…“tem sol, tem sal, tem flor de sal”…
.
O sal, se tivesse apelido, seria aquele que tem “mil e uma utilidades”. Quem não adora um mimo como o de ganhar os benefícios do antigo escalda-pés que tem o poder de manter o bem-estar e bom humor… Todas as vezes que me corto na cozinha, coloco sal para estagnar o sangue. Existe quem não acredita, mas funciona! Muita mulher acredita em suas virtudes estéticas ao esfoliar a pele no desejo de tirar impurezas, renovar e suavizar a cútis. Ela confia também em seu poder místico, ao colocar uma pitada de sal sobre os ombros para afastar a inveja, espantar o mau-olhado e outros sentimentos inferiores vindo de uma amiga agourenta.
.
.
Existem povos que acreditam que ao tomar banho com água misturada a sal e ervas, a energia interna e a vontade de viver são renovadas, e ainda dizem, que a cabeça não pode ser molhada, pois nela mora o espírito e este não deve ser neutralizado. Tem mais… Quer purificar sua casa e deixar os ambientes a salvo de energias arrepiantes? Uma pitada de sal! Ah! E cuidado! Se ao entrar na casa de uma amiga, ver uma fileira do produto na soleira da porta, saiba que é destinada a visitas indesejáveis. É no mínimo curioso, mas já ouvi dizer que depois de uma festa, é preciso lavar copos e pratos com sal para neutralizar a energia negativa de certos convidados.
.
.
Fora todas as crenças, o sal foi o primeiro tempero da civilização e trouxe qualidade de vida desde as épocas mais remotas, foi até considerado ouro branco. A salga de alimentos já era um costume no Egito, os gregos e os romanos utilizavam o sal também como moeda para suas operações de compra e venda e o termo “salário”, deriva da palavra sal.
.
.
Hoje, a moda é flor de sal e existem vários tipos disponíveis pelo mundo. O Brasil passou a produzir sua flor de sal em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde para cada 80 quilos de sal, um quilo da flor é retirada. Mas a mais famosa e apreciada flor de sal “desabrocha” em Guérande, cidade francesa na Bretanha, onde no ano de 945, monges da abadia de Landévennec criaram e registram em ata esse aproveitamento extra das salinas.
.
.
A flor de sal é constituída pelos cristais que se formam da camada superficial das salinas durante a produção de sal e é conhecida como nata, por causa da semelhança com a gordura do leite.
.
.
Li não sei onde: “tem sol, tem sal, tem flor de sal”… É isso, para que se forme, é necessário sol abundante. Suas principais características é ser oca se tornando crocante na boca – incidindo numa textura muito apreciada, e por ser mais leve, menos salgada e dissolver-se facilmente. Ela pode ser encontrada em diversos sabores e aromas. Eu mesma tenho uma coleção de Flor de Sal. Amo!
.
.
A alta gastronomia é apontada por difundir os desejados, agradáveis, delicados – e caros – cristais de texturas variadas. O preço elevado, mostra que além de precioso, é acertado empregá-lo com prudência. Para melhor aproveitar sua crocância, o sal gourmet deve ser adicionado fora do fogo, somente na finalização dos pratos.
.
.
Pode ser usado em qualquer tipo de preparo, e hoje no Degusta, esse “caviar dos sais” será utilizado na sobremesa. Na França, o caramelo, receita clássica feita com açúcar e creme há centenas de anos, ganhou nova versão em 1977, na Bretanha, quando foi colocado um pedaço de manteiga salgada no caramelo. Nasceu uma das mais apreciadas iguarias: Caramel au Beurre Salé. Vou dar uma receita mais simples e uma que faço aproveitando o leite de búfala que vem da fazenda. Esse último, aromatizado com especiarias, fica maravilhoso! Meu Deus, estou escrevendo e sentindo o perfume que vem da cozinha… Dilucious!
.
.
RECEITAS
CARAMEL AU BEURRE SALÉ
Receita 1 – Com especiarias e leite integral
500 gr de açúcar
5 litros de leite integral de búfala
Especiarias: 5 cardamomo, ½ pau de canela, 2 cravos, 2 anis estrela
100g de manteiga
Flor de Sal a gosto
Preparo
Derreta o açúcar até virar uma calda. Coloque o leite e as especiarias. Mexa até o açúcar dissolver. Mexa com frequência enquanto estiver engrossando. Quando adquirir a consistência desejada, desligue o fogo e adicione a manteiga. Misture bem. Ao degustá-lo adicione uma pitadinha de flor de sal.
————————————————————————————
Receita 2 – Com creme de leite
250g de açúcar
100g de manteiga com sal
1 litro de creme de leite fresco
Flor de sal a gosto
Preparo
Derreta o açúcar até virar uma calda. Adicione o creme de leite e mexa até o açúcar dissolver e encorpar adquirindo a consistência desejada. Adicione a manteiga e misture bem. Ao degustá-lo adicione uma pitadinha de flor de sal.
DILUdica A consistência desejada pode ser mais ou menos firme. Eu prefiro mais mole. Você poderá utilizá-lo simplesmente às colheradas (se prepare que não serão poucas) ou com crepes que é um clássico na Bretanha, com sorvete, como recheio de bolos, fazendo-o transformar-se em sopinha, em petit-gateau, creme brülée, pudim, enfim, use sua criatividade e abuse dessa maravilha.
.
BAIXAR RECEITA
.
Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu
Lindo! A primeira vez que vi uma flor de sal foi com Edgard Melo, ele recebeu de presente da filha de um amigo que mora em Paris. Lindo mesmo! Saudades do Edgard e uma flor (de sal) para você!
Ah querida que lembrança boa. Ele se fosse feminino e se fosse ingrediente de cozinha (que ele tanto gostava) seria uma flor de sal! Alias, ele era uma flor de sal. Nem sei se disse nesse texto que o sal é imprescindível ao seu humano… Bjs
Que linda matéria!
Obrigada Valeria, fico feliz de vc ter gostado. Bjs
Dilu, adorei sua matéria de hoje no jornal. Parabéns! Amanha vou experimentar o creme caramel, deve ser tudo de bom!
Giovanna, experimenta sim, e depois tira foto. Olha, esqueci de dar uma dica. Se vc fizer maior quantidade, separa o que vc vai usar e congela o resto. So tempera o que vc for usar no dia. Bjs e boa sorte querida
Oba…mais uma materia com receita.
Vivendo,aprendendo e cozinhando!!!
Adorei,vou fazer,bjo
kkkkkkkkkkk adorei! Vivendo, aprendendo e cozinhando. Vc esqueceu do Sendo feliz!
Dilu, que bacana ficou sua matéria !!! Adorei a receita , teve um festival em Tiradentes que a Roberta Sudbrak fez uma sobremesa com esse creme caramelo que fiquei curiosa pra saber a receita , agora já tenho !!!! Bjs
Que bom que vc gostou MAIAvilhosa. Fico muito feliz! Faz e depois me conta como ficou. Bjs
Quando penso na combinação da calda de doce de leite com flor de sal, já fico com água na boca! Aprendi esta receita com o Caetano da Favorita, só misturar o doce de leite (muito importante ser de boa qualidade!!!) com creme de leite fresco e levar ao microondas. Misturar bem, e adicionar a gosto a flor de sal, dá um gosto muito especial. A calda é servida com um bolo de frutas! Nham!!!
Olha so Maria, outra receita. Que maravilha! Super fácil! Vou experimentar e depois te conto. Bjs
Dilu, vc acredita que mal conseguia esperar pra chegar hoje e fazer. FICOU DELICIOSO!!!!! Super!!!!!!!!! Obrigada amore, e continue sempre dando essas maravilhas pra gente. Bjss
Ah que bom Andrea, fico super feliz com isso. Vc tb continue por favor, dando esse retorno, isso é que deixa o blog mais rico. Obrigada
Deu àgua na boca o Creme Caramel !
Faço uma receita bem parecida com a sua . Gosto de deixá-lo mais fino , guardo em vidros esterelizados , mas mantenho um sempre na geladeira ….. É uma delícia degustá-lo bem geladinho com fatia de abacaxi ,
fica show !!!
Acho que a flor de sal muito caro , apesar de saber que ”a colheita” , exige pessoas treinadas e não se consegue quantidade grande em uma salina de tamanho razoável e agora com a disparada do dolar , danou-se !
Tenho apenas uma embalagem que fico poupando , mas , faz mesmo toda diferença os flocos branquinhos !
kkkkkkkkkkk ….. o leite que uso é o integral só que das minhas vacas Nelore , a receita tem as mesmas proproções dos ingredientes que vc usa !!! Só faço quando vou para a fazenda , hoje , com a casa vazia , minhas panelas são pequenas !
Me aguçou a vontade de comer , mas , tenho que fazer dieta ….
Beijos , Dilu !
Nossa Nilza, me deu água na boca aqui agora. Que vontade de comer uma fatia de abacaxi com o doce de leite, alias nem precisava do abacaxi kkkkkkkkkk A tal da dieta é que não combina com esse assunto maravilhoso! Bjss
Dilu, eu tenho tb uma pequena coleção, mas me proporciona muitas coisas boas. Bjao
Ah que bom Marlene. depois faz um post falando de como vc usa os seus sais. Agora o blog tem o IT Amigos, que é um espaço para os posts dos amigos. Espero o seu, ta? Bjss
Babei com essa coleção! Queria ver ao vivo, deve ter cada sal de matar! Parabéns!
Ana Maria querida, está convidada pra vir conhecer, realmente é bacana! Bjsss
Adorei esta matéria sobre a história da flor de sal! Muito legal!
Dorinha me apresentou a ele . Saudade daquelas aulas deliciosas! Antes de subir para assisti-las , imaginando novos aromas e sabores que iria encontrar , eu dizia lá em casa: vou subir para ficar a poucos passos do paraíso rssss
Um beijinho Dilu e parabéns por mais esta matéria literalmente sensacional !
Marilia, você é um ser especial demais! Lendo esse seu comentário, fiquei te imaginando no seu dia-a-dia! Parabéns!