Uma “luta” quando se “tem de”. Tem de ser, tem de comer, tem de trabalhar, tem de agradar, mas o pior é quando você tem de criar. Puxa! Inspiração não é pegar uma chave, abrir a porta e sair criando. Inspiração só pode ser algo secretamente ligado ao firmamento, como colher uma revelação de Deus. Sim, mas nem sempre Ele está ali pronto a se manifestar, plantando coisas no coração das pessoas.
Essa conversa fiada surgiu pelo fato de eu estar aqui matutando meu próximo texto para o jornal, e claro, sem saber o que escrever. Querendo agradar “gregos e troianos”, de repente, um raio vem me iluminar. É o sopro de Deus colocando-me no meu devido lugar: COLUNISTA? NÃO, SOU COZINHEIRA!
Mãos que falam!
Uai, além de cozinheira e devido ao dilucious.com, escrevo textos sobre restaurantes sofisticados, comidas elaboradas e tudo que é chique. Falo do gosto, das sensações, até fantasio o que passa na cabeça do chef. Escrevo também sobre meus pratos, meus eventos, inventos e até outros ventos surgem nos vãos da minha memória, ávidos por serem notados, ou anotados. Mas só no papel gosto de ser chique, ou parecer chique.
Montagem com louça simples dando um “ar de chic
O lado positivo é que, apesar dos meus pratos e de “alguéns” fantasiarem que sou chique, prefiro a simplicidade. Amo comida caseira. Aquela que traz ao coração uma mesa grande, cheia de criança. A que traz à lembrança um prato com a melhor parte do frango. Até chego a ouvir o dono desse prato, com toda brandura paternal, dizer: “Minha filha… Você come demais, igual caminhoneiro!” Rsrsss… Eu parava de mastigar, olhava para ele e com a boca cheia: “Ué.. essa comida gostosa é que me faz comer tanto”. Hoje percebo que o que me faz meio glutona, é a minha paixão pela comida simples um tanto confusa com meu namoro com a comida chique. Entendeu? Eu também não!
Gema mole na Espuma de claras envolta em farelo de Foccacia com Azeite de trufas
Arroz sujo
Acho que chega de buscar inspiração, né? De tanto blábláblá, acabei de merecer uma inspiração dos céus. Finalizo escolhendo o ingrediente para dar a receita, e ainda satisfazendo meus dois eus, já que estou tentando montar um opinião aceitável com o simples e o chique. Nada mais perfeito que o arroz para exemplificar – o arroz nosso de cada dia ou um arroz doce, chique. É minha gente, taí um ingrediente para alegrar gregos e troianos!
Arroz doce no Limão Siciliano Rocambole de Goiabada com Mousse de Limão BAIXAR RECEITA
Mas venhamos e convenhamos, chique mesmo é fazer as coisas com amor. Afinal, tem de haver carinho, tem de ter dedicação, tem de existir entusiasmo e sim, tem de olhar com olhos de alegria as pequenas coisas do dia-a-dia. Ah, e tem de ler minha coluna no Degusta. Enfim, será que tenho de ser COZINHEIRA? NÃO, SOU COLUNISTA!
Rsrsrssss Liliane querida, colunista eu ainda estou tentando, e cozinheira… quando penso que estou aprendendo, vejo que não sei nada! Graças a Deus que é assim!
Tia Dilu …. Adoro arroz doce! Quente…. Gelado…. Normal….. Porque esse que estou vendo na foto, não é normal!! “Preciso” provar esse, para colocar no meu rol!
Ah nemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se vc é mesmo minha amiga, “pósabê que não vivo” mais sem saber que gosto tem essa sobremesa.
Menina prendada, colunista,cozinheira, artista sensível, você tem criado, cozinhado, escrito com tanta sutileza que fica difícil saber qual Dilu é mais criativa! Não importa, continue ouvindo suas inspirações, aqui, ali, ou acolá , somos nós que estamos ganhando. Está é a mais pura manifestação de carinho e amor com todos. E além de tudo sabe ser amiga, prestativa. Obrigado por deixar fazer parte deste seu robe .Beijos Sheila
Sheila sumida, obrigada querida! Nem sei como responder um comentário tão bacana como o seu. Mas uma coisa é certa, em qualquer aqui, cá ou acolá, quem ganha sempre sou eu, pois só se é prestativo a quem é uma fofa e querida, assim como você. Saudades, e muitos bjs
Você é cozinheira, colunista e chic! Consegue ser os três com maestria. Além do mais, “a simplicidade é o último grau da sofisticação”, já disse alguém e assino embaixo. E estamos conversadas.
Minha amiga colunista , cozinheira , chic e simples ,
Para exercer esta pluralidade de papéis que a vida lhe trouxe …só mesmo com a magia de uma fada!!!!
Adorei a coluna de ontem !
Abraço carinhoso,
Maria Eugenia
Eu só leio o degusta qdo a coluna é sua, acho as outras uma bobagem. Sempre falam a mesma coisa, uma chatisse. Essa de ontem ficou especialmente deliciosa, parabéns! Esperando o próximo!
Maria Emilia, o Degusta trata de comida e só de falar dos ingredientes, a gente fica em estado de encantamento. Ah, o alimento! Tão poderoso! Tão formador de opinião! Tão presente de Deus! Impressionante!
Sua história é bonita Dilu, de cozinheira, de colunista, de blogueira, de gente simples e chic ao mesmo tempo. de tudo que vc é.
Um grande abraço, Eliane
Dilu querida, vc deveria escrever todas as semanas. Eu acho que faz falta textos como o seu no jornal. Esse dessa semana então, foi muito joia. Parabens! E sem contar a receita MARAVILHOSA!
Dilu, parabéns, tudo lindo. Se voce nao se importar e se ele não for só de gastronomia, voce poderia me passar o nome do fotografo, por favor. Obrigada e um grande beijo.
Katia querida, a fotógrafa sou eu, mas tenho uma pessoa para te indicar. Aliás, foi quem me ensinou a fotografar. Ela chama Priscila Bartolomeu Fotografias. É só solicitar a amizade no Face. Qualquer coisa, me chama aqui de novo, ok? Bjs e muito obrigada
Dilu , vc não e cozinheira nem colunista . Será que não entendeu ou e a modéstia ???? Vc e artista … Sim … Um presente que se ganha do criador !!!!! Coloca amor em tudo que faz e faz com amor !!!! Ah essa alma que os artistas tem … Não se reconhecem … E assim mesmo ….
Achei o máximo o comentário da Gisele, faço minhas as palavras dela, já que me falta criatividade. Inspiração eu até tenho, demais, é só olhar pra vc Dilu, mas me falta é palavras.
rsrrssss Ai meu Deus! Obrigada minha querida Ana Victoria. Também me falta palavras pra te agradecer! Rsrrsrssss Só posso te dizer que estou muito feliz!
Dilu,
Você pode ser tudo que você quiser.
Sua autenticidade, seu carisma e sua real alegria de viver e de acreditar num mundo mais bonito e feliz de se viver te permitem tudo!
Você não precisa de rótulos (apesar de para mim ser a best das Chefs, como você bem sabe…), você só precisa ser Dilu…
Lindo texto,amiga querida,cozinheira simples,chef sofisticada,escritora iluminada.
Quanto à disponibilidade divina em nos inspirar,acho que Ele está sempre soprando coisas boas por ai,
basta abrirmos o coração e despir a alma.
Isso sim é para poucos e pode ser traduzido como dom!
Sorte nossa vc “perceber” o seu!Bj
Sorte mesmo tenho em ter no meu pertinho, umas pessoas assim com você Junia. Vou te dizer uma coisa: nunca esperava pelo que tem acontecido nos últimos tempos, e assim e por isso, vivo agradecendo. Essas conquistas demonstram a sorte que tenho tido, obrigada amiga querida!.
Dilu, a parte que eu mais gostei foi a lembrança do seu pai. Muito lindo e me fez imaginar a mesa cheia, mas cheia de barulho, de briga, de carinho, cheia de família, coisa que hoje em dia não existe mais. Fiquei até um pouco triste com a nostalgia que encheu meu coração, de saudade de um tempo que não volta mais. De um tempo que a gente não sabe aproveitar, pq ainda não sabe o valor que tem. Que pena, como seria diferente se a gente tivesse ciência do que deixamos de fazer.
Parabéns seu texto ficou muito lindo. Vc sabe escrever pra tocar a alma da gente.
Um beijo grande, Julia
Ô Julia, minha querida, eu entendo o que se passou no seu coração, pois as vezes também sinto e penso o mesmo. E é preciso lembrar de tirar o lado bom, que é sempre o aprendizado. Fica com Deus te iluminando amor, bjs
Uai, e que cozinheira, né?
A gente que é “mineiro uai” gosta mesmo é de muita fartura na mesa, não é? Muita rabada, frango ao molho pardo, frango com quiabo, costelinha com ora-pro-nobis e por aí vai…mas sabemos que o tempo para sofisticação e glamour está lá. Pronto para serem mostrados ao mundo. Rsrsrs
Você faz isso muito bem! Quando digo que é pra ser mostrado ao mundo, falo sério. O seu trabalho, suas receitas, sua apresentação e o paladar de seus pratos são ao nível mundial dos cozinheiros internacionais. Só vou dizer isso! Rsrs
Bjs!
UAI! E disse muito né, meu amigo? Aliás, você sempre faz uns comentários que me deixam muitíssimo feliz. Fico até sem graça, por saber de quem está vindo. Obrigada meu querido!
De tudo que eu vejo aqui no Dilucious e o que vejo nas revistas e jornais, eu acho que vc pode ser as duas coisas sim, com louvor e principalmente com simplicidade, que é assim que vejo vc ! Parabéns!
Adorei Dilu, vc é colunista e cozinheira! hahaha
Rsrsrssss Liliane querida, colunista eu ainda estou tentando, e cozinheira… quando penso que estou aprendendo, vejo que não sei nada! Graças a Deus que é assim!
Dilu, eu li no jornal ontem, mas eu entendi diferente. Parecia que vc tinha escrito que não era cozinheira.
Cida, eu não sei como funcionam essas coisas no jornal, mas deve ter acontecido um erro de cópia. Ainda bem que você leu aqui, bjs
Tia Dilu …. Adoro arroz doce! Quente…. Gelado…. Normal….. Porque esse que estou vendo na foto, não é normal!! “Preciso” provar esse, para colocar no meu rol!
Tia Rosa, oba! Vamos fazer o mais rápido possível! Esse rol tem de ficar completíssimo… Rsrsrsrsss
Amiga,
foto dos pratos verdes esta lindissima!!!
e a gema mole…..preciso provar!!!!
bjos e mais bjos
Valeria, vamos fazer! Você vai ver o quanto é bom! Vamos marcar, O arroz doce pra Rosa e o ovo pra você! Bjs
Ah nemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se vc é mesmo minha amiga, “pósabê que não vivo” mais sem saber que gosto tem essa sobremesa.
Sandrinha, “posabê”, no dia que eu fizer, prometo te chamar. Bjs querida e obrigada
Menina prendada, colunista,cozinheira, artista sensível, você tem criado, cozinhado, escrito com tanta sutileza que fica difícil saber qual Dilu é mais criativa! Não importa, continue ouvindo suas inspirações, aqui, ali, ou acolá , somos nós que estamos ganhando. Está é a mais pura manifestação de carinho e amor com todos. E além de tudo sabe ser amiga, prestativa. Obrigado por deixar fazer parte deste seu robe .Beijos Sheila
Sheila sumida, obrigada querida! Nem sei como responder um comentário tão bacana como o seu. Mas uma coisa é certa, em qualquer aqui, cá ou acolá, quem ganha sempre sou eu, pois só se é prestativo a quem é uma fofa e querida, assim como você. Saudades, e muitos bjs
Você é cozinheira, colunista e chic! Consegue ser os três com maestria. Além do mais, “a simplicidade é o último grau da sofisticação”, já disse alguém e assino embaixo. E estamos conversadas.
