Val d’Orcia, já ouviu falar? E das trufas vermelhas?

Toscana paisagemMinha amiga Angela me falou ontem que abandonei o blog.

Aquilo foi como uma punhalada no meu coração, que ama esse blog com todas as suas forças.

Por causa dela, hoje estou escrevendo esse post meio que sem rumo, me desculpe se tiver ruim demais…

Bem… A princípio, minha motivação são os restaurantes. Em nome do blog, quero conhecer os restaurantes que são avaliados como os melhores. Mas pelo coração, é preciso considerar os anseios de quem viaja comigo, no caso, meu amor e querido marido vegetariano, dificílimo no quesito escolhas de alimentos. E outra, ele prefere uma viagem romântica com comidas simples a uma gourmet. O que fazer? Juntar o útil ao agradável!

.

Val d’Orcia,

já ouviu falar?

E das trufas vermelhas?

Por Dilu Bartolomeo Villela

.


eu 5 Toscana

.

Então, bora desfrutar de romance num lugar cotado para tal.

.

Toscana estrada

.

Estamos no Val d’Orcia, ou se preferir, vale encantado, onde a beleza é constante.

.

Saímos de Sartunia e passamos o dia em Bagno Vignoni e São Quirico d'Orcia

Saímos de Sartunia e passamos por essa estrada deslumbrante e o dia em Bagno Vignoni e São Quirico d’Orcia

.

Olhe em qualquer direção e veja o belo que inspira!

.

Toscana casaeu 4 Toscana

.

Inspira não só o romance, mas também impõe uma alegria de espirito só explicada pelo viajante. Viajar tem esse poder.

.

Estrada na Toscana

Estrada na Toscana

eu 3 Toscana

.

Poder se entregar sem se preocupar com mais nada, a não ser com o que os olhos veem.

.

Toscana casa 4

.

Poder se abrir por inteiro e com tudo que faz o coração bater mais forte, de alegria.

.

Toscana ciprestes

.

Poder não se incomodar com horários, lembrando do poeta: “como se não houvesse o amanhã”.

.

Toscana casac3

.

Poder ser livre, sem ter de “isso, sem ter de aquilo” – a não ser ter de atender o único compromisso realmente imprescindível, o TER de ser feliz!

.

eu 2 ToscanaToscana casa 3

.

Poder tudo, inclusive comer sem se preocupar, já que dieta é coisa que se faz em casa.

.

Toscana casa 2

.

Depois de percorrer toda essas paisagens maravilhosas da Toscana, fomos para São Quirico d’Orcia, província de Siena. Cidade medieval, das mais lindas.

.

Toscana sao quiricoToscana Sao quirico cidadeToscana sao quirico igrejaToscana eu sao quiricoToscana igrejaToscana sao quirico torreToscana jardimToscana placa jardimToscana torre igrejaToscana muroToscanaToscana igreja 2

.

E já que ontem nossa primeira experiência gastronômica (e estrelada) foi um desastre veja aqui, estamos – os dois – loucos por uma comidinha italiana de osteria, trattoria (ainda ilustrarei a diferença entre um e outro), pra não dizer, com vontade de entrar na primeira porta de onde saem aqueles perfumes de comida de verdade, da nonna. Mas como isso não é possível…

.

Toscana placa sao quirico

.

Achamos um lugar em San Quirico d’Orcia que nos pareceu simpático, agradável e com cheiro gostoso. Quando você não tem dicas, não conhece o lugar e não fez reserva com antecedência, não se aflija, vá pelo cheiro. Acredite, 80% de chance de dar certo, os outros 20% são…

.

Tratoria Osenna São Quirico d'Orcia

Tratoria Osenna
São Quirico d’Orcia

.

Sorte. Acabamos de dar uma. Entramos numa trattoria onde, em 1100, funcionava uma taberna.

.

IMG_6265

.

O imóvel do Osenna Trattoria é histórico. Lá foram encontradas referências históricas que datam de 400 e eles dizem que é quase seguro dizer que é o mais antigo deste belo borgo medieval.

.

1874

.

No jardim, glicínias seculares formam um espaço de sombras naturais que nos remeteu à Toscana. Sim, entramos na Toscana.

.

Toscana glicinias

.

Uma Toscana onde Santa Caterina Da Siena passou seus dias em oração e estudo, e hoje, é dedicado aos prazeres da mesa.

.

Toscana sao quirico

.

Lá dentro encontramos um ambiente… não acho outra palavra que não aprazível.

.

Toscana garrafa

.

Ambiente que nos fez esquecer inverno e viagem “chiquê de primeiro mundo”. Entramos sim num lugar aconchegante, simples…

.

Toscana garrafas

.

Eu ali, livre, leve e solta! Sem pose de entendida, sem estilo gourmet, sem medo de errar! Entramos ali simplesmente pra comer – nada de saber o que é aquele fio de ?????“Ah! É? Puxa, de clorofila? Humm… sei! “. Kkkkkk.. Não… ali, eu queria COMER!

.

Toscana eu comendo

.

E foi o que fizemos: comemos! Comida de-lí-ci-a!

.

Toscana trattoria texto

.

Nos informam que lá não é Master Chef e na cozinha não há Gordon Ramsay. Avisam que somos bem-vindos ao mundo real de uma típica Trattoria Toscana onde eles cozinham tal na casa deles. Que não esperemos pratos iguais de um reality show, pois teremos apenas o antigo e verdadeiro sabor de uma cozinha baseada em receitas transmitidas, há séculos, de mãe para filha. Ah, e a comida é preparada na hora para realçar os sabores.

.

Toscana Luiz

.

O Luiz nas nuvens com sua fonduta de queijo com trufas…

.

Fonduta com Trufas

Fonduta com Trufas

.

Depois, mais nas nuvens ainda com seu tagliatelle com trufas brancas…

.

Bandeija simples com luvas de plástico para pesar a trufa

Bandeija simples com luvas de plástico para pesar a trufa. Pra quem não sabe como funciona, é assim: o dono da tratoria vem com uma bandeja com a balança de alta precisão, o laminador de trufas e as luvas. Pesa a trufa na frente do cliente e depois lamina sobre o prato. Torna a pesar pra ver quanto ficou no prato e cobra por grama.

.

Brancas? Ué, meus olhos veem vermelhas, se não soubesse que são trufas, diria que são rosas, quaaaase um delírio! Quase nada, isso é um verdadeiro frenesi.

.

.

Nem sabia que Deus, além de criar as pretas, as brancas, ainda se superou ao criar as rosas… ops… criar trufas com esse tom rosa meio avermelhado.

.

Tagliatelle com trufas brancas

Tagliatelle com trufas brancas

.

Não posso dar de sabichona só pq tenho blog de gastronomia e “dizem” ou pensam que tudo sei. Não, eu não sabia que tal iguaria existia na face dessa terra. E outra, também não vou esconder que, na minha santa ignorância, desconfiei daquelas desconhecidas e enigmáticas trufas vermelhas.

.

Ravioli com Trufas brancas

Ravioli com Trufas brancas

.

– Amor, esse cara tá pensando que temos cara de bobos e que não sabemos o que é White truffle. Você não vai reclamar? …&$&%&(%&(ˆ*&&)…

Ah… como os homens são diferentes… ou sábios?

Deixa isso pra lá Dilu! Não tá bom, o gosto não tá meraviglioso?

– Mas nós estamos pagando por branca e ele está nos enganando!

 

Pannacotta

Pannacotta

.

Como o Luiz ficou na dele e não reclamou, continuamos curtindo aquele nosso momento de prazer.

.

Tiramisu maravilhoso

Tiramisu maravilhoso

.

Acabou que saímos dali felizes com o gosto daquela comida divina.

.

Toscana licor

 

Mais tarde, qual não foi nossa surpresa ao contarmos o episódio para um trufeiro e ele nos dizer que aquelas são trufas raras, as mais preciosas e apreciadas (toma distraída! Kkkkk…).

.

Toscana paisagem 4

 

.

Depois dessa, melhor mudar o rumo da prosa! Bagno Vignoni, você já ouviu falar? É pra lá que vamos! Prometo não demorar tanto pra postar, bjsss!

