Paris deve ser a única cidade onde a gente tem vontade de voltar mil vezes e ver mil vezes as mesmas coisas.
Tudo é deslumbrante!
Mas também, pudera!
Existe outro lugar no mundo que possui um coração?
Ou melhor:
Existe alguma coisa mais fascinante do que poder pisar onde bate o coração de uma cidade?
Só mesmo em Paris!
Só mesmo em Paris, um enorme rosto repousa sobre a mão para ouvir pulsar o coração da cidade.
Assim se referem os parisienses à respeito da escultura de Henri Miller, l’Ecoute, localizada na praça em frente à maravilhosa igreja gótica Saint Eustache.
Se não bastasse a escultura e a igreja, a região ainda nos brinda com outras maravilhas como o Les Halles, o museu Georges Pompidou e….
.
PARAÍSO DOS COZINHEIROS EM PARIS
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
.
Para completar, queridos amigos e amantes do fogão, ali pertinho nos deparamos com as lojas que vendem de TUDO para nossas cozinhas. Sugiro que satisfaçam seu lado cultural, visitando todas essas maravilhas e, de quebra, reserve umas horinhas para percorrer esses templos da gastronomia.
.
Quando trouxe as minhas panelas era mais fácil veja aqui. Hoje essa façanha se tornou – pra começar pelo excesso de peso – algo quase inviável. Mas por outro lado, encontramos milhões de coisas que nos deixam muito felizes e não são assim tão “pesadas” (nem pro bolso, nem pra alfândega).
.
Com esse mapinha a seguir, sugiro que você vá a igreja para alimentar seu lado espiritual, depois tire uma foto junto à escultura (afinal, ninguém vive sem o lado cultural), escute o coração da cidade mais linda do mundo (Deus me livre de ficar sem o lado emocional), e depois… se jogue de corpo e alma nessas lojas:
.
A: Escultura l’Ecoute e Igreja Saint Eustache
B: Mora
C: Comptoir de la Gastronomie e La Bovida
D: A Simon
E: E. DeHillerin
.
A maioria das lojas fica na Rue Montmartre. Se você tem pouco tempo, fique só nas três lojas da rua. Por favor, não confunda com o bairro Montmartre.
.
MORA
.
LA BOVIDA
36, Rue Montmartre
www.labovida.com.fr
Esta loja se resume em três andares de prazer. A gama de itens, inclui especiarias no piso térreo à eletrodomésticos mais pesados, chapéu de chef e tamancos, panelas de cobre, embalagens super interessantes, blá blá blá etc etc etc etc
.
COMPTOIR DE LA GASTRONOMIA
34, Rue Montmartre
Ao lado da Bovida, tem um espaço maravilhoso aberto no final do Século XIX que é um dos últimos vestígios do que foi o bairro de Les Halles. Lá a gente não encontra utensílios de cozinha, e sim, verdadeiras delícias. Foie gras, caviar, defumados, trufas, champignons, vinhos, etc., tudo cuidadosamente preparado para satisfazer e encantar o mais exigente paladar. Olha que ótimo: a gente pode desfrutar os produtos disponíveis na épicerie.
.
E. DEHILLERIN
20, rue Coquillière – 75001 PARIS
Uma loja totalmente sem frescuras, bem rústica, conserva-se praticamente a mesma desde que foi inaugurada, em 1820. Destina-se essencialmente a profissionais que têm 10% de desconto. Contém uma gama muito grande de cobre estanhado, aço inoxidável, ferro fundido esmaltado, alumínio e antiaderente.
Dilu, amei as dicas desse post!
Parabéns!
Minha linda, não é O PARAÍSO?
Dilucia, o Dilucius é uma delicia! Um delicia ler, ver as fotos, as sugestões. O blog tà limpo, sofisticado, simùples, enfim, lindo!
Tê querida, fico tão feliz por vc estar elogiando. Estou esperando seu post “Gastrosofia”. Hehehe…
I appreciate the good work you are doing! I’ve really enjoyed reading it. You’ve arouse me a great interest. I’ll investigate it more. Keep up doing it!
