.
“Naturalmente, as palavras e as atitudes do homem devem ser belas, pois da expansão do belo individual nasce o belo social.” Essa frase do filósofo budista Mokiti Okada, consagra a atual gastronomia praticada na cozinha doméstica. Tenho observado em todas as mesas onde participo como convidada, o quanto os anfitriões se esmeram para servir o belo. Os preparos têm recebido cuidado, carinho e capricho em tão alto grau, que vejo e sinto muito desvelo, ternura… chega a parecer cafuné.
.
.
Cuidado, carinho, capricho, esmero, desvelo, ternura… Todas essas palavras são sinônimas, porém, nesse momento desejo agrupá-las para que expressem mais. É com significado de uma expressão maior que vejo ultimamente como as pessoas são amorosas com o pensar, o abordar, o manusear a comida. Tudo isso para melhor acolher à mesa aquele a quem se quer surpreender.
.
.
Para tal, o alimento “tá com tudo e não tá prosa”, sim… Ele tem o poder, tem a força e tem tido tratamento cinco estrelas. Quando na mesa, é facilmente perceptível o que vem por trás de um preparo bem feito, respeitosamente disposto num belo prato. Se vê grande dose de dedicação – e amor, se coloca ali.
.
.
Ok! Hora de trocar o blá, blá, blá pelo que me trouxe aqui. Falei do belo… dessa moda de se falar tanto em comida, ingredientes, preparos, etc, para finalmente dizer que para completar, todos procuramos ingredientes por onde viajamos. Retornamos contando (ou cantando?) alegremente sobre cada um deles e hoje vou dar uma receita que exprime tudo isso. Quando a criei para o meu blog www.dilucious.com.br, meu “belo” pensamento girava em torno de brinquedos, roda gigante, fogos de artifício! Afinal, quem ama cozinhar, vê sua cozinha como um parque de diversões. Esse prato vem trazer o belo em pura explosão, no visual e na boca!
.
.
Para atender o belo, nada melhor que a roda gigante em forma de biscoito. E as explosões? SUCRE PÉTILLANT! Verdadeiro espetáculo de sabor explorado pela gastronomia molecular, é um composto de açúcares e de CO2 (dióxido de carbono), o mesmo gás incorporado em refrigerantes, cuja fórmula faz conservar as bolhas em seu interior. Os cristais de açúcar derretem ao entrar em contato com água e saliva, fazendo escapar o gás e provocando estaladiços divertidos que fornecem a sensação de explosões de fogos de artifício, na boca! Acredite se quiser, pois só mesmo o atual momento com essa onda de ousadia na cozinha para oferecer tamanha magia! É um ingrediente para ser polvilhado em sorvetes, bolos, waffles, panquecas, salada de frutas… enfim, mil possibilidades de uso, depende só de criatividade e desejo de impressionar. Apropriado lembrar que é um produto adocicado e quando usado em preparo salgado, este deve ser agridoce. É uma experiência gourmet realmente original!
.
.
Esse ilustre açúcar explosivo é o elemento que faltava na cozinha criativa. Responsável por uma sensação deliciosa no paladar e na mesa, provoca surpresa, pois à medida que se mastiga, a curiosidade é aguçada, o som é divertido, e o efeito, mágico. Talvez você não tenha facilidade para adquiri-lo, mas se sua amiga viajar, negocie com ela. Peça para que traga o Sucre Pétillant, e aí… o belo estará montado! Ela entra com o ingrediente e você com o parque de diversões. E as duas juntas cantarão alegremente o canto dos que sabem que da expansão do belo individual nasce o belo social….
.
.
.
Maravilhosa essa materia no jornal, eu vi hoje. Parabens!
Dilu, vc é tudo de bom! Seus artigos são deliciosos de ler e principalmente, de ver!
Adorei saber dessa novidade!
Gente, que isso, da onde sao esses pratos maravilhosos? Não pode ser daqui do Brasil nao.
Dilu, sugestao: coloca em baixo deles, de qual restaurante vc comeu pra se a gente for neles, a gente aproveita pra pedir.
Obrigada, um abraço
Dilu, fiquei esperando sua materia esses domingos todos e qdo ja tinha pensado que vc tinha desistido, vc reaparece. Eu gosto demais de ler o que vc escreve. Vc tem um modo de escrever legal, mas acho que é pq vc tem conhecimento. Um abraço, ah é, e obrigada por nao ter parado.
Margô
É isso aí, Margô! Vc já ouviu falar que quem sabe as coisas pode ser simples, e mais, o menos é mais?
Félicitations! Magnifique!
Chic demais! Parabens Dilu!
Dilu querida, li no jornal e estou agora lendo no seu blog, é mais gostoso ler aqui porque vc ilustra com mais fotos, super bacana. Bjao!
Ô Dilu, adorei!
Lindo texto, e pura verdade, ta todo mundo assim mesmo. Bjosss
Parabens pelo texto e pelas deliciosas fotos!!
Voce é realmente uma artista!
Dilu, antes o post vinha completo no email e nem precisava vir aqui ver o resto. Acho que ficou mais bacana agora, pq as fotos ficavam tortas e com letras diferentes. Parabens por mais esta!
onde acho pra comprar o sucre pettilan t??
Gustavo, comprei o sucre petillant em Paris e já vim aqui uma vez depois que escrevi essa matéria, quis comprar e não achei. Amanhã vou lá no Bon Marche, se achar, eu compro pra vc, quer? É um pacotinho que deve ser usado inteiro quando aberto. Levo 1 pra vc experimentar, bjs