PARAÍSOS DOS COZINHEIROS EM PARIS

OLYMPUS DIGITAL CAMERAParis deve ser a única cidade onde a gente tem vontade de voltar mil vezes e ver mil vezes as mesmas coisas.

Tudo é deslumbrante!

Mas também, pudera!

Existe outro lugar no mundo que possui um coração?

Ou melhor:

Existe alguma coisa mais fascinante do que poder pisar onde bate o coração de uma cidade?

Só mesmo em Paris!

Só mesmo em Paris, um enorme rosto repousa sobre a mão para ouvir pulsar o coração da cidade.

Assim se referem os parisienses à respeito da escultura de Henri Miller, l’Ecoute, localizada na praça em frente à maravilhosa igreja gótica Saint Eustache.

Se não bastasse a escultura e a igreja, a região ainda nos brinda com outras maravilhas como o Les Halles, o museu Georges Pompidou e….

.

PARAÍSO DOS COZINHEIROS EM PARIS

Por Dilu Bartolomeo Villela

.

Escultura l'Ecoute

.

Para completar, queridos amigos e amantes do fogão, ali pertinho nos deparamos com as lojas que vendem de TUDO para nossas cozinhas. Sugiro que satisfaçam seu lado cultural, visitando todas essas maravilhas e, de quebra, reserve umas horinhas para percorrer esses templos da gastronomia.

.

Captura de tela 2013-02-14 às 20.28.

Quando trouxe as minhas panelas era mais fácil veja aqui. Hoje essa façanha se tornou – pra começar pelo excesso de peso – algo quase inviável. Mas por outro lado, encontramos milhões de coisas que nos deixam muito felizes e não são assim tão “pesadas” (nem pro bolso, nem pra alfândega).

.

IMG_1031.

Com esse mapinha a seguir, sugiro que você vá a igreja para alimentar seu lado espiritual, depois tire uma foto junto à escultura (afinal, ninguém vive sem o lado cultural), escute o coração da cidade mais linda do mundo (Deus me livre de ficar sem o lado emocional), e depois… se jogue de corpo e alma nessas lojas:

.

Captura de tela 2013-02-14 às 18.58

A: Escultura l’Ecoute e Igreja Saint Eustache

B: Mora

C: Comptoir de la Gastronomie e La Bovida

D: A Simon

E: E. DeHillerin

.

A maioria das lojas fica na Rue Montmartre. Se você tem pouco tempo, fique só nas três lojas da rua. Por favor, não confunda com o bairro Montmartre.

.

É rua

.
A. SIMON
48 e 52 rue Montmartre, 2e, Les Halles, Paris, 75002
www.asimon.fr 
.
São duas entradas separadas, uma no número 48 e a outra no 52 da Rue Montmartre. Uma loja vende basicamente louças e acessórios, enquanto a outra se concentra em equipamentos de cozinha profissional. Eles têm a melhor seleção de ferramentas para quem trabalha com açúcar (tipo luvas térmicas para trabalhar com o açúcar derretido).
.
.
IMG_7028
IMG_7030
IMG_7017
IMG_7016
IMG_7020
IMG_7015
IMG_7024
IMG_7025
 

MORA

13 rue Montmartre
Essa loja eu adoro! É excelente, a melhor delas! Tem a parte só de coisas para festas, são especializados em equipamento profissional para confeitaria e separado, tem o espaço de coisas para cozinha.
IMG_7081
IMG_7082

IMG_7097.

IMG_7096.

IMG_7094.

IMG_7093

IMG_7091

IMG_7088

IMG_7086

IMG_7080

.

LA BOVIDA

36, Rue Montmartre

www.labovida.com.fr

Esta loja se resume em três andares de prazer. A gama de itens, inclui especiarias no piso térreo à eletrodomésticos mais pesados, chapéu de chef e tamancos, panelas de cobre, embalagens super interessantes, blá blá blá etc etc etc etc

.

IMG_7035

IMG_7036

IMG_7037

IMG_7039

IMG_7050.

IMG_7047.

IMG_7040

IMG_7045.

IMG_7051

IMG_7052

 

COMPTOIR DE LA GASTRONOMIA

34, Rue Montmartre 

Ao lado da Bovida, tem um espaço maravilhoso aberto no final do Século XIX que é um dos últimos vestígios do que foi o bairro de Les Halles. Lá a gente não encontra utensílios de cozinha, e sim, verdadeiras delícias. Foie gras, caviar, defumados, trufas, champignons, vinhos, etc., tudo cuidadosamente preparado para satisfazer e encantar o mais exigente paladar. Olha que ótimo: a gente pode desfrutar os produtos disponíveis na épicerie.

.

