Aqui em casa nunca tivemos essa coisa de cultuar “datas”: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, etc. Encontramos na sensatez que bom mesmo é comemorar o cotidiano – o dia, o estar vivo – a vida. Nem mesmo o Dia dos Namorados ganha a importância que habitualmente é dada a ele. Mas depois do blog, passei a observar o empenho dos amigos em exaltar este dia (tão especial quanto os outros) e isso me influencia… me seduz… e pimba: desempenho o papel que mais me encanta, o de cozinheira. Lembra o “discurso” do meu último post? “… quando quero fazer bem, a mim ou a alguém, procuro agradar, a mim ou a alguém, com experiências gastronômicas”. E é em nome do “querer fazer bem” que venho novamente com uma receita meio arrojada para o Dia dos Namorados: Apronte, fique bonita e “caia no crime”… E mais uma vez repetindo o outro post: prepare algo que provoque uma explosão (não só de sabores) em quem você quer bem… isso sim, faz muito bem! Ah! Mas antes, prepare a explosão, agora sim, de sabores!
.
SALMÃO COM GEMA MOLE EM MOUSSE DE CAVIAR
.
INGREDIENTES
1 Cebola pequena picadinha
2 caixinhas salmão
300 gr de creme de leite fresco
Sal e Pimenta do reino
1 litro de caldo de legumes bem temperado
3 folhas de gelatina
Caviar ou Ovas de Capellini
8 ovos
8 torradas
PREPARO
– Coloque a cebola picadinha numa água com açúcar e gelo. Deixe por 20 minutos e depois coloque numa peneira e aperte para escorrer bem.
– Unte 8 aros (ou ramekins) com azeite. Forre o fundo e as laterais dos aros com lâminas de salmão. Reserve na geladeira.
– Bata o creme de leite em ponto de chantilly e tempere com sal e pimenta do reino. Misture delicadamente um pouco de caviar. Reserve.
– Quebre a gelatina e coloque na água gelada para hidratar por 15 minutos. Esquente 30 ml do caldo e dissolva as folhas de gelatina. Mexa bem e misture a gelatina ao chantilly.
– Coloque chantilly até a metade dos aros. Reserve na geladeira.
– Coloque o resto do caldo pra esquentar.
– Quebre um ovo com bastante cuidado e coloque a gema numa escumadeira. Ponha a escumadeira, com a gema, no caldo quente por aproximadamente 3 minutos, ou o tempo suficiente para cozinhar, mas ainda mantendo a gema mole (se alguém prefere gema mais dura, deixe mais tempo). Coloque a gema num pires com azeite e repita a operação com as outras gemas. É preciso esperar a gema esfriar para colocar no chantilly, se não ele pode amolecer.
– Com muito cuidado, coloque 1 gema dentro de cada aro com chantilly. Tempere a gema com sal e pimenta do reino. Cubra com mais um pouquinho de chantilly e salmão. Coloque na geladeira.
– Na hora de servir, vire o salmão com cuidado num prato e enfeite com caviar. Sirva imediatamente com torrada. Ao partir, preste atenção nos olhares de seus convidados, a gema escorrerá tal larva de ouro…
BAIXAR RECEITA
.
Se quiser arrasar ainda mais, sirva junto com o
PIRULITO DE CHOCOLATE BRANCO COM SORVETE DE CAVIAR
Ô florzinha, quem sou eu pra fazer um prato desses??? A gema vai espatifar toda, vai ser um caos! Esse é só pra quem sabe e pode! Tipo vc! Bjo
Difícil até de acreditar!
Dilucious, quelle joie que vous me donnez, je lis vos recettes!