Uma das iguarias que mais gosto se chama PUDIM. Seja ele do que for! Tradicional, de chocolate, café, coco… o de laranja então… nem se fala, é o que me leva à perdição! 🙂 E quando colocamos pra assar um pouco antes do almoço, ele fica pronto bem na hora da sobremesa e servimos a “coisa” quentinha… UAU! Então, e você? Ah, nem precisa responder, já que toda vez que se fala em PUDIM o que se ouve de toda a galera é um sonoro e longo hummmm…
.
MEU PUDIM CREMOSO, CHEIROSO E… GOSTOSO!
Ingredientes
100gr de açúcar para calda
100gr de açúcar para o pudim
Especiarias: 3 cardamomos, 1 pitada pequena de canela, 1 anis estrelado
1 fava de baunilha ou essência de baunilha
1 lata de leite integral
100g de manteiga
1 lata de leite condensado ou doce de leite
1 lata de creme de leite
8 ovos
Opcional: Flor de Sal a gosto
Preparo
– Pré-aqueça o forno a 1500.
– Coloque água para esquentar, pois vamos precisar pra fazer um banho-maria.
– Coloque 100gr de açúcar em uma panela e adicione um pouquinho de água, o suficiente para molhar o açúcar. Misture a água com o açúcar e ligue o fogo baixo. Se necessário, molhe um pincel e vá limpando as laterais da panela evitando assim a formação de cristais de açúcar. Deixe virar caramelo e despeje ainda quente nas forminhas ou numa forma grande de pudim. Reserve.
– Para aromatizar o leite, derreta os outros 100gr de açúcar com as especiarias. Depois que o açúcar derreter misture o leite e mexa até o açúcar dissolver. Quando o açúcar dissolver por completo, desligue o fogo e misture a manteiga. Reserve.
– Coloque uma peneira sobre um bow e passe os ovos para retirar a película da gema. Não bata os ovos, pois ao passá-los pela peneira eles já estarão misturados, e é isso que queremos. Aproveite a peneira e derrame o leite aromatizado com as especiarias sobre os ovos (despreze as especiarias). Adicione o leite condensado, o creme de leite e a fava de baunilha raspada. Misture sem bater e coloque esse creme nas forminhas (ou na forma grande de pudim).
– Coloque as forminhas num tabuleiro e ponha-o dentro do forno. Coloque a água quente num cantinho do tabuleiro até atingir mais ou menos 2/3 do tabuleiro, tomando cuidado para a água não entrar na forminha.
– Deixe no forno por 45 minutos. SE PREFERIR PUDIM COM FURINHOS, deixe o forno a 1800.
– Faça o teste do palitinho: se o palito sair sujo, deixe por mais 10 minutos.
– No momento de servir (eu gosto dele quente) vire a forminha num prato e, se quiser, adicione uma pitadinha de flor de sal.
.
BAIXAR RECEITA
.
Babei! Mas prefiro o feito por você!
Bj
Ai Dilu tô aqui aguando!