Ah que linda Tina, obrigada querida, adorei!
Ahhhh Dilucious!
To com a Rosangela, amo arroz doce quente, morno, gelado, chic ou simples.
Então tá me devendo esse, da fada!
bj
Então fia, está virando festa: você, Rosa, Valeria e Sandrinha. Podem marcar!
Minha amiga colunista , cozinheira , chic e simples ,
Para exercer esta pluralidade de papéis que a vida lhe trouxe …só mesmo com a magia de uma fada!!!!
Adorei a coluna de ontem !
Abraço carinhoso,
Maria Eugenia
Ai meu Deus, que coisa linda, assim é você maravilhosa, sempre maravilhosa! Obrigada, sempre!
dilu, eu amei a materia, mas a receita é de enlouquecer de vontade! Beijao
É Junia querida, é verdade, é tão gostosa que enlouquece mesmo. Para quem ama comer assim como nós… Hummm…
Amoreeeee!!!! Que maravilha, adorei tudo, agora que li a versão correta. Vc acertou as virgulas, não é? Ficou ótimo!
Ei Silvana, no jornal as virgulas ficaram meio sumidas… entendia-se o oposto, isso também é bacana: confundir! Bjs querida
Eu só leio o degusta qdo a coluna é sua, acho as outras uma bobagem. Sempre falam a mesma coisa, uma chatisse. Essa de ontem ficou especialmente deliciosa, parabéns! Esperando o próximo!
Maria Emilia, o Degusta trata de comida e só de falar dos ingredientes, a gente fica em estado de encantamento. Ah, o alimento! Tão poderoso! Tão formador de opinião! Tão presente de Deus! Impressionante!
Sua história é bonita Dilu, de cozinheira, de colunista, de blogueira, de gente simples e chic ao mesmo tempo. de tudo que vc é.
Um grande abraço, Eliane
Outro abraço grande e carinhoso para você querida. Saiba que me fez arrepiar com seu comentário. Fiquei muito feliz!
Dilu, eu concordo com todas que comentaram ai pra cima. Vc é tudo isso!
Leonardo, obrigada meu amigo. Sinto seu comentário sincero e muito querido pra mim. Bjs
Ha dias que a gente se sente tão sem inspiração e de repente, ploft… brota! É como vc disse Dilu, parece coisa do ceu. Adorei!
E não é? Inspiração só pode ser um raio de luz vindo de Deus! Bjs Débora, obrigada por sua visita aqui no blog, adorei!
Dilu querida, vc deveria escrever todas as semanas. Eu acho que faz falta textos como o seu no jornal. Esse dessa semana então, foi muito joia. Parabens! E sem contar a receita MARAVILHOSA!
Obrigada Victoria. escrever é sempre muito gostoso, não é? Com ou sem inspiração! rsrsrsss Obrigada pelo carinho e volte sempre, bjs
Dilu, parabéns, tudo lindo. Se voce nao se importar e se ele não for só de gastronomia, voce poderia me passar o nome do fotografo, por favor. Obrigada e um grande beijo.
Katia querida, a fotógrafa sou eu, mas tenho uma pessoa para te indicar. Aliás, foi quem me ensinou a fotografar. Ela chama Priscila Bartolomeu Fotografias. É só solicitar a amizade no Face. Qualquer coisa, me chama aqui de novo, ok? Bjs e muito obrigada
Dilu , vc não e cozinheira nem colunista . Será que não entendeu ou e a modéstia ???? Vc e artista … Sim … Um presente que se ganha do criador !!!!! Coloca amor em tudo que faz e faz com amor !!!! Ah essa alma que os artistas tem … Não se reconhecem … E assim mesmo ….
kkkkkkkkkkkk ah minha linda querida! Estou aqui rindo de você!
(Se não fosse direcionado à mim, juro que te diria: “ÊTA COMENTÁRIO INTELIGENTE!”)
