Então gente… Continuando nossa viagem em direção a Espanha, tivemos o privilégio de passar um dia num cenário idílico, no coração do país cátaro, perto do Mediterrâneo, dos Pirineus orientais e a apenas 10 minutos de Carcassone, cidade fundada há mais de 2.000 anos, uma das maravilhas monumentais da França, num dos locais mais conservados e fabulosos da Idade Média.
.
.
DOMAINE D’AURIAC
Amor à terra sob as bênçãos de um céu estrelado
Dilu Bartolomeo Villela
.
Bem, mas hoje vamos falar do Le Domaine D’auriac, hotel de propriedade familiar instalado num antigo parque de 300 anos. Um verdadeiro Relais & Chateaux.
.
Relais & Châteaux, desde 1970, uma estrela Michelin desde 1983, o Domaine d’Auriac é uma linda história de família – antigo amor com o céu e o solo do Languedoc.
.
.
No folder do Domaind d’Auriac vem escrito: Bem-vindos ao jardim secreto de Carcassone… Bem, vai ser numa próxima vez que vou entender o que esconde essa mansão restaurada para servir como hotel campestre.
.
O fundador desta bela casa morreu em 2002, mas lá das “estrelas” deve estar orgulhoso de sua filha Marie-Hélène Rigaudis, que lidera uma equipe de 36 funcionários.
.
.
Sermos recebidos de uma maneira tão especial, nos fez pressentir que ficaríamos no meio de uma cenário acolhedor.
.
A partir do momento da nossa chegada no Le Domaine d’Auriac, a equipe não poderia ter feito mais para tornar nossa estadia a mais confortável possível.
.
.
Infelizmente, não tivemos tempo para usufruir o spa, trilha de caminhada, campo de golfe, piscina e as outras delícias…
.
.
Mas como adoro hotel com cara de casa de campo, aproveitamos pelo menos, o lindo visual dos jardins.
.
E a bonita mobília, decoração e aposentos que apresentam a história familiar.
.
O quarto, além de espaçoso e confortável, tinha vista para a piscina e um jardim lindo.
.
Não disse antes que a equipe faria tudo para tornar nossa estadia a mais confortável possível? Além de tudo respirar aconchego, fomos recebidos com tanta atenção que, fomos brindados com um mimo pra lá de agradável…
.
.
O banheiro do quarto é um charme, com tudo que a gente adora e ainda com vista para o jardim e piscina.
.
Oui, agora vamos para o bem bom: comida, claro! Rsrrsss… A decoração, bem diferente do resto, é muito bacana.
.
.
A cozinha trabalha com produtos locais e os aromas de Languedoc.
.
.
Comida de boa qualidade e sabor. Essa é a fama que carregam os hotéis da rede Relais & Chateaux.
.
.
O menu do jantar, estrela Michelin, foi gostoso.
.
.
O restaurante oferece pratos locais e é famoso por seu Cassoulet. Claro que especialidades como essas não devem ser dispensadas. Eu amo!
.
.
Antes de Luiz e eu viajarmos, passo e-mail para o restaurante informando que meu marido é vegetariano e tem várias restrições (restrições nada, é chato mesmo, pois não gosta de um monte de coisas). No caso do Domaine D’Auriac, esqueci do e-mail, mas eles foram super gentis e improvisaram muito bem.
.
.
Aqui o chef preparou uma salada com uma seleção de produtos que o Luiz gosta e uma deliciosa omelete – tudo gostosinho!
.
Claro que a uma batata frita, não tem dieta que resiste… Afff!!!
.
Passamos por um prato de frutas, pois estávamos começando a viagem, ainda tentando uma dieta… rsrrsss….
.
O Soufflé também é um clássico famoso do Domaine d’Auriac. Aí não tem dieta que resiste mesmo, nem pode!
.
.
Antes de dormir, passeamos lá fora para olhar quais as estrelas que abençoam aquele lugar. Todos sabem como adoro, nas viagens, poder andar à noite… Lá ainda tinha a imponência da casa toda iluminada, uma beleza!
.
.
Nosso café da manhã foi numa varanda no meio do jardim. Uma delícia!
.
A linda novidade ficou por conta dos “pratos” com frios e queijos – imensos tocos de madeira… Cobicei demaaaaiss!
.
.
Ao nos receberem com cordiais boas-vindas, a delicada Marie-Hélène Rigaudis, uma das proprietárias do Le Domaine D’Auriac, nos disse o que ela e a mãe sentem por tudo aquilo: L’amour du terroir sous le ciel étolilé.
.
Oui! Entendi nessas palavras que elas vivem um amor à terra sob as bênçãos de um céu estrelado. Ah.. É raro ouvir coisas assim, tão poéticas! Parabéns Marie-Helene! É certo que seu pai esteja feliz, lá nas estrelas, com a administração de sua casa.
.
Para completar, ao parabenizarmos as proprietárias pela simplicidade que elas imprimem na suntuosidade inerente ao local, uma delas nos respondeu, atrás de um doce sorriso: “Esta é a verdadeira definição de luxo”.
.
Hoje, de carro, vamos atravessar os Pirineus Orientais em direção a Espanha, porém, antes de deixar esse “terroir” e partir, penso: Oui, tive ali um amor à uma terra – que nem conhecia – sob as bênçãos, não apenas de um céu estrelado, mas também de um sol iluminado. Isso também é uma verdadeira definição de luxo!
.
Que post lindo Dilu, vc sempre coloca valores essenciais no meio de coisas boas da vida. Parabens!
Ah Teresa, o que seria desses lugares lindos e aconchegantes, sem o aconchego da alma?
O pai dessa mulher deve estar feliz lá nas estrela sem nem te conhecer…eta!!!!
Lais, assim espero! kkkkkk Se pudéssemos passar um pouquinho de alegria para quem já nos deixou…. hummm seria muito bom!
Dilu, a gente ainda nao se conhece pessoalmente, eu fiquei de ir em Bh, mas ainda nao deu. Mas hoje eu quero te falar que luxo é saber escrever desse jeito. Puxa vida, pq vc ligou o pai da pessoa com o post? Vc conhecia ele?
Rsrsrss… Não Alessandra, não o conheci, mas li algo a respeito e considero muito mais lindo do que tudo isso que ele deixou, foi o amor pelas estrelas, pelo terroir, pela simplicidade luxuosa… enfim, quando falo em magia, acho que estou me referindo à essas coisas.
Bjs amor, e obrigada pelo seu comentário, que me fez pensar mais que o normal.
Diluzinha….. lindinha…. queridinha…… que lugarzinhoooo é este????? Eu quero ir lá!
Rsrssss… Bora! Topo demais! Sua lindinha, queridinha, fofinha e bunitinha!
Dilu, que lugar bacana viu, nós já estivemos lá, mas na época ficamos em Carcassonne. Eu adoro seus posts cada vez mais e mais e mais e mais……….. hahahaha
Falando assim, você me deixa mais e mais e mais feliz e satisfeita! Obrigada amor
Querida e prezada Dilú , eu vejo e leio alguns blogs , eu acho muito bom ter esse tipo de informação de gente que nem a gente . Aqui no seu dilucius a gente nunca ve uma pessoa falando coisas desagradaveis ou que provoca briga . Eu quero te desejar parabens . E tb parabens pelos posts super dilucius de ler . Este hotel ai com certeza vai ser o meu quando eu for lá em carcassone . Um beijo bem grande , Cândida
Candida querida, acho que aqui no blog não acontecem comentários desagradáveis porque tudo gira em torno de assuntos muito agradáveis. Ainda bem! Bjs e obrigada pelo carinho!
Diluzinha, o hotel é lindo e a dona parece que é super simpatica, mas eu fiquei muito curiosa com o jardim secreto de carcassone, pq será?
Ana Lucia minha querida, eu também fiquei muito curiosa, mas você, assim como eu, vai ver num próximo post que “UM JARDIM SECRETO” pode ter vários sentidos e nos oferecer muitos sentidos! Espere e verá que lindo! rsrsssss Bjs
Dilu, eu acabei de ler sua coluna no jornal e vim ver aqui no blog como vc postaria aqui. Não achei a matéria e eu acabei lendo esse post. Eu fiquei imaginando que dom é o que tem os escritores. Lá no jornal vc fala de uma nova fase de vida de uma maneira engraçada e que cativa a gente ler até no final, o que não acontece com as outras matérias que são enfadonhas. Aqui vc fala de turismo, ou dá dicas não sei, mas a gente tem vontade de ler o texto. Enfim, parabéns, seu blog é muito bem escrito. Um abraço, Leo
Ah Leonardo, obrigada por ser tão GG comigo: grande de GENTIL e grande de GENEROSO!
Ahhh Dilu Bartolomeo Villela, você inspira e desperta uma vontade de conhecer todos os lugares, sabores e amores por onde quer que a gente vá!
Amo tudo que você escreve (e descreve)!
♡♡♡♡♡♡♡♡♡♡
Adorei o inspira e desperta uma vontade de conhecer todos os lugares, sabores e AMORES… Obrigada querida!
Dilu, estes posts que vc faz são tudo de legal. Dá muita vontade de arrumar as malas e voar pra lá correndo nÃoooo hehehe voando
Obrigada minha querida, você é uma fofa!
rsrsrsssss… É verdade Lenora, dá muita vontade de viajar “voando” mesmo. Vamos planejar!
Arraaaasou mineirinha! Hotel bárbaro, ótima dica! Merci!
Ei sumida querida, obrigada!
É verdade, o luxo está na simplicidade, mas eu não vi nada muito simples ai neste hotel não Dilu hahahaha
Gisele querida, exatamente por isso disse sobre a suntuosidade inerente ao local, porém acontece de as donas serem tão simples, tipo gente como a gente, que nos sentimos em casa. Muito bacana!
Dilu queridinha, eu só não peguei o avião, mas a viagem eu fiz. Obrigada por dividir conosco tanta coisa SUPER!
Ah Bernadete, que linda!
Thank you it is fantastic
I do Love this post, thank you again! I am so proud!
See you soon, you will be very welcome in YOUR carcassonne home again!
Marie
hahahaa Dilu, tamo aqui no bar e saimos da materia do jornal e a Be falou desse post Vc tem de fazer uma viagem pra nós, leva a gente pra estes lugares maravilhosos, monta uma excursão, que tal?
Jussara querida, acho ótimo, uma hora dessas vamos nos pegar dentro de um avião em direção a um lugar bem bacana… Um sonho!
Eu to dentro dessa viagem!
Maira, vamos programar! Bjs querida