.

VEJA AQUI O POST ANTERIOR 

Nem tudo são flores! Mas sem dissabores, TUDO SÃO FLORES!

VEJA AQUI O PRÓXIMO POST 

“ARTE” pura na TOSCANA dos Aromas, Cores e Sensações

.aaaa

Se quiser receber um e-mail avisando quando publicamos novo post, por favor, deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

27 comentários em “Val d’Orcia, já ouviu falar? E das trufas vermelhas?

    • Beth querida, obrigada pelo carinho. Pra falar a verdade eu tb estou morrendo de saudade de parar e escrever… ah… melhor coisa que aconteceu na minha vida: o blog.
      As fotos são mesmo de dar agua na boca… hummmm…. Rsrsss… Bjs amor!

    • Ah Polinha, obrigada pela força amore! Sabe qdo vc não faz do jeito que gosta e acha que deve colocar qualquer coisa? Este post foi assim! Vc é um doce! Obrigada!

    • Menina, eu também não! E não foi à toa que entramos nessa trattoria, aprender coisas novas, mesmo que cultura inútil, é sempre, literalmente, uma delícia! Rsrsss…

    • Ahhhhh que saudades desses beijos cintilantes! MUIIIIIITOS pra vc tb minha querida.

      Que nome lindo de filme, e que filme lindo iria sair, Pra Louise, minha filha, ver no futuro, e ter como exemplo de companheirismo, carinho e amor entre um casal. Bjs minha flor, obrigada pelo seu carinho comigo!

    • Pena que não temos as trufas em nossas férteis terras, mas o que se há de fazer, né? Não é possível ter tudo, já que temos tb tanta coisa super gostosa.
      Depois que eu chegar, a gente pode improvisar algo similar.
      Bjss amor

    • Dorinha do céu, imagina essa massa feita ali na casa, daquele jeito que vc, mais que ninguém, sabe preparar, e ainda com essas trufas laminadas na hora? Afif!

  1. Dilu , eu estava sentindo falta de posts. Muito legal este roteiro que vc está propondo ,eu vou ficar de olho , pq meu sonho é conhecer a Italia.

    • Brenda querida, essa é uma viagem maravilhosa. Se vc não tiver muito tempo, vc pode dividir em regiões e escolher uma, pois qualquer parte dela está sendo maravilhosa. Vou chegar nos lagos italianos… que são deslumbrantes. Qdo vc for preparar, se quiser ajuda, estou a sua disposição. Bjs amor, e obrigada por participar!

  2. Fadinha ,
    Já estivemos na Trattoria Osenna e também adoramos ! Era época da novela ” Terra Nostra ” e a equipe da Globo tinha tido San Quirico D ‘Orcia como base . Então , quando perceberam que havia um casal de brasileiros ” na casa ” , todos ( proprietários , garçons , clientes e locais ) vinham até a nossa mesa para pedir que levássemos um abraço para o Totó ( Toni Ramos ) , que é adorado na cidade ! Divertido !❤️

    • Ah que bacana! Nossa, até arrepiei! Engraçado, talvez se vc tivesse me contado esse episódio aí nas nossas casas, eu não ficaria emocionada, mas estando longe, achei a coisa mais linda do mundo, ainda imaginando a festa em torno da sua mesa… Vc que deveria ter escrito este post: “Tem Totó em São Quirico”. Rsrrsrss…

  3. Trufa vermelha? Só me faltava esta! E tb eu nunca ouvi falar do val d’orcia. Entao Dilu, quero saber tim tim por tim tim e aprender muita coisa nova. Beijos, Denise

    • Denise querida, tomara seja essa viagem uma condutora de novos conhecimentos, pra mim e pra vc, nossa… como fico feliz com um comentário como o seu! Obrigada minha linda!

    • Adriane, que delícia de passeio, de lugar, de experiência! E é verdade, paraíso para quem gosta de culinária e pra quem gosta de paisagens, ne? Que maravilha de estrada! Dizem ser uma das mais belas da Italia! Estou muito feliz em ter a oportunidade de ver tudo isso! Bjs querida! Obrigada por participar!

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps