Aqui em casa, sirvo croquete de muuuuuitas maneiras: no inverno, com sopinha quente, no verão, com sopinha gelada, como tira-gosto, com chutney, com espumas, com marguerita salgada, com geléia de pimenta, enfim…
Tem uma combinação especial que amo! Quando o recheio é camarão, sirvo com pirão, fingindo uma “desconstrução de bobó de camarão”… veja aqui
Enfim, use sua criatividade, mas se ela não vier, sirva o croquete puro, pois ele, por si só, já é uma invenção dos Deuses.
.
CROQUETE DE MANDIOCA dos Deuses
Por Dilu Bartolomeo Villela
Ingredientes
4 colheres ou 60 gr de manteiga
2 xícaras ou 500 ml de leite
1 folha de louro, 1 pitada de noz moscada, sal e pimenta do reino
1 tablete de caldo de galinha
6 colheres ou 90 gr de farinha de trigo
1.200 gr de mandioca cozida e passada no espremedor de batata
2 gemas
1 pitada de orégano em pedaços de queijo (para o recheio)
Farinha de rosca
2 Ovos
Óleo de soja
Preparo
– Coloque manteiga, leite, louro, noz moscada, sal, pimenta do reino e tablete de galinha no fogo. Assim que ferver, coloque a farinha de trigo e misture bem por uns 3 a 4 minutos pra não grudar no fundo da panela.
– Tire a panela do fogo, coloque a massa sobre uma bancada e misture a mandioca. Sove a massa até esfriar. Misture as gemas e sove mais um pouco. Retifique o tempero.
– Faça os croquetes no formato desejado, colocando um pedaço de queijo no meio.
– Passe os croquetes nos ovos e na farinha de rosca. Congele-os (eu acho que fica mais fácil fritar salgadinhos quando congelados, para não corrermos o risco deles abrirem).
– No dia que você quiser usar, tire a quantidade desejada do freezer e coloque na geladeira.
– Frite os croquetes na hora de servir. Você não precisa ficar misturando, só depois que eles formarem a capinha crocante que você deve virá-los.
DILUdica: – Na hora de fritar, esquente o óleo com um palito de fósforo dentro. Assim que ele pegar fogo, coloque os croquetes.
– O recheio pode ser: carne seca, carninha moída, bacalhau, azeitona, frango picadinho (detesto frango desfiado), carne de panela, enfim… Coloque o que você gosta, mas sempre lembrando que o recheio tem de ser pronto, isto é, pode ser até a sobra de uma peixada ou de uma moqueca de camarão. Você retira o camarão, cebola, pimentão, tomate do caldo, deixa escorrer bem, engrossa com um pouquinho de farinha de trigo e coloca um pouquinho de catupiry ou requeijão. Retempera com um pouquinho de pimenta… e hummmm… é só correr pro abraço!
.
BAIXAR RECEITA
.
Mais uma receita top!Vou baixar, imprimir e arquivar na minha pasta Dilu/Dorinha.
O problema é que mesmo seguindo o passo a passo,fica faltando o toque de “mestra”!
Faz logo um festival de croquete e me convida amiga!!!!
Fica não amor, pode fazer que vai ficar dos Deuses, e outra: pode congelar!
Eu topo o festival, pode marcar. Vamos ficar aqui conversando, bebendo e comendo croquete… afff, não tem coisa melhor nessa vida de Deus!
Dilu, adoro croquetes! Nunca fiz, acredita? Aliás, tentei uma vez e ficou encharcado de gordura, fora os que abriram. Agora, com sua receita e dicas, vou tentar. Bjos querida!
Fia, encharcado e aberto foi só por causa do óleo frio. Aquela dica do palito de fósforo é maravilhosa! Se quiser, podemos fazer um dia aqui em casa. Bjss
Ah que delícia pra hoje então… nem se fala!
Nem fala mesmo Leticia. Um lanche com croquete e suco de limão… meu Deus! É tudo de bom!