PIZZETE com GEMA MOLE EM NUVEM e TRUFA

Alexandra Forbes: Os ratos do Instagram estão carecas de saber que a gema rende o dobro de “likes”. Lendo isso, resolvi postar uma receita com a dita cuja e senhora mor dos ingredientes. Confesso ser uma das que me deu muito prazer criar e muitas vezes preparei nos últimos anos. Ainda… Queria também aproveitar o final do ano para eleger um elemento que, além de delicioso, manifeste energia, alegria e cor. Tudo que queremos e precisamos para o próximo ano – sem querer fazer uso de metáforas. Mas como todos sabem, quando quero enfeitar um texto, abuso mesmo desse grato recurso das analogias, então… para tal, nada melhor que quem? Claro, a gema! Hoje a estrela é a GEMA, mas será o SOL a brilhar na sua mesa em 2015.

.

FACE OVO SOUFLE COM TRUFA CARAMELADA E APERITIF A LA TRUFLE

.

Ingredientes para 10 pessoas

10 claras

3 colheres de vinagre

10 gemas

sal e pimenta

100 g de manteiga

Laminas de tufas

Ingredientes p/ a massa

150 g água morna

35 g azeite

15 g fermento biológico fresco

300 g farinha de trigo, mais q.b. p/ polvilhar

½ c. chá de sal

Para servir: Trufa e Mel de trufas

Preparo

Para a massa de pizza, misture a água, o azeite e o fermento.  Adicione a farinha e o sal e amasse 1 min. Divida a massa em 18 pedaços de aprox. 25 g cada, forme pequenas bolas e deixe descansar até que dobre de volume, cerca de 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 250ºC.  Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estenda cada bola em forma de círculo. Coloque os círculos numa forma polvilhada com farinha. Leve ao forno a 180ºC cerca de 10 minutos. Sirva com o ovo, trufa e mel de trufa.

Para preparar a gema em nuvem: misture as claras com o vinagre, sal e pimenta. Bata as claras em neve. Coloque nas forminhas untadas e delicadamente, coloque 1 gema em cada. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Coloque no banho-maria por 10 a 12 minutos dentro do forno.

Vire delicamente no prato, lamine a trufa e coloque um poucquinho de Mel de trufas.

Sirva com Aperitif a la Truflle (ou cerveja ou xerez ou espumante) para conferir um charme a mais, afinal a cozinha também é feita de “glamour”.

Diludica: Se quiser, substituia o fermento biológico fresco por 1 c. de chá de fermento biológico seco.

 BAIXAR RECEITA

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima