Postei o Almoço Olhos nos olhos… veja aqui e um monte de gente pediu essa receita. Normalmente faço essa maravilha quando o figo está em promoção. Já fiz até para congelar comprando figo à 1.90. Mas calma… se você resolver congelar, tenho dica, viu? Bom, voltando ao que interessa. Essa é uma receita super versátil. Se além de entrada, quiser como sobremesa, você pode servir com sorvete de creme ou pistache, calda de chocolate e pistache picadinho. Isso é absolutamente DIVINE!!!! Se quiser como pré-dessert, você pode servir com sorvete de gorgonzola, nozes picadinhas e redução de aceto…. DIVINE também!!!! Se você inventar sua própria receita… Hummm, aí sim, vai me fazer muito feliz e realizada. E isso é ainda mais DIVINE!
.
.
Figos com Pignole, Parma, Brotos de Rúcula e Gorgonzola
.
.
Ingredientes para a TORTINHA – 6 pessoas
12 figos frescos
2 c.sopa de Açúcar ou pitadas de adoçante
3 c.sopa de Licor de Laranja (opcional)
Preparo passo-a-passo
.
.
.
.
Ingredientes para o Molho da rúcula
6 c.sopa de Azeite
2 c.sopa de Aceto
½ c.sopa de Cebola picadinha
Sal e Pimenta do reino a gosto
Preparo
Misture todos os ingredientes do molho. Reserve.
.
Ingredientes para Finalização (opcional)
Pignole torrado a gosto
12 lâminas de Presunto Parma
Folhas de Broto de rúcula
40 gr de Gorgonzola
Finalização
No momento de servir, desenforme a tortinha no meio do prato. Sirva com pignole, Parma. Decore com brotos de rúcula temperados com o molho e pedacinhos de gorgonzola.
.
.
DILUdica – Esta é a receita passo-a-passo. Para você imprimir apenas a receita sem todas as fotos, clique em
.
BAIXAR A RECEITA
.
Se quiser receber todas as atualizações por email cadastre-se aqui, beijos, Dilu
Adorei este formato menor. Ficou lindo. Obrigada por compartilhar.
bjo
Valeria sumida, saudade de vc aqui… Rsrssss Ah… Valeria, aprendi como fazer desse jeito, ficou ótimo mesmo. Se fizer, tira foto e manda para gente, ta? Bjs
Vou fazer esta receita para a minha mãe!!! Muito obrigada Dilu!! Você é um amor!!
Amore, sua mãe vai amar! Tira foto, ta? Bjs Ah obrigada eu
E não é que a receita veio rapinho????Isto está igual aula de culinária:ingredientes,passo a passo,dicas de como servir!!!!
Obrigada minha amada!!!Vou imprimir,fazer,fotografar e…. comer!!!
A propósito,já que vc se dispôs….quero a dica de como congelar(adoro este recurso;que o diga minhas Melanzanas m.a.r.a.v.i.l.h.o.s.a.s!!!!!).
Muuuuito obrigada,estou adorando este blog,ele é tudo de bom!!!!Bjokas
Junia querida minha, antes de colocar o figo, você coloca filme plástico na forminha, É um pouco chatinho, mas se não proteger, ela fica meio oxidada. No dia que você for usar, tira do freezer de manha. Vale a pena demais. Que bom vc estar gostando do Dilucious, é a minha paixão absoluta. Obrigada amore
Dilu querida!
Parabéns amiga!
Você cada dia brilhando mais, com as sua delicias.
Essa é pra comer com os olhos e saborear bem devagarinho…
Quando eu chegar em Belo Horizonte, vou tentar faze-la.
Beijos e até breve!
Vânia
Amiga querida e maravilhosa que morro de saudade!!!!! Vamos esperar nosso amore chegar e vamos fazer todos juntos. ANSIOSA! Até breve!
Adorei fazer esta receita! Como que eu estava com alergia no dedo por picada de inseto, minha mãe me ajudou a picar os figor e preparar para o almoço no dia seguinte na casa do pai dela. Foi muito especial para a minha mãe que ficou lembrando da cozinha da falecida mãe dela, que também fazia uma receita muito parecida desse figo! Enquanto ela picava e montava na forminha, ficou me contando a história dela.
Te falo que todo mundo adorou comer no almoço, estava uma delícia!! O toque do queijo gorgonzola deixou a salada maravilhosa (em vez de broto, usamos folhas de alface e rúcula porque meu avô adora salada de folhas), eu que não gosto muito de salada por causa do sabor amargo das folhas, amei o molho por ter mascarado o amargo. Estava fantástico!
Mas ficamos em dúvida com uma coisa, o sabor do licor de laranja deve aparecer? É que quando comemos, não apareceu o sabor e minha mãe estava pensando em colocarmos mais na próxima vez, mas eu fico com medo de colocar demais e na hora de desenformar o figo e ele desmontar por estar molhado. Qual a sua opinião?
Maria querida, que historia linda e deliciosa. Boa para ser contada no dia das mães… Além do mais, a Lucia é uma hiper e verdadeira mãe. Por favor, diga a ela que mandei um super abraço de reconhecimento. Agora que te conheço melhor, posso dizer isso.
Amore, vc sabe que tem certas coisas que não devem mesmo aparecer. Ainda mais quando essa coisa é uma bebida alcóolica. É a mesma coisa de sal, é apenas para temperar, não pode ser notado.
Olha só, vc que está se tornando mega cozinheira, não combina ficar nessa de que não gosta disso ou daquilo. O gosto amargo da rúcula harmoniza perfeitamente com o adocicado do figo, com a untuosidade do gorgonzola e a crocância do pignole.
Amiga, fiquei muito feliz com seu retorno! Bjsss
Gostaria de receber suas postagens.Que receitas lindas e deliciosas!E,como você é delicada e generosa!
Maria Aparecida, que comentário mais lindo! Não aquentei e tive de ler para o meu marido. Fiquei imaginando uma voz calma e melosa me dizendo isso. Muito obrigada, vc me fez feliz.
Olha só, para você receber todas as atualizações do blog, por favor, entre no CADASTRE-SE na pagina principal do blog ou então clique nesse link http://dilucious.com.br/?page_id=2766, e daqui para frente quero sempre você por aqui. Dê sua opinião, sugestão, crítica, enfim, volte muitas vezes.
Bjs
Ah Dilu, que belezura! Vou fazer!