Coloco meus pés em casa, vindos de uma viagem onde eles assistiram meu “eu” sendo consumido por todo tipo de informação,
testemunharam meu coração sendo minado com múltiplos prazeres,
meu estômago mimado por uma Espanha gourmet
e meus olhos sendo testemunhas de verdadeiras obras de arte dentro dos pratos.
E é isso que me traz hoje a escrever este texto e ilustrá-lo com os pratos que crio. Espero que gostem!
.
DI-LÚDICO GOURMET
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Ai meu Deus, nem bem chego, toca uma mensagem. Toca também a acender uma luzinha, pois o chamado é para eu escrever… sobre o quê? Que coincidência, sobre a gastronomia e o peso que tem a apresentação dos pratos.
.
Imediatamente meus pensamentos correm a pensar, pensar… Percorrem por experiências recém “degustadas”, e buscam o que de mais sutil (claro, não se pode ser óbvia) vivi no último mês para compartilhar com você, que nesse momento me lê.
.
Poderia dizer: “a gastronomia é “IN” / a mídia anda investindo pesado no seguimento / a melhor (ou qualquer uma) receita é cobiçada por todos / as montagens dos pratos estão lindas e loucas, às vezes inacreditáveis / ah, os homens são os maiores consumistas da área / os chefs hoje… Rã! são estrelas do firmamento / as más línguas andam dizendo que a comida molecular ruiu – mentira, ela se mantém gloriosa, desponta de todas as grandes cozinhas e explode em sabores (e beleza) nas mesas mais abastadas do planeta / blá, blá, blá…“ Qualquer coisa nesse sentido que eu disser, corro o risco de cair no lugar comum. Com certeza, não é para isso que fui escolhida, muito mais se espera de mim.
.
Aqui estamos nós, querendo colocar o BELO na pauta do dia… Nós, que seres normais somos, e por isso me pego não podendo comparar e ilustrar essa matéria com as apresentações dos pratos que vi lá na viagem, pois atrás deles estavam em ação os melhores profissionais do mundo… Hummm… Mas isso não é desculpa!
.
Então, vamos lá. Tudo que vive, se alimenta. Ato trivial que implica naturalmente na saúde, na felicidade, na alegria, no prazer e claro, nas relações, quaisquer que sejam. O que não pode definitivamente ser trivial é o modo como isso acontece. É por isso que escrevo essas mal traçadas linhas, em nome do DI-LÚDICO GOURMET (já que sou eu quem escreve, me dou o direito de criar um conceito…)
.
Ôpa, peraí! O que vem a ser DI-LÚDICO GOURMET? Sabia que essa seria sua pergunta. Você sabia que o conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo? Piorou! O que é ludismo? É o movimento que vai contra a mecanização do trabalho, mas na parte que nos interessa, ele está em todas as atividades que despertam o prazer, ou seja, são energias gastas e pautadas no ato de brincar para produzir algo, claro, prazeroso.
.
Simples assim! Então, agora te convido a atrelar essa teoria lúdica ao que você julga ser “gourmet”. Pessoalmente, desconfio que seja uma refinada e sensual dedicação ao prazer da boa bebida e claro, do deleitável alimento, aquele que sustenta alma e corpo, ou todos os sentidos.
.
Ahhh comida… Tu que és feminina, envolvente, depravada e ainda assim, inocente. Tão inocente, quanto lúdica! (Novamente: como sou eu quem escreve, me dou o direito de ser às vezes um pouco poetiza… Rsrsrsss….)
.
Pronto! Chegamos ao ponto! O DI-LÚDICO GOURMET é a teoria (repito, recém criada pelo Dilucious) que alega ser o “lúdico à mesa” um comprometimento com o prazer, certo?
.
A partir desse conceito, faço outro convite: nas suas próximas investidas na cozinha, veja-a como uma atividade que acende os envolvidos de uma maneira alegre e convincente. Brincando!
.
Olhe os ingredientes com olhar criativo, o mesmo que as crianças, naturalmente, possuem. Coloque o lúdico a serviço da estética.
.
Desde o alimento em si até o modo que ele será apresentado aos convivas, seja provocante! Sempre tenha em mente que as iniciativas lúdicas potencializam a criatividade e contribuem para a expansão do belo. São contagiantes! “Naturalmente, as palavras e as atitudes do homem devem ser belas, pois da expansão do belo individual nasce o belo social.” Bem que já usei essa frase em outro post veja aqui, muito lúdico por coincidência.