Achei o máximo o comentário da Gisele, faço minhas as palavras dela, já que me falta criatividade. Inspiração eu até tenho, demais, é só olhar pra vc Dilu, mas me falta é palavras.
rsrrssss Ai meu Deus! Obrigada minha querida Ana Victoria. Também me falta palavras pra te agradecer! Rsrrsrssss Só posso te dizer que estou muito feliz!
Sen-sa-ci-o-nal! Amei Diluzinha, parabéns!
Clarinha querida, super obrigada! Bjs
Dilu,
Você pode ser tudo que você quiser.
Sua autenticidade, seu carisma e sua real alegria de viver e de acreditar num mundo mais bonito e feliz de se viver te permitem tudo!
Você não precisa de rótulos (apesar de para mim ser a best das Chefs, como você bem sabe…), você só precisa ser Dilu…
Bjoos, mtos, mtos!
Valerie, amor de minha vida! Que linda! Que lindo! Eu te amo demais!
Lindo texto,amiga querida,cozinheira simples,chef sofisticada,escritora iluminada.
Quanto à disponibilidade divina em nos inspirar,acho que Ele está sempre soprando coisas boas por ai,
basta abrirmos o coração e despir a alma.
Isso sim é para poucos e pode ser traduzido como dom!
Sorte nossa vc “perceber” o seu!Bj
Sorte mesmo tenho em ter no meu pertinho, umas pessoas assim com você Junia. Vou te dizer uma coisa: nunca esperava pelo que tem acontecido nos últimos tempos, e assim e por isso, vivo agradecendo. Essas conquistas demonstram a sorte que tenho tido, obrigada amiga querida!.
Dilu, a parte que eu mais gostei foi a lembrança do seu pai. Muito lindo e me fez imaginar a mesa cheia, mas cheia de barulho, de briga, de carinho, cheia de família, coisa que hoje em dia não existe mais. Fiquei até um pouco triste com a nostalgia que encheu meu coração, de saudade de um tempo que não volta mais. De um tempo que a gente não sabe aproveitar, pq ainda não sabe o valor que tem. Que pena, como seria diferente se a gente tivesse ciência do que deixamos de fazer.
Parabéns seu texto ficou muito lindo. Vc sabe escrever pra tocar a alma da gente.
Um beijo grande, Julia
Ô Julia, minha querida, eu entendo o que se passou no seu coração, pois as vezes também sinto e penso o mesmo. E é preciso lembrar de tirar o lado bom, que é sempre o aprendizado. Fica com Deus te iluminando amor, bjs
Uai, e que cozinheira, né?
A gente que é “mineiro uai” gosta mesmo é de muita fartura na mesa, não é? Muita rabada, frango ao molho pardo, frango com quiabo, costelinha com ora-pro-nobis e por aí vai…mas sabemos que o tempo para sofisticação e glamour está lá. Pronto para serem mostrados ao mundo. Rsrsrs
Você faz isso muito bem! Quando digo que é pra ser mostrado ao mundo, falo sério. O seu trabalho, suas receitas, sua apresentação e o paladar de seus pratos são ao nível mundial dos cozinheiros internacionais. Só vou dizer isso! Rsrs
Bjs!
UAI! E disse muito né, meu amigo? Aliás, você sempre faz uns comentários que me deixam muitíssimo feliz. Fico até sem graça, por saber de quem está vindo. Obrigada meu querido!
De tudo que eu vejo aqui no Dilucious e o que vejo nas revistas e jornais, eu acho que vc pode ser as duas coisas sim, com louvor e principalmente com simplicidade, que é assim que vejo vc ! Parabéns!
Obrigada Cristiana querida. vc é uma fofa!
Dilu, muito interessante tudo que vc escreve c esse jeito simples/chic. Beijão, Rita
Rita querida, super obrigada pelo carinho. Bjs
Escreve o que vou dizer: seja como colunista, como cozinheira ou como fotografa, vc será boa, chique e simples.
Ah… obrigada querida. pode saber que faço essas três coisas com muito amor! Bjs