Gente, olha o que estou fazendo hoje: CARNE COZIDA… Carne de panela… tem melhor? Às vezes fico pensando que a tal da “comfort food” está diretamente ligada a isso. Só pode! Comida confortante que nos remete a infância! Não sei por que a carne cozida dos antigos é infinitamente melhor que qualquer uma que fazemos hoje! Mesmo sabendo que não vou conseguir o mesmo sabor e nem mesmo levar a vocês o aroma que estou sentindo aqui, vou dar a receita assim mesmo, porque ela é boa pra caramba!
.
Hummm… CARNE COZIDA, carne de panela!
Eu gosto de fazer essa carne em maior quantidade porque além do processo de cocção gastar muito gás e tempo, o que sobre da carne eu guardo congelada em porções para usos diversos. Experimente essa delícia simplesmente desfiada com aros de cebola e pimenta biquinho, ou com risoto, acelga cozida e champignon, ou no tagliatelle, com polenta e azeite de trufas ou…….
.
.
Ingredientes para a CARNE COZIDA
- 5 quilos da carne de segunda de sua preferência (eu gosto da maça de peito)
- Sal e Pimenta do reino
- 2 colheres (sopa) de Molho de ostra, 8 colheres (sopa) de shoyo, 1 pitada de açúcar (opcional)
- 50 g de massa de tomate
- 50 gr de funghi hidratado na água quente e depois bem picadinho
- + ou – 800 g de TRITO de MIREPOIX (legumes picadinhos): 10 dentes de alho, 300 g de cebola, 200 g de alho poró, 100 g cenoura, 100 g de nabo, 60 g de aipo, 50 gr de pimentão verde, 10 gr de dedo de moça sem as sementes, talo da salsinha e 20 g de cebolinha bem picadinhos
- 2 folhas de louro
- 1 garrafa de vinho tinto
- 1 colher (sopa) de BASE PARA RÔTI DE CARNE NESTLÉ (opcional)
- salsinha, tomilho (se você tiver coloque sálvia também)
Preparo
- Limpe e corte a carne em cubos grandes. Tempere com sal e pimenta do reino (se desejar, coloque o molho de ostra, shoyo e açúcar).
- Sele a carne (em porções para não dar água) numa panela bem quente. A cada vez que você tiver com uma porção de carne bem dourada, retire a carne da panela e vá reservando as porções.
- A cada retirada de carne da panela, coloque um pouco de água na panela para deglaçar, ou seja, você limpa a panela e com isso, obtém um caldo saborosíssimo. Vá reservando esse caldo.
- Assim que toda a carne estiver selada, aproveite a borra da panela e coloque a massa de tomate. Misture um pouco.
- Coloque o funghi, o mirepoix e a folha de louro. Misture em fogo baixo por uns 5 minutos.
- Volte com a carne pra panela e deixe por mais uns 5 minutos, misturando de vez em quando.
- Coloque o vinho tinto e deixe por mais uns 5 minutos, sempre misturando.
- Cubra a carne com água e deixe cozinhar por umas três horas. Se você optar por fazer na panela de pressão, deixe por menos tempo.
- Dilua a BASE PARA RÔTI DE CARNE NESTLÉ num pouco do caldo e depois volte ao fogo. Após levantar fervura, deixe por mais 2 minutos
- No final, coloque as ervas.
- Se quiser engrossar o caldo, é só retirar um pouco do caldo, misturar com o roux (veja receita mais embaixo) e depois voltar para a panela e sem parar de mexer, deixar engrossar. Olha no que dá!
.
.
DILUdica:
1 – Quando falo que uso nabo em quase tudo, todos ficam meio assustados. Você deve estar imaginado o porquê de eu usar nabo. Só sugiro que você compre um nabo e faça a experiência. O sabor deste legume é sensacional, acredite, tudo fica mais gostoso.
2 – Pimentão verde bem picadinho e bem cozido não é o bicho de sete cabeças que todo mundo pensa, é simplesmente uma delícia.
ROUX é uma técnica da culinária francesa utilizada como espessante para molhos, sopas, cozidos, etc. Consiste em cozinhar no fogo baixo e sem parar de mexer, uma proporção de 200g de manteiga para 250g de farinha de trigo até formar um creme espesso e homogêneo. Eu faço essa quantidade e guardo na geladeira para as horas que preciso.
.
BAIXAR RECEITA
.
Isso é pra matar a gente de vontade né
E com pão ? Nossa mãe de Deus , nada super !
Menina eu amo este tipo de cozido e qdo vem com batata? Eu quero tentar fazer pra ver se da certo. Beijão!
Ai que loucura essa carne hoje ia fazer o maior SU aqui na minha casa!
Q/maravilha Dilu!
Bjos!
Marília