A apenas 130 km de Roma, a região de Maremma surge linda e azul no sul da Toscana.
Entramos nela afoitos, mas depois de uma noite atravessando o oceano, passar por Ostia, conhecer Montemerano, almoçar no Da Caino, chegamos tão cansados que “capotamos” por 2 horas.
Acordei já à noitinha, e com “gás” pra recomeçar. Ainda bem que tudo saiu exatamente como planejei, pois esse tempo restaurador foi suficiente para nos colocar novos e prontos para ver o que eu estava ansiosa por ver: Pitigliano à noite.
.
PITIGLIANO numa terra PREZIOSA
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Ao fazer uma das inúmeras curvas da estradinha, surge a pequena Pitigliano parecendo brotar no meio do nada.
Mas ao reparar melhor, percebi que a vila medieval desabrocha de uma elevação rochosa, como uma flor rara e preciosa.
Pitigliano, erguida sobre um tufo, é conhecida como “La Piccola Jerusalém”, dizem que, não só graças a uma comunidade judaica que viveu lá, mas também pelo aspecto da cidade que é semelhante a Jerusalém.
Dois enormes e deslumbrantes arcos do aqueduto construídos em 1636 atiçam nossa curiosidade e nos convidam a entrar.
Dentro do meu peito, um encontro de sensações ao ver o cenário de uma Pitigliano que esnoba beleza e história…
Andando pelas ruelas e sentindo os aromas intensos de comida (de verdade, nada de “estrelas”), fumaça, frio (sim, frio tem perfume), a cidade parecia querer nos acolher mostrando sua “veia” calorosa e ao mesmo tempo, misteriosa.
Uma armadilha para despertar ainda mais, como se fosse possível, o prazer de estar chegando numa Itália etrusca, romana, medieval, moderna, ou seja lá o que for.
A cidade é formada por um labirinto de túneis, ruinhas, becos apertados, praças…
Imagine que, literalmente, no meio de tudo isso, isto é, no interior da rocha, existe um complexo subterrâneo, onde cada povo (etrusco, romano e medieval) escavou e criou, cada um a seu modo, um povoado sobre o outro. Becos, tumbas e caminhos entrecortam 8 quilômetros por baixo da terra.
.
Bem gente, fomos a Pitigliano porque queríamos conhecer a “Piccola Jerusalem”, mas também para comer numa Osteria típica, pequenininha, aconchegante, enfim, bem ao estilo desta terra preziosa.
Depois de passear pela cidade, chegamos no nosso cantinho, enfim, da satisfação gastronômica.
Acho que creme de feijão está na moda. Muito diferente daquele horrível do almoço, esse estava uma delícia, com palitinho de bacon.
Nem vou falar muito sobre comida, só compartilhar com vocês uma receitinha MA-RA-VI-LHO-SA que acabei de aprender.
Nem ia falar, mas esse tartar, depois do restaurante L’EGGS de Barcelona, estava o melhor que já comi. Espuma de parmesão, gelatina de balsâmico, e o mais bacana: crocante de casca de parmesão.
Depois veio um gnocchi maravilhoso com carne de porco picadinha, show! O brocoli romanesco é uma pequena obra de arte, lindo!
Não podia faltar uma boa macarronada para o primeiro dia, não é amore?
E muito menos o Tiramisu, que segundo o chef, é um “Quase Tiramisu“.
O melhor foi o prato de queijos pecorinos da região.
Com um meraviglioso miele!!!!
E queijo na fossa? Sim, com direito a uma aula dada por quem entende!
Ah, a receita que prometi antes! O chef, super simpático, me ensinou como faz o crocante de casca de pecorino ou parmesão: corta a parte grossa da casca do queijo e coloca no microondas – simples assim. Fica uma delícia para compor um prato.
E vem dele outra aula de como se deve “tratar” o ato de cozinhar: “Atrás do prato que chega em cima da sua mesa tem um grande empenho. Feito de estudo, pesquisa, atenção nos detalhes, mas, acima de tudo, há uma grande paixão que nos leva a fazer mais e melhor.”
É assim que os amantes da gastronomia servem a quem em sua mesa se assenta. É isso que vim buscar aqui nessa TERRA PREZIOSA.
.
………
À pedido, coloco o mapa para os que quiserem acompanhar o roteiro:
.
.
Nem tudo são flores! Mas sem dissabores, TUDO SÃO FLORES!
.
Dilu, que beleza de cidadinha! Eu adorei o jantar, deu água na boca!
Mirtes, e estava delicia mesmo! A cidade é deslumbrante! Bjs
Hummm essa dica é Preziosa
É mesmo minha querida, mas “preziosa” mesmo é a amizade! Ah… essa sim, é tudo!
Dilu amoreeee eu adorei o post c esta cidade linda, mas eu não entendi a receitaaa
Amore
Vc corta a parte grossa da casca do queijo parmesão, pica em pequenos pedaços e coloca no microondas. Isso terá de ser feito como experiência até chegar no ponto, pq foi só isso que ele disse. Qdo eu chegar aí eu vou testar e ai eu te falo certinho. Mas se vc conseguir antes, vc conta pra gente. Bjs
Que lugar maravilhoso! Parece de ouro! Uma viagem ă Idade Média! Tudo parece encantado! Vc mui graciosa! Sei italiano não, então leia com sotaque! Capiche??? Bjos
kkkkkkkk…. Te amo demais!
As cidadezinhas da Itália são lindas, essa me pareceu encantadora. Na minha lista, para visitar na próxima viagem ao país e, claro, também anotei o nome do restaurante. O post, como sempre, soberbo!
Ô minha querida, vc é muito gentil! Uma fofa! Obrigada!
Gente, é muito lugar que a gente nem imagina que existe, não é mesmo? Que vontade de fazer uma viagem deste estilo, conhecendo pequenas cidades medievais que eu adoro e fico vendo as janelas e imaginando o que acontecia dentro de cada uma daquelas casas. Ave é muito interessante imaginar que no caso desta Pitigliano as coisas aconteciam debaixo da terra, maluco meu! Muito brigada Diluzinha por compartilhar com a gente. Beijão e boa viagem (pra nós kakakaka)
kkkk a viagem passa a ser nossa mesmo minha amiga! Isso que vc disse é muito interessante, eu tb fico imaginando tanta coisa, e isso faz parte da “viagem”, né?.
Nada neste mundo é melhor que “pé na estrada”. Olha só essa flor na rocha! Muito bacana pra anotar no caderninho
Imperdível essa cidade/flor! Bjs amore e obrigada por participar
Eu vou seguir você na viagem toda fia, quero saber tudinhoooo.
Ah que bom Denise, obrigada querida, por ser tão querida!
Muito belo! Buon viaggio mineira!
Obrigada minha amiga carioca, bjss
Dilu,
Siete sempre meravigliosa per descrivere tutto ciò che vive sul tuo blog.
Ma questo paese per me e il migliore di tutti.
Sto aspettando per voi ogni giorno con ansia.
Invidia viola( guarda roxo in italiano mio cognome)
Godetevi il vostro soggiorno molto sua carina e bella ragazza.
Aspetto di pìu di pìu
Bacci mille
Marisa Viola Ladeira
Fia, vou ter de pedir o maridão pra te responder nesse italiano lindo, parabéns! Bem que vc poderia estar aqui conosco pra exercitá-lo. Bacci mille, bacci mille e bacci mille! Adorei! kkkkkk
Dilu, a respeito do feijão, esqueci de comentar que, ao que tudo indica, esse vai ser o ingrediente estrela de 2016, principalmente na área de alimentação saudável. Aguardemos!
Coloca a zucca nessa lista minha linda, pq por aqui, todas as sobremesas tem a bendita! Não posso mais ler essa palavra! kkkkkk
Dilu, se vc foi buscar na Italia estudo, pesquisa, atenção nos detalhes, mas, acima de tudo, paixão pra fazer mais e melhor, vc nao precisava buscar isso na Italia não, vc é o exemplo bem dado disto. Vc é preziosa!
Nossa senhora, meu Deus! Morri!
Daqui de BH vou viajar pela Italia, molto buonno!
Viajamos juntas minha querida, delicia!!!!!!