowl de vidro. Coloque as amêndoas e misture bem. Leve ao microondas por três minutos na potência máxima. Tire do microondas, misture e repita o processo três vezes. Cada vez que você retirar do microondas a mistura estará borbulhando. Misture muito bem. 

A medida que você vai misturando, as amêndoas vão secando e ficando crocantes.  Está pronto!

BAIXAR RECEITA

 

aaaa

Se quiser receber todas as atualizações por email cadastre-se  AQUI

ser com arte

 

Você poderá gostar de:

11 comentários em “PRALINÉ DE AMÊNDOAS

  1. A linda Pitada da Stella,junto com estas receitas= cartucho de coroação!!!!

    Mais uma receita(adoro esta parte!!)e Dilu,vc só surpreende;além de colocar sua receita que parece divina(vou fazer e comentar),ainda dá alternativa para quem não pode se render ao fogão.”Supimpa”,amiga!!!
    Bjo

    • Rsrsrss Ei minha linda, que ótimo vc ter gostado. Oba! Vou esperar por seu retorno.
      A Pitada da Stella é muito linda mesmo. Bjss

  2. Pingback: Dilucious | PITADA COM SABOR DE INFÂNCIA

    • Nossa Angela, que elogio mais gostoso… Você é muito gentil. Fico muito feliz de você estar gostando do blog. Muito obrigada querida

  3. Que delícia devem ser esses plariné s …. legal que vc tenha dado castanhas diferentes .
    Achei as duas receitas fáceis de serem feitas , a sua me agrada mais por não ter aquele ritual comum em microondas … tira e põe ,. até ficar pronto , Outra coisa que eu não sabia é que podem ser guardadas na geladeira …. Adorei , vou colocar as minhas ”meninas” pra fazerem e te conto depois ! bjks .

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps