“Ah, como vou fazer alguma coisa pra vocês? Nem tem jeito! Servir o quê?” Minha resposta se tornou habitual: “Olha, eu aaaaamo frango, quiabo e angu ou arroz, feijão, carninha moída, salada de alface e tomate, banana e ovo frito”. Num é que ela se entusiasmou e ainda, prestenção, sofisticou: “Ah, isso eu sei fazer, mas vou trocar a carne moída por bife, que sou craque”. Ahhhh, mas melhorou demais, é isso que queremos. Tal qual minha amiga falava, sempre ouço a mesma cantilena “o que vou fazer pra retribuir?” e é em nome dela que escrevo o post de hoje. A comida não precisa ser sofisticada (como a da Maria), elaborada (como a da Joana), complicada (como a da Antônia), afetada (como a minha… rsrsss..), etc e tal. A comida só agrega, e isso basta! O abraço é que tem de ser carinhoso, o encontro é que tem de ser gostoso, a conversa é que importa, a alegria da dona da casa e sua maneira de demonstrar que está contente com nossa presença, é TUDO!!! Bem… E lá fomos nós, todas “felizes”, com boca de arroz e feijão… Não sabíamos de nada, inocentes! A amiga que nada sabia, patati patatá, arrasou! Fez um almoço delicioso com direito a salmão (no ponto) de entrada e tudo! Das 10 assentadas à sua mesa, 9 quiseram a receita. “Ah… é super simples”... E é mesmo!
.
SALMÃO DA PAT
.
Ingredientes
4 batatas
Azeite
10 postas de salmão
1 alho poró picado
1 colher de Açafrão
500 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de fécula de batata
Sal
Hondash (encontra nas mercearias – é um tempero que dá um sabor rico e cheio de personalidade aos pratos, uma delícia!)
Preparo
Passo 1
– Retire a pele das batatas e corte-as em rodelas grossas. Coloque-as para cozinhar na água com sal. Coloque um fio de azeite no fundo de um pirex ou das ramekins (se for servir individualmente) e coloque as rodelas de batatas. Reserve.
Passo 2
– Tempere as postas de salmão com sal e Hondash. Numa frigideira bem quente, sele o salmão rapidamente no azeite, deixando o meio bem cru. Coloque num tabuleiro com grade para escorrer. Depois coloque as postas de salmão sobre as batatas.
Passo 3
– Coloque o alho poró e o açafrão numa panela com um pouquinho de azeite em fogo baixo pra murchar. Deixe por uns 5 minutos e adicione o creme de leite misturado com a fécula de batata. Sempre mexendo, deixe reduzir um pouco. Coloque sal e uma pitada de hondash. Passe o molho por uma peneira. Coloque o molho quente por cima do salmão e leve ao forno a 200g por 10 minutos. Enfeite com uma flor e sirva.
.
Realmente foi DE LI CI O SOOOO!!! E o post ficou ótimo!!!!
E foi isso mesmo! Tudo delicioso! Achamos até que nossa amiga Pat estava escondendo o ouro (rsrsrsrs). Do começo ao fim, tudo divino! E a batata frita, arroz, feijão, bife e banana da Dilu vai ficar pro ano que vem!
Almoço delicioso em cias adoráveis! A Florzinha arrasou no menu e o post falou e disse!!!!
Bjkas bjkas
Nossa!!! Dilu.
Amei , cada palavra você coloca seu coração.
Muito obrigada pela forma com que retribuiu, pois, você me deixou emocionada e muito feliz.
Olá Dilu! lendo este Post, me veio de imediato um certo alívio! como tenho pensado e repensado e poder retribuir todas as gentilezas, delicadezas, delícias que foram destinadas à mim no nosso encontro… A Pat a que vc. se refere se mostrou fantástica… deu conta do recado e arrasou! no entanto eu Bia pobre mortal , sem nenhum dote culinário!!! nem pra arroz com feijão … quero muito agradecer… muito mesmo… !!! vc. me fez perceber que estar com os amigos ,é se olhar com alegria, trocar idéias , falar sem restrições, dar boas risadas e no seu lar “comer as supremas maravilhas ,preparadas por vc” … nem imagina como sai daí em estado de graça! mas andei pensando e se não for muito atrevimento de minha parte… queria convidar vcs. para um dia estarem conosco em nossa casa … isto vai acontecer … ano que vem ! Pode ser! e quem sabe vc. me ajuda e cozinhamos juntas … sombra de dúvida será uma experiência incrível e poderemos repetir o encontro , e celebrar a amizade que é a maior das ambrosias! Obrigada, muito obrigada.. boa viagem… desfrutem muito … muitas alegrias…………Um beijo carinhoso da Bia