Nunca quis dar essa receita porque acho que ela é tão simples, tão fácil, tão deliciosamente banal que sempre achei que não precisava de receita, era só pegar, fazer e pronto. Mas como toda vez que eu a sirvo (ou levo pra casa de alguém naquelas horas que devemos levar um agrado), e não são poucas as vezes, todo mundo pergunta como faz… Falando em todas as vezes, confesso que tenho essa delícia aqui no freezer o ano todo. Preciso, tiro do freezer e pronto, ela está pronta, e eu pronta pra receber com requintes de chef! Mas se você quiser fazer o souflé assim de última hora, faça! Você também será a estrela… opsss… a chef do dia!
.
.
SOUFLÉ DE GOIABADA COM CASTANHA E CATUPIRY
Receita para mais ou menos 12 ramekins (tigelinhas ótimas para souflé)
INGREDIENTES para o Creme de Catupiry
300 gr de Catupiry
300 ml de creme de leite
(ou 350 gr de catupiry com 250 ml de leite)
Preparo do Creme de Catupiry
Misture o catupiry com o creme de leite e leve ao fogo baixo. Fique mexendo até dissolver bem. Coloque numa chaleira bem linda ou coloque em xícaras para uso individual (reserve até a hora de servir sobre o souflé quente na frente do comensal).
.
INGREDIENTES para o Souflé de Goiabada
300 gr de goiabada macia
50 ml de água
Q.b. de manteiga (para untar as ramekins)
5 claras (de ovos grandes ou 6 se os ovos forem pequenos)
1 pitada de sal
50 gr de castanha do Pará picadinha e torrada (opcional)
Preparo do Souflé de Goiabada
– Dissolva a goiabada na água em fogo baixo. Deixe esfriar.
– Unte as ramekins com manteiga. Reserve.
– Enquanto a goiabada esfria, coloque uma pitada de sal nas claras. Bata as claras em neve firme. Junte a goiabada (já fria) e a castanha do Pará com as claras em neve e misture delicadamente de baixo pra cima. Divida a massa entre as ramekins untadas, passe uma faca molhada (com água) em torno da massa em cada uma das ramekins e reserve-as na geladeira (ou guarde no freezer se não for usar no dia).
– Enquanto a refeição estiver sendo servida, coloque as ramekins no forno pré-aquecido
a 2000 por mais ou menos 12 minutos. A sobremesa deve ser servida assim que for retirada do forno. Leve à mesa junto com o creme de catupiry.
DILUdicas:
– Se o creme de catupiry ficar muito aguado, misture um pouco mais de catupiry. Se ficar muito grosso, misture um pouco de leite.
– Se sua goiabada for cascão, coloque 100 ml de água. A mistura de goiabada deve ser macia.
– A melhor coisa dessa sobremesa é que ela pode ser congelada. Faça todo o procedimento, mas não asse o souflé. Coloque as ramekins num tabuleiro, cubra com papel filme e congele. No dia que for servir, retire do freezer 4 horas antes de assar. Sem dúvida é uma deliciosa sobremesa “curinga”, para uma refeição acertada assim… na última hora. Vai parecer que você é uma super chef ao servir assim… de última hora, sem mais nem menos, uma sobremesa tão gostosa…
.
.
.
BAIXAR RECEITA
.
Hummm!!! Vou fazer!!!
E me chama, me chama, me chamaaaaaa…. kkkkkkkkk
Uai, que beleza pode congelar eu nao sabia não.Obrigada diludica
Dá super certo Martinha, pode congelar sem medo!
Deve ser bom pra caramba !