Como falei no post A Arte de Receber, gosto muito de convidar minha família e amigos para passar o dia degustando os pratos que faço para experimentar. Além de queridos, são minhas cobaias. Rsrssss… Raramente convido muitas pessoas em um mesmo dia, pois gosto mesmo é de petit comitê. Apesar da sala ser grande, tê-los todos bem juntos ao redor de uma mesa redonda, me faz muito feliz. Adoro! Ficamos mais unidos e mais “olhos nos olhos… quero ver o que você diz“… É assim que eu gosto!
.
ALMOÇO
Olhos nos olhos… Quero ver o que você diz…
Dilu Bartolomeo Villela
.
Esse almoço em especial, ficou divino! Foi um daqueles não muito extensos, em plena terça-feira, muito bom! Comecei servindo uma tortinha deliciosa e super fácil de fazer que aprendi com Mariel, minha sogra querida. Ela é impressionante! Não sabe acender um fogão, mas sabe ensinar pratos para sua ajudante, que às vezes nem eu mesma sei. Tem uma memória fabulosa, lembra tudo que comia quando era menina e o passo-a-passo de como, exatamente, a “Zeca” fazia. No caso desta receita, a Zeca usava uma forma maior, tipo a que usamos para pudim. Quando Mariel me ensinou, logo que conheci Luiz Guilherme, isto é, há mais ou menos 24 anos, eu apenas mudei o tamanho e fiz em forminha de petit gateau. Se quiserem a receita, que é facílima, sintam-se à vontade clique aqui TORTINHA DIVINE DE FIGO
.
.
Também já comentei aqui no blog, que uma coisa que não faço nunca e não gosto que façam, é desperdiçar alimentos. Então… No almoço de sábado, precisei de rodelas de pão de forma para fazer torradas. Sobraram as laterais das fatias. Olha que bacana o que inventei para reaproveitá-las. Coloquei um pequeno flan de couve flor e caviar bem no meio, e o molho de caviar ao seu redor, fingindo que eu queria assim. Ficou muito lindo! E muito bom! Ah! Este caviar, eu trouxe de viagem, mas normalmente uso ovas de capellini, que é super barato e fica delicioso também.
.
.
Salmão combina com quê? Abri a geladeira e vi o abacate… Ahh… Delícia, no ponto. Pronto! A própria geladeira me ofereceu a harmonização. Hummm!!! Sorvete de Abacate, Guacamole e Nachos. Para completar, preparei uma cachaça reduzida em calda de açúcar… Aí sim, ficou perfeito!!!!
.
.
2013 foi o ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. Iniciativa super bacana dos dois países, onde cada um divulgou sua cultura através das mais diversas áreas – da arte à gastronomia. Por causa disso, resolvi fazer um prato e lembrei do clássico bacalhau à Brás. Daí nele me inspirei para criar o meu BACALHAU À BRAS – ILEIRA. Ficou parecido, só pela batata e pelo bacalhau… rsrrssss. Então… Na petit casserole coloquei o bacalhau, alho e cebola confitados, tomate cereja, ovo de codorna, azeitona preta, ervilhas, ceboulete e manjericão em flor.
.
.
Para dar um “ar” português, usei a castanha portuguesa, e para lembrar o Brasil, a envolvi com bacon. Para dar o tom do Bacalhau à Brás, adicionei a batata palha empanando dois camarões. Nossa! A montagem do prato ficou linda demais, mas para falar a verdade, um pouco exagerado. Na realidade, acabou sendo dois pratos em um.
.
.
Adoro fazer coisas que não sei fazer. Olha essas Madeleines. Lindas e gostosas!
.
.
… Que virou Petit Four com amêndoas…
.
.
… Que virou alegria, aquela que acontece quando tudo se encaixa, quando olhamos olhos nos olhos e vemos o que as pessoas dizem…
.
Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu
Maravilhoso , como sempre ! Gislene
Gislene, tudo de bom você visitar o blog! Obrigada demais!
Maravilhoso , como sempre . Parabéns !
Qualquer comentário seria pouco para tamanha criatividade,lindeza e gostosura!!!!
Sem querer abusar,mas já que vc “liberou” a receita da sua sogra(oba!!!),bem que poderia passar as outras também(é querer demais,né?).
Pura redundância: Dilu,deliciosas são suas Dilucious!!!!
Beijos,querida!!!
Amore de vida, vou postar a receita do figo, e dpois vou postando as outras sim, com todo o prazer. Bjs minha querida sumida… snif… snif…
Nossa me deu uma fome!! Este prato de figos me deu água na boca porque adoro figos!
Se você quiser uma cobaia, pode me chamar! E eu falo sempre a verdade!
Beijos!!
Ah Maria, com certeza quero demais sua opinião, aliás vou adorar! Já pude perceber o quanto você entende e gosta. Vou postar a receita do figo, é tão boba de fazer que você nem vai acreditar. Aí você faz do seu jeito, dá a sua cara e me manda a foto, tá? Bjs
Bom! Continuo na dúvida se acompanhar seu blog engorda ou não. Uma coisa é certa desperta o apetite, você sabe que sou Glutona, como com os olhos, com o nariz e com a boca e as vezes com os dedos! rsrsrsrs Só para dar uma pitada (afinal sou prima da Stellinha), o Eduardo Avelar inventou e lançou essa sobremesa fantástica no Hotel Solar do Rosário em Ouro Preto, do qual papai era o dono. Eduardo Avelar foi sem dúvida um dos nossos melhores chefs no hotel! Você já deve ter provado a couve frita que ele faz, que a gente come igual chips! Meu Deus, o que é aquilo? Olha, já falei que não sei cozinhar, o máximo que faço é abrir lata, por isso não vou pedir receita nenhuma, mas se você quiser alguém para provar suas delícias, tipo cobaia, é só chamar. rsrsrsrsrs
OBS: Meu marido está aqui do lado e acabou de dizer que eu tenho que te pedir as receitas, pois ele sabe cozinhar!!! E muito bem!
bjo da amiga virtual
kkkkkkkkkkkkk A-DO-REI! Fala para seu marido que estou preparando a receita do figo para postar.
Ana Paula, adorei também sua informação, tenho certeza que a Stella adoraria se você escrevesse essa Pitada.
Olha só, sábado fiz uma receita usando atum de lata. Essa vai para você!
Estou aqui dando risada de você falar que come até com os dedos kkkkkkk Ah… esse blog só me traz alegrias, obrigada minha amiga virtual. Espero que se torne real!
Vou providenciar a apresentaçao,da minha amiga querida e minha prima querida! bj
OBA!
Oi Dilu. Bem, a receita do figo já pediram, claro que eu ia pedir também. Amo figos. Muitas vezes agradeço ao google existir e me salvar. “sous vide” eu nunca tinha ouvido. O google é um começo, mas só pra abrir a curiosidade. Seria mto interessante vc fazer um post sobre este cozimento e suas possibilidades. Adorei. Também gosto quando suas sugestões de misturas inusitadas, aliás, é uma das coisas que mais aprecio em suas receitas: bacalhau com bacon jamais pensaria, mas quando fala me parece bommmmm! Quanto às sobremesas, bem , que mineiro não gosta de queijo com goiabada hein? E esta, como sempre, numa versão sofisticada e delicada. Tenho uma receita de família de pudim de queijo que sempre faço. Uma vez fiz pra uns amigos paulistanos e servi num prato verde, com uma bandeirinha de Minas em cada prato: feitas de queijo branco com um triangulo de goiabada no meio. Sabe que ficou bem bonitinho? bjs Dilu. Esperando a receita e se o Eduardo Avelar autorizar, há mto interesse , viu?
Vera querida, me deu água na boca! Por favor, faz esse pudim de novo e manda para o blog. Vamos adorar!
Quanto ao sous vide, comprei um lombo maravilhoso com a pele e vou prepará-lo para tirar as fotos.
Vou marcar o Eduardo Avelar no facebook, quem sabe ele vê o post e ele mesmo nos presenteia com a receita? Eu adiantei e fotografei o passo-a-passo do corte do queijo.
Bjs
Cumbuca Piedade # Diz
Que delicia e a delicia de ler e ver este blog Dilu, fico imaginando a delicia de saborear cada receita
Hummmmm
…….. Olhos nos olhos
…….quero ver o que voce faz ….. Ah , Dilu , estamos vendo , adorando e agradecendo as maravilhas que vc faz com o comum , o simples e o sofisticado ! Obrigada pelos presentes que vc nos oferece em cada post ! Volto várias vezes aqui , pois , sei que a cada releitura descubro mais da sua grande sensibilidade , criatividade e delicadeza ao receber seus convidados e brindá-los com o que vou chamar de ” o mais puro amor pela gastronomia ” ! Deixo-lhe meu abraço , meu respeito e admiração !
Aiii ai aiii Nilza, você me fez arrepiar inteira com esse comentário lindo, sensível…, tive de relê-lo. E arrepiei de novo. Meu Deus! Você e a Vera Das Alterosas têm esse poder sobre mim. Vocês são a minha maior alegria por ter criado esse blog. MUITO OBRIGADA!
Dilu,
A sua receita de bacalhau à Braz-ileira é fantástica. Chegou na hora certa. Vou mudar todo o cardapio desta noite, quando receberei alguns amigos portugueses para jantar.
Beijo
PS: depois te conto como ficou.
Fatima querida, que delícia! Quero saber tudo, por favor, pede alguém para tirar fotos. Se quiser, tenho 14 mini casseroles daquelas vermelhas e mais algumas azuis. Posso te emprestar! Bjss
Dilu,
Tenho seguido o seu blog e simplesmente apaixonado pelos seus post. Eu amo cozinhar e passo a maior parte do meu tempo livre pesquisando sobre culinária. Queria muito saber aonde você aprendeu a cozinhar estes pratos tão belos e apetitosos. Você fez cursos ou aprendeu lendo? Você pode me indicar alguns?
Parabéns pelo blog!
Cynthia, adorei seu comentário. Sou um pouco suspeita para falar, mas acho sua opção de se dedicar à gastronomia super feliz e acertada. Nada é mais gostoso… e funciona como terapia. Vc já notou como é fácil esquecer problemas quando está cozinhando? Me sinto muito gratificada por vc gostar dos meus posts, muito obrigada pelos elogios.
Olha só, tem muito tempo que minha “literatura” favorita é gastronomia. Amo! Já fiz cursos, as vezes faço aulas de culinária e fiz Gastronomia na Estácio. Mas sinceramente? Acho que esse tipo de culinária que pratico vem de:
Tive um certo feeling quando comecei a cozinhar (tem quase 20 anos que faço esse estilo de comida);
Livros, todos! (atenção sempre, tente tirar proveito ou idéias de qualquer coisa que ler, assim vc pratica sua criatividade);
Vejo que tenho uma certa facilidade em criar, adoro desafiar a mim mesma e bolar com o que tenho na geladeira, já aconteceram pratos maravilhosos com ingredientes simples (depois vc olha a receita do CREME DE MORANGA, é um dos exemplos disso);
Muitas vezes em restaurantes, peço não o que tenho vontade de comer, e sim, o que pode me trazer algum aprendizado;
Presto muita atenção no que os grandes chefs ensinam;
Enfim… curiosidade é uma grande chave.
Minha querida, escrevendo aqui essa resposta ao seu comentário, sabe que me deu uma idéia para um novo post? rsrssss Obrigada por isso também! Bjsss e continue participando, pois acabou sendo construtiva para todos nós.
Dilu,
Muito obrigada por responder o meu comentário!
Neste post que você vai fazer, tem como indicar alguns livros?
Bjs
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii rrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrssr
Ah Mara, que bom vc ter gostado, fico muito feliz. Mais feliz ainda de vc ter vindo ao Dilucious e emitir sua opinião. Bjss e volte sempre
I got what you intend, appreciate it for putting up.Woh I am delighted to find this website through google. “The eye of a human being is a microscope, which makes the world seem bigger than it really is.” by Kahlil Gibran.
Dilu seu blog me da muita fome!!!! Preciso aprender essa receita dos figos com pignole!!!!beijoss
Minha manhã começou preciosa graças a Marina de La Riva e o Dilucius , Santa Tereza D’Avila e Mia Couto rsssss
Ai ai..que fome! . Eu nunca deveria morrer ! rssss
!
Vou me arriscar em alguns pratos ! Encontrei um bacalhau no verde mar dessalgado mas com um salzinho perfeito. Rsss
Vou fazer a receita.
Será que acerto? Ai meu Deus! Depois eu conto. Um beijo!
Marília linda e querida, tenho certeza que sim, qualquer coisa, vc sabe meu telefone, é só ligar! E tira uma foto pra mandar pro blog, please!!!!!!! rsrrsssss Bjs