.
Pois é… Para finalizar, o que temos hoje é um boom. A evolução ou, o enriquecimento da/na gastronomia transcendeu à simples vontade de se alimentar. Todos desejamos, além de pratos saborosos, a arte através deles. Exploramos, estudamos, cruzamos oceanos, cozinhamos, enfim, analisamos aquilo que, acreditamos irá contentar tanto a alma e o estômago, quanto a visão.
.
Estamos sempre pesquisando os melhores ingredientes, sorveterias, padarias, açougues, adegas, livros de culinária, mercados, etc, etc. Claro que junto a isso, o ideal é praticar o DI-LÚDICO GOURMET.
.
Todo esse blá blá blá dará resultado? Não sei, mas acredito que “água mole em pedra dura…” Então em nome disso, faço agora o terceiro convite afff!!!
.
Venha aqui no blog, quando a dúvida (aquela infeliz que sempre aparece para nos impedir de trilhar novos caminhos) insistir em te atrapalhar.
.
Aqui você pode encontrar fundamento, pois o Dilucious se cobre com o manto da pesquisa e da dedicação, consagra seu tempo na intenção de acertar e busca sempre se encaixar no estilo DI-LÚDICO de ser e viver…
.
Se quiser receber as atualizações do Dilucious, cadastre-se aqui. Obrigada, Dilu!
.
Fada mas você não emprata a comida, você pinta arte no prato com suas delícias! É além do capricho, é dom mesmo! Bjos
Polinha querida, obrigada, mas não posso deixar de lembrar que cada uma pratica a dom que Deus lhe presenteiou, né amoooorr
Como diz Ana Paula Lanari , a gente come com os olhos , mas atacamos pelo prazer de sermos pecadores . E alguém conseguiria resistir a estas delícias feitas com muito amor de quem se desdobra em aperfeiçoar além de nossas imaginações? Te chamei de fada há 2 anos , agora repito , só com muita magia alguém consegue voar tão alto e desprendida ! Parabéns Dilú! Beijo
Eliana, já tem 2 anos? Como passa depressa! Mas te digo que fica uma imagem de muito carinho entres amigas.
Falando em pecado, vc me faz lembrar e te adiantar parte do texto que acabei de escrever para o jornal, onde cito algo interessante: “a gula deixa de ser deslize para se transformar em sublime e nobre virtude”.
Fada, bruxa, maga e sei lá eu mais o que. Dilu, tudo de um esplendor inimitável. Parabéns!
Patricia querida, mas a exposição dessas fotos puxa um pouco para esse lado. O texto sugere aos que querem apresentar um prato bacana, que venham aqui e “imitem”. Rsrrsss… É um caminho legal pra quem quer chegar a fazer igual o bonito do outro. Bjs e obrigada amor
Minha querida , admirável , DI-LUMINADA amiga !
Ah , tenho certeza , minha semana será mais prazerosa após este DI-LÚDICO post …
Parabéns , é muita inspiração com a naturalidade de quem ama , sabe e faz com carinho e arte !!!
Que Dilucious destacar … ” Ahhh comida … Tu que és feminina , envolvente , depravada e ainda assim ,inocente . Tão inocente , quanto lúdica ! ”
… rsrsrs , é BRINCADEIRA a vontade que estou de degustar aquela obra de arte , ”Lichia recheada com Foie e Tukmaria ” , pra começar o menu , é claro !
Saudades daqui ! Bjs , Diluzinha !!!
Amada! Na HORA que vc disser: agora! Agora será o momento que farei com o maior prazer, alegria, e claro, brincando, o menu que vc quiser, começando pela lichia.
Vc não imagina minha satisfação ao ler que posso ter feito sua semana um pouquinho que seja mais dilúdica! Ah Nilza… tão querida! Tão no meu coração!
Dilu, é a primeira vez que eu vejo o blog de vocês. Eu nunca vi tanta criatividade e beleza caminhando juntos. Mil vezes parabens, um grande abraço, Jo
Joyce querida, ficamos todos os colaboradores do Dilucious muito felizes com seu comentário. Só posso agradecer, de coração, em nome de todos nós. Muitos bjs e volte sempre!
