Château de Gilly – “Casa de Charme”

Se em cada post desta sequência, eu conseguir colocar alguma informação, por pequena que seja, me dou por satisfeita, e se, ainda conseguir ajudar em sua viagem, aí sim, me dou por feliz e realizada. Também adoraria receber dicas e sugestões vindas dos leitores. Pois bem! Você sabe que é possível se hospedar em verdadeiros castelos na França sem pagar uma fortuna? Existe uma cadeia de hotéis francesa que se chama Grandes Etapes Françaises. É um grupo hoteleiro composto por Châteaux/Hotéis, isto é, castelos localizados nas belas regiões francesas da Borgonha, Loire, Alsace e perto de Paris. São transformados em hotéis quatro estrelas e chamados “Casas de charme”. 

Unknown

Faço questão de conhecer pelo menos um, em cada viagem à França. Já tivemos bons momentos ao nos hospedar no Château d’Artigny no Vale do Loire, no Le Prieuré quando em direção à Bretanha, Château D’esclimont perto de Versailles, e nessa viagem, o único que está dentro da nossa rota, é o Château Gilly, na Borgonha. Estava ansiosa para lá chegar, mas a neve (não esperávamos por ela) nos pegou desprevenidos e por falta de experiência, fomos bem devagar.

IMG_5490

Chegamos já escuro, mas deu para ver a beleza do lugar. Foi uma pena não ter tirado fotos do fosso todo com neve, ficariam lindas. Imaginei que estaria do mesmo jeito ao amanhecer, mas a neve descongelou.

IMG_5508

IMG_5507

IMG_5997

IMG_5509

a 5_Fotor_Collage

Todos os hotéis/châteaux da rede tem extensos jardins, parques maravilhosos, e aqui no Gilly, não é diferente. Acordar, abrir as janelas e ter estas vistas para “abrir” nosso dia… Hummm… Não tem preço!

Chegamos a noite, e quando abrimos a janela do quarto...

Quando acordamos no dia seguinte e abrimos as janelas do quarto… Vistas lindas sobre os jardins e o Rio Vouge.

Descobri que passa um riozinho por dentro do jardim

Descobri que passa este lindo riozinho por dentro do jardim. Não acreditei!

IMG_6145

Acordamos e agora é hora do café da manhã! Esse assunto é tema para outro post. Depois vamos conversar sobre isso, pois é uma refeição que gostaria de excluir nas minhas viagens. Pobre, calórica e cara!

IMG_6064

Café pedido no quarto

Café pedido no quarto

Bem, então vamos conhecer a beleza do chateau! O quarto exibe uma decoração distinta, de gosto peculiar.

Enorme lareira, sala, muito tecido, muito vermelho...

Enorme lareira, sala, muito tecido, muito vermelho…

Agora, olha a maravilha do teto e paredes da sala do café da manhã!

IMG_5546

IMG_5545

IMG_5544

IMG_5538_Fotor_Collage

O château é Monumento Histórico e foi residência de monges do século XII. O bacana é que  não perdeu autenticidade de quando construído.

Château de Gilly

Château de Gilly

IMG_6079

IMG_6110

O castelo tem seu caráter preservado e isto está refletido nos fossos e jardins.

IMG_6128_Fotor_Collagea d_Fotor_Collage

Vistas lindas sobre os jardins e o Rio Vouge, que passa dentro do hotel. É muito lindo!

IMG_6086

IMG_6392

IMG_6394

IMG_6395

O hotel está bem na terra que tem as garrafas abertas, ops…  o coração aberto para receber visitantes ávidos por boa comida e bebida… (Chamô, chamô??? kkkkkkk)

IMG_6391

Rsrssss Chamô! Então vamos ao que interessa! Dentro do castelo, o restaurante batizado como Le Clos Prieur, está alojado numa antiga adega construída no século XIV, com uma extraordinária concepção arquitetônica. Você deixa até mesmo de pensar em comida, para admirar tamanha beleza das ogivas. É extraordinário!

A sala de jantar com este magnífico teto abobadado sustentado por pilares delgados

A sala de jantar com este magnífico teto abobadado sustentado por pilares delgados

IMG_6059

O restaurante tem ogivas lindamente arqueadas e não tem estrelas, mas bem que poderia! A comida é muito boa.

Velouté de potiron et noix de Saint-Jacques  Creme de abóbora e Vieiras

Velouté de potiron et noix de Saint-Jacques
Creme de abóbora e Vieiras

Déclinaison de foie gras de canard : fumé, au poivre, poché au vin rouge, au naturel  Declinação de Foie gras: defumado, na pimenta, cozido no vinho tinto e ao natural

Déclinaison de foie gras de canard : fumé, au poivre, poché au vin rouge, au naturel
Declinação de Foie gras: defumado, na pimenta, cozido no vinho tinto e ao natural

Tenho certa impressão que muitos de vocês acharão, no mínimo, esquisito este próximo prato, pois no Brasil não é comum o uso dessa saborosa e super saudável carne. Eu amo! Aqui é tão valorizada, que está entre um dos Plats régionaux, coups de coeur du Chef , isso quer dizer que é um dos pratos da região e ainda, favorito do chef.

Royale de cuisses de grenouilles à l’émulsion de persil  Pernas de rã com emulsão de salsa

Royale de cuisses de grenouilles à l’émulsion de persil
Coxinhas de rã com emulsão de salsa

Risotto de lentilles vertes du Puy Risoto de lentilhas verdes da região de Puy

Risotto de lentilles vertes du Puy
Risoto de lentilhas verdes de Puy

Plateau de fromages de nos régions  Prato de queijos das nossas regiões

Plateau de fromages de nos régions
Prato de queijos das nossas regiões

Trio de poires pochées au vin blanc, espuma caramel au beurre salé, pépites croustillantes à la noisettes  Trio de peras cozido em vinho branco, espuma manteiga com sal caramelo, nuggets crocantes para avelãs

Trio de poires pochées au vin blanc, espuma caramel au beurre salé, pépites croustillantes à la noisettes
Trio de peras cozidas em vinho branco, espuma de caramelo à manteiga salgada e crocantes de avelãs

Sempre quis aprender a pronúncia dessas coisinhas lindas e gostosas. Mignadirses. Pronuncia minhardises

Sempre quis aprender a pronúncia dessas coisinhas lindas e gostosas a quais conhecemos como Petit Four. Mignardises pronuncia “minhardises”.

Um chazinho para melhor fazer a digestão!

Um chazinho para melhor fazer a digestão. Olha a louça que linda!

Para quem quiser ter uma melhor noção da localização do Chateau de Gilly: está situado a cinco minutos da aldeia de Vougeot, essa, grande e muito conhecida vinícola no coração da Borgonha, e bem pertinho de Beaune. Muito charme para essa “casa de charme”!

Aproveito essa linda imagem do Chateau de Gilly refletida na tampa de uma garrafa de vidro para desejar a todos um FELIZ NATAL!

Aproveito essa linda imagem bem natalina do Chateau de Gilly com neve, refletida na tampa da garrafa, para desejar a todos um FELIZ NATAL!

aaaa

Se quiser receber as atualizações do Dilucious cadastre-se no http://dilucious.com.br/?page_id=2766

Curta e acompanhe a fanpage do Dilucious. Se gostar, compartilhe!

ser com arte

Você poderá gostar de:

13 comentários em “Château de Gilly – “Casa de Charme”

  1. Olha eu bem que tentei não ser a primeira a comentar, mas como fã número um e juro que não sou psicopata, posto aqui meus palpites! rsrsrsrs
    Estou encantada! Quero tudo nos mínimos detalhes, principalmente essa historia de “não ser caro”! Ficar num castelo deslumbrante desse e não ser caro é tudo de bom. Dilutour vai nos passar as dicas? Para ficar mais discreto sugiro uma classificação em $. Dilu, Coloca assim, diária de EU$ 300,00 é $$$$, diária de EU$ 200,00 é $$$ e por aí vai! Assim a gente pode ter uma ideia mais próxima do caro ou barato, que tal? Pode ser na volta tá, assim você não fica muito atarefada nas suas férias. rsrsrsrsrs Enquanto isso cuido das urticárias de curiosidade! Beijos

  2. Dilu, eu acabei de abrir meu email e vi esse post. Sabe aqueles emails que vc fala assim: ah depois eu leio. Pois entao, os seus posts chegam e na mesma hora eu quero correr no blog pra ler. Sao uma delicia, (como vc mesma fala) ops.. eles sao dilucious!

  3. Dilu, a Fernanda tem razao. Ta dificil receber seus email com os posts e deixar pra depois ler. ahahahah e quando o lugar nao permite? a curiosidade mata! ahahahah Parabens viu?

  4. Ana Paula e Cristina Machado, estou pasma!!! Vocês são tão detalhistas……. Tive que voltar pra ver o tal do caderno do café da manhã…….. Acho tudo tão lindo e tão mágico que nem prestei atenção no tal “caderninho”. Só vi que nossa amiga e mentora esta feliz, curtindo, explorando novos lugares e sabores (para depois compartilhar as maravilhas com as amigas). Há e amaaaaaaaaando muito!!!!!
    Eta maridao!!!

  5. Mais uma lindeza!!
    Que natureza prodigiosa ,que comida espetaculosa ,que mulher “bacanuda”!!
    Vai anotando tudo no “caderninho” para depois se transformar em guia com classificação(boa Ana) e notas!
    Fico muito feliz por vcs!Bjo saudoso!

  6. Dilu,
    Maravilhada, com suas habilidades!!! “VIRGI MARIA”, como pode traduzir tanta experiência, nas imagens? Ao longo de tantos anos, lecionando fotografia; sempre incentivei meus alunos de fotografia a registrarem suas experiências de vida: seja trabalho, produtos, viagens, vendas ou hobbes. Observando suas imagens, lembro: ( O VERDADEIRO DISCÍPULO, Ë AGUELE QUE SUPERA O MESTRE), dito por Aristóteles, e nem fui eu, sua mestra, mas valorizo muito a busca da perfeição. Parabéns! Você me surpreende sempre. . e Cá entre nós…. Este frio esta bom demais.!!! Boa temporada de frio! Beijos pra Vocês.

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps