Alexandra Forbes: Os ratos do Instagram estão carecas de saber que a gema rende o dobro de “likes”. Lendo isso, resolvi postar uma receita com a dita cuja e senhora mor dos ingredientes. Confesso ser uma das que me deu muito prazer criar e muitas vezes preparei nos últimos anos. Ainda… Queria também aproveitar o final do ano para eleger um elemento que, além de delicioso, manifeste energia, alegria e cor. Tudo que queremos e precisamos para o próximo ano – sem querer fazer uso de metáforas. Mas como todos sabem, quando quero enfeitar um texto, abuso mesmo desse grato recurso das analogias, então… para tal, nada melhor que quem? Claro, a gema! Hoje a estrela é a GEMA, mas será o SOL a brilhar na sua mesa em 2015.
.
.
Ingredientes para 10 pessoas
10 claras
3 colheres de vinagre
10 gemas
sal e pimenta
100 g de manteiga
Laminas de tufas
Ingredientes p/ a massa
150 g água morna
35 g azeite
15 g fermento biológico fresco
300 g farinha de trigo, mais q.b. p/ polvilhar
½ c. chá de sal
Para servir: Trufa e Mel de trufas
Preparo
Para a massa de pizza, misture a água, o azeite e o fermento. Adicione a farinha e o sal e amasse 1 min. Divida a massa em 18 pedaços de aprox. 25 g cada, forme pequenas bolas e deixe descansar até que dobre de volume, cerca de 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 250ºC. Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda cada bola em forma de círculo. Coloque os círculos numa forma polvilhada com farinha. Leve ao forno a 180ºC cerca de 10 minutos. Sirva com o ovo, trufa e mel de trufa.
Para preparar a gema em nuvem: misture as claras com o vinagre, sal e pimenta. Bata as claras em neve. Coloque nas forminhas untadas e delicadamente, coloque 1 gema em cada. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Coloque no banho-maria por 10 a 12 minutos dentro do forno.
Vire delicamente no prato, lamine a trufa e coloque um poucquinho de Mel de trufas.
Sirva com Aperitif a la Truflle (ou cerveja ou xerez ou espumante) para conferir um charme a mais, afinal a cozinha também é feita de “glamour”.
Diludica: Se quiser, substituia o fermento biológico fresco por 1 c. de chá de fermento biológico seco.