Já vou começar o post pedindo perdão a Lucca, cidade romana fundada em 180 a.C., que felizmente não se meteu em guerras e por isso, mantém intacto seu antigo traçado. Deixei pouquíssimo tempo pra essa linda cidade e arrependi. É! A Toscana é tão maravilhosa que se tornou uma das regiões mais visitadas da Itália com suas paisagens deslumbrantes, cidades idem, gastronomia idem… Ué, fica mesmo difícil escolher onde ir e sabendo que as cidades são pequenas, imaginei que duas por dia seria o ideal, mas…
Lucca em pouco tempo, que pena!
Dilu Bartolomeo Villela
.
Mas depois de cruzar as muralhas da cidade, você entende porque estou me redimindo. Faz parte da coleção de surpresas que a Itália zombateiramente reserva pro turista desavisado – ô país surpreendente – com um mapa na mão então…
.
.
A primeira vez que fomos a Lucca estávamos com Dorinha e Randy. Pegamos as bicicletas do hotel e isso nos proporcionou um passeio por suas ruelas medievais e pelos quatro quilômetros de muro construído no século XVI.
.
.
As antigas árvores em volta da muralha faz deste, um passeio imperdível, e o melhor, ajuda na dieta!
.
A Via Filungo é a principal rua comercial de Lucca, cheia de lojinhas, cafés, restaurantes, sorveterias, tentações, italianada bonita e turistas.
.
.
É também onde se encontra a Igreja St. Cristoforo com a exposição de Leonardo da Vinci veja aqui.
.
Depois de, a cada dez passos uma paradinha, você chega no final da Via Filungo e se depara com o que um dia foi o Anfiteatro Romano e até outro dia, “camuflado” pelos comerciantes da época.
.
.
Em 1830, a praça foi desocupada e sua beleza, quase original, foi descoberta com seu rico legado romano, mostrado em portões com forma de arco por onde passavam os gladiadores (e os bicicleteiros).
.
.
A Igreja San Michele in Foro, construída onde antes havia um Foro Romano nos surpreende com sua deslumbrante fachada marcada por fileiras de colunas.
.
.
O São Miguel lá em cima mostra que tudo aquilo, mesmo não parecendo, é realmente uma igreja.
.
.
Giacomo Puccini, autor de Madame Butterfly, é filho ilustre de Lucca. Ele viveu com a amante em Torre Del Lago e lá, nasceram algumas das óperas mais famosas do mundo (nós não conhecemos a Torre Del Lago, pois fica fora da cidade – mais um arrependimento pela falta de tempo, por isso, na sua viagem, planeje para conhecer).
.
.
Em julho e agosto acontece um festival dedicado ao famoso compositor.
.
A Basilica di San Frediano é linda e bem pequenininha.
.
.
Como toda cidade medieval, Lucca também tem sua torre dell’orologio.
.
.
A Torre do Relógio de Lucca tem 50 metros de altura.
.
.
Construída na Idade Média, é até hoje a mais alta das 130 torres da cidade.
.
.
O Palazzo Pfanner exibe um dos jardins mais lindos da Toscana.
.
.
Sem falar na coleção de esculturas de Deuses da Mitologia Romana.
.
.
Lucca é mesmo uma atração à parte, e ainda leva fama de centro gastronômico. Nós tivemos a sorte de estar lá num dia de feirinha, que é tudo de bom!
.
Mas, já que o tempo é curto e deve ser aproveitado da melhor maneira, melhor mergulhar de cabeça numa lojinha de…
.
.
Ah, vamos dividir esse post? Beijos e até amanhã!
.
Veja post anterior deste roteiro pela Itália
Pisa e Lucca num dia só! Dio mio, viva a Itália!
.
Veja o próximo post deste roteiro pela Itália
O melhor lugar do mundo é aqui… E agoooooora? Aqui, onde tem TRUFA…
.
.
Obs: Não almoçamos em Lucca, mas nos deram duas sugestões:
La Buca di Sant’Antonio – End: Via Cervia, 55100 Lucca LU, Itália
Osteria Baralla – End: Via Anfiteatro, 5, Lucca LU, Itália
Em algum lugar vi uma revistinha que tinha essa dica, pra quem gosta…
.
Olhaaaa que num tem coisa melhor que uma viagem assim! Tuudo!!! com pouco ou muito tempo!
