Ao meio dia de alguns dias, a “Escolanía”, Coro Infantil mais antigo da Europa, canta nesse cenário espetacular que vou mostrar. Peça à Virgem Negra pra clarear seu caminho e se algum dia você tiver o privilégio de conhecer este lugar, no dia de sua visita, não deixe de assistir a uma das atuações dessas crianças. Por outro lado, este post tem a intenção de te trazer a beleza, e porque não dizer, um pouco de emoção. Sugiro se deixar embalar pelo som. Aguce seus sentidos – enquanto lê o texto e vê as fotos, ligue o vídeo e fique ouvindo… entre no clima…
.
MONTSERRAT!
Quem serrou essa montanha?
Por Dilu Bartolomeo Villela
.
Quer sofrer um impacto? Ou dois? Três ou mais, sei lá! Então, prepare-se. Para chegar a uns 50 km de Barcelona, é preciso (ai que sacrifício!!!) percorrer uma estrada linda, passar por pitorescos vilarejos e ser agraciado com cenários maravilhosos.
.
.
Tudo isso até dar de cara com… Meu Deus!!!!! MONTSERRAT!
.
.
Monserrat… Quem serrou essa montanha? Obra tão portentosa só pode ser coisa do Senhor!
.
.
O grande, extraordinário, maciço rochoso, esculpido ao longo de milhares de anos, se eleva, majestoso, a 1.235 metros de altura sobre o nível do mar.
.
Seu contorno se parece com uma serra, gerando o nome Montserrat que, em catalão, significa “montanha serrada”.
.
.
Ok… dar de cara com esse imponente marco, localizado à direita de… claro, tinha de ter um rio pra completar a paisagem, né?
.
.
O percurso para chegar ao Monastério de Montserrat é feito através de um trem cremalheira ou de um teleférico, meios de transporte que conferem um charme especial ao passeio.
.
.
Nós optamos por pegar o bondinho que transporta até 20 pessoas, onde gastamos cinco maravilhosos minutos admirando vistas tão bonitas quanto vertiginosas.
.
.
Montserrat é referência das mais importantes na cultura da Catalunha, chamada “muntanya sagrada”, que na verdade, é uma formação rochosa.
.
Montserrat é um lugar de adoração a Deus. Para as pessoas de outras religiões, diz-se que a montanha é uma fonte de grande energia, um dos melhores lugares da Europa.
.
.
Existem trilhas que surpreendem com detalhes que testemunham a história do lugar. Eu preferi, antes de entrar no mosteiro, percorrer uma parte dela.
.
.
O mosteiro Beneditino, fundado ainda na Idade Média, 1025, foi uma das mais importantes paradas das peregrinações da Espanha durante vários séculos.
.
.
E o primeiro impacto mora nesse fato: como, naquele tempo, eles conseguiram tal façanha? Coisas do Senhor!
.
.
Um fenômeno imperdível, um conjunto rico de história, um patrimônio cultural, um parque natural único no mundo, um dos museus mais importantes da Espanha, um espaço de devoção com o mistério da fé, com a alegria da música, enfim, turismo que atende a todos os gostos – tudo num mesmo lugar.
.
.
No coração do mosteiro, destruído pelas tropas de Napoleão em 1811, mas graças a Deus, reconstruído em 1844, se encontra a Basílica.
.
.
A Basílica foi construída perto da gruta onde, diz a lenda, em 880 foi encontrada a imagem da Nossa Senhora de Monte Serreado, a La Moreneta, padroeira da Catalunha.
.
.
A capela românica foi construída para receber os peregrinos, tornando-se um dos santuários de maior prestígio na Catalunha e no mundo cristão.
.
.
Todo o entorno da nave foi ornamentado por diferentes castiçais… Uma coleção belíssima…
.
.
Não sou capaz de dizer quantos, e nem capaz de mostrar todos, mas posso mostrar o quanto são deslumbrantes…
.
.
Todos dependurados… parecem jóias pairando sobre nossas cabeças…
.
.
Joias doadas por cidades e associações catalãs. Coletivamente, eles representam a presença do povo da Catalunia aos pés de Santa de Montserrat.
.
.
Vou me calar um pouquinho e deixar as fotos falarem e mostrarem o deslumbramento desse lugar abençoado.
.
.
Meio envergonhada, devo confessar: de repente, vi uma fila e nela entrei, mesmo sem saber aonde ela nos levaria. Conversando com as pessoas é que ficamos sabendo do que se tratava.
.
.
Passamos por um pórtico ao lado direito da basílica que, antes de nos levar ao nosso objetivo, nos leva a uma profusão de maravilhosos detalhes.
.
.
Belos mosaicos…
.
.
Passamos por belos Anjos…
.
.
Por maravilhas que nem sei descrever…
.
.
Em seguida, subimos muitos degraus…
.
.
Só o teto desta escada já valia a fila (é preciso saber de tudo isso para incentivar, pois a fila normalmente é enorme).
.
.
E as paredes também… (afff!!! só de lembrar meu coração fica palpitando)
.
.
E lá… a Virgem Negra, padroeira da Catalunha, nos aguarda – que emoção mais esquisita sentimos!
.
.
… e emoção que quadruplica diante dela! Dizem que nossos pedidos são realizados quando, ao fazê-los, colocamos a mão na cabeça de seu filho.
.
.
Nas guerras, os franceses destruíram a maior parte da abadia, mas a imagem em madeira do Séc. XI de Nossa Senhora foi salva porque foi escondida na montanha. Na saída da basílica, olha que lindo, um corredor imenso com grandes pinturas, maiores que eu, formando orações…
.
E ainda nos esperava… pequenas barracas onde são vendidos produtos regionais.
.
.
Bem gente, pra quem aguenta mais… e pra quem tem tempo, existe a opção de assistir a uma projeção chamada “Espai Audiovisual Montserrat Portes Endins”, para conhecer melhor Montserrat: Montanha, Mosteiro e Santuário. E ainda, em um prédio do outro lado da Basílica, existe um museu, onde há muitas obras de arte de mestres como Caravaggio e Dali, doadas por ricos catalães. É considerado um dos melhores museus privados da Espanha, mas eu… não dei conta.
.
.
Tenho feito vários posts sobre Barcelona, cidade que nos proporciona milhões de coisas para ver e fazer. Mas nessa viagem, confesso: esse foi um dia estrelado, feito de grandes momentos.
.
.
Fomos a Montserrat pela manhã, voltamos à tarde, já nos sentindo “saciados”, mas… O hotel MANDARIN ORIENTAL, em Barcelona, nos guardava mais estrelas – tínhamos um jantar marcado no… Moments… (aguarde o próximo post)…
.
Dilu, que post! Maravilhoso, ouvindo a música então, nossa! Estou em estado de graça!
Ah Bia, que bom fia, obrigada!
Que lindo! Quanta energia boa! Deu vontade de conhecer! Beijos
Polinha amada, bora! Se eu pudesse, eu moraria uns tempos em Barcelona, viu!
Dilu, eu adorei a música pra acompanhar o conhecimento de um lugar tão supimpa!
Hummm Christiana… adorei o “supimpa”! Obrigada e bjs querida
Oláaaaa… Eu tenho sentido falta de vc aqui com estes posts maravilhosos. Este de hoje pra mim foi o mais bacana de todos, até hoje.
Nossa! Obrigada Patricia! Dei uma afastada por estar completamente sem tempo, arrumando minha viagem e isso…, vou te contar, ocupa muito tempo. Bjs amor!
Dilu, eu adoro viajar, mas como nem sempre é possível, eu costumo pesquisar e “viajar” pela internet. Eu venho sempre aqui no seu blog e sempre acho excelentes lugares. Este de hoje eu nunca ouvi falar, mas sei que me deu muita vontade de conhecer, mas infelizmente não será tão cedo $$$$$, por isto, te agradeço por me ter feito conhecer mais um lugar bacanérrimo.
Ah Leonardo, com certeza, a qualquer momento, vai surgir uma oportunidade para vc viajar. A vida é assim, a gente passa por fases. Essa que estamos passando vai mesmo dificultar pra todo mundo. Bjs querido e muito obrigada pelo carinho
Dilu, tudo muito lindo, principalmente as fotos maravilhosas que vc tirou. Lugar top. Mas sabe o que eu achei top mesmo? A placa que fala do comportamento das pessoas. O bom comportamento tá fazendo falta nas pessoas e por causa disto, eu peço: Que Deus esteja conosco, é assim que ta escrito na placa. Este post é muito lindo e muito bem vindo pra ocasião. Um beijo, Heloisa
É verdade Heloísa, infelizmente é preciso pedir “bom comportamento” e isso é mesmo triste. Mas sei que você se refere ao comportamento de uma maneira geral, e isso sim, é ainda mais triste. Sim, que o Senhor esteja conosco!
Amiga, se eu fechasse o olho eu ia me sentir lá. Beijão!
Feche amor, feche seus olhos e imagine um lugar deslumbrante. É ainda mais! Não se esqueça de colocar os meninos cantando pra você!
Show de blog!
Diluzinha, ver este lugar e ouvir uma música depois da outra me deu vontade de ficar relendo e relendo e relendo.
Rsrsrssss… você é uma querida demais!
Começar o dia ouvindo,lendo,vendo e sonhando com um lugar assim não tem Mastercard que paga.Obrigada Diluzinha quando vc divide com a gente uma experiência tão linda vc divide tb a sensação,beijão
Hummm… ai meu Deus! Sabe que a melhor coisa, depois de escrever o post, é ouvir os comentários tão bacanas, tão inspiradores, tão carinhosos… Tão amigos! Isso sim, não tem Master Card que paga!
Amore, que maravilha! A sensação é muito interessante, me senti sendo transportada pra outro tempo, como se estivesse vivendo num outro século! As músicas fazem a viagem ficar ainda mais real! Não sei se irei a um lugar desses que vc nos mostra com tanta riqueza de detalhes, mas dentro do possível, me sinto conhecedora de um pouquinho de cada lugar. Parabéns querida! Vc arrasa! Bjos!
Vir minha querida, obrigada. Sem palavras pra esse seu comentário tão… tão… tão…
Te amo!
Virgem Morenata, quem serrou esta montanha? Só Deus conseguiria tal façanha, que lugar bunito c força!
Dilu, estou curiosa do jantar , eu acho que este restaurante é de uma chef super conceituada.Doida pra ver!
Rsrsrsss… É verdade Ju!
O próximo post, ainda sobre Barcelona, será sobre a chef que se chama Carme Ruscalleda, essa sim, poderosa!
Dilu quem consegue se abster do entorno e prestar atenção só na música, nas fotos e no texto, pode contar pros amigos que já esteve em Montserrat. Que maravilha de relato, parabéns!
Obrigada amor, são com comentários como o seu que a minha vontade de escrever sobre os lugares aumenta a cada dia. Bjs
Eu sou apaixonada por Deus e Nossa Senhora. Se puder na viagem, ir a um lugar chamado Lourdes, na França, onde houve a aparição de Nossa Senhora (reconhecida pelo Vaticano), lá tem um lago onde você mergulha. Todo mundo que foi lá teve a mesma surpresa, não vou te contar o que é, mas que é sobrenatural é, três pessoas que conheço falaram a mesma coisa.
Ah Maria que vontade de saber. Faz um post pra gente, por favor, vc tirou fotos? Eu não vou até lá tão cedo, por isso, não vou aguentar de curiosidade!
Você já voltou pra BH?
Nunca fui até lá, sou doida para ir depois das histórias lindas que soube!
Sim, já estou em BH!
Maravilha de post!!!Retornei a Mon Serrat com mais detalhes que só você sabe escrever com tanta emoção!!!Parabéns minha linda!Seu post me fêz voltar lá e agradecer a Deus por tudo!!!!
Marisa, minha querida, obrigada pelo carinho! Você tem razão: ter a oportunidade de conhecer tudo isso é motivo de muita gratidão. Fiquei muito feliz com seu comentário, obrigada!
Tem uma coisa ainda que me impressionou lá.Gaudi interpretou com magia aquelas montanhas nas torres da Sagrada Família!!!Você não acha????
Meninaaaaa, eu não sabia disso! Muito obrigada por nos informar um detalhe tão impressionante… ai que bom saber disso! Não sabia! Eu lembro de alguma coisa como Gaudí ter projetado a fachada da Natividad dedicado à Nossa Senhora e eu acho que o da Virgem Negra está na fachada da Paixão, não estou bem certa. Mas então… quer dizer que aquelas maravilhosas torres são inspiradas no Montserrat? Não sabia!
Dilu, querida, não pude conter as lágrimas….. que maravilha, meu Deus! Em 2007 tive o privilégio de conhecer este lugar único, ouvindo o coral destas crianças, nossa! Pude reviver aquele dia mágico que estive aí. Obrigada por nos proporcionar presentes tão divinos! Beijo no coração
Ah Patricia, você é uma pessoa muito sensível e delicada, que bom ter você por perto na turma FELIZ. Obrigada minha flor, que Deus abençoe esse seu coração enorme, bjss