Diluzinha
UAUUUU!!!!!!!!!!
Mesmo sabendo de suas maravilhas, eu fiquei morreeeeeendo aqui!!!!!!
Rsrsrsss… Obrigada querida, mas num morre não, vamos viver para saborear cada vez mais essas “maravilhas”. Bjs
Diluzinhassss
Estou encantada com tantas belezuras e docuras de palavras..parabens!!!!
Bjs
Rosalia Nazareth.
Rosalia querida, receber elogio de uma grande artista como você me deixa até em estado de graça. Obrigada de coração!
Dilu Dlu Dilu eu não tenho palavras pra te falar o que estou pensando, sensacional é pouco. Parabéeeeeeenss!
Hummm… que delícia! Obrigada querida! Bjs
Nunca eu vi um projeto tão bacana. Gente, vcs já imaginaram se a gente tivesse um lugar desse em BH? Pq vc não monta isso pra nós Dilu?
Priscila querida, na realidade já até imaginei fazer um trabalho desse tipo aqui em casa, para poucas pessoas, uma vez por semana – mas acabei desistindo. Acho muito difícil encontrar mão de obra comprometida, infelizmente. Obrigada por vc ter gostado, bis
Mineira, você é ainda mais do que eu pensava. Texto lindo, mas as fotos e os pratos… sem palavras para descrevê-los. Você poderia fazer parte da equipe de qualquer restaurante estrelado, nãp só dp Brasil e sim do mundo.
Beijinhos
Ah minha querida, você é sempre tão gentil! Obrigada! Ainda vamos combinar uma boa mesa quando vc vier a BH. Bjs
Dilu!!!
Que bom é tomar sua mão e entrar nesse mundo de tantos matizes, tantos sabores e tanta alegria! bj
Ah minha querida amiga Veronique e suas sábias palavras!
Um verdadeiro cenário de maravilhas. beijo.
Estou tão feliz com você minha querida…. sem palavras!!!!! Pessoal! Novidades da Mônica vêm por ai! Tã Nã Nã Nã! Nããã!!!!
Ah quem me dera em meus momentos na cozinha eu pudesse conciliar o ludico com o prático. Mas foi literalmente uma delicia ler este post. Obrigada por tentar, mas quem sabe agua mole em pedra dura….
Rsrrssss… Isso mesmo Regina, bacana é pensar positivo. Tenho certeza que no seu próximo momento culinário você se lembrará do Dilucious e tentará seguir essa sugestão lúdica! Maravilha!
Amiga querida,como voce bem disse “tudo que vive se alimenta”!.
Depois de me alimentar com o que me sustenta,nada como o alimento d’alma.Neste caso este texto/ relato/testemunho onde se confirma seu capricho ao cozinhar.
Alias,capricho é uma palavra muito simples para a explosão de sabores,cores e alegria que vc poe na mesa.
Obrigada por me permitir participar de tudo isso.Beijo saudoso!
Ah Junia amada, é um pouquinho diferente. Quem permite essa participação mútua na troca de nossas riquezas é Deus, e a ele devemos agradecer. Ainda bem que você, artista linda e querida que é, faz parte da minha vida! Bjs
Quem nasce artista…
Rsrrsss Ai meu Deus! Para ser sincera eu acho que não nasci artista, mas sim, nasci cozinheira e me fiz dedicada. Acho sinceramente, que é a dedicação que gera bons frutos. Bjs amor!
Fada!!!!
Voce sempre põe os 5 sentidos de prontidão!
Alerta geral,
Dilucious a vista!
Saudades dessas delicias!
Ah não! Não mesmo! Precisamos matar essa saudade com urgência, o mais rápido possível! É pra já! Rsrssss….
Que maravilha!!!!! Isto tudo , realmente vc faz brincando!!!! Sensacional !!!!
Ah que fofa! Obrigada Lili querida!
Dilu,
Que maravilha, desde a beleza das fotos, sua criatividade e claro o sabor deles que tenho certeza que sao inesquecíveis!!!
Saudades de você!!!
Beijos,
Leninha
Leninha minha linda flor, eu também estou com saudade, ainda mais que tenho pegado muito aquele post que fiz no dia do seu aniversário, aí olhando essa sua carrinha querida dá ainda mais saudade. Vamos combinar de encontrar. Bjs