Ok, I’ll keep this style of post and I appreciate those that you’ve enjoyed. Thank you.
Me lembrei da dificuldade que tive ha 20 e tantos anos atras, pra comprar uma panela cocotte pro meu cunhado gourmet Oswaldo(Bia). Se fosse hoje,com essas dicas,seria tudo de bom.
Stella, ah que bom que vc gostou! Olha só, o Dilucious vai postar algo similar só que com as lojas que podemos comprar os ingredientes que nunca sabemos onde achar. Por exemplo: vc gostaria de saber, nem que seja só por curiosidade, onde achar pectina, sucre pétillant, salmão com ouro e coisas desse tipo? Pois é, acho que vc vai gostar. Bjss
Este é um dos o meus posts favoritos do seu blog, porque as dicas são de ouro! Eu adoro comprar artigos de cozinha! Na próxima vez que eu for em Paris passarei nestas lojas! Daqui a alguns meses viajarei para um dos paraísos de utensílios da cozinha: Alemanha! Lá comprarei algumas facas e frigideiras que não consigo encontrar por aqui no Brasil. Pena que existe o problema de excesso de bagagem, senão levaria tudo que visse na loja!
Um grande beijão!!!
Maria querida, acho que antes de vc viajar para Paris já terei postado sobre as lojas que compramos, não utensílios de cozinha, mas ingredientes interessantes. Acho que vc vai gostar. Depois falamos da Alemanha? Quero saber TUDO! Beijão para vc também.
” Chegar ao coração passando pelo estômago”…. é bem assim mesmo…. Esta parte de Paris , bem no centro “LES HALLES” foi por mais de um século o estômago de Paris.. um mercado instalado em doze pavilhões de ferro e vidro…. Tornou-se no entanto insalubre e impraticável permanecer neste espaço, tão ao centro… Foi então transferido para a banlieue parisiense, no local criou-se o FORUM LES HALLES… um conjunto ultramoderno subterrâneo de lojas,salas de conferência e museus e é ali que se encontram as mais geniais lojas de utensílios para cozinha, das quais Dilu nos fala…. ela é mesmo incrível, sabe tudo e adorou saber que o estômago da cidade se transformou no coração….mas não perdeu suas raízes…. Valeu Dilu … ir à Paris e à Les Halles …..vale uma” promenade “… sensacional querida…. Bisou
Bia minha linda, desse comentário nasce um post para o Dilucious. Adorei!
“PARIS, ONDE HOJE PULSA SEU CORAÇÃO, UM DIA PALPITOU SUA BARRIGA!
Por Beatriz Gouthier
Por mais de um século, os doze pavilhões “Les Hales” no centro de Paris, eram a barriga da cidade!”…..
É todo seu! rsrsrssss
estive varias vezes em Paris e nunca soube destas lojas vou sempre na especieris em Madeleleine
Fabio, não deixe de visitar essa região, além de ter essa igreja maravilhosa, essa escultura super emocionante, tem essas lojas para nos tirar do sério! Vou fazer um outro post com as lojas que tem os comestíveis. Bjs
Gosto muito da Dehillerin, completa e sem luxos extras. Fica como sugestão o andar de “coisas para casa” do BHV, ao lado do Hotel de Ville. Tem do basico ao luxo, bem completa. Um grande abraço e obrigada pelas dicas extras!
Hilda, muito bem lembrado, tenho um tanto de coisa e uns pratos, que é um dos que mais gosto de usar, que foram comprados nesse andar da BHV. Todas as vezes que vou a Paris passo uma tarde lá. Esqueci completamente, obrigada querida. Olha só, ontem criei um espaço aqui no blog que chama IT AMIGOS que será só para os amigos. Se vc quiser fazer um post, será muito bem vindo e eu vou adorar. Bjs
Estou enlouquecida com essas dicas de Paris!!!! Já copiei todas elas….
Sera que você tem dicas assim de NY????
Beijos, LU.