Já diziam os poetas que viajar é o que nos torna felizes, né Fabiana? Obrigada por comentar minha flor!
Dilu, tudo bem?
Eu estou planejando uma viagem pra Toscana e acompanho seu roteiro.
Até onde vc foi que vc vai postar pra gente?
Vc acaba até quando?
Um beijo,
Sabrina
Sabrina querida, obrigada por participar e acompanhar esse roteiro maravilhoso que começou em Roma e vai acabar em Roma. Daqui pra frente ainda tem tanta coisa maravilhosa… Vou falar das regiões, pois são tantos lugares deslumbrantes como Portofino, Alba, os lagos, Milao, Bergamo, Sirmioni, Veneza, Modena, Assis, Arezzo, Norcia, Civita di Bagnoregio, as mais lindas estradas da Toscana (Asciano),… afff são tantas… enfim… Passamos pela Liguria, Piemonte, Lombardia, Veneto, Emilia Romana, voltamos para a Toscana, Umbria e Roma.
Falar em acabar pra mim é a coisa mais difícil que tem Sabrina. Se eu pudesse, assentava e não levantava enquanto não escrevesse todos os posts… mas não consigo. Tenho fotos das viagens a Provence, Normandia, Borgonha, Espanha, Tailândia, todas paradas sem tempo pra fazer posts… Eu queria muito fazer vários roteiros de 1 dia em Paris… esse sim, seria ótimo, mas não consigo!
Obrigada por participar fia, vamos que vamos!
Fada, mais uma vez você me transportou para as minhas lembranças. Lembrei da minha avó Sinhá, mãe da mamãe que dizia ter viajado o mundo inteiro através dos livros. Vovó Sinhá nunca saiu do Brasil fisicamente, mas conheceu tudo através das palavras. É como me sinto com os seus posts, viajo e conheço cada pedacinho que você descreve! Obrigada pelas viagens maravilhosas! Beijos
Ahhh minha amiga, que coisa linda! Mas tenho fé em Deus que vai chegar o momento de fazermos juntas uma viagem ao vivo e à cores. E vamos ter muitos casos pra contar. Obrigada por ser assim tão fofa comigo, eu não mereço tanto! snifff
Ahhhhh Dilu que viagem mais gostosa!
Lucca é uma cidade linda eu adorei!
Beijocas
Marilia, é mesmo linda. Ontem conversei um bom tempo com um amigo e nós dois dizíamos que Lucca merece mais tempo para ser “degustada” como merece! Espero que vc tenha tido esse tempo! Bjs e muito obrigada!
Eu estou que nem a Ana, viajando pela Toscana com vc! Adoro!
Eu poderia copiar e colar o que escrevi a ela, minha amiga do coração, mas não, só vou repetir que tenho fé de algum dia podermos fazer uma viagem juntas… Nossa Senhora… vai ser muito engraçado… Ainda mais se vc tiver “inspirada” como vc estava no Armazém Sereno… kkkkk
Realmente é uma cidade linda e rica. Pena que eu não incluí no meu roteiro quando fui lá em Pisa, mas com certeza quem sabe numa próxima se Deus quiser…
Ah, o estilo arquitetônico da igreja é belíssimo, que fachada! Obrigada por compartilhar com a gente!
Obrigada a você por participar minha linda!
Que bela cidade. Excelente dica da bike, otimo jeito de passear numa cidade plana!
Leticia, se meu marido gostasse de bike, eu faria todos os passeios assim: junto com o carro eu alugaria duas bicicletas. Tenho certeza, a viagem seria muito mais linda!
Oi Dilu, tudo bem? Eu venho salvando do seu site as dicas pra uma viagem pra Itália e todas estão tão bacanas que eu fico pensando que já to vendo tudo, já to viajando, nem preciso ir mais… hahahaha… Super obrigada por compartilhar suas experiências! Bjos
kkkkkkk… Ligia, adorei! Vc já está “viajando”, já está “vendo”, mas tem de ir pra sentir na pele e, principalmente, no coração tudo que uma viagem proporciona. É um verdadeiro banho de revitalização!
Posts perfeitos pra incentivar quem tem o sonho de conhecer todas estas maravilhas, e essa sou eu. Quero mais, quero mais!
Aí que delicia de viagem!!!! Lucca então … nem se fala… Ótimas recordações!!!