Fica pro NATAL, tem TRUFA!

TrufasVoltei da Itália há bem pouco tempo e lá, o “tartufo” estava no auge da sua temporada. Todo mundo sabe que o melhor deles é a trufa branca, mas trazê-la é mais difícil, porque perde o sabor com muito pouco tempo. Já que eu queria fazer uma ceia tendo a trufa como a estrela principal, optei por comprar as negras, que em Nórcia, último lugar que passamos, elas são o carro chef da gastronomia local.

.

Fica pro NATAL, tem TRUFA!

Dilu Bartolomeo Villela

.

Estou completamente in love com meu LOOK DO DIA, tipo assim Fica pro Natal, tem TRUFA! mas também tem…

Natal

Tem a vontade de fazer bonito. Não poderia deixar de falar sobre isso: sempre que queremos receber em casa, pensamos que, para preparar um encontro chic e surpreendente, é preciso gastar muuuito: tempo, energia, paciência, criatividade, e mais que tudo, dinheiro.

Natal 1

Só que não, não mesmo!

Natal 3

A mesa ficou muito linda, com cara de cara, mas na verdade, super simples, o que gastei mesmo foi a criatividade, isso sim, é preciso gastar sem parcimônia.

Natal 6

Não estava com astral para altas produções, nem ia enfeitar a casa, mas cheguei no supermercado e achei flores e enfeites na promoção.

Natal 4

Claro que aproveitei, né?

Natal 2

Olha o resultado!

Natal 5

Achei que o custo benefício ficou igual vinho barato e gostoso: maravilhoso!

Natal 7

Aí… uma coisa puxa a outra… Nem sou muito de receber à noite – difícil para os ajudantes, as fotos ficam ruins, mas enfim, abri uma exceção!

Natal 3

Resolvi convidar uns queridos para essa noite que se tornou muito especial…

Natal 8

Começamos com mandiopã. Nada é mais gostoso!

Natal mandiopã

Tinha também um mega Grana Padano que ganhei no restaurante Osteria Francescana (depois vou contar tudo), acompanhado de Aceto Balsâmico envelhecido. Essa combinação fica show!

Natal queijo e aceto

Pão, manteiga e flor de sal. Todo mundo sabe que faço coleção de sal veja aqui, aí usei uma caixinha “tchuca” com 4 sabores deles. Ah! Você sabe que cutelo é o melhor utensílio para quebrar o queijo, né?

Natal cutelo

Bem gente, agora a coisa começa a ficar séria! Olha que coisa mais linda… mais cheia de graça… é esse “aparato” que arrumei pra servir fondue.

Natal fondue

Né por nada não, mas esse fondue de queijo com trufas ficou o Ó DO BOROGODÓ!

Natal fondue trufa

Em seguida, servi uma blinis de batata veja receita aqui com sorvete de foie gras e trufa…

Natal sorvete de foie

Ao lado, coloquei peras cozidas com baunilha, vinho branco e depois grelhadas e carameladas com cebolas.

Natal alface

Coloquei alface para quebrar a sofisticação e conferir certa acidez, já que o molho que uso para temperar folhas é feito com aceto e cebola crua.

Natal trufa

Em seguida, servi ovo com trufa – combinação mais, muuuito MAIS que perfeita.

Natal pao c ovo

Pena que o meu ovo mexido passou um pouco do ponto, mas ainda assim, ficou divino, porque grelhei fatias de baquete com manteiga na frigideira…

Natal ovo

Mas o melhor da noite, sem dúvida, ficou por conta do tagliolini FATO A CASA, isto é, feito aqui em casa, servido simplesmente com manteiga de trufas, tartufata e trufas laminadas…

Natal tagliolini

Para finalizar, achei que só faltava um pequeno pedaço de carne… Filet grelhado rapidamente, servido com seu próprio molho e trufas, só!

Natal filet

Umas cerejas sobre pedrinhas de gelo que ficam deliciosas!

Natal cereja

Mas devo confessar: depois dessas coisas deliciosas, a sensação ficou mesmo para a sobremesa.

Natal ovos nevados

Como havia duas pessoas que não comem açúcar, fiz a sobremesa só com adoçante. Ovos nevados sobre Coulis de Manga com Coco. Ficou ma-ra-vi-lho-sa!

Natal ovos nevados

E ma-ra-vi-lho-sa foi essa noite com uma decoração feita por mim mesma, sem frescura e sem muita preocupação. Sabe quando alguém está indo embora da sua casa e você fala: Fica, tem bolo quentinho! Pois é! Fica, tem TRUFA! mas também tem o desejo que a simbologia do Natal venha renovando nossa esperança e nos trazendo boas surpresas para 2016!

.

aaaa

Se quiser receber um email avisando quando publicamos um novo post, por favor deixe seu email aqui. Obrigada, Dilu

BBB

Você poderá gostar de:

22 comentários em “Fica pro NATAL, tem TRUFA!

  1. Fada, acho que você trabalha na oficina do Papai Noel! Isso mesmo, é uma fadinha criativa que fugiu do polo norte e vive aqui em belzonte disfarçada de cozinheira! Agora está explicado o tanto que você encanta! Magia da Fada!!! Beijos

  2. Espetaculosa!!!
    Como tudo que vc faz,o carinho e a delicadeza vem em primeiro lugar,daí o resultado final ser tão divino!
    Mesa linda….mas cadê as receitas???
    Só de ver dá vontade de comer!! afff

  3. Que show de jantar Dilu quequeissoooooo
    FIA feliz Natal pra vc e pra sua família e é isto vamos esperar as boas surpresas pro ano que vem.

  4. Minha querida Dilu, eu vim aqui o ano todo, fui vendo coisas que as vezes nem eu mesma acreditava mesmo vendo e lendo igual este post de hoje… ave maria!!!!!!. O natal é o nascimento de Jesus e eu te desejo a simbologia do natal em tudo que vc faz. Na sua vida, nascimento só de coisa boa minha amiga. Um beijo grande pra todos vcs, FELIZ NATAL!

  5. Que coisa de outro mundo!
    Feliz Natal amada! Que a renovação de espírito seja constante na sua vida.
    E não tem bênção maior que ser uma pessoa tão linda e fraterna feito vc!
    Beijo carinhoso!

  6. Jesus Cristinho !!! Essa minha amiga é só inspiração, criatividade! Ela nos surpreende em cada post! Ah!! Ela é demais! Abençoa ela viu Senhor, pra ela continuar sempre assim!!! Ah! Só mais uma coisa, obrigada Senhor, por ela ser minha amiga tão querida!

    • Ahhhh Vir… arrepiei toda! Chorei! Eu que agradeço Vir, por vc ser essa pessoa linda e querida que alegra nossos dias e nossa vida! Que Deus te abençoe!

    • Ah meu Deus, o lindo meu é bem diferente do lindo seu minha amada! Afff! kkkkkk
      Que vcs tenham mais um Natal tão deslumbrante qto aquele que vi, aquele que é o verdadeiro Natal (não consigo me calar: aquele que fiquei doida pra mostrar pros leitores e amigos do Dilucious: aquele que mostra um Natal e seu genuíno significado, pronto, falei.)

Deixe seu comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CyberChimps