IMG_7075

IMG_7066

IMG_7072

IMG_7056

IMG_7069

IMG_7063

IMG_7070

IMG_7064

IMG_7062

IMG_7060

IMG_7059

IMG_7053

IMG_7078/

E. DEHILLERIN

20, rue Coquillière – 75001 PARIS

www.e-dehillerin.fr

Uma loja totalmente sem frescuras, bem rústica, conserva-se praticamente a mesma desde que foi inaugurada, em 1820. Destina-se essencialmente a profissionais que têm 10% de desconto. Contém uma gama muito grande de cobre estanhado, aço inoxidável, ferro fundido esmaltado, alumínio e antiaderente. 

IMG_7105IMG_7107
IMG_7125
IMG_7113
IMG_7116
IMG_7118
IMG_7120
IMG_7121
IMG_7122
IMG_7123.
Fico super ansiosa para ir a essas lojas. Adoro todas. Se não posso comprar, só admirar já me satisfaz. Assim como eu, espero que vocês aproveitem esse passeio. Que ao chegar lá, seu coração bata tão forte como bate o coração de Paris (e o meu)! 
BBB

17 comentários em “PARAÍSOS DOS COZINHEIROS EM PARIS”

  1. Maria Teresa Dias

    Dilucia, o Dilucius é uma delicia! Um delicia ler, ver as fotos, as sugestões. O blog tà limpo, sofisticado, simùples, enfim, lindo!

  2. Me lembrei da dificuldade que tive ha 20 e tantos anos atras, pra comprar uma panela cocotte pro meu cunhado gourmet Oswaldo(Bia). Se fosse hoje,com essas dicas,seria tudo de bom.

    1. Stella, ah que bom que vc gostou! Olha só, o Dilucious vai postar algo similar só que com as lojas que podemos comprar os ingredientes que nunca sabemos onde achar. Por exemplo: vc gostaria de saber, nem que seja só por curiosidade, onde achar pectina, sucre pétillant, salmão com ouro e coisas desse tipo? Pois é, acho que vc vai gostar. Bjss

  3. Maria de Menicucci

    Este é um dos o meus posts favoritos do seu blog, porque as dicas são de ouro! Eu adoro comprar artigos de cozinha! Na próxima vez que eu for em Paris passarei nestas lojas! Daqui a alguns meses viajarei para um dos paraísos de utensílios da cozinha: Alemanha! Lá comprarei algumas facas e frigideiras que não consigo encontrar por aqui no Brasil. Pena que existe o problema de excesso de bagagem, senão levaria tudo que visse na loja!

    Um grande beijão!!!

    1. Maria querida, acho que antes de vc viajar para Paris já terei postado sobre as lojas que compramos, não utensílios de cozinha, mas ingredientes interessantes. Acho que vc vai gostar. Depois falamos da Alemanha? Quero saber TUDO! Beijão para vc também.

  4. Beatriz Gouthier

    ” Chegar ao coração passando pelo estômago”…. é bem assim mesmo…. Esta parte de Paris , bem no centro “LES HALLES” foi por mais de um século o estômago de Paris.. um mercado instalado em doze pavilhões de ferro e vidro…. Tornou-se no entanto insalubre e impraticável permanecer neste espaço, tão ao centro… Foi então transferido para a banlieue parisiense, no local criou-se o FORUM LES HALLES… um conjunto ultramoderno subterrâneo de lojas,salas de conferência e museus e é ali que se encontram as mais geniais lojas de utensílios para cozinha, das quais Dilu nos fala…. ela é mesmo incrível, sabe tudo e adorou saber que o estômago da cidade se transformou no coração….mas não perdeu suas raízes…. Valeu Dilu … ir à Paris e à Les Halles …..vale uma” promenade “… sensacional querida…. Bisou

    1. Bia minha linda, desse comentário nasce um post para o Dilucious. Adorei!

      “PARIS, ONDE HOJE PULSA SEU CORAÇÃO, UM DIA PALPITOU SUA BARRIGA!
      Por Beatriz Gouthier

      Por mais de um século, os doze pavilhões “Les Hales” no centro de Paris, eram a barriga da cidade!”…..

      É todo seu! rsrsrssss

  5. Fabio, não deixe de visitar essa região, além de ter essa igreja maravilhosa, essa escultura super emocionante, tem essas lojas para nos tirar do sério! Vou fazer um outro post com as lojas que tem os comestíveis. Bjs

  6. Gosto muito da Dehillerin, completa e sem luxos extras. Fica como sugestão o andar de “coisas para casa” do BHV, ao lado do Hotel de Ville. Tem do basico ao luxo, bem completa. Um grande abraço e obrigada pelas dicas extras!

  7. Hilda, muito bem lembrado, tenho um tanto de coisa e uns pratos, que é um dos que mais gosto de usar, que foram comprados nesse andar da BHV. Todas as vezes que vou a Paris passo uma tarde lá. Esqueci completamente, obrigada querida. Olha só, ontem criei um espaço aqui no blog que chama IT AMIGOS que será só para os amigos. Se vc quiser fazer um post, será muito bem vindo e eu vou